Olha só o Lula mentindo para empresários.

Lula mentindo para empresários franceses...

Para tentar reconquistar a confiança do empresariado nacional e internacional no governo Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recorreu nesta semana a uma enxurrada de números e indicadores para sustentar a continuidade das conquistas sociais e econômicas de seu governo na gestão de sua sucessora.

Uma análise feita pelo GLOBO do discurso que ele fez num evento da Câmara de Comércio França-Brasil mostra, no entanto, que o ex-presidente cometeu vários deslizes em sua fala. Indicadores como investimento externo direto, dívida bruta e corrente de comércio, citados por Lula como “êxitos dos últimos 12 anos”, na verdade pioraram durante o governo Dilma.

O ex-presidente se enganou ( o jornal evita o termo mentiu, que seria mais apropriado) ainda ao citar dados sobre reajuste salarial, informações sobre exportação de alimentos e também a posição do PIB do Brasil no mundo, em especial na comparação com outras nações emergentes.

MEIA VERDADES DO LULA

- "A ONU adota o bolsa família como o mais importante programa de transferência de renda do mundo" - Embora o programa seja citado como exemplo para a erradicação da pobreza, a ONU também cita o programa Oportunidades, do México, como iniciativa no mesmo patamar.

- "94% dos acordos salariais em 12 anos foram feitos com aumentos salariais reais, acima da inflação" - Segundo o Dieese, apenas em 2012 o índice citado foi alcançado; nos outros anos, não. Balanço de reajustes acima da inflação (%): 2009- 79,9/ 2010- 88,8/ 2011- 87,5/2012- 95,1/ 2013- 86,9

- "O BNDES é o único banco brasileiro com inadimplência zero, é o único que só empresta para quem pode pagar" - A "inadimplência zero” é obtida graças à rolagem constante das dívidas, peculiares de um banco público de fomento. Foi assim em relação às dívidas das empresas de Eike Batista, por exemplo.

- "Entre 2008 e 2013 o país produziu superavit primário médio de 2,58%" -Para alcançar a média, o governo usou artifícios, como o uso de ações da Petrobras compradas pelo BNDES em 2012 e a contabilização do parcelamento de dívidas de empresas, realizado contra a vontade da Receita Federal.

- "O Brasil tem hoje o sétimo PIB da economia mundial, o segundo maior entre os grandes países emergentes, depois da China" - Segundo o Banco Mundial, o Brasil está em quarto colocado entre os emergentes. O cálculo por paridade de poder de compra é a melhor maneira de comparar o tamanho de diferentes economias. Maiores economias: 1- EUA/ 2- China/ 3- Índia/ 4- Japão/ 5- Alemanha/ 6- Rússia/ 7 Brasil

- "O Brasil é o segundo maior exportador de alimentos" - Na verdade, é o quarto. Exportação de alimentos no mundo, segundo a OMC (em dólares): EUA: 138 bilhões/ Holanda: 84,3 bilhões/ Alemanha: 78,4 bilhões Brasil: 77,2 bilhões

- "Estamos ampliando o investimento público em educação há 12 anos" - Nos três primeiros anos do governo Lula, o investimento em relação ao PIB foi menor que no último ano de FH. Subiu apenas a partir de 2006. Investimento em educação (% do PIB): 2002: 4,8%/ 2003: 4,6%/ 2004: 4,5%/ 2005: 4,5%/ 2006: 5%/ 2012: 6,4%

MENTIRAS COMPLETAS

- "O PIB per capita passou de 2,8 mil dólares para 11,1 mil dólares" - No primeiro ano de Dilma, o PIB cresceu até 12,5 mil dólares, mas caiu e não voltou ao mesmo patamar, segundo o Banco Mundial. PIB per capita (em dólares): 2010- 10,9 mil/ 2011- 12,5 mil/ 2012- 11,3 mil/ 2013- 11,7 mil

- "Há 10 anos consecutivos a inflação se mantém dentro das metas estabelecidas pelo governo" - Para o mercado, ao comemorar índices que ficaram distantes do centro da meta, o governo passa a mensagem que a meta real não corresponde ao centro, como aponta o discurso oficial. Para manter dentro da margem, o governo segura preços, como da energia elétrica, gasolina e diesel.

