Aparece o primeiro legado da Copa das Copas da Dilma: inflação acima da meta.

Não fossem os aumentos de preços ligados à Copa do Mundo, a inflação de junho teria desacelerado mais e a taxa em 12 meses não superaria o teto da meta do governo para 2014, ficando em 6,52%, segundo o IBGE.

Após altas já registradas em meses anteriores em alimentação fora do domicilio, aluguéis e cerveja nas cidades-sede, os vilões da vez foram as passagens aéreas e os hotéis, que impulsionaram os grupos transporte e despesas pessoas –os dois únicos a não perderem ritmo de maio para junho, segundo o IBGE.

A média de transportes passou de uma queda de 0,45% em maio para um aumento de 0,37% devido ao forte reajuste das passagens aéreas que subiram 21,95%. Em maio, o custo desse serviço tinha recuado 21,11% diante de descontos praticados antes da Copa.

Segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora de índices de preço do IBGE, o governo autorizou um número maior de voos já em maio. Com a oferta maior e a procura ainda reduzida para alguns destinos, as companhias deram descontos naquele mês para encher os aviões.

Assim que a Copa começou, a história mudou e os preços dispararam especialmente nas cidades-sede de maior apelo turístico e nos principais polos de conexões, como São Paulo (alta de 22,36% em junho). Os maiores reajustes ficaram com Salvador (37,39%) e Rio de Janeiro (33,83%). (Folha Poder)

12 comentários

Fiasco no comércio, em geral. Algum camelô e botecos que concentraram público levaram algum. De resto, o clima é de melancolia. As prostitutas estão literalmente putas da vida, pois pagaram antecipado por apês e quartos, mas o turismo sexual falhou. O que baixou aqui foram turistas salsicheiros, argentinos e circunvizinhos, para as tais fanfests. O turista qualificado, que desembolsa dindin, passou longe. Pra falar a verdade? É até pouco, o rombo! Muitas serão, sim, as maquiagens, a contabilidade criativa em cima do saldo(?) pra botar óculos escuro nos ceguinhos voluntários.

Reply

CORONEL, ENQUANTO EU TIVER FORÇAS NÃO VOU CANSAR DE FALAR, HEI DILMA VAI TOMATE CRÚ !!!!

Reply

Inflação que conta em termos de apoio eleitoral é aquela sentida pela dona de casa nas feiras e supermercados. Há aumentos de preços de 100% ou até mais, em alguns alimentos. Os preços dispararam porque a sensação dos agentes economicos é de que o governo do PT já acabou, e a moeda tá sendo corroida bem mais que os índices oficiais, manilupados.

Reply

Quero só ver como vai ser o final desse circo
Hoje ouvi que a copa já está comprada, que segunda-feira vai ser feriado, que a dilmAnta entregar a taça, que o neymar vai assistir a final da copa, a conferir.

Reply

Desejo muita sorte a Alemanha!

Lamento, mas não estou torcendo para o Brasil.



Chris/SP

Reply

Dilma e PT vao tomar no ...

Reply

Essa desgraca do PT que sangue desgracado quero ver ela entregar a taça agora!

Reply

Coronel foi só aquela desgraça dizer que ia entregar a taça e uma tragédia dessa!

Reply

coronel seleção tomando de 5 a o la se vai a reeleição da anta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

Reply

Esta seleção não tá com nada!!! Perder pra o time do Flamengo. Fora Lula, Fora Dilma, Fora PT DO MENSALÃO.

OS CARAS:

Reply

Coronel a maior vitoria do Brasil, perder da Alemanha por 7 a zero tem mais 10 minuto, inflação acima da meta, o PT fechou comm chave de ouro. DEUS É BRASILEIRO .AMÉM

Reply

E o JN acaba de dar o ar da graça:

detalhes rápidos e sem detalhes sobre a inflação...

Reply