O Supremo Tribunal Federal (STF) volta a julgar nesta
quarta-feira (26) se mantém ou não a condenação pelo crime de formação de
quadrilha a oito condenados no processo do mensalão, entre eles ex-integrantes
da cúpula do PT, ex-dirigentes do Banco Rural e o grupo de Marcos Valério.
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, o ex-tesoureiro do
PT Delúbio Soares, o ex-presidente do partido José Genoino e outros cinco réus
foram considerados culpados pela formação de um grupo criminoso para corromper
parlamentares e fraudar empréstimos durante os primeiros anos do governo Lula.
Eles foram punidos por outros crimes, mas só tiveram direito a novo recurso na
pena de quadrilha.
O plenário julgará nesta quarta os chamados embargos
infringentes do processo do mensalão, recursos que podem reverter condenações
impostas pelo tribunal. Têm direito a esse tipo de recurso os réus que, no
julgamento principal, receberam os votos de pelo menos quatro ministros pela
absolvição. Todos os oito que terão recursos analisados foram condenados por
seis votos a quatro.
As maiores penas pelo crime foram aplicadas a Dirceu e
Valério – 2 anos e 11 meses – porque o Supremo entendeu, em 2012, que eles
lideravam a quadrilha. Todos os outros seis foram punidos com 2 anos e 3 meses
de detenção. Eles não começaram a cumprir essa parte da pena à espera do
julgamento dos infringentes.
Sem as penas por quadrilha, Dirceu e Delúbio começaram, em
novembro, a cumprir pena no regime semiaberto, quando é possível pedir para
deixar o presídio durante o dia para trabalhar – Delúbio tem um emprego na
Central Única de Trabalhadores (CUT). Se as condenações por quadrilha forem
mantidas, os dois passarão para o regime fechado e perderão o direito ao benefício.
Genoino se manterá no semiaberto e os demais continuarão no regime fechado. (G1)
Observação: com a nova composição do STF e as recentes indicações de Dilma Rousseff, a tendência é que os mensaleiros sejam absolvidos do crime de formação de quadrilha. Será difícil para os ministros explicarem ao povo brasileiro para quem os criminosos estavam roubando. Para si mesmos ou para o partido? Se roubaram para o partido, é quadrilha.
Observação: com a nova composição do STF e as recentes indicações de Dilma Rousseff, a tendência é que os mensaleiros sejam absolvidos do crime de formação de quadrilha. Será difícil para os ministros explicarem ao povo brasileiro para quem os criminosos estavam roubando. Para si mesmos ou para o partido? Se roubaram para o partido, é quadrilha.
5 comentários
Em uma país minimamente sério, esta facção criminosa já tinha sido extinta. Mas aqui em banânia, nossos ministros, estão em dúvida e com muita dificuldade em decidir que esta quadrilha que faliu o Brasil deixando rombos por todos os lados, é realmente uma quadrilha.
ReplySenhor, dai-me paciência.
Coronel,
Replyo problema é a quadrilha petralha no TSF.
Flor Lilás
cel,
ReplyVou aguardar o julgamento para criticar os dois novos ministros, para não queimar a lingua. Afinal o ministro Barbosa foi indicado pelo velhaco, mas nem por isso é imparcial, é integro, honesto e justo.
Cel,
ReplyAcabei de assistir a Reunião do Supremo, os lambe botas do partido dos trambiqueiros e que devem favores ao Boquirroto I e Boquirrota II, saíram do armário e já começaram a defecar em suas biografias e no Supremo Tribunal votando a favor do quadrilheiros. 1o. voto como não poderia deixar de ser do novato, Roberto Barroso, bla,bla,bla, abriu a porta da prisão para o ze Dirceu, aquele que não fez formação de quadrilha nada estava so rezando o terço e ensinando o catecismo para os outros. Recebeu dois milhões para o escritório dele. O lambe botas do pt, Dias Toffili que tem relações promiscuas com o pt desde as priscas eras, as marias vai com as outras, mamães Dolores, Rosa Weber, Carmem Lucia e finalmente o amiguinho ex primeira dama Lewandowski, que e o São Pedro abrindo as portas da cadeia para toda a marginalidade do Congresso. Realmente estamos mau. O Ze Dirceu com o resto estão todos na rua. Haja dinheiro dos contribuintes honestos e trabalhadores do brasil em minúscula mesmo para contribuir com nosso salario para esses incompetentes e juízes de meia pataca soltando tudo quando e marginal do pais.
Os reais prejudicados com a atitude deles de fazer vista grossa ao que e errado beneficia essa qualidade de congresso de merda que possuímos no pais. Uma constituição farrapo que os próprios juízes não sabem como interpretar porque e mexida pelos mensaleiros todos os dias. Nosso dinheiro esta indo para o esgoto diariamente com esta farça montada dentro do pais. Esse negocio de Presidenta anta indicar para supremo os seus cupinchas esta dando esta merdança toda. Os esforços para colocar o pais nos trilhos estão fora do alcance da população com toda essa trama para facilitar a vida dos safados. Quem indica e melhor do que qualidade moral, e outros méritos que não são levados em consideração na hora de escolher quem vai safar os malandros. Esta ai o quandro amanha tem a continuação da farça de hoje. Bla,bla,bla e a nossa merdia não fala nada porque esta centrada no carnaval e nos estádios que e a lavagem cerebral do povo. Enquanto isso a nossa nação e a ultima em tudo inclusive em vergonha, falta de respeito ao cidadão e a si mesmo. Viva o brasil palácio dos trambiqueiros.
Coturneiro de 26 de fevereiro de 2014 09:57
Replysinta-se livre para criticar o Horroroso Asqueroso Viscoso Borroso Petralhoso sem medo de queimar a língua!
Flor Lilás