Datafolha também dá Aécio subindo, Dilma caindo, Campos parado e segundo turno.

Diminuiu a chance de a presidente Dilma Rousseff vencer no primeiro turno a eleição de 5 de outubro. Uma das principais razões foi o crescimento das intenções de voto do pré-candidato do PSDB, o senador Aécio Neves (MG).

Segundo o Datafolha, no cenário mais provável a petista teria hoje 37% das intenções de voto e os outros candidatos estariam com 38%, somados. É uma situação de empate técnico, pois a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento do Datafolha foi feito ontem e anteontem com 2.844 entrevistas, em 174 municípios do país.

Apesar de ter variado na margem de erro, a curva de Dilma não é estável. Ela tem recuado gradualmente nos levantamentos do Datafolha --enquanto seus dois principais rivais estão em ascensão.

No cenário hoje mais provável para a disputa de outubro, liderado por Dilma com 37%, o segundo colocado é Aécio, com 20%. Ele tinha 16% no início de abril. O tucano ganhou quatro pontos e apresentou a maior variação entre todos os candidatos.

O terceiro colocado é Eduardo Campos (PSB), que registrou 11% agora e também apresenta curva ascendente, sempre dentro da margem de erro --tinha 10% em abril e 9% em fevereiro. O pessebista é conhecido muito bem ou um pouco por 25% dos eleitores. Essa taxa é de 86% para Dilma e de 42% para Aécio.

Segundo o Datafolha, 16% dos entrevistados dizem que votariam hoje em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Outros 8% declaram que ainda estão indecisos.

Dilma e o PT fizeram um esforço nos últimos dias para estancar sua perda de popularidade e frear o movimento pela volta do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato a presidente.

Segundo o Datafolha, 58% dos eleitores acham que Lula deveria ser o candidato do PT. Entre os que declaram preferência pelo partido, 75% dizem preferir Lula como candidato nas eleições deste ano.

Embora a variação de suas intenções de voto tenha sido negativa, Dilma ficou dentro da margem de erro da pesquisa. A aprovação ao governo (soma de quem acha o governo "ótimo" ou "bom") hoje é de 35%. Há um mês, era 36%.

Um aspecto positivo para a presidente é que as expectativas econômicas dos eleitores pararam de deteriorar. Mas continuou a crescer o anseio do eleitorado por mudanças. Hoje, 74% dos eleitores dizem querer mudanças na forma como o país é governado. Para 38%, Lula é o mais preparado para fazer essas mudanças. Dilma foi citada por 15%. Ela tinha 16% há um mês e 19% em fevereiro.

Aécio e Campos melhoraram seu desempenho de fevereiro para cá. Há cerca de dois meses, o tucano era apontado como o mais preparado para fazer mudanças por 10% dos eleitores. Agora, 19% pensam assim. Campos era apontado por 5% e agora tem a simpatia de 10%.

O bloco dos nanicos é liderado por um ex-apoiador do PT e de Dilma, o candidato Pastor Everaldo (PSC), que tem 3% das intenções de voto e está empatado tecnicamente com os outros nanicos. Eduardo Jorge (PV), José Maria (PSTU), Denise Abreu (PEN) e Randolfe Rodrigues (PSOL) registraram 1% cada um. Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) tiveram menos de 1%. (Folha de São Paulo)

14 comentários

Coronel,

Esta bom assim, subindo "de leve" para não alertar os gansos.

Em SET teremos o X e em 05OUT a inversão que crescerá até 26OUT.

ATENÇÃO:

- No 2o.SET, existe possibilidade da CRISE MUNDIAL voltar com mais força!!

JulioK

Reply

Aecio mesmo ainda desconhecido por metade do eleitorado ja esta a 17 pontos da Dilma. Certeza que vai chegar empatado ou até na frente.

Reply

Aécio chega na frente já no 1º turno, não tenho dúvida nenhuma. Graças, DEU PRO pt.

Reply

Questão de tempo a ultrapassagem. O Aécio deve estar preparado para a bomba que irá receber, a economia aos frangalhos, contas públicas estouradas, ou seja, vai receber um rojão e logo em seguida o PT vai dizer que a culpa é dele.
Mas, creio que a experiência dele o levará a saber como administrar isso.

Reply

Ainda não há nada a comemorar!

O trabalho é difícil e estamos somente agora vendo a possibilidade de vencermos.

