Cientista político estudou 104 eleições e afirma: Dilma, hoje, não se reelegeria.

A pesquisa Ibope divulgada anteontem que mostrou a presidente Dilma Rousseff com 34% de aprovação (somados os que acham sua administração boa ou ótima) acende um sinal amarelo em sua campanha. A julgar pelo retrospecto de 104 eleições para governadores e presidente desde 1998 em que havia um candidato tentando a reeleição, analisadas pelo cientista político Alberto Carlos Almeida, Dilma hoje não se reelegeria.

O estudo de Almeida mostra que, justamente quando teve 34% ou menos de avaliações de gestão ótima ou boa antes do pleito, nenhum candidato que tentou a reeleição, desde que ela foi instituída, foi bem-sucedido. Os que tinham aprovação de 46% ou mais, ao contrário, tiveram 100% de êxito.

Segundo Almeida, mesmo liderando as intenções de voto, com esse patamar de aprovação, Dilma Rousseff hoje não se reelegeria. O cientista político, no entanto, faz uma ressalva, citando os casos das reeleições de Fernando Henrique Cardoso, em 1998, e a de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Embora eles tivessem índices de aprovação abaixo de 46% em julho (os dois tinham 38%), ambos tiveram aumento nas avaliações positivas de seus governos às vésperas do pleito, e acabaram sendo reeleitos.

— É possível aumentar o desempenho de governo ótimo e bom no decorrer da campanha. A situação atual é de grande risco para a presidente Dilma, mas ela pode reverter o quadro. Se as eleições fossem hoje, a probabilidade maior seria a eleição de um candidato de oposição — diz Almeida.

Para ele, eleitores que atualmente avaliam mal o governo Dilma estão declarando voto em branco, nulo, ou dizem ainda não saber em quem votar. — Esses votos, provavelmente, irão para os candidatos de oposição. Devem migrar, principalmente para o Aécio, que é quem tem a base mais sólida — disse o cientista político, para quem a principal reclamação do eleitorado em relação ao governo Dilma vem da área econômica.

O professor Roberto Romano, da Unicamp, cita outro dado da pesquisa Ibope: embora a diferença seja de apenas um ponto percentual, pela primeira vez o percentual dos que não gostam da maneira de Dilma governar ultrapassou o dos que aprovam — a desaprovação aumentou de 43% para 48%, e a aprovação caiu de 51% para 47%. — Há uma percepção de que Dilma está sendo tutelada (pelo ex-presidente Lula), e o envolvimento dela no caso de Pasadena deixou evidente que, como ministra e presidente do conselho da Petrobras, ela falhou — afirma Romano.

Eleitor ainda não está preocupado com eleição

Na avaliação do cientista político Fernando Abrucio, professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas (FGV) em São Paulo, o eleitor, neste momento, ainda não está preocupado com as eleições deste ano. Ele diz que a queda na aprovação no governo da presidente, segundo mostrou a pesquisa Ibope, está mais relacionada a dois fatores: a inflação e a perda no poder de compra do “brasileiro mediano”; e a sensação de que os serviços públicos em geral não andam bem. — É a mesma (sensação) que mobilizou as pessoas no ano passado, nas manifestações de junho — diz o professor.

Segundo Abrucio, baseado em análises qualitativas realizadas pela FGV, o eleitor tem, em geral, um apelo por mudança misturado a um sentimento de desilusão. E isso seria um problema tanto para o governo quanto para a oposição. — Os dois principais concorrentes da presidente, Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB), ainda são pouco conhecidos e estão fazendo de tudo para melhorar isso. Faço muita (pesquisa) qualitativa e vejo que os eleitores querem mudanças, mas também a manutenção das transformações sociais, principalmente as dos últimos dez anos.

Apesar de a aprovação do governo ainda ser positiva, a oposição vê nos resultados das últimas pesquisas uma tendência de queda na candidatura da presidente Dilma Rousseff e um espaço para crescimento de Aécio Neves e Eduardo Campos. Os governistas, por sua vez, avaliam que é cedo para fazer qualquer prognóstico sobre as eleições de outubro e que Dilma tem resultados a mostrar na propaganda eleitoral para reverter as últimas quedas na aprovação de seu governo e nas suas intenções de voto.

