Petista Gabrielli volta atrás e isenta Dilma na CPI chapa-branca da Petrobras.

No primeiro depoimento da CPI da Petrobras no Senado nesta terça-feira (20), com a comissão dominada por aliados do governo federal, o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli isentou a presidente Dilma Rousseff de responsabilidade pela aquisição da refinaria de Pasadena (nos Estados Unidos) e atacou a oposição.

Ao jornal "O Estado de S. Paulo", no mês passado, ele havia afirmado que Dilma "não pode fugir da responsabilidade" no caso Pasadena. Agora, disse não considerar a presidente responsável pela compra da refinaria.

"A responsabilidade é da diretoria da Petrobras e do Conselho de Administração [da estatal]. Essa é a questão-chave, é um processo de decisão que não é individualizado, é um processo de decisão coletivo", afirmou o ex-presidente da estatal.

Dilma era a presidente do Conselho de Administração da empresa que, em 2006, aprovou a compra da refinaria, causando prejuízo à Petrobras de US$ 530 milhões. Em março, Dilma disse que a decisão do conselho foi baseada em um resumo "falho", que omitiu duas cláusulas relevantes do contrato.

Gabrielli argumentou que o negócio não seria rejeitado se as cláusulas constassem do resumo e disse que as decisões do conselho são "estratégicas". "Não compete ao conselho, nem tem possibilida- de, de entrar nos detalhes operacionais dos contratos. As decisões são se o negó- cio é aderente ao plano estratégico, tem custo adequado às condições de mercado e traz retorno para a companhia", afirmou.

Com a presença de apenas um senador de oposição na sessão --Cyro Miranda (PSDB-GO)--, não houve questionamentos mais incisivos a Gabrielli. "Essa CPI vem pronta, é um prato feito. É um jogo de cena, uma farsa", declarou Miranda.

Gabrielli rebateu: "A oposição quer criar um espetáculo. É extremamente perigoso, extremamente condenável o comportamento da oposição, que está querendo destruir uma empresa sólida".

Como a CPI do Senado está sob o controle do governo, a oposição aposta suas fichas na CPI mista --com deputados e senadores, e em processo de instalação. Os aliados do Palácio do Planalto querem empurrar o início dos trabalhos da CPI mista para a próxima semana. A oposição tentará instalar a comissão nesta quarta-feira (21).(Folha de São Paulo)

4 comentários

MELHOR O BNDES LIBERAR DINHEIRO PARA A INICIATIVA PRIVADA CONSTRUIR E GERIR PRESÍDIOS pois sairia pelo custo e sem aditivos e semelhante aos presídios de primeiro mundo.

CUSTARIAM UM TERÇO DOS ESTATAIS E COM O TRIPLO DA QUALIDADE, quem iria tomar conta das guaritas e policiar o redor do presídio seriam um misto de seguranças privados do presídio mais a polícia militar e alguns corregedores de polícia ficariam lá no presídio para punir quem tortura presos e sejam policiais.

CADEIA NÃO É LUGAR DE VINGANÇA E SIM DE APARTAMENTO DA SOCIEDADE enquanto não progredir para TENTAR ser centros de reeducação.

JUSTIÇA PARA BANDIDOS CONTUMAZES É A PENA DE MORTE.

NENHUM CRIME ISOLADO PUNÍVEL COM A PENA CAPITAL, homicídio(s) de um incidente ter pena máxima de cinquenta anos de regime fechado COM CONDICIONAL POSSÍVEL EM 30 .

Reply

Coronel, o petista Sérgio Gabrielli, protegido de Lula na Petrobras, está cada vez mais CÍNICO. Já afirmou recentemente, que a Dilma NÃO podia fugir de sua responsabilidade na compra da refinaria de Pasadena. Agora, acaba de "ISENTAR" a mesma Dilma de qualquer responsabilidade. Antes afirmava que a compra foi um bom negócio, agora já está afirmando que foi um "ÓTIMO" negócio. Esse petista safado acha que todos nós somos OTÁRIOS" !!! Desde quando uma transação comercial, em que perde mais de UM BILHÃO DE DÓLARES, é um "BOM NEGÓCIO" ??? Haja CINISMO para um só petista ... Já não basta a DILMA ???!!!

Reply

Tem que ser muito ORDINÁRIO! para fazer estas declarações. Merece MUITO pegar uma cadeia junto com uzcumpanhêru do MENSALÃO INCOMPETENTE!!!! FORA!!! FORA pt!!

Reply

Esses senhores estão usando a imprensa pra mandar recados entre eles mesmos, as facções petralhas. Não vamos nos esquecer que o Gabrielli e do Barba.

Reply