PT envelhece e perde eleitorado.

Nas últimas duas décadas, os simpatizantes do PT envelheceram e ficaram menos concentrados no Sul e no Sudeste, as regiões mais ricas do País. Desde 1995, o partido se interiorizou e ganhou influência no Nordeste, segundo revelam pesquisas do Ibope feitas naquele ano, em 2002 e em 2014.

Há 20 anos, quando o então presidente tucano Fernando Henrique Cardoso tinha apenas dois meses de mandato, o PT já era o partido preferido do eleitorado: 22% simpatizavam com ele. A taxa subiu para 34% em agosto de 2002, quando o petista Luiz Inácio Lula da Silva estava em campanha para a Presidência.  Hoje em dia, a parcela de simpatizantes permanece a maior entre os partidos brasileiros. Engloba 21% dos eleitores. O porcentual é praticamente igual ao de duas décadas atrás - mas a distribuição dos apoiadores está menos concentrada.

Convergência. No PT, uma das mudanças mais significativas é o encolhimento da parcela jovem. Na faixa de eleitores com até 24 anos, a preferência pelo partido permaneceu quase estável entre 1995 e 2002, por volta de 27%, e diminuiu para os 17% registrados atualmente.

Entre os mais velhos, a tendência foi inversa. No primeiro ano do governo FHC, apenas 25% dos simpatizantes do PT tinham mais de 40 anos. Hoje em dia, 38% estão acima dos 45 anos - não é possível saber quantos têm mais de 40 anos porque o Ibope mudou as faixas de idade em suas pesquisas.

Com sua nova distribuição etária, os simpatizantes do PT se transformaram em um espelho quase perfeito do eleitorado como um todo. No Brasil, 39% dos eleitores têm até 44 anos, e 61% mais do que isso. Entre os petistas, os porcentuais são 38% e 62%, respectivamente.

Votos. No âmbito geográfico, o fenômeno do "espelhamento" se repete apenas parcialmente. Dos eleitores que preferem o PT, 43% estão no Sudeste e 15% no Norte/Centro-Oeste - e é assim que os eleitores do País se distribuem nessas duas regiões.

No Nordeste, os simpatizantes do PT são 32%, enquanto a região abriga 26% dos eleitores. No Sul, é o contrário: os petistas são 9%, mas lá estão 15% dos eleitores. Em 1995, o Sudeste abrigava mais da metade dos simpatizantes petistas, e o Nordeste, apenas 24%. As urnas também mostram uma "nordestinização". Em 2002, a região respondeu por 18% dos votos do PT na eleição para a Câmara dos Deputados. Oito anos depois, essa fatia subiu para 26%.


Outra mudança ocorreu na distribuição dos simpatizantes por faixa de renda. Há 20 anos, o PT era o partido preferido de 41% dos eleitores com renda acima de cinco salários mínimos - hoje, são apenas 11% nesta faixa. (Estadão) 

7 comentários

"Hoje em dia, a parcela de simpatizantes permanece a maior entre os partidos brasileiros. Engloba 21% dos eleitores."

besteira isso ai...

esse índice aparece porque a MAIORIA certamente diz que nao se identifica com qualquer partido ou nao declara preferencia...

o PeTê é a maioria da minoria, ja que seus militontos sentem um orgulho danado de pertencer ao partido do mensalão..

Reply

Coronel,

O PT parou no tempo, mas precisamente em 2005!!

De lá para cá, só analfabeto(alguns com faculdade) votam neste partidinho morto!!

O PT morreu!!

JulioK

Reply

A pesquisa é dos que declaram gostar de partidos e quem é oposição não tem partido definido, apenas tem as propostas que vários partidos juntos vão derrotar o PT que pega todo o eleitorado do PMDB nos currais e agora o pastor candidato penetra com os evangélicos que são mais fiéis e são 40% aproximadamente da população brasileira.
A oposição tem que colocar o aborto e projeto de proibição de qualquer aborto desnecessário.
O estupro não seria mais motivo para abortar mas de "divórcio da relação mãe-filho e o nascituro não seria mostrado à ex-mãe e posto IMEDIATAMENTE À ADOÇÃO e não ficaria uma semana sem família.

Tratamento psicológico às mulheres estupradas e preparar para parto antecipado aos sete meses em cesariana com posterior operação para reconstituição do hímen e a lei considerar como retorno à condição de virgem ( mesmo que não fosse virgem antes ) o que faria a mulher mais rapidamente melhorar.

O BANDIDO TEM QUE FICAR TRINTA ANOS PRESO EM REGIME DISCIPLINAR DIFERENCIADO sozinho e depois ser colocado em liberdade condicional com obrigatório uso de um GPS dentro de seu organismo e seria obrigado a comparecer ao agente de condicional para mostrar sua vida em entrevista, exames de sangue e urina e caso mostre atitudes suspeitas de reincidência seria caso de mais 30 anos se houver novo estupro ou manicômio para o resto da vida se não chegou ao crime mas for visto tempo demais perto de locais de estupro ou de concentração de crianças.

Reply

Cel.
O certo seria:

O PT "APODRECE" E PERDE O ELEITORADO.

Reply

Só existem 2 tipos de eleitores do pt: os mal intencionados e os burros. Em qualquer caso, é vergonha pertencer a um deles.

Reply

O PT e suas casta de privilegiados(Funcionários públicos)
estão acabando com os trabalhadores e arruinando os empresários.
No Brasil Petralha as pessoas só
sobem na vida com a carteirinha do partido(Garante dinheiro do BNDES de forma ilimitada)ou passando em concurso, ou seja, os parasitas vivem de luxo e quem produz algo vive mal-acabado!

Resumindo: O comunismo já foi implantado no Brasil uma vez que é o Estado Petralha quem diz que vai
enriquecer ou não(salários do funcionalismo) , as empresas que sobreviverão ou não ( competir com sonegador patrocinado pelo BNDES é quase impossível)
O Brasil está há 12 anos na Ditadura vermelha.

Gabriel-DF



Reply

Orra meu, para continuar a votar nos petralhas depois de tudo o que se sabe delles o sujeito tem de ser burro demais, ou desonesto pra carvalho.

Reply