Nunca na história o país do futebol sediou uma Copa do Mundo em pleno ano eleitoral. O fato esportivo, sem dúvida alguma, vai reduzir perigosamente o período de campanha, ao mesmo tempo em que dará ampla visibilidade à atual presidente da República, em inúmeros eventos preparatórios.
De 13 de junho a 13 de julho de 2014, o país estará anestesiado pelo futebol. Se quisermos ser realistas, coloquem a partir de maio, com a chegada das seleções e da imprensa internacional. Política? O povo vai querer saber de política? Ou de treinos, cortes, lesões, amistosos, brigas de vestiário?
Vejam, por exemplo, a saia justa dos partidos. Em 30 de junho de 2014, exatamente no meio da Copa, esgota-se o prazo para as convenções que definirão os candidatos a todos os cargos eletivos. Qual a melhor estratégia? Competir com a seleção ou antecipar a decisão? Para o PT, certamente será vantajoso marcar a convenção para a undécima hora pois, se oficializar Dilma antes do prazo final, ela será proibida, por exemplo, a partir de 10 de junho, de fazer o Conversa com a Presidenta.
A partir de 1 de julho de 2014, quando todos os candidatos estiverem definidos, às vésperas das quartas de final da Copa, a Imprensa, pela legislação eleitoral, passa a ser proibida de "dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação". A pergunta que fica é: a candidata Dilma poderá ser protagonista em eventos da Copa, como uma suposta entrega de taça ou receber a visita de uma hipotética seleção campeã?
Enfim, 2014 será diferente. Quando o país acordar da Copa, estarão faltando 80 dias para o primeiro turno. E ainda transcorrerão 30 dias até o início da propaganda eleitoral que, por sua vez, terá a duração de míseros 45 dias. O tiro será curto e, portanto, terá que ser certeiro. Os preços vão explodir nas capitais da Copa, os problemas de infraestrutura vão saltar aos olhos, a segurança vai ser o caos. Mas, ao mesmo tempo, aquele ufanismo patriótico vai estar elevado como nos tempos do Médici.
É importante que a Oposição tenha o calendário na mão e enxergue as imensas dificuldades que terá para virar o jogo. As pesquisas, por exemplo, deverão manter o mesmo quadro até lá, mostrando uma Dilma ora eleita no primeiro turno, ora indo para um segundo turno por pequena margem. Não há como mudar este quadro pela falta de vitrinas e pelo foco na Copa do Mundo. Por outro lado, qualquer virada poderá ser irreversível. É este o risco que apavora o PT. Muito mais do que black blocs ou protestos de rua. Por outro lado, a Oposição terá que ter padrão Fifa ou vai faltar tempo para acabar com o capital simbólico da Presidenta. Tudo conspira para termos uma final eleitoral emocionante.
25 comentários
E quando nossa seleção perder a Copa...
ReplyVejo um período da Copa turbulento com pesadas manifestações pelas ruas do Brasil inteiro. O pós copa também será lembrado pela falta do tão decantado legado. O ufanismo tão peculiar do brasileiro pode afundar se nossa seleção for mal na copa e tudo isso pode virar contra o governo. Agora se tudo correr bem e for a copa das copas como a Dilma e seu séquito gostam de afirmar ai gente tchau. Vamos ter que aguentar mais quatro anos dela.
ReplySe o Brasil ganhar a copa, o Aécio nem deve se candidatar, o partido único ( PT ) teria todos os votos e apenas nós "iríamos pescar", não ir justificar nem votar e ir a jornais dizendo que perdeu direitos, se for tirar uma cédula de identidade só sai a modelo 19 se insistir em uma.
ReplyIr com um jornalista de oposição que esteja a trabalho e registar os NÃO, " OS ANTIPATRIÓTICOS QUE NÃO VOTARAM NA MÃE DO PAC NÃO TEM DIREITOS, quem votou em branco foi esperto " esta será a resposta padrão de funcionários da polícia ao tirar novo RG ou passaporte.
PROTOCOLAR COM ADVOGADO UMA ADIN no SCF para declarar o voto obrigatório inconstitucional.
QUEM FIZER ISTO VAI TORNAR-SE INIMIGO DE MORTE DOS PETRALHAS E DOS QUE TORCERAM PELO BRASIL NA COPA, dirão DEIXE PRA DEPOIS, A DILMA FIQUE MAIS 4 ANOS E depois a nova copa coloca o LULA 2 ( o filho do REI LUIZ 51 TATUZINHO ETANOL DA SILVA.
