Militantes rasgam carteirinha do PT para não perderem o emprego no governo do Rio. O último apaga a luz.

A saída dos petistas do governo do Estado, depois do rompimento da aliança com o PMDB, não será tão grande quando imaginava a cúpula do PT-RJ. Nesta sexta-feira, 31, enquanto muitos servidores assinavam pedidos de exoneração dos cargos comissionados, nas secretarias onde estão lotados, outros militantes foram à sede do partido solicitar desfiliação do PT, para continuarem empregados no governo. A rebelião à ordem de demissão generalizada aconteceu principalmente na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), que tem 377 cargos comissionados - pelo menos metade ocupada por petistas.

Um dos filiados que optaram pela saída do partido aceitou falar à reportagem desde que seu nome não fosse publicado, por temer represálias. Trabalha com movimentos sociais e disse considerar absurda a ameaça do presidente do PT-RJ, Washington Quaquá, de submeter a processo de expulsão os militantes que não pedissem demissão até esta sexta. Apesar da militância de mais de vinte anos no PT, afirmou que prefere manter o emprego no Estado, mesmo sem garantia de quanto tempo ficará no cargo, e considerou "uma contradição" que os petistas tenham que abandonar projetos que eles próprios colocaram em prática na SASDH.

Quaquá deixou claro que não vai ceder. "A porta da rua é a serventia da casa", reagiu. "Quem tem apego a cargo e quiser ficar no governo pode e deve sair do partido. Há um nítido processo de reconstrução do PT no Rio e os fisiológicos podem sair. Tem gente que se acostumou com o emprego, então, deixe o partido", afirmou o presidente petista.

O governador Sérgio Cabral (PMDB) publicou no Diário Oficial desta sexta a exoneração dos dois secretários petistas, Zaqueu Teixeira, da SASDH, e Carlos Minc, do Ambiente, e nomeou o já poderoso chefe da Casa Civil, Regis Fichtner, para ocupar interinamente as duas pastas. Os novas funções de Fichtner, no entanto, vão durar pouco. Nesta sexta-feira o futuro substituto de Zaqueu, deputado estadual Pedro Fernandes, do Solidariedade, visitou o petista na secretaria.

Fernandes também deverá ficar apenas dois meses no cargo: na primeira semana de abril, deixará a secretaria para disputar a reeleição na Assembleia Legislativa. O deputado prometeu a Zaqueu que não fará demissão em massa de funcionários ligados ao PT e usará o critério "da competência".

A primeira leva de demissionários dos cargos de confiança estaduais é de cerca de 50 integrantes da Secretaria do Ambiente e 30 da SASDH. Quaquá calcula que o número de petistas em cargos comissionados "não passa de 350", enquanto colaboradores de Cabral dizem que são 700.

O mais cotado para substituir Carlos Minc na Secretaria do Ambiente é o ex-deputado Indio da Costa, do PSD, candidato a vice-presidente na chapa do tucano José Serra em 2010. Tanto o Solidariedade quanto o PSD deverão apoiar a candidatura do vice-governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), ao Palácio Guanabara. O nomeação dos secretários faz parte dos acordos para a aliança. (Estadão)

17 comentários

As coisas andam tão absurdas no Brasil que fica dificil delimitar quando é verdade ou quando é caçoada, como no blog do Joselito. Quaquá, quaquá....Pais petralhado, povo encurralado e marcado.

Reply

Coronel,
se não fosse somente para permanecer mamando no governo do Cabral, eu estaria achando bom. Acontece que essa gente petralha vivem se escorando nas tetas de qualquer governo.

Reply

Apura ai Coronel

Ta no twitter que o Marcelo Deda ta doando grana para pagar as multas dos mensaleiros!

Reply

Há um nítido processo de econstrução do PT no Rio?

Socorro! Fujam para as colinas!

Achei que a Cabral ia cair fora sem fazer algo que preste. Pelo menos elle tá assinando as exogerações de meio mundo de petralhada.

O Rio respirará ares mais puros! kkkkkkk

Reply

Os petralhas do Rio se desesperaram por ver que o partido tem muito mais petistas do que PETRALHAS, expulsar do partido POR ESTAR EM CARGO QUE OCUPAM, direito adquirido é insânia ou idiotice dos chefetes do partido.
Os estatutos dos partidos REQUEREM O FECHAMENTO DE QUESTÃO EM REUNIÃO DO DIRETÓRIO ESTADUAL DO PARTIDO, seja qual for o partido e o PT federal FECHO QUESTÃO de modo informal e quem saiu do partido VAI SE FILIAR AO PMDB DE CABRAL que livre da ditadura petista vai escolher novos caminhos, apoiar o Eduardo Campos ( os ex-petistas vão preferir ) e não difamar Aécio na campanha. Pode sobrar para a aliança federal e o partido lançar candidatura própria a presidente ou TIRAR A MARINA MOGNO DA ALIANÇA DO PSB- "REDE" ou Temer ser mais ousado e aliar-se ao inimigo PSDB e ser ministro da Casa Civil no governo Aécio e a MERITOCRACIA ser o pilar básico para nomear todos os ministros, gente do PMDB, PSDB e até o ALDO REBELO para o meio ambiente, mesmo sendo aliado da megera. O que ajudou no código florestal o credencia por mérito.