- "A reserva de 380 bilhões (de dólares) corresponde a 18 meses de importações" - Para não perder reservas, o governo atua no mercado futuro de câmbio. Até o fim do ano, deverá manter uma posição vendida de cerca de 100 bilhões, o que equivale a quase um quarto das reservas.

- "Saímos de fluxo de balança comercial de 107 bilhões de dólares em 2007 para fluxo de 482 bilhões em 2013. Não é pouca coisa" - O crescimento dos anos Lula não se repetiu e o fluxo ficou estagnado. Corrente de comércio, segundo o MDIC (em bilhões US$): 2010: 383,7/ 2011: 482,3/2012: 465,7/2013: 481,8

- "Há três anos o Brasil está entre os cinco maiores destinos de investimento externo direto do mundo. Em 2013 foram 64 bilhões, um bilhão a menos que em 2012" - Segundo a ONU, o Brasil caiu da quinta para a sétima posição no ranking de investimento direito em 2013, quando recebeu 4% a menos de investimento. No fluxo mundial o aumento foi de 11%. Entre os emergentes, de 6%.

- "A dívida pública bruta está estabilizada em torno de 57% do PIB" - A dívida pública cresceu no governo Dilma. Dívida pública bruta, segundo o BC: dez/2010: 53,3%/ dez/2011: 54,1%/ dez/2012: 58,8%/ abr/2014: 57,7% (Resumo matéria publicada em O Globo)

28 comentários

CEL,

Será que os empresários franceses acreditaram ou será que as embaixadas não têm mais conhecimento do que acontece nos países onde estão representadas?

Lula pensa que todos são apedeutas iguais a ele.

Índio Tonto/SP

Reply

Um analfabeto assumido, alcoólatra e senil dando palestras, isso só acontece no Brasil.
O que esse lixo podre entende de Economia??!
Internem esse pinguço num manicômio judiciário e o deixem mofar por lá até que o demônio venha buscá-lo.

Reply

Esse so sabe tomar cachaça e mentir....

Reply

Aguarda para votação no Congresso o decreto 8.243, apelidado de “bolivariano”. Por esse decreto presidencial serão criados conselhos compostos por uma vaga sociedade civil e pelos ditos movimentos sociais, organizados, manobrados e custeados pelo governo petista.

Os conselhos ou sovietes deliberarão em todos os órgãos públicos. A tal participação popular, na verdade ideológica, inclusive, se sobreporá ao Congresso, ficando assim resolvidos todos os problemas de governabilidade em um possível novo mandato da criatura, ou seja, do criador. Afinal, é ele quem manda.
Aproveite, pois, o povo, alegrias e festas da Copa porque depois da eleição virá o tsunami.

Reply

Mentir é a especialidade desse imbecil. Todos devem conhecer a piada do detector de mentiras que girava, e que virou ventilador para elle. Quem se enganou foi o povo brasileiro, ao eleger um ladrão desse calibre e sua criatura oligofrênica.

Reply

Ele ( e ella também) mente, mente, mente e povão bobão ....ACREDITA!!! Os franceses duvido que acreditam nesse mané pudim de pinga, mas fazem que acreditam por conta dos contratos dos submarinos e dos helicópteros para lá de suspeitos que temos com eles. Quanto ao povão vou dar só um exemplo: Vai ser necessário o segundo turno para que o Aécio Neves derrote essa vaca da Wanda de vez. Em um país sério ela nem seria cogitada como candidata a presidência de qualquer coisa que fosse e se ainda assim o fosse seria trucidada já no primeiro turno. Aqui não. Se não existisse o segundo turno...., sei não. Algumas pesquisas podem ser falsas e compradas mas todas colocam Dilma como líder nas eleições. E porque isso? Porque tem uma dúzia de gente esclarecida que lutam e são contra esses comunistas bandidos. O resto não esta nem aí se o Brasil ¨vira comunista ou não¨ como já escutei muito por aí. O que acontece hoje é que como agora o povão não esta podendo mais comprar a cachaça e o frango frito como fazia antes (por conta da incompetência e gestão socialista), começam então a pensar um pouco mais e querer mudanças. Só que acreditar no ¨fogo de palha¨ do brasileiro eu já estou vacinado. Lembrem-se dos protestos ano passado que começaram tão bem a acabaram sem dar em nada. E finalmente eu tenho muito medo mesmo se essa merda de seleção ganhar. E olha que eu prestei serviço em São Gabriel da Cachoeira na Cabeça do Cachorro vinte anos atrás e achava que não tinha mais medo de nada por tudo que eu passei lá. Ledo engano.