-
URUGUAI BI-CAMPEÃO NO BRASIL NO ANO QUE VEM. 1950 e 2014.
Em 50 o Getúlio voltou e no ano que vem CAIRIA A DITADURA DO PT.
-
A candidatura Aécio sairia da hibernação do esquecimento para a vitória, nem precisaria ter nenhum problema porque perder outra vez no Brasil será o MARACANAZZO 2 ,
-
SÓ O MARACANAZZO 2 RETIRA A MÁFIA PETRALHA DO REI PITU do poder.
-
A única coisa que a oposição pode manter são os governos estaduais e tirar a maioria no congresso da VACAIADA DO PT e Dilma.
Uma previsão que não conta com os movimentos das ruas que, ao que parece pelas redes sociais, irão sacudir o país, independente da Copa-2014.
ReplyAtenção! A Copa JÁ É parte da campanha.
ReplyA oposição terá mesmo de ser de alto padrão.Ou baixo,vai saber...
Nome Próprio
Brasileiros,
ReplyPor isso durante a copa, vamos pra rua, virar este país de cabeça pra baixo, mostrar ao mundo esse lamaçal, desnudar este país maqueado, enfim, o mundo inteiro saber o que é este governo pifio.
Por todos os não-preparativos (infraestrutura e segurança), esta Copa será um fiasco.
ReplyComeçarei torcendo pela Croácia para que o Brasil seja eliminado logo nas oitavas. A DilmAnta não poderá faturar nem um pontinho encima desta Copa.
2014 será o ano da virada e será irreversível para os petralhas!
Vamos lá Aécio, você precisará fazer logo de cara um gol de placa!
Chris/SP
HAHAHA "dá tempo e exposição para a Presidente"? Coronel, ela estourou a cota de cacadas faz tempo, qualquer aparição pública daqui até as eleições é vaia garantida, especialmente considerando que quem tem condições de frequentar os estádios é justamente a população de maior poder aquisitivo (diga-se, extrema justiça poética com os populistas classistas...).
ReplyCel
ReplyAos poucos,como prevíamos,o RA vai entrando no apoio ao candidato Aécio.Por ora se refere apenas ao PSDB e evita o nome do candidato.Faz ainda muitas críticas mas já elogia também. Está melhorando. Pena( e ele sabe disso) que já causou um grande estrago jogando serristas turrões contra o Aécio.
Ainda vai chegar o dia (talvez lá pra agosto/setembro/2014) que ele, RA, vai defender com unhas e dentes o candidato do PSDB.
É esperar pra conferir ...
carioca
A pergunta que fica é: a candidata Dilma poderá ser protagonista em eventos da Copa, como uma suposta entrega de taça ou receber a visita de uma hipotética seleção campeã?;.....Como dizem por aí: "uma faca de dois legumes", pois ela pode levar uma vaia estreptosa...
ReplyPOR ESTA RAZÃO VOU TORCER PARA QUE A SELEÇÃO BRASILEIRA SEJA ELIMINADA LOGO NA PRIMEIRA FASE, AÍ EU QUERO VER ESTA PETRALHADA TIRAR VANTAGEM DISTO. E SE A OPOSIÇÃO FOR EXPERTA DEVE TORCER POR ISTO. FUTEBOL E SAMBA NÃO FAZ UM PAÍS RICO, SE ASSIM O FOSSE, O BRASIL ERA O PAÍS MAIS RICO DO MUNDO. BRASIL TERRA DE MIQUINHOS AMESTRADOS.
ReplyCoronel
Reply1 - Qual a garantia de que teremos euforia da torcida brasileira? Quem garante que vamos fazer bonito quando a bola rolar? Pode dar tudo certo, pode não dar...
2 - A presidenta vai aparecer muito em atos ligados ao evento o que, também, importará em multiplas exposições a vaias modelo Maracanã.
3 - E teremos também estradas ruins, aeroportos travados, hospodagem pouca e caríssima, mobilidade urbana caótica, inflação comendo solta, etc etc etc
Tudo isso considerado e o muito mais que já sabemos, acredito que a presidenta,seu chefe mais o bando quoe os cerca, devem, talvez, estar muitíssimo mais preocupados do que imaginamos.
