Petrobras engana o país em campanha de propaganda. Existe Conar para quê?

Acima, o comercial que a Petrobras está veiculando para manipular a opinião pública, afirmando que é uma empresa eficiente. Além do dinheiro que o Brasil está perdendo com a corrupção dentro da estatal, agora também paga propaganda enganosa. Vejam o gráfico abaixo, que é mostrado aos 13 segundos do filme. Comentamos abaixo dele.
Observem que em 2002 a Petrobras refinou 1.641.000 barris de petróleo. Em 2013, alcançou a produção de 2.124.000 barris. O crescimento é de 29,4% em 11 anos. Uma média ridícula de 2,37% ao ano. No entanto, observem a escala do gráfico. Quem olha 2002 e compara com 2013 pensa que o crescimento foi estrondoso. Observem, também, o tamanho dos números. Eles vão aumentando, para iludir o telespectador a respeito do crescimento. Um truque sujo, próprio de uma empresa corrupta, suspeita nas suas ações, investigada por uma série de maracutaias que não param de surgir. Vejam, abaixo, o que seria um gráfico real.
Esta é a escala correta. Este é o gráfico que mostra o crescimento real do refino de petróleo desenvolvido pela Petrobras. O que está no filme é propaganda enganosa e mentirosa.

O Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária (Conar), tendo em vista que o assunto é de interesse nacional e que a empresa passará a enfrentar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) deveria, por contra própria, acionar a estatal e tirar o filme do ar. Por má fé. Por mascarar os números. Por enganar o contribuinte. Se o Conar não o fizer, a Oposição que o faça. São nestas pequenas safadezas que o governo Dilma e a administração petista mostram a sua índole. O Brasil não aguenta mais tanta mentira. O Brasil não aguenta mais os Joãos Santanas. Chega de maquiagem e marquetagem.

20 comentários

engraçado, evito o índio cocaleiro tomou de assalto uma refinaria inteira da petrobrás sem qualquer reação para reaver de volta através de lula e sua louca e, ficou por isso mesmo.já ta bom de investigar esses canalhas .cadê os advogados e a omissão da AGU e funcionários da estatal.

Reply

Apenas por precisão matemática, na verdade o crescimento corresponde aproximadamente a 2,17% a.a. (não se trata de dividir 29,4% por 12, mas sim de tirar a raiz 12a. de 1,294). Por fim o crescimento anual é ainda menor...

Reply

Acabo de reparar que na verdade são 11 períodos. Assim a conta a se fazer é a raiz 11a. de 1,294 que resulta em crescimento médio de 2,37% ao ano.

Reply

Coronel, que fez o gráfico da Petrobras aprendeu matemática na cartilha do MEC dos PT, 10 - 7 = 4.

Reply

É muito pior CEL. A ser verdade o que diz o anúncio, como explicar a queda do quinto lugar para o centésimo vigésimo entre as empresas do ramo, a não ser por roubo? Se o que o anúncio informa fosse verdade, ela, a Petrobrás deveria fazer o inverso. Refinar zero para ser a primeira entre as petroleiras. Mas, como costumo dizer, a qualidade da mensagem é reveladora da qualidade do destinatário. Esse é o PT, um bando de idiotas eleitos por uma maioria de idiotas, reconhecendo que seus eleitores são idiotas. O PT é um permanente embate sem vencedores entre a burrice e a corrupção.

Reply

Coronel, lavou a alma. Essa farsa também está no site da Petrobrás. O link da propaganda enganosa no próprio site da Petrobrás:
http://petrobras.com.br/fatos-e-dados/video-entre-2002-e-2013-a-producao-de-derivados-em-nossas-refinarias-aumentou-cerca-de-30.htm
E o link direto do gráfico:
http://petrobras.com.br/data/files/4D/A6/BE/A0/2FE954104F528454893851A8/recordes-refino.jpg

Reply

Coronel

O gráfico não está só esticado, na faixa 1500 - 2500 barris, abrangendo só esta faixa para parecer um crescimento "extraordinário", como diz o Luiz Iluda. Mas também sumiram com a escala do eixo da coordenada vertical, para ninguém ver de cara a tramoia do estica-estica. Parece também que distorceram (pra baixo) os dois primeiros dados, de 2002 e 2003, pra dar mais uma forcinha no crescimento "extraordinário" a partir de 2002.