Reply

Coronel, quantos e quantos livros sobre ECONOMIA leu o saudoso Roberto Campos? E muitíssimos deles em seu idioma original. Pois bem, agora aparece esse retardado mental defecando pela boca mentiras e mais mentiras sobre o tema e sem o menor conhecimento, poi o bebum se ufana de nunca ter lido um único livro em toda a sua preguiçosa e corrupta vida.
Quem poderá levar esse pinguço a sério??????!
NINGUÉM!!!!!!!!

Seguindo a moda só me resta bradar:

ELVTNC!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply

Uma coisa é o babaca falar, outra coisa são os empresários acreditarem neste conversa.

Campinas

Reply

Caparam todos os homens deçepais?

só pode!

Reply

Alguém, acredita nesse Pilantra? ?

Reply

Lula está perdendo a voz, literalmente. Politicamente, já foi.

Reply

29 de junho de 2014 11:26

Sem lhe desejar o mal, mas seria uma benção para o povo brasileiro. Os empresários franceses não são otários. Está mais para "você pensa que me engana, e eu finjo que acredito" e nos pagamos a conta e fingimos que não somos otários.

Reply

depois reclamam dos xingamentos quando a população p.da vida entoa o côro mandando a infeliz tomar no "centro do furico" e também pros quintos dos infernos.

Reply

mentiu para os franceses de novo?

coitados...

a francesada mal se recuperou daquela mentirada sobre a construção de 800 novos aeroportos e ja teve de ouvir mais mentiras...

Reply

Típico coronel nordestino, disfarçado de comunista.

Reply

Esse imbecil fala um monte de mentiras dessas e não quer ser xingado, pqp, ninguem neste país, nem os franceses, acredita mais nesse mentiroso, por isso, ei lula, vai tomar no cu.

Reply

Deve ser doloroso ser obrigado a ouvir 'palestras' desse senhor, que já é caso clínico. Quais serão as forças utilizadas por seus interlocutores para impor esse tormento pra tudo que é plateia, mundo afora? Seriam espaços comprados, como anúncios em jornal e revista?

Reply


Esse idiota deveria dá palestra sobre cachaça e corrupção,nesses temas ele é phd..

Reply

No final de 2012 Dilma foi a Paris para reunião com os empresários franceses. Na ocasião prometeu a eles que construiria 800 aeroportos até o fim de seu mandato. Depois dessa, que credibilidade pode ter a palavra de Dilma ou Lula para os franceses?

Reply

Quem ainda da ouvidos a esse troglodita alcoolotra? So mesmo na republica bananeira do Brasil.

FHC tem culpa de ter livrado a cara desse jumento quando surgiu o escandalo do mensalao!

Reply

P S i CO P A T A!!!

Reply

Eu acho que o Lula barba x9, é doido e que devia estar internado em um hospício a muito tempo, mas, acho mais louco do que ele quem ainda dá ouvidos as doideiras que ele fala. Como uma pessoa se diz empresário, inteligente e responsável ainda perde tempo com este doido.

OS CARAS:

Reply

Esse cara me da nojo, que morra logo e que vá encher o saco do diabo lá no inferno, junto com o Hugo Chaves.

Reply

A dívida pública alcançou quase 70% durante o governo Lula. Aproximando-se na eleição, o governo mudou a forma como a dívida era calculada, retirando do índice a dívida consolidada e fazendo o índice cair para pouco mais de 40%. Começou ai a crescente escalada da maquiagem. Pelo antigo critério, a dívida já está beirando os 100% do pib.

Reply

Parabens! A cada mentira desse FDP, deve ser alardeada a verdade correspondente, que desmascare esse mentiroso corrupto.

A verdade que desmascara o Lula/Dilma/PT deve ser alardeada não só no Coturno Noturno, mas na TV, nos jornais, revistas, em panfletos na porta de cada cidadão enganado, que ainda acredita nas mentiras desses trapaceiros petistas.

Reply

ai que vergonha! lula deve estar pagando p ser ouvido!

Reply

Vai ser mentiroso assim nas quintas!!!
Ladrão você vai sair quer queira quer não vamos te abordoar!

Reply

Na verdade o que o ex-presidente vende mesmo é tráfico de influência. Imagine se os empresários não conhecem a situação caótica do Brasil.

Reply