— Evidentemente que ninguém pode definir as eleições antes do processo que se inicia nas convenções, mas a posição dela (Dilma) é absolutamente vulnerável. O que é pior para ela e melhor para a oposição é o viés de baixa, como se diz no meio econômico. A aprovação dela vem caindo sistematicamente — argumentou o líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE).

Segundo ele, além da queda nos índices de aprovação da presidente, o que anima a oposição é o crescente desejo de mudança revelado pelos entrevistados, mesmo que os números não tenham se refletido nas candidaturas de oposição. — O eleitor não sai de um lado para o outro automaticamente, como o pêndulo de um relógio. Primeiro, o eleitor sai da posição pró-Dilma, vai para o meio (representado pelas respostas “não sei, não respondeu, branco ou nulo”) e só então decide que rumo tomar — disse o líder do DEM.

O deputado Rubens Bueno (PPS-PR), também da oposição, concorda. Segundo ele, a queda da aprovação do governo federal e os recentes escândalos como as denúncias de corrupção envolvendo ex-dirigentes da Petrobras serão decisivos no resultado das eleições presidenciais deste ano.

Para PT, aprovação crescerá durante eleição

No campo da situação, o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) reconhece que a presidente não está num bom momento, mas entende que as dificuldades são ocasionais. Segundo ele, a aprovação do governo e a popularidade pessoal da presidente voltarão a crescer durante a campanha.

— Quando começar o horário eleitoral, é o momento em que ela (Dilma) vai poder apresentar o governo dela na sua totalidade. Creio que, a partir daí, a aprovação subirá violentamente. O governo tem enorme riqueza de realizações que poderá ser mostrada a partir de agosto — diz o deputado.

O deputado argumenta ainda que escândalos como o caso da Petrobras não afetam diretamente a imagem da presidente. Para ele, a presidente não compactua com a corrupção e, quando descobre irregularidades, age prontamente.

Ex-líder do governo na Câmara, o deputado Cândido Vacarezza (PT-SP) vê com reserva as análises de pesquisas sobre as eleições de outubro. Ele lembrou que o ex-prefeito de Salvador João Henrique (foi do PDT e do PMDB) tinha um governo mal avaliado, mas foi reeleito em 2008. Já em São Paulo, contou Vacarezza, Marta Suplicy tinha um governo bem avaliado e perdeu para José Serra, em 2004.

— É muito cedo para avaliar pesquisas quantitativas de qualquer natureza, e as pesquisas qualitativas não são assertivas. Acho cedo dizer que a presidente vai ganhar no primeiro turno, como acho errado dizer que não vai ganhar. Tem de esperar o programa eleitoral e as pessoas nas ruas. A eleição está em aberto. É muito cedo para fazer prognósticos — afirmou Vacarezza. ( O Globo )

17 comentários

O que me assusta é que a maioria que quer mudanças espera um 'novo'. Seriam os atuais da oposição? Se forem porque ninguém sai do lugar e só a Dilma cai. Realmente nunca vi este quadro no passado.

Reply

Coronel,

Bingou!! Sou crítico do "ganharia" implantado pelo Santana.

As pesquisas e análises da oposição estão corretíssimas.

A visão dos pesquisadores, estudiosos e políticos, da oposição, caminham numa convergência que não via-se desde o final dos anos 90. Parabéns!!

Quando aos políticos do PT, bem, estão "perdidinhos" nos anos Lulla.
Em 2004, a vitória do Serra sobre a Martha só aconteceu porque o PT ainda não tinha implantado o totalitarismo na propaganda. Em 2008 o inverso é verdadeiro.

Belo post!!

JulioK

Reply
oO FLAGELO DOS PETRALHAS mod

DILMAROSSA, "A CUBANA", ex guerrilheira "ESTER CARABINA", TEM EM SEU DESGOVERNO PETRALHA, 39 MINISTÉRIOS". Corre à boca pequena, que ela sòmente só não ampliou para o fatídico e sugestivo número 40, por receio e medo de ser cognominada, MARCADA E FERRADA. a ferro e a fogo por toda a mídia, nacional e internacional e por toa a nação brasileira de: "DILMAROSSA E SEUS 40 LADRÕES". PENSE FORTE. VOTE FORTE! O AÉCIO TÁ CHEGANDO, TÁ BEM AÍ!

Reply

CORONEL, A MAIORIA DO POVO ALIENADO ESTÁ COM A CABEÇA NA COPA DO MUNDO, E O PT DO MENSALÃO ESTÁ CONTANDO COM A VITÓRIA DA SELEÇÃO PRA ALAVANCAR A CANDIDATURA DA DENTUÇA. COMO EU ACREDITO E ESPERO QUE A SELEÇÃO PERCA, AÍ ENTÃO OS ALIENADOS VÃO COLOCAR A CULPA DO MAL DESEMPENHO DA SELEÇÃO NO PT. ENTÃO A CANDIDATURA DA GORDA DENTUÇA VAI AFUNDAR QUE NEM O TITANIC. A OPOSIÇÃO JÁ TEM QUE PREPARAR MATERIAL PRA QUANDO ISTO ACONTECER E EXPLORAR O MÁXIMO QUE PUDER, JOGANDO A CULPA NO PT NA DILMA E NO LULA QUE NÃO DEVIAM TER INVENTADO ESTE NEGÓCIO DE COPA DO MUNDO NO BRASIL.

OS CARAS:

Reply

(..) governo tem enorme riqueza de realizações", disse um petralha.

Cuma???? A única grande realização foi a inauguração do PORTO DE CUBA!

Estou apostando minhas fichas mais nos cientistas políticos e nos estudiosos da oposição.


Chris/SP

Reply

E aqui cabe bem o texto de RA de hoje. Leiam!!!

PT FAZ “CAMPING DIGITAL” PARA ORGANIZAR GUERRILHA VIRTUAL. QUE MEDINHO!!!

Debaixo de cada uma dessas barracas, há um petista. Ave! Eles participam neste fim de semana de um “camping digital” para organizar a guerrilha virtual contra os reacionários, entendem? Estão lá para aprender a fazer blogs, perfis nas redes sociais, militância em suma. Podem se preparar: a partir de segunda ou terça-feira, certamente aumentará muito o teor de trolagem na rede. São especialistas nisso. É alguém expressar uma opinião com a qual não concordam, tem início o festival de agressões, de baixarias, de demonização. Também fazem patrulha organizada dos meios de comunicação.
(...)

Leio na reportagem que este blog — ou, quem sabe, o blogueiro — preocupa alguns membros da Juventude Petista. Uma das militantes virtuais explicava por que Dilma usou uma expressão de Valeska Popozuda no Facebook nestes termos:

“A gente não quer atrair só o pessoal da esquerda; queremos atrair a direita. Queremos atrair a juventude. Quem atrai a juventude? A Valeska Popozuda! Mas sou contra o pancadão político, bater por bater. Bloqueie quem te agredir. É melhor você eliminar uma pessoa agressiva do que alimentar o ódio dela. Se chamar de PETRALHA, nem precisa responder!”.
(...)

Pronto! Hoje é dia de odiar mais um pouquinho Reinaldo Azevedo, debaixo daquelas barracas. Imagino como deve ser à noite, com todos aqueles petistas pensando e rimando ao mesmo tempo… Estou a muitos quilômetros de São Paulo, mas sinto daqui…

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/pt-faz-camping-digital-para-organizar-guerrilha-virtual-que-medinho/

Vejam as fotos !!! Os petralhas odeiam o RA porque sabem que ele tem 5 milhões de seguidores.

Aqui no blog do Coronel seus soldados também estarão a postos para mandar RACUMIN nos ratos que tentarem invadir o blog. Fora, claro, os que o próprio Coronel irá eliminar.


Chris/SP

Reply

Caríssimo Coronel ... hoje é 19 de abril ,dia do Exército, nossa data , bota uma homenagem prá gente aí no blog rsss

Um forte abraço - Subtenente de Engenharia - turma 1990 - ESA

Reply

CORONEL, HOJE E O DIA DO EXERCITO BRASILEIRO 19/04/0214, QUERO DAR MEUS PARABÉNS AO NOSSO GLORIOSO EXERCITO BRASILEIRO, E DIZER QUE OS PE-TRA-LHAS NÃO GOSTAM DE VOCÊS, MAS EU E 99,99% DOS BRASILEIROS GOSTAMOS E NOS ORGULHAMOS DE VOCÊS, E QUE LOGO, O MAIS BREVE VAMOS TER UM GOVERNO QUE VALORIZA VOCÊS.

OS CARAS:

Reply

Não creio. Terá esse cientista politico levado em conta a presença do eleitor brasuca na cabine de votação?

Reply

O PT não ligou corretamente que a Marta perdeu PARA OS AUMENTOS DE IMPOSTOS, ela realmente era muito melhor avaliada que Dilma, quando ela venceu há quatro anos FOI PARA NÃO ELEGER O PAULO SALIM RATUF para prefeito, o que é PIOR QUE ELEGER UM PETISTA, isto se dizia naquele tempo e hoje são TUDO RATO DA MESMA TOCA.

Aquela vez foi a única vez que votei no PT, vereador foi para outro partido, um pequeno.

Dil-asno não vê que IMPOPULARIDADE MACHUCA MUITO UMA CANDIDATURA mas a arrogância ( que ajudou a tirar Marta da prefeitura ) e que a presidanta tem de sobra MATA.

ALTA DE IMPOSTOS, CORRUPÇÃO ( que tirou Ratuf da prefeitura e o povo escolheu a Martaxa. a taxa do lixo e outros impostos "mataram Marta".

A população votara NA MARTA e não no PT, era Marta ou RATUF, era segundo turno e o MENOS PIOR LEVOU a prefeitura.

Hoje Dilma tem os impostos mais altos do planeta e BURROcracia mais emperrada entre os 20 países mais desenvolvidos. NÃO COMPARAR O PAÍS COM OS COMUNISTAS MADUREÑOS.

A CAMPANHA ELEITORAL COMEÇOU SÓ PARA DILMA, os outros não podem pela lei eleitoral iniciarem suas campanhas ou a lei CANCELA SUAS CANDIDATURAS e Dilma leva por W.O.

Reply

Parabéns ao valoroso Exercito Brasileiro! Torço para o próximo governo valorizar o Exercito como merece. Acho que o PT cada vez vai afundando mais até as eleições. Imaginem o que vai aparecer de escândalos e roubos até lá. Não tem um dia que não deparamos com nada sujo dos petralhas. Fora PT! Fora Dilma!

Reply

coturneiros,

Essa imbecil esta sangrando, mas temos de continuar a enfiar ainda mais o punhal, a espada, a faca, seja o que for, e fazer sangrar ainda mais, porque não aguentamos mais tanta corrupção, roubalheira, incomptencia, ignorancia, burrice, etc.

Reply

Não entendi. Nenhum candidato conseguiu ou FHC e Lula conseguiram? É piada isso?

Reply

O governo está contando com a vitória da seleção e ir para o segundo turno das eleições , liquidando a fatura.
Só perdem se falhar uma dessas ocorrências .

Reply

A opinião do Paulo Teixeira, petralha empedernido, não tem valor algum. O que o cara entende mesmo é de maconha e cocaína.

Reply

PALAVRAS DO 9 DEDOS:"Ninguém sabe o que é PIB. A pessoa quer saber o que pode comprar no supermercado, se a vida melhorou ou não." - É SÓ IR A UMA PADARIA OU SUPERMERCADO OU AÇOUGUE E O POVÃO VAI ENTENDER O QUE SÃO ESSES PATIFES, LIDERADOS PELO CAGUETA E A TERRORISTA, QUE ACABARAM COM A ECONOMIA ELEVANDO A INFLAÇÃO A ESSES PATAMARES.

Reply

Coronel,

será que é um PETRALHA enristado em 19 de abril de 2014 08:56?

Flor Lilás

Reply