Continuemos lutando nas trincheiras virtuais todos os dias incessantemente.

Nós merecemos o sucesso!!!!!

Reply

Esses dados não deixam de ser decepcionates. Não em relação ao Aécio, mas em relação à população que continua sendo em sua grande maioria alienada.

Faz mais de 1 mês que todos os dias só se houve falar de escândalos no Governo, na Petrobras, o superfaturamento e atrasos das obras para a Copa, inflação, a Dilma é vaiada por onde passa e mesmo assim ela só caiu 1 ponto ?

Sinceramente é lamentável isso. Reclamamos tanto dos governantes, mas a principal responsável por isso é a população.

Reply

TODOS OS PEQUENINOS e suas margens de erro em conjunto ( 5% ) são quem dará HOJE O SEGUNDO TURNO NO PLEITO, é um retrato do momento que muda a cada dia PARA PIOR PARA DILMA e o Randolfo Rodrigues pode conquistar parte do eleitorado GLS de Dilma e eleger alguns deputados federais.
Se os nanicos conseguirem 10% no conjunto de 5 candidatos é mais que o suficiente para o segundo turno pois Aécio teria hoje 40% dos votos ( os 19% são eleitores que o conhecem, a metade e a outra metade é similar ), 19 x 2 = 38% CÁLCULO SIMPLIFICADO DO AÉCIO.

***** 60% NÃO VOTAM EM DILMA.

MUITO BOLSISTA FAMILIAR NÃO QUER A DILMA E SIM O EDUARDO CAMPOS.

Reply

Infelizmente em termos de política o NORDESTE está dando um exemplo de como não se deve votar.

Fazem um desserviço à Nação preferindo viver em total subserviência ao modelo petista que troca a utilidade pela dependência.

Acordem nordestinos!!!!!!!!!

Reply

Quem disse que ela não pode estar sendo protegida pelo Datafolha???

É impossível que a bruaca tenha esta pontuação. Olho, sempre, com muitas reservas estas pesquisas.

Eu acredito que o Aécio está com uma pontuação maior.


Chris/SP

Reply

9 de maio de 2014 09:22

Realmente é mais que lamentável, ter um povinho corrupto, sim essa é apalavra certa, é um povo desonesto cheio de malandragem sempre pronto a encanar, passar a rasteira. Claro que há exceções, mas nunca vi tanta safadeza, tanta falta de respeito, vivemos numa terra sem lei, sem educação, sem segurança, sem saúde, sem ética e moral. Um republiqueta de bananas temos que torcer para que a dita cuja caia nas pesquisas e que o X9 ~seja desmascarado. Em qualquer país civilizado estaria respondendo processo só com o caso da Petrobras e lula faz tempo estaria na cadeia com sua malta.
Lula presidente, Dilma sem noção comandada pelo X9, Tiririca no Congresso, Romário para senador (nada pessoal), Renan presidente do senado etc... Enquanto os partidos abrirem suas portas para "famosos" e ladrões não teremos solução.
O que diria o "povo " se
Aécio fosse convocado para s seleção?

Reply

O eleitorado já reprovou a macilenta dos seringais que não conseguiu sequer assinaturas válidas e suficientes para registrar um partido. Se Dudu for inteligente, descarta Marina que só lhe tira votos, alia-se a Aécio como vice e parte para o abraço da vitória. A evangélica fundamentalista, que diz falar com com Deus, mas só ouve a Belzebu,tanto que foi plantada por Lulalau no PSB,
é o caminho da perdição do candidato pernambucano.

Reply

Caro comentarista de 9 de maio de 2014 17:14

eu não quero Eduardo Campos - COMUNISTA - como vice de Aécio nem pintado de ouro!

FORA COMUNISTAS!
FORA PT!

Flor Lilás

Reply

Caro Anônimo de
9 de maio de 2014 12:48


"O que diria o "povo " se
Aécio fosse convocado para s seleção?"

O povo diria:
GOOOOLLLLL!!!

Flor Lilás

Reply

Volta lula, volta. Eu quero ver o Aécio trucidar você. O Brasil precisa trucidar você. O Brasil precisa ver que pagou sua amante rose com dinheiro publico. O Brasil precisa saber o papudo, loroteiro, mentiroso, safado, corrupto, ladrão que você é. Por isso volta lula, volta.

Reply