Aécio recebe apoio de pequenos partidos.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) recebeu nesta quarta-feira (4) o apoio de quatro partidos nanicos, o que lhe permitirá ampliar um pouco seu tempo no horário eleitoral no rádio e na TV. PMN, PT do B, PTC e PTN formalizaram a adesão ao tucano, mas, juntas, as quatro siglas não somam nem um minuto a mais na propaganda política do senador.

Pela divisão preliminar do tempo de rádio e TV --que só será concluída após as convenções partidárias que definem as alianças de cada cada candidato-- Aécio deve ter cerca de quatro minutos contra mais de dez somados pela presidente Dilma Rousseff. Os quatro partidos que aderiram à campanha de Aécio reúnem cerca de 30 segundos a mais para o tucano.

Aécio admite que Dilma vai monopolizar o horário eleitoral, mas disse que a diferença não será suficiente para beneficiar a petista: "A presidente ficará com o tempo de TV, nós ficaremos com o trabalho, o esforço de homens públicos que não querem que o Brasil continue sendo governado da forma que está sendo nos últimos anos".

O tempo de TV é definido pela Justiça com base no tamanho das bancadas da Câmara eleitas na disputa anterior. O PT tem o maior número de deputados, e por isso tem a maior fatia do horário eleitoral, seguido pelo PMDB. A legislação assegura a todas as siglas um tempo mínimo de exposição. Dos quatro nanicos, o PT do B e o PMN têm três deputados cada um.

Aécio tem o apoio oficial do Solidariedade e do Democratas à sua candidatura. Há dissidências no PP, PTB e PMDB, aliados de Dilma, mas as duas siglas oficialmente apoiam a petista e devem formalizar as alianças nas convenções partidárias que têm início no dia 10 de junho.

O PMN é o único que integra a base de apoio da presidente Dilma Rousseff no Congresso, mas deputados da sigla afirmam que a ida para a oposição representa o desejo de "mudança" no país. "Não acredito em apoio por apoio. Isso não pode se transformar em jogo de interesse pessoal. Precisamos é resgatar a dignidade da nossa população", disse a presidente do PMN, Telma Ribeiro.

Aécio nega que tenha negociado cargos ou benefícios às siglas. No ato que formalizou a adesão dos partidos à sua pré-candidatura, o tucano acusou Dilma de "distribuir espaço de poder a rodo" para ampliar seu tempo no horário eleitoral. "A presidente levará alguns segundos de alguns desses partidos, mas não levará a alma, o coração e a consciência daqueles que mesmo nesses partidos sabem que o Brasil precisa viver um processo rápido de mudança."

7 comentários

beleza!

de nanico em nanico a gente chega la!

Reply

Não tem nada, não!

A bruaca, mesmo com mais tempo para contar mentiras, não levará esta.

Vamos fazer barulho nas redes sociais, blogs, e-mails, e conversando com pessoas. Isto tem muito mais força do que ver a bruaca na TV.

Aécio Neves, com menos tempo, tenho certeza que será muito mais eficiente.


FORA DILMA!

Reply

O que adianta ter mais tempo se não fala coisa com coisa.

Reply

CEL,

Piano piano si allontana! Avante Aécio! Vamos passar a borracha no Brasil e as algemas nos PeTralhas.

Índio Tonto/SP

Reply

Como foi dito em um texto sobre a candidatura do atual presidente da Câmara ao governo do estado (RN), mas que acho que também vale para a Dilmala: estão na disputa fazendo de tudo pra que sua eleição não corra riscos. Formam um guarda-chuva gigante com aliados, ex-desafetos e tradicionais adversários para dominar o tempo de TV e angariar votos. Mas justamente essa tentativa de minimizar os riscos expõe quanto medo eles tem de ser vencidos.

Reply

Deixa a anta com tempo. Quanto mais ela aparece, mais se desgasta. A cara dela esta provocando nojo no povo.

Reply

Nas mãos de gente habilidosa, 4 minutos podem fazer um estrago. Há medição do IBOPE dos programas eleitorais? Bem interessante p/ saber quem assiste a governanta e quem não suporta mentiras.

Reply