Depois de privatizar aeroportos e pré-sal, PT quer distância do tema em 2014.

O bilionário leilão para exploração de petróleo no campo de Libra esquentou o debate sobre privatizações e o papel do Estado na economia. Mas, ao contrário do que ocorreu em 2010 e 2006, o PT dificilmente colocará o assunto no centro da disputa eleitoral do ano que vem.
 
A opinião é compartilhada por dois personagens da órbita petista que lidam com o tema a partir de diferentes ângulos: um alto dirigente do partido e um técnico especializado no setor de energia. Para o vice-presidente nacional do PT, Alberto Cantalice, faz pouco sentido para a sigla insistir no tema em 2014 porque "a população colocou novas pautas" no debate a partir dos protestos de junho. "Além disso, tem uma geração aí que não viveu aquele período dos anos 90 em que as privatizações significavam desnacionalização do patrimônio público, quando entregavam o controle absoluto das estatais à iniciativa privada."
 
O físico Luiz Pinguelli Rosa, presidente da Eletrobrás no governo Lula, concorda que o tema não terá o mesmo apelo. Mas por outra razão: "Dessa vez vai ser menos presente porque a presidente Dilma [Rousseff]está fazendo todas essas concessões de aeroportos, portos..." Conforme esse raciocínio, as políticas adotadas pelo governo não permitirão mais que a propaganda petista trate do assunto com tanta desenvoltura.
 
O consórcio de Libra, por exemplo, é liderado pela Petrobras com 40%. Mas quatro estrangeiras ficaram com os outros 60%. A anglo-holandesa Shell e a francesa Total têm 20% cada. As chinesas CNPC e CNOOC ficaram com 10% cada. Um indício de como será o discurso petista foi o pronunciamento de Dilma na TV. Após dizer que 85% de toda a renda a ser produzida "vão pertencer ao Estado brasileiro e à Petrobras", fez questão de ressaltar: "Isso é bem diferente de privatização". (Informações da Folha)

6 comentários

e anotem ai, vão conseguir se desvencilhar do assunto...

a oposição embasbacada vai ser conduzida do jeito que o adversário quiser, nao fazendo nenhuma referencia ou pergunta sobre o assunto...

pelo menos se o candidato for o Xé Çerra, aquele que foi a um debate eleitoral PRESIDENCIAL prometer cirurgia de varizes...

que miséria politica...

um candidato a presidência da republica (!!!) promete cirurgia de varizes e a presidenta eleita (!!!) entrega patrolas...

que imensa Sucupira que virou essepaiuz...

vamos ver se esse ano ele vai prometer caixas de leite ou sacos de cimento...

haja paciência...

Reply

Esses petralhas são vigaristas. Somente os burros ou vigaristas como eles, pra votar nesses 171 do PT.

Reply

FOGO SELVAGEM
Caro coronel,
a oposição deve ser raposa e dizer que o PT privatiza...se souber articular, vai ser uma bala de prata, no joelho do governo/PT, é óbvio

Reply

A julgar pelas notícias, o que a oposição quer mesmo é continuar sendo oposição. Com esse discursinho nojento meia boca... Em vez de falar as verdades, fica só no nhemnhemnhem... Parte pra cima, tucanada!

Reply


Chegou a hora de mostrar que falam uma coisa e fazem outra bem no estilo petralha com mentiras e mais mentiras, caiu a máscara.

Reply

Melhor esquecer esta pauta , o candidato do psdb , seja ele quem for ,não poderá usar isto para atacar o pt, pois vai receber de volta um " ..mas vcs privatizaram também! ".Portanto, é melhor focar na incompetencia deles em fazer negocios com os paises que tem dinheiro e podem coloca-lo aqui.Não vou dar nenhuma dica porque sei que a petralhada vem aqui para ler tudo o que dissermos.

Reply