Onde essa gentalha arruma dinheiro pra fazer propaganda enganosa milionária?

E, por falar nisso, quando é que vai ser devolvida a dinheirama roubada pela petezada delinquente?

Mariana

Reply

ufa, ainda bem que alguém mostra essas mentiras que os petralhas espalham pelo país, através das televisões. mais alguns meses e estaremos livres dessa porcalhada toda.

Reply

cel,

Esses caras tratam o povo brasileiros como idiotas, pqp, enganam todos os dias, tudo para perpetuar no poder.

Reply

PT=Podridão Total

GABRIEL-DF

Reply

Isso porque você não deve ter visto um video da caixa falando sobre o minha casa melhor. Na hora, eu juro, pensei que fosse uma peça de horario eleitoral do PT. Só identifiquei o comercial porque o logo da caixa apareceu no canto da tela. O comercial devia ter mais de um minuto. Propaganda eleitoral descarada.


http://www.youtube.com/watch?v=HTJnPrFrDcg

Reply

Quanta bobagem. Me mostra uma campanha, de qualquer entidade, que usa um infográfico com escala partindo do zero. Não vai encontrar.

Reply

Que não seja por isso, já postei no CONAR uma reclamação indicando o link do vídeo e o link do Blog onde explica a sacanagem, vamos ver no que vai dar.

Reply
PrFrente Caranguejo mod


De falácias, ando cheio
Pensam, que podem nos enganar
Campeões no tocante a corrupção
É disso, que eles deviam se mancar

Reply

Eu reproduzi o que eles fizeram aqui no excell: Eles mostraram de 1600 em diante e com linhas horizontais a cada 80. Eles também deletaram a última linha e escreveram os valores de 2013 em números grandes, tudo para dar impressão de uma discrepância maior.Além disso utilizaram letras pequenas na legenda dos anos para poderem comprimir o gráfico verticalmente. Mostrar esses gráficos iniciando de um valor mais próximo do valor mínimo é de praxe em apresentações, principalmente quando se quer enfatizar as variações, mas realmente esse gráfico foi feito com muito esmero, nos mínimos detalhes. Pior, o público que vê acha que realmente é uma explosão de refino...o povo brasileiro em geral não é acostumado a essas nuances. Uma coisa seria apresentar esse gráfico numa reunião de diretoria, outra bem diferente é apresentar isso na tv...

Reply

Boa noite!

O Blog também deveria ter acrescentado no gráfico o desempenho da Petrobras em refino no governo FHC pra dar a noção do tamanho da falácia da gestão PT na Petrobras...

Reply

esse é a administração petista, desastrosa e enganosa.
Qualquer candidato que afirmar que se eleito, vai investigar os governos do PT com certeza leva a eleição fácil fácil, o povo esta cheio de tanta maracutaia

Reply

Pergunto ´porque as Federações de Classes tais como FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS, DO COMÉRCIO, BANCOS, TRANSPORTES E OUTRAS TANTAS; Entidades estas com grande peso nas tomadas de decisões no destino democrático deste País e, em especial em momentos de crises Econômica e Social não se manifestam e dão um puxão de orelhas no governo para parar com PROPAGANDAS ENGANOSAS. O povo mais esclarecido não pode aceitar calado.

Reply

Pior ainda é a que ela diz que seu valor de mercado passou de 15,5 bi em 2002 para 104,9 bi em 2014, omitindo que captou em 2010 70 bi via emissão de ações.

Reply

Infelizmente o povo gosta de ser tratado como idiota, alienado, se deixa manipular por esse partido PeTralha. Vamos ver se agora o povo reage, votando contra o PT.

Reply