Dilma prometeu, não cumpriu e 55% dos brasileiros acreditam que a Copa vai trazer mais prejuízos do que lucros.

Dilma vaiada na Copa das Confederações não vai discursar na abertura da Copa do Mundo. Para não ser vaiada de novo.

Mais da metade da população brasileira acredita que a Copa do Mundo trará mais prejuízos do que benefícios ao país, revela pesquisa realizada pelo Datafolha. Para 55% dos entrevistados, a competição vai resultar em problemas para a população em geral, contra 36% que estão otimistas com melhorias que a Copa deixará para o Brasil (9% não souberam responder a pergunta).

Em junho de 2013, havia equilíbrio: 44% afirmavam que o prejuízo seria maior, mas 48% dos brasileiros diziam que a Copa do Mundo traria mais benefícios. O Datafolha também perguntou aos entrevistados sobre benefícios e prejuízos pessoais: 49% acham que terão mais dificuldades no seu dia-a-dia enquanto 31% disseram que haverá vantagens.

A pesquisa do ano passado ocorreu durante o período em que as manifestações se espalharam pelo Brasil e dois dias antes da final da Copa das Confederações, realizada dia 30 de junho e vencida pelo Brasil (3 a 0 contra a Espanha, no Maracanã), evento considerado teste para a Copa do Mundo. "Mesmo agora, fora do clima dos protestos, essa crítica à realização da Copa cresceu. Esse é o resultado importante, já que anteriormente a população estava dividida", disse Mauro Paulino, diretor geral do Datafolha.

"O brasileiro não é bobo. Mudou da água para o vinho o que foi prometido em 2007 [ano da eleição à sede]. Não se imaginava que teria tantos problemas com orçamento, com redução brutal do investimento com mobilidade urbana, por exemplo. Não há legado", disse Fernando Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, especializada em marketing esportivo. A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 3 de abril, em 162 municípios. Foram entrevistadas 2.637 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

COPA EM BAIXA

Pela primeira vez no Datafolha, o número de pessoas que apoiam a realização da Copa do Mundo no Brasil ficou abaixo dos 50%. A pouco mais de dois meses para o início do evento, que terá o Brasil enfrentando a Croácia na partida inaugural, no dia 12 de junho, em São Paulo, 48% dos entrevistados na pesquisa disseram ser a favor da realização da Copa do Mundo no Brasil.

Este número mostra tendência de queda desde 2008, quando foi realizada a primeira pesquisa, mas em relação à última, realizada em fevereiro, ficou dentro da margem de erro. Em novembro de 2008, ano seguinte à confirmação brasileira como sede, os favoráveis ao Mundial eram 79%, número que foi caindo para 65% (em junho de 2013) e 52% (fevereiro de 2014).

Os que afirmaram nesta última pesquisa serem contra a realização da Copa foram 41%, também o maior número desde 2008, que foi de apenas 10% (veja os números detalhados acima). "A população se empolgou inicialmente porque o Brasil realizaria a Copa novamente mais de 60 anos depois de 1950. Tudo mudou com o péssimo projeto executado. Foco nos estádios e falta de comunicação com a população minaram o projeto do governo", avalia o consultor esportivo Amir Somoggi.

O noticiário nos últimos meses detectou o aumento no preço da construção ou reforma dos 12 estádios que receberão os jogos do Mundial. A maior parte dessas obras é financiada pelo poder público --em 2007, o então presidente da CBF Ricardo Teixeira disse que a Copa seria realizada totalmente com dinheiro privado. Em 2010, a estimativa era que os estádios custariam R$ 4,8 bilhões, valor que vai ultrapassar os R$ 8 bilhões quando todas as arenas estiverem finalizadas. (Folha de São Paulo)

9 comentários

Coronel,

Pode não discursar, mas será "anunciada" sua presença.

Vai ter vaia sim! Da Copa das Confederações para cá, a coisa esta MUITO pior!!

JulioK

Reply

O senador Mário Couto (PSDB-PA) acaba de fazer novo discurso afirmando que vai protocolar pedido de impeachment da presidenta Dilma sob a acusação de improbidade administrativa, ainda hoje(nesta 3a. feira à tarde). Segundo ele, Dilma confessou que a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, pela Petrobras foi superfaturada e ela tinha conhecimento.

PARABENS SENADOR COUTO.

Os brasileiros honestos aplaudem esse seu ato em defesa da DEMOCRACIA BRASILEIRA.

Reply

OFF

Quem tiver interesse, veja o blog de Aloizio Amorim

Reproduz na íntegra o programa Roda Viva de ontem, com a Dep. Venezuelana - Maria Corina Machado

Além disso, mostra vários textos muito interessantes.


Chris/SP

Reply

1 minuto de vaia antes de cada jogo...
Vai ser do perú...

Reply

Coronel , estava aqui pensando com meus botões e vi uma propaganda que pedia para as pessoas mandarem fotos de incentivo aos jogadores brasileiros, para que eles joguem bem !!! Me veio a idéia de que tal se as pessoas mandassem fotos para os dirigentes de futebol e da fifa bem como para os jogadores , do que falta em nosso país, ou seja fotos de hospitais depredados , escolas sem a menor condição , estradas e creches horríveis , equipamentos hospitalares totalmente enferrujados. Ou seja tudo o que ficou faltando fazer no Brasil para que o dinheiro fosse para os maravilhosos estádios de futebol. Seria uma forma bem interessante de protesto do povo Brasileiro.

Reply

Achei otima a ideia...nos oriente como faremos..

Reply

Precisamos de politicos que lutem pela verdade
.que defendam nosso pais...contamos com contigp senador
V

Reply

Muito boa a ideia do anônimo das 14:23. Vou procurar verificar como colocar em prática tal atitude. Eu mesma vou torcer para a Argentina. Espero que a seleção perca já no primeiro jogo. Caso contrário, ninguém vai aguentar a Anta e o 51. Fora PT!

Reply

O Brasil deu um passo adiante com FHC e 10 passos para trás com a petralhada no poder. Nossa função enquanto eleitores é demovê-los e nunca mais recolocá-los lá! Pelo menos duas gerações sacrificadas pela ação danosa dessa quadrilha! Já deu!

Reply