Sabem que tudo pode acontecer. Um TUDO que o Brasil que pensa, estuda, trabalha, produz e paga impostos espera fervorosamente que, de fato, aconteça.
Cabo
Mais ou menos ne Coronel... Dilmona está em campanha a mais de 1 ano. Piromba...Ou o que ela tem feito não é campanha!!!!
Reply'...a Oposição terá que ter padrão Fifa...'
ReplyQuer dizer, a Oposição terá que ter padrão Nariz Gelado.
É bom lembrar que foi em um evento que antecede a Copa que o Brasil ficou sabendo que rejeita a Dilma, até então celebrada como "mais popular que o Lula" em pesquisas fajutas publicadas à exaustão. Dilma foi estrondosamente vaiada e o Brasil saiu às ruas em protestos contra o governo do PT e sua representante.
ReplyAnotem aí: o mesmo ocorrerá na COPA!
pt nunca mais!
>>
ReplyNão acho que será assim um mar de rosas para a quadrilha.
Madame pensará muito antes de colocar seus gordos pézinhos nos gramados da Copa.
E se for? E se levar vaia? E se despertar a ira dos brasileiros que não viram melhorar porra nenhuma de suas vidas em seu mediocre governo, que trouxe de volta o mostro da inflação e conquistou, na economia, apenas uma sequência de pífios pibinhos?
E, finalmente, e se a seleção brasileira for eliminada?
Será que os petralhas irão correr o risco de tentar colocar a Copa em sua agenda eleitoral?
<<
Estou vendo oportunidades imperdíveis de grandes vais e serão vistas a cores em todos os cantos do planeta.
ReplyMas para compen$ar, a mais cara.
ReplyNão nos esqueçamos de todos os custos relativos à Copa, à propaganda estatal, as distorçoes contábeis, à corrupção embutida nas ações eleitoreiras (ou não), etc, etc.
Quanto ao tempo, propriamente dito, a propagandae atuação eleitoreira de madame nem percebi ter cessado desde que foi lançada candidata nas eleições passadas...
Off-topic
ReplySerá que o Geraldo vai afinar e aliviar para a Quadrilha PTralhas???
http://4.bp.blogspot.com/-KCeGEagX1zY/UrFo-4ND5II/AAAAAAAAFhY/8eKfYdqJZ9g/s1600/Cuidados+prisionais.jpg
So uma pergunta, fomos campeões em 2002???
ReplyCoronel peça para alguém da campanha visitar os programas do tal pronatec no nordeste, virou mais uma bolsa, os alunos não frequentam e os professores são obrigados a colocar presença para poderem receber 2,00 por aluno aula, não publique, viajo muito pelo nordeste e vou começar a postar informações colhidas e se possível vídeos.., se achar que posso contribuir estou a disposição, sou PiToquio, seu primeiro comentarista..rsrs, passo e-mail e nome completo, assim que tiver confirmação que posso contribuir nesta luta..abraços, perseguição aqui não e fácil ok.
ReplyCel!
Ela irá levar VAIA na abertura.
Coronel,
Replymuito bom, lá no Lilicarabina.
É isso que estão fazendo conosco no Brasil do PT.
Flor Lilás
Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.
Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.
O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.
Após calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.
O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”
1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.
Texto adaptado por: Rodrigo Campanini Rubio
http://www.engenhariae.com.br/colunas/professor-que-nunca-havia-reprovado-um-so-aluno/
Leônidas Loureiro
Saúde & Paz
Temos que torcer para dar argentina ganhando de lavada e levando a copa. Ai sim o bicho pega!
ReplyUm opositor sério sabe muito bem que os petralhas são sempre capazes de bolar mais e mais trapaças para continuarem no poder. Fizeram uma grande para se meter lá e vêm fazendo o mesmo desde então. Quem acha que vão parar, engana-se redondamente.
ReplySó lembrando que a copa é no Brasil do pt. então tudo pode acontecer, todo tipo de pressão pode ser feita para aseleção da cbf ganhar a copa..Ontem tivemos um exemplo no marrocos, o atletico não jogou bem, o adversário era de qualidade , mas o juzinho espanhol ajudou o time da casa , no penalty que não houve e invertendo laterais e faltas a favor do time marroquino, O TIME DA CASa ! Se no marrocos isto pode acontecer, IMAGINE NA COPA !
Reply