O governo federal vai duplicar, com recursos públicos, 682,6 km de
rodovias para os consórcios que vencerem os leilões de concessão que começam no
dia 18. Assim, em três dos nove lotes que serão oferecidos à iniciativa privada,
a duplicação não será toda bancada pelas empresas.
O objetivo da medida é baratear tarifas de pedágio. Ainda assim, os editais
preveem praças onde o usuário desembolsará até R$ 12, como é o caso de um ponto
na BR-101, na Bahia. "Estamos achando alto", diz o presidente executivo da
Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luis Henrique
Teixeira Baldez."Está caro, principalmente por aumentar os custos para o setor produtivo e
comprometer a competitividade do País", concorda o presidente da Associação
Brasileira de Transporte, Logística e Carga (ABTC), Newton Gibson. Na reta final antes do início dos leilões de rodovias, marcado para 18 de
setembro, aumentam as pressões sobre o governo para alterações de última
hora.
Pedágios. Há duas semanas, parlamentares do Espírito Santo
estiveram com a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, para pedir
mudanças no leilão. Eles reclamam da cobrança de pedágios de R$ 9 e R$ 9,70 em
duas praças na BR-262, num trecho que será duplicado com recursos públicos, do
Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e depois entregue aos
concessionários. Os capixabas querem que as tarifas sejam menores. A ministra
ficou de dar uma resposta.
Na semana passada, o presidente da Anut esteve no Ministério dos Transportes
e apresentou uma análise sobre o programa, com sugestão para reduzir as tarifas
à metade. Uma segunda conversa foi agendada para esta semana."As tarifas estão caras porque o governo concentrou a duplicação, que é o
investimento maior, nos primeiros cinco anos", disse Baldez. "Normalmente, as
rodovias são duplicadas quando o tráfego justifica." Para ele, as vias
duplicadas em cinco anos é bom, mas essa exigência de rapidez fará com que a
tarifa fique 40% mais cara.
Duplicação total. A proposta da Anut é que o governo faça em
todos os 7,5 mil km a serem concedidos o que está fazendo só em alguns trechos:
duplicar com recursos públicos. Depois, as rodovias seriam entregues aos
concessionários, que cuidariam da manutenção e conservação. Nesse desenho, as
tarifas seriam 50% mais baixas. Baldez reconheceu, porém, que será difícil
convencer o governo a atrasar novamente os leilões.
Segundo o Ministério dos Transportes, as tarifas de pedágio nos editais são
valores máximos. Espera-se que a competição reduza esses preços, pois vencerá o
concessionário que se dispuser a cobrar menos."Apesar da ação do PAC, existem investimentos significativos que serão
realizados pela concessionária", informou o ministério ao justificar as tarifas.
Além da duplicação em cinco anos e manutenção durante 25 anos, o órgão cita
vários melhoramentos e serviços como apoio médico e mecânico.
O governo considera que o modelo de concessões foi suficientemente debatido.
Antes de publicar os editais, a Agência Nacional de Transportes Terrestres
(ANTT) colocou um esboço em consulta pública e acolheu sugestões. Assim, é
pequena a possibilidade de mudanças nessa reta final. Desde o lançamento do
programa, há um ano, o setor privado questiona a ideia de duplicar as rodovias
em cinco anos. O governo, porém, jamais cogitou abrir mão dela.
5 comentários
Coronel,
Replyesta é a privatização petralha. Quero saber quem vai receber "a diferença".
Coronel,
Replyquanto de "doação" para a campanha do PT as concessionárias farão?????
Ou quanto de propina o PT está levando com isso??
Não há outra explicação para ação tão nefasta contra o bolso do contribuinte. Afinal, o "dinheiro" do governo é o NOSSO!
Insisto:
SOCORRO FORÇAS ARMADAS!
Flor Lilás
Coronel,
ReplyContra-partida dos empresários:
- Contratar o "LLobista" por Us$ 100 mil depositados no Exterior!!
Risco do empresários:
- Aguentar toda a palestra sem bocejar!!
JulioK
Esse PT rasteiro e golpista, mais uma vez vai ganhar a eleição puxando desonestamente o tapetão, mentindo e dando suas tacadas de assassinas?
ReplyAlckimin em OUT de 2006 foi derrotado por Lula que berrava (mentia, inventava) nos palanques que o PSDB tinha o hábito e cometia o "crime" de privatizar o patrimônio público e por isso não podia ser eleito!!!! Agora o PT pode cometer esse crime? Privatizar as rodovias, a petrobrás, médicos e tudo o que vier pela frente, com o intuito de roubar dinheiro público para comprar votos nas eleições?
Cadê os senhores advogados, juizes e ministros da justiça,
PGR, STF, TRE, STJ e os togados em geral, que juraram quando graduados, defender o Brasil? Como disse Eliana Calmon, são todos BANDIDOS TOGADOS.
God bless and save our country Brazil!!!! (das mãos do PT e da justiça brasileira)
PUTA-QUE-PARIU,
ReplyComo petralha é BURRO. Não é atoa que o país esta descendo a ladeira.