São Paulo: Alckmin próximo de um acordo com Kassab.

O veto da ex-senadora Marina Silva à reaproximação do ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE) com os tucanos em São Paulo fez com que o ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) se tornasse a principal opção do governador Geraldo Alckmin (PSDB) para vice da sua chapa à reeleição. O ex-prefeito, antes desafeto do tucano, começou a negociar com intermediários de Alckmin e agora fala pessoalmente com o governador sobre os termos de uma aliança.

Na última sexta-feira (30), os dois debateram o assunto a sós por mais de uma hora no Palácio dos Bandeirantes. A pessoas próximas, ambos disseram não ter batido o martelo, mas confirmaram ter tratado da chapa e discutido, inclusive, o espaço que restaria ao PSB na composição.

Dois dias depois, Kassab esteve com o senador Aécio Neves (MG), candidato dos tucanos à Presidência. Reafirmou a disposição em fechar com Alckmin em São Paulo, mas disse que isso não significaria alinhamento nacional. Na corrida pelo Planalto, Kassab declarou apoio à reeleição de Dilma Rousseff (PT).

A maioria dos aliados de Campos que defende o acerto com Alckmin é do PSB de São Paulo, chefiado pelo deputado Márcio França. Até a entrada de Marina na chapa presidencial, França, que foi secretário de Alckmin, era o mais cotado para ser o vice do governador tucano.

A ex-senadora condena um acerto com o PSDB. Seu veto levou Campos a interromper as conversas com Alckmin, em janeiro. Há dez dias, porém, Campos retomou os contatos. A reaproximação levou a ex-senadora a subir o tom. Ela disse a aliados que boicotará a campanha paulista se houver acerto entre os dois.

Segundo cinco interlocutores, Marina foi taxativa ao dizer que não estará no mesmo palanque que um representante da chapa de Alckmin. Os entraves que ela vem impondo a esse acordo fizeram de Kassab a principal opção de vice para o tucano.

"Não há como justificar uma coligação com o PSDB, principalmente no maior colégio eleitoral do país. A Rede defende candidatura própria e isso era pré-requisito quando Eduardo e Marina conversaram em outubro", disse João Paulo Capobianco, articulador ligado a Marina.

Numa tentativa de reagir à pressão da ex-senadora, França decidiu discutir a possibilidade de apoiar Alckmin numa reunião da executiva do partido na sexta. Será uma discussão ampliada, com deputados e prefeitos, plateia majoritariamente alckmista.

O assunto tornou-se muito delicado para Campos. Na segunda-feira (2), após participar de evento em São Paulo, ele afirmou que o debate interno é "natural", mas ressaltou que "nunca fez uma intervenção" em um diretório, o que indica que poderá acatar decisão pró-Alckmin. Nesse cenário, os aliados de Marina afirmam que ela e os integrantes de seu grupo político vão declarar independência e apoiar outro candidato, do PV ou do PSOL.

A ala que defende a aliança com Alckmin já admite que perdeu espaço para Kassab e sinaliza que estaria disposta a fazer um acordo com o nome de França para o Senado. "Marina não vai aparecer. [A aliança] Significaria dizer que, em São Paulo, estar com Alckmin é mais valioso que estar com Marina", disse Walter Feldman, ligado a Marina. (Folha de São Paulo)

21 comentários

"Marina foi taxativa ao dizer que não estará no mesmo palanque que um representante da chapa de Alckmin."

ja se tiver que subir no palanque do partido dos condenados e enjaulados do mensalão a dona da ética nao teria o menor problema, certo?

vejo coisa...

essa tal de Rede eh o ovo da serpente...

Reply

Coronel,

O que tenho notado, de norte a sul e de leste a oeste, é um "jogo duplo" por parte dos políticos.

Ainda há medo do PT(sim, medo!), mas a cada dia mais HOMENS RENASCEM e abrem os olhos!

No Brasil de 2014, ficar em cima do muro é suicídio e apoiar o PT esta virando LEPRA!!

JulioK

Reply

Coronel,

O que tenho notado, de norte a sul e de leste a oeste, é um "jogo duplo" por parte dos políticos.

Ainda há medo do PT(sim, medo!), mas a cada dia mais HOMENS RENASCEM e abrem os olhos!

No Brasil de 2014, ficar em cima do muro é suicídio e apoiar o PT esta virando LEPRA!!

JulioK

Reply

Já morei 10 anos em São Paulo e por isso tenho muito carinho por essa terra e pelo seu povo. Francamente eu não gosto do Kassab para vice. Acho ele um neo-PMDB nem um pouco confiável. Please escolhe outro, Governador Alckmin!!!

Reply

Lamentável! O gov. Alckimin vai ter que engolir essa mala sem alça, o Kassabão.

Reply

O estranho é Kassab estar com Alckmin no plano estadual e estar com a bruaca no plano nacional.

Não entendo isto. A maioria dos deputados do PSD vem da oposição (DEM). Como podem estar apoiando a situação, ou seja a bruaca??

Kassab assumiu apoiar a bruaca, mas não pode obrigar o restante do partido a fazer o mesmo. Ele quer estar em vários barcos ao mesmo tempo e ainda vai quebrar a cara.


Chris/SP

Reply

Essa Marina é um fogo amigo dentro do PSB,é bom o Eduardo Campos não se iludir,ou coloca essa Marina no seu devido lugar,já que vice não apita nada,ou vai pro buraco junto com ela.

Túlio Xavier

Reply

Poxa, não tinha ninguém melhor prá se juntar não, Alckmin? Esse Kassab prá mim, é um oportunista. E ainda declara que vai apoiar Dilma? Afff

Reply

Cel,

Se não fechar com Aécio, cai fora kassab, você só quer levar vantagem?

Reply

Ninguém falou ou escreveu mas isto mostra claramente o dedo do José Serra de quem o Gilberta Kassab é discípulo. Apesar da sua postura ambígua ele tem um eleitorado cativo da época que foi prefeito e foi relativamente bem e pode fazer com que o Henrique Meireles vire vice do Aécio Neves dando muita credibilidade para a chapa. Não podemos nos esquecer que a disputa este ano vai ser mais complicada que a de 2010, pois o Scaf do PMDB vem muito forte, pois fez campanha (antecipada) durante 4 anos e tempo de TV vai ser muito importante.

Reply


Este cassabe corruPTo é um chumbo que afundará o Alckmin.
Very shure.

Reply

Não moro em SP mas não gosto do Kassab. Jeitão malufético, nada confiável. Creio que ele só pode ser vice do Geraldo se o PSD apoiar o Aécio no Brasil todo. Dai vale a pena carregar o malufento.

Reply

O Aécio irá se desgastar e eleger a Dilma no primeiro turno se colocar o petralha GILBERTO 24 KASSAB e causa repulsa pois ELE COLOCOU NO COLO DO HADDAD ( RATTAT ) a eleição porque tem REJEIÇÃO MAIOR QUE DILMA.

O Aécio elegerá Dilma com 24 Kassab.
O anta Rattat revogou na prática a lei CIDADE LIMPA e a cidade já está emporcalhada, só faltam os outdoors nos prédios e na cidade.
Já se vê os distribuidores de panfletos que são imediatamente jogados ao chão sem serem lidos, O RATTAT FEZ UMA "LEI CIDADE SUJA".

Reply

Coronel,

ele é um traíra nada confiável.
Quem brinca com fogo se queima...

Ele me dá o mesmo sentimento que eu tinha com o Eduardo Campos e olha no que deu!
PSDB - fique longe do Kassab!

Certamente encontrarão outras alianças mais positivas!
Muita calma nessa hora!

Não se pode perder para PadilhaQuadrilha!!


Flor Lilás

Reply

Que bela salada: um vice que apoia Dilma, e, portanto, faz oposição ao Aécio. Alckmin não merece isso! São Paulo não merece o Padilha como governador... Fui clara?

Reply

RATTAT = DILMA = GILBERTO 24 KASSAB.

Reply

Cel
Kassab vice do Alkmin é um tiro no pé deste último.Tenho nojo do Kassab e só queria entender como ele vai colocar um pé no palanque do XUXU e outro no da Anta. Eu continuo a votar no XUXU, apesar do Kassab, mas, acho que a maioria do povo não. E agora?
Esther

Reply

Coronel

Notícia nova contra o Kassabonete!

Justiça condena Kassab por aplicação irregular de dinheiro público, com a perda dos direitos políticos por 3 anos e ao pagamento de multa por ter violado lei ao tirar recursos para quitação de precatórios e usar as verbas para outras finalidades da prefeitura paulistana.

A esta decisão cabe recurso.

Por ser de primeira instância, não enquadra o político na Lei da Ficha Limpa.

http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1465166-justica-condena-kassab-por-aplicacao-irregular-de-dinheiro-publico.shtml

Chris/SP

Reply

Olha o caldo entornando...
Kassab é condenado por improbidade e tem direitos políticos cassados, mas pode apelar
http://oglobo.globo.com/brasil/kassab-condenado-por-improbidade-tem-direitos-politicos-cassados-mas-pode-apelar-12722725

Reply

Pra vice do Dr Geraldo a competente Deputada Mara Gabrille, pois em 2019 queremos uma GOVERNADORA.


Toloco.

Reply

Uai! Os direitos políticos de Kassab num tão caçados?

Reply