Nem sempre o voto secreto é ruim.

Voto aberto no Congresso é bom para cassar parlamentar. Ninguém em sã consciência pode ser contra. No entanto, o voto aberto pode ser um instrumento de intimidação na mão de governos totalitários. Ou de governos como o do PT, que já comprou votos de parlamentares como no Mensalão. O parlamentar deve ter a tranquilidade de votar secretamente para:
  • eleger os presidentes dos Legislativos, para não ser perseguido por um Renan ou um Sarney durante dois anos
  •  
  •  julgar as contas do presidente da República, para poder ter isenção e a segurança de não virar inimigo do Palácio do Planalto, que possui dezenas de formas de prejudicar deputados e senadores 
  •  
  • indicações de autoridades e chefes de missões diplomáticas, exoneração "de ofício" do procurador-geral da República e ainda apreciação de vetos presidenciais a leis aprovadas pelo Congresso, para não ficar marcado pelos que detêm o poder.
Neste momento, acabar com o voto secreto só serve aos corruptos do PMDB e aos mensaleiros do PT. Eles têm o poder de acabar com deputados e senadores de outros partidos.

13 comentários

Como já disse ANTERIORMENTE, Reinaldo Azevedo....

Reply

Nesse mister a PEC 196 do Senado(já aprovada em dois turnos na Casa) é muito melhor para a democracia do que esta aprovada ontem na Câmara.

Reply

Coronel,

concordo plenamente.
Tem que ser aberto apenas para CASSAÇÃO!

CHEGA DE CORRUPÇÃO E IMPUNIDADE!

Flor Lilás

Reply

Discordo do raciocínio. O parlamentar brasileira é uma raça diferenciada dos demais, mundo a fora, senão vejamos: desde quando o povo vota em seus representantes para que representem o governo de turno, ou apoiem projetos do governo que muitas vezes não representam a vontade popular? O que necessita é que o representante do povo não tenha medo de representar...o povo! É para isso que foi eleito e não para se submeter ao executivo! Chega ser uma afronta a inteligência, deputados e senadores precisarem de sigilo para poderem representar o povo as escondidas!!!! Um escracho!!!

Reply

Coronel, vê se entendi: parlamentares brasileiros precisam do anonimato para exercerem seus mandatos delegado pelo povo? É isso que eu entendi? Por que ninguém fala o que tem de ser dito????

Reply

TODOS OS VOTOS TEM QUE SER ABERTOS.
Em paralelo ao congresso é exigido o ORÇAMENTO IMPOSITIVO, isto serve para CONTRABALANÇAR o poder do executivo.
Um renan totalitário será um estorvo POR DOIS ANOS e pode ser trocado pelos seus pares ( parlamentares ) se for inconveniente ou abusar do poder.
Perseguição pelo(a) presidente da República é possível no primeiro ano mas o congresso TEM O IMPEACHMENT do(a) presidente que FERIR O DECORO COM A FUNÇÃO, pois perseguir inimigos é faltar com o decoro e passível de impeachment.
-
O CONGRESSO TEM O SUPER-PODER de quebra fácil de vetos presidenciais antes precisava votar milhões de vetos anteriores não apreciados e agora pode pinçar o mais importante e derrubar veto. FAZER UM PROJETO DE EMENDA CONSTITUCIONAL (PEC) que enquadre o executivo é temerário à presidência e isto é DESTRUIÇÃO MÚTUA ASSEGURADA (MAD). Isto existia na guerra fria e americanos e russos sabiam que passar linha vermelha seria o fim de ambos.
O congresso sabe que SE VOTAR CONTRÁRIO AOS INTERESSES DO ELEITOR é pelo povo dado o IMPEACHMENT nas eleições seguintes ( morte política assegurada ) pois traidores não são perdoados pelo povo que o elege.
-
OS TRANCOS E SACOLEJO possíveis até a adaptação são administráveis e a justiça pode condenar os abusos de poder de presidente e líderes de casas legislativas, os pares em caso da justiça acatar abreviariam o mandato de presidente da casa.
-
-
CORONEL, NÃO SEJA UM BAIRRISTA DE DOIS CÓRREGOS, o Reinaldo tem medo do "poder presidencial" que é irrelevante se o congresso estiver MAJORITARIAMENTE ofendido com a atuação de presidente do país.
UM PROCESSO DE IMPEACHMENT não dura mais que um mês se o(a) presidente for minoritário em aliados.
-
-
VOTO SECRETO E FACULTATIVO TEM QUE SER UM DIREITO SOMENTE DO ELEITOR.

Reply

Concordo totalmente com esta posição!

Voto aberto apenas para cassação !

Chris/SP

Reply

A verdade é que o voto secreto traz mais malefícios que benefícios. Portanto .... comemoremos !

Reply

Então não é democracia, é ditadura do PMDB e do PT.

Reply

Voto aberto para tudo . Quero saber em quem ou em que , quem me representa está votando. Abs

Reply

Discordo. Em situação alguma é lícito o parlamentar defender publicamente uma postura e votar em outra.
O caso recente do Ato Médico demonstra isso. O ato fora aprovado por unanimidