Seguro e objetivo, Aécio domina debate e arranca para o segundo turno.

Quem assistiu ao debate da Band viu um só candidato com todas as credenciais para ocupar a presidência do país: Aécio Neves. Preciso, com respostas objetivas e papo reto, o tucano venceu o embate com as rivais Marina Silva, com o seu projeto sonhático e nenhum programa compreensível, assim como uma confusa Dilma Rousseff, enfileirando números, misturando programas e não respondendo nenhum pergunta. Quem esperava e desejava um Aécio agressivo e indo para o ataque, viu uma Dilma e uma Marina com esta postura enquanto o tucano bateu duro, mas com elegância e assertividade, em todos os momentos. 

Em conversa com a imprensa no Rio, antes do debate, Aécio Neves  falou sobre o crescimento de Marina Silva (PSB) nas pesquisas antes da divulgação dos números do Ibope, que mostraram a ex-senadora 10 pontos percentuais acima dele. A entrevista, no comitê carioca do Leblon, na zona sul do Rio, foi sua única atividade externa do dia. O tucano tem apostado na campanha na cidade nos últimos dias: desde a sexta-feira ele vem realizando atividades na capital fluminense, intercaladas com viagens.

O candidato do PSDB disse que está confiante de que irá ao 2º turno. "É preciso mudar e apontar em que direção queremos esta mudança. Tenho absoluta convicção de que, quanto mais claras ficarem as propostas, mais claro ficará que a nossa é aquela que poderá levar o Brasil para o resgate de sua credibilidade, impacta nos investimentos, na recuperação dos empregos." 

"Vou dizer com absoluta sinceridade: cada vez acredito mais na nossa vitória", disse o tucano, que um dia antes (25) havia comparado a candidatura de Marina a uma "onda". "Houve uma reviravolta no quadro eleitoral, ao menos circunstancialmente. Politica e eleições funcionam muitas vezes como o mar, as ondas vêm", disse. Ele acha que na segunda semana de setembro o quadro eleitoral estará mais próximo do "real".

Alguns momentos:

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, foi o único a apresentar propostas concretas para realizar as mudanças desejadas pela população brasileira durante debate na Rede Bandeirantes, que reuniu sete candidatos ao Palácio do Planalto, na noite desta terça-feira (26/08). Ao se dirigir aos eleitores durante as considerações finais, Aécio anunciou que o ministro da Fazenda de seu governo será o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, numa demonstração clara de que garantirá previsibilidade e segurança na condução da política econômica.

Em aproximadamente três horas de debate, Aécio detalhou suas propostas para áreas de segurança pública, mercado de trabalho, jovens carentes, reforma política, energia e mobilidade urbana.  Além disso, mostrou que é o candidato com propostas mais firmes para fortalecer a saúde, a educação e o emprego. Aécio também reiterou que vai adotar uma política econômica para enfrentar a inflação em alta e o baixo crescimento do país.

“O Brasil não comporta novas aventuras, improvisos. Ofereço o caminho da segurança, da responsabilidade fiscal. Se eleito presidente da República, se merecer a sua confiança, [quero] dizer de forma clara aquilo que pretendo fazer: nomearei como ministro da Fazenda um dos economistas mais respeitados do mundo, o ex-presidente do Banco Central, um dos formuladores do tripé macroeconômico, Armínio Fraga”, anunciou Aécio. 

Críticas 

O candidato criticou a maneira como a presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, conduziu o Brasil nos últimos quatro anos e alertou para incoerências e contradições da candidata do PSB, Marina Silva. Ao ser questionado sobre o que fará em segurança pública, Aécio voltou a defender que é preciso adotar uma política nacional para combater a criminalidade, unificar as ações das polícias civil e militar, reformar os códigos penal e processual penal e não bloquear o repasse de recursos para a área, além de realizar parcerias com os Estados.

“É preciso uma articulação definitiva do poder central com os Estados. Todos sabemos que o tráfico de drogas e o tráfico de armas não são responsabilidade dos Estados. É responsabilidade da União. E as nossas fronteiras infelizmente não vêm tendo a segurança e os investimentos prometidos há quatro anos. Uma Política Nacional de Segurança Pública coordenada pelo governo federal é essencial para diminuirmos a insegurança no Brasil”, afirmou .

Exemplos  

Aécio afirmou que fará no Brasil o que já realizou durante seus dois mandatos à frente do governo de Minas Gerais. A taxa de homicídios, entre 2003 e 2010 no Estado, teve redução de 18%. Em 2010, chegou a 14,7 homicídios por grupo de 100 mil habitantes, uma das mais baixas do país. Já a taxa de homicídios do Brasil ficou 1,8% maior nesse mesmo período. Com Aécio Neves no governo, Minas foi o Estado que mais investiu em segurança no Brasil: foram 13,4% dos gastos totais do Estado.

Ao ser questionado pela candidata do PT, a atual presidente, Dilma Rousseff, sobre qual sua política para o mercado de trabalho, Aécio criticou o governo petista dizendo que a atual administração não tem proposta para melhorar o futuro dos brasileiros, tampouco capacidade de gerar emprego e confiança dos investidores. “Estamos preparados para fazer o Brasil voltar a crescer e gerar empregos cada vez de melhor qualidade”, disse.

Eficiência 

Além de propor ações para retomar a geração sustentável e crescente de emprego, Aécio prometeu conter a disparada da inflação, lembrando que o poder de compra da população nas feiras livres, por exemplo, foi corroído nos últimos seis meses. Para demonstrar a maior capacidade de administrar o Brasil, o candidato aproveitou para lembrar suas experiências como governador de Minas Gerais, estado que se tornou referência internacional ao implantar a avaliação de desempenho de 100% dos servidores públicos.

“Quando assumi o Governo de Minas, reduzi 1/3 das secretarias e enxuguei os cargos comissionados. Elegemos a educação como prioridade. Chegamos ao final do mandato como a melhor educação do Brasil”, afirmou Aécio. “Falta no Brasil eficiência na gestão pública, que foi entregue a um punhado de partidos”, acrescentou.

Como exemplo na área educacional, Aécio reiterou o compromisso de levar para todo o Brasil o programa Poupança Jovem, alternativa para estudantes que precisam de financiamento para manter seus estudos. “Não é uma política de assistencialismo. Dá alternativa ao jovem, que pode ter como concorrente o tráfico e o crime”, afirmou.

Reforma política e fortalecimento da Petrobras 

Aécio defendeu ainda uma reforma política com adoção do voto distrital misto e fim da reeleição, com mandato de cinco anos para todos os cargos eletivos. Ele reforçou, no entanto, que essa não é posição consensual dentro do PSDB.

O candidato também sublinhou o compromisso de fortalecer a Petrobras e lançou um desafio à presidente ao perguntar se ela se desculparia junto ao povo brasileiro pela gestão irresponsável na estatal. “É realmente uma leviandade a forma que a Petrobras vem sendo administrada. É a Polícia Federal que diz que há uma organização criminosa lá. Um colega seu de diretoria está preso hoje. As denúncias que aí estão são extremamente graves e a senhora não pode se esquivar de respondê-las”, afirmou.

Aécio Neves fez uma defesa em favor da democracia representativa e do fortalecimento das instituições brasileiras. “A democracia pressupõe instituições sólidas. Participação popular é essencial, mas a formatação que busca trazer o PT é algo que já de início avilta o poder soberano que é eleito pela sociedade brasileira”, afirmou Aécio. 

29 comentários

De fato, Aécio foi o melhor no debate. Mais consistente, sem agredir. Não sabemos se isso bastará.

Reply

Que seja assim Aecio.

Reply

FOI UM SHOW DE COMPETENCIA!
Deu um tremendo olé nos outros candidatos - experiência e coerência de sobras - e a partir de agora é que irá deslanchar nas pesquisas, enquanto as duas comunistonas Marina e Dilma vão cada vez caindo no conceito popular!
Isso aí, Aécio!

Reply

Aécio foi o melhor. Mas Marina não foi mal. E Dilma, como sempre, disparado a pior. Dilma parece um robo com defeito falando. É de dar pena.

Reply
O FLAGELO DOS PETRALHAS mod

Vibrei com a atuação do Aécio no debate da Band. Foi com gás pra cima da Dilma e da Marina. Aquela do "você afaga o Serra e abomina o Alckimin", incoerência pura e oportunismo da Marina foi impagável. Mas, o melhor mesmo, pulei da poltrona, foi quando ele disse: que o sonho, o maior objeto de desejo e de consumo do brasileiro é o governo da Dilma que não tem inflação, não tem violência tudo tá super bom, um verdadeiro paraíso, que até Deus, quer descer dos céus para morar no Brasil fantasioso dos PETRALHAS
um verdadeiro céu da boca da onça. Arriba Aécio. Pra cima das duas FARSANTES que o segundo turno é certeza e você estará nele. Não recue. ARRIBA e ARRIBA!

Reply

É isso ai, Aécio, muito otimista, pois o povo é inteligente, e na hora H, ele vai escolher o melhor. Por isso continue a mostrar uma campanha cheia de esperança.


Reply

Dilma foi um absoluto desastre no debate.Apanhou de todos.Viu-se uma crítica generalizada ao fracasso petista na condução do governo, que se apoia na mentira e fantasia.Foi bem frisado o vício deles de negar, não reconhecer a existência de problemas, vender miragens.
Todos foram melhor que ela.
O desgaste petista é notório.

À LUTA

TODOS CONTRA O PT!

Reply

Dilma não resiste a uma exposição mais acentuada fora dos estúdios de propaganda, fora da redoma.Entra em combustão .É uma rematada farsa que não vai além de repetir afirmações falaciosas, desonestas no conteúdo, frases de efeito,generalidades, tudo sempre marcado pela grandiosidade e visíveis exageros.Qualquer um desmonta essa anta.

Reply

Osmarina Silva , o ET DE VAGINA, ainda continua explorando o falecimento do E.Campos e agradecendo as manifestações de pesar como se viúva fosse.Por quanto tempo ela acha que pode explorar esse filão?

Reply

Aécio foi muito bem no debate de ontem - Ele abandonou aquela postura Goldilocks e partiu pro ataque - isso é bom. Eu acredito que vá p o segundo turno.

Bom dia, Amor! Um tatá bem apertado com beijos.

Reply

Mandou bem demais! Pra mim foi disparado o melhor - em segundo, o Levy Fidelix.

Reply

Está sendo mostrado que a Dilma vive no mundo da fantasia, conta histórias da carochinha.Em contato com a atmosfera do mundo real entra em combustão,oxida toda.

Reply

Cel
Tem site escrevendo que se os debates continuarem assim a disputa do segundo turno será entre Aécio e Marina.

Pelo jeito Dilma e o PT estão com o Pé na Cova! Rsrsrs

Átila

Reply

vc definiu o debate de forma correta, marina passou a noite inteira "sonhando em unir tudo e todos". dilma vana se enrolou toda, misturou nºs, programas e quando a boca secava e não lembrava da sequência decorada, chutava a mesma coisa, "nosso objetivo é a educação, o pronatec..." Aécio foi coerente e preciso. mas, conforme previ ontem, vi a Luciana genro chutando a canela de todos e lascou "o vou acabar com o fator previdenciário". o resto foi o resto. felizmente, a tv bandeirantes é fraquinha e o povão não assiste. ontem, passou a ter alguma audiência, só depois que terminou a novela da globo e, mesmo assim, nem chegou perto.

Reply

V já viu falar no SUPERMERCADO DAS ILUSÕES?
Não? Tem de todos os modelos que v quiser!
Vá a Brasilia; está instalado no Palácio do Planalto do PT!

Reply

Coronel,
o danado é que o povão não assiste. Tem de mostrar seu desempenho nas propagandas. Sem dúvida foi um arraso. O Brasil não merece candidatos como os demais que ali estavam. A tal da Luciana Genro é de um atraso e sem preparo que dá até vergonha. Que Deus ilumine nossos eleitores.

Reply

Vamos lá Aécio!!! Foi o melhor, disparado!!!

Reply

Sugestão: repercutir, ao máximo, frases do Aécio no debate, porque foram excelentes!

Reply

Preferências à parte, mas o nosso candidato deu um show! Gostei do Fidelix que mostrou os números, aí ele sacava em cima da Dilma e mandava o Aécio fazer o ponto!

O Pr. Everaldo e o Eduardo Jorge foram o que são: fracos.

A Dama de Copas se enrolou e os 2 neurônios pifaraM... horrível (acho que o padrinho dela foi para o banheiro).

A Mucura da Floresta, gigolô de defunto, posou de viúva do Eduardo Campos... Este cadáver está insepulto e a melancia aproveitando. Dona Renata, corte logo este vínculo... E o avião ??? Essa Mucura é pior que a Rainha de COpas.

Luciana Genro, obcecada pelo atraso, sem comentários...

AÉCIO 45!!

Reply

Ótimo, o Aécio foi muito superior, como já era esperado, mas....

Quem assistiu ao debate ?

Começou às 22 horas, muito tarde para quem trabalha e tem que acordar muito cedo.

Em países sérios, um debate com presidenciáveis, é feito em horário nobre e literalmente para o país...mas aqui....

Os eleogios são dos eleitores do Aécio, na sua maioria pessoas estudadas, esclarecidas e que não necessitam acordar ás 5 da manhã pra pegar 2 ônibus pra ir trabalhar.

Reply

CEL,

Aécio mostrou estar melhor preparado em todos os assuntos, respondeu com firmeza e conhecimento de causa. Foi o melhor entre os 7 candidatos no debate. Quanto às pesquisas do IBOPE, foram feitas num rol de aproximadamente 3.000 eleitores e vale a pena lembrar que temos 140 milhõs de eleitores e que estamos ainda distantes 40 dias das eleições e ainda haverão vários debates quando então Marina pode perder seu fôlego tagarela pois seu estoque de sonhos e mesmices vai se esgotar. Marina não tem capacidade para governar o Brasil, se chegar ao Planalto verá que as "coisas" não são bem como ela pensa, governar um país continental cheio de problemas não é a mesma coisa que ser vereadora no Acre ou Senadora da República. Será um tipo de governo PeTralha no molde Lula que ficou os dois primeiros anos tateando, tentando aprender como se governa, fazendo reuniões intermináveis, tentando redescobrir o Brasil e que acabou num mar de corrupção.

Por isso fora Marina, fora Dilma, fora Lula.

Aécio Neves é o melhor candidato, doe a quem doer, o Brasil e seu povo tem agora a opção de mudar para melhor ou ficar na mesmice e pagar para ver. Acorda Brasil!

Índio Tonto/SP

Reply

Aécio brilhante, Dilma absolutamente perdida, parecia que tinha um ponto na orelha assoprando as respostas; Marina, ah, aquela com o discurso de sempre, não muda mas criticou "a velha política". Sobre o avião caixa dois, vamos deixar para o Willian Bonner perguntar (será?)

Reply

Houve um bom debatedor com propostas e o Aécio que venceu o debate mas por ser na madrugada, os índices de voto NÃO SE MEXERÃO, em MG pode-se melhorar o Aécio pois mineiro gosta de ver mineiro no poder, a anta era por MG e lá teve 70% em 2010.

Aqui em SP os indecisos e dilmistas que fugiram para Marina, aqueles que TEM NOJO DO PSDB E ESTAVAM DIZENDO SER DILMA PORQUE NÃO TINHA MARINA, agora é pegar os votos emocionais da bruxa viúva talvez assassina de E.Campos ou PORQUE ELA NÃO QUIS EMBARCAR E EXIGIU DA MULHER DE EDUARDO QUE VOLTASSE A PERNAMBUCO ( para ela e o menino não morrerem? ) e muitos papéis estavam para queimar junto com o desastre que tinha 99% de chance de ocorrer?

O avião emprestado tinha bombas de combustíveis talvez muito gastas e até com programação para falhar em tempo determinado, nada se sabe porque se havia algum dispositivo ele volatilizou-se com o incêndio.

Reply

Cel...
Que PETRALHADA dissimulada estes Malfeitores que vem desgovernando o Brasil desde 2003, HEIN! Pois veja só a resposta da presidenta:
Quando o Aécio Perguntou sobre as falcatruas e roubalheiras da Petrobras desde 2003, inclusive Pasadena???
E a presidente na maior cara de pau e dissimulação, querendo culpar o PSDB, disse que os malfeitos tambem ja aconteceram na Petrobras no governo FHC, citando a PLATAFORMA P-36 que afundou,ela completamente sem noção, uma coisa não tem nada a ver com a outra, Explico:
Na PLATAFORMA P-36 ocorreu um acidente (vazamento de gas e explosão), e o GOVERNO DO PSDB não teve culpa nenhuma nisso, foi UM ACIDENTE, não foi uma decisão DE GOVERNO !
Mas agora no caso dos MALFEITOS NA PETROBRAS DESDE 2003, E INCLUSIVE A COMPRA SUPERFATURADA DE PASADENA, SÃO DECISÕES DO GOVERNO PT/LULA E DA DILMA COMO PRESIDENTE DO CONSELHO DA PETROBRAS!!!
E AI É CRIME DE LESA-PATRIA,DENTRE OUTROS MALFEITOS!!!
QUE DESCULPAS MAIS ESFARRAPADAS PRESIDENTA!!!
BLOQUEIO, E CONFISCO DE BENS E CADEIA NELLES !!!


Ma

Reply

Se mostrar no horário eleitoral o que mostrou no debate estará no segundo turno, com certeza!!!
O "bom mocismo" faz parte de sua personalidade, mas o discurso combativo tem que estar em primeiro plano, não em segundo, como tem mostrado até agora nos pouquíssimos minutos que tem na TV e no rádio.

Reply

O Aécio é melhor disparado, vinho de outra pipa.
O problema são os 40 milhões do bolsa família e os idiotas que entram na conversinha da dona da floresta.
Não vai ser fácil virar esse jogo, mas acho que dá !

Reply

O PT está envolvido nas maracutaias das pesquisas de Minas para governador .Estão colocando o amigo de Fidel ,o Pimentel em 1º lugar e para presidente não deixam que os institutos petetizados divulguem a verdade.Nós mineiros queremos a mudança e apoiamos Aécio para presidente, Pimenta da Veiga para governador e Anastasia para senador.O mais é conversa fiada de petista que quer desestruturar a vitória do Aécio.

Reply

Devo dizer que Aécio foi perfeito. Preciso, tranquilo, estadista mesmo. Lembrou muuuuito FHC em seus bons tempos.

Também gostei do Pastor.

Marina é aquela coisa não sei bem o que propor, mas vou propor assim mesmo.

O melhor momento, além de vê-lo clamar a herança bendita de FHC (finalmente!), foi a Governanta se enrolar toda E NÃO RESPONDER sobre os MaisEscravos.

Reply

Agora me responda, PQ ESSE HOMEM, CONTINUA PAGANDO DE BOM MOÇO ?...Não que ele não o seja, mas qdo tem oportunidade de alertar a grande massa, sobre todas as falcatruas do governo atual, NÃO O FAZ.... desconfio que nem ELE (Aécio + PSDB) querem MESMO a sua eleição, ...
Vamos ver um segundo turno disputado entre "6 x meia dúzia" E calados, JURO QUE não to mais engolindo isso... E COMO EU, TEM MUITOS...

Reply