Reply

Coronel,

esses escritos realmente me fizeram pensar o quanto essa camarilha comunista é expert em desviar o foco de atenção do que realmente importa.

São tantas barbaridades que fazem que as pessoas ficam até desnorteadas.

Aproveito esses escritos aqui do jornalista Sandro Vaia http://otambosi.blogspot.com.br/2014/01/alo-oposicao-mais-atencao-ao-terminal.html
e pergunto de novo:

QUANDO VÃO QUEBRAR O SIGILO DOS CARTÕES CORPORATIVOS?

QUANDO VÃO ABRIR O SIGILO ABSURDO DOS CONTRATOS FEITOS COM CUBA E DITADURAS AFRICANAS?

QUANDO A POLÍCIA FEDERAL VAI RASTREAR O DINHEIRO DE LULA E TODOS SEUS ASSECLAS?

Desculpe Coronel, pergunto tudo isso aos berros mesmo, porque parece que estão todos surdos!

Flor Lilás

Reply

que sangrem....

Reply

Petralhas não costumam largar a boquinha facilmente.

É claro que preferem ficar mamando nas tetas do estado. Se fossem para a iniciativa privada, não passariam da porta, tamanha a incompetência.


Chris/SP

Reply

Eles rasgariam até a mãe por dinheiro. Corja safada, nunca se importaram com o Brasil são apátridas, defensores do ditador cubano, sempre estão onde jorra dinheiro. Que façam suas malas e vão para Cuba. Bando de fanáticos vagabundos, tomara que levem um chute na bunda.

Reply

Flor Lilás

1 de fevereiro de 2014 00:02

Sim, são tantas barbaridades...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos MAUS, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da HONRA e a TER VERGONHA de ser HONESTO." (Rui Barbosas)

Sinto Vergonha de Mim:

http://www.youtube.com/watch?v=5ahRnuQmZQs

Sonho é rezo cada dia para que a NOSSA Policia Federal, dê um basta. Olhe para nós, sofrido povo brasileiro, e tenha o Brasil como sua Pátria.

Um Abraço

Jade

Reply

Esses petistas querem continuar no governo do PMDB fazendo propaganda a favor do PT. Cabral seja esperto: demita todos os ex-PT.

Reply

Quaqua diz: "...Tem gente que se acostumou com o emprego, então, deixe o partido". Quer prova mais clara do que está de que PTista não trabalha e não deve gostar de trabalhar ou ter o trabalho como algo normal e necessário. "Tem gente que se acostumou [mal] com o emprego, então, deixe o partido" o costume do PTista é a vagabundagem, se "acostumar" com o trabalho é errado.

Reply

- O presidente do PT/RJ deveria acrescentar mais uma sílaba ao (já hilário) nome passando a ser: Washington "Quaquaquá"...(Deus é sábio, kkk)

Reply

Corona,os petralhas militantes,de carteirinha são todos abduzidos,rasgam as carteirinhas mas votam nas ratazanas vermelhas.Isto aí é só figuração,são todos percevejos.

Reply

Quem não é do RJ não conhece o de alcunha Quaqua. Gosta de falácias, levou a eleição do diretório no bolso (benedita desistiu da candidatura abruptamente) e como bom petista, não tem compromisso com a verdade. Como prefeito de Maricaos, anda rodeado de seguranças (minimo de 5). Tem história política semelhante ao barba rala ( sempre perdeu até o dia que ganhou e botou sua banca de negócios). Muito mais de pior há de vir por aí.

Reply

Querida Jade,

tenho rezado muito também e sempre peço aos amigos Coturneiros para fazerem o mesmo. Há vezes em que parece que apenas por misericórdia divina nos livraremos desses seres nefastos.

Na realidade, nós é que temos que agir e tirar a camariha de lá!

Estava tão irada quando escrevi às 00:02hs que até atropelei o português:
São tantas barbaridades que fazem que as pessoas ficam até desnorteadas.

Corrijo:
São tantas barbaridades que as pessoas ficam até desnorteadas.

Prossigamos trabalhando pela Ordem e Progresso! Pela liberdade do Brasil!

Abraço fraterno!
Flor Lilás

Reply

Rasgar carteirinha uma ova. Qualquer um, em qualquer área, que tenha a mínima ligação com o PT deve ser posto no olho da rua e deve-se tomar providência para que não trabalhem novamente nem como catadores de rua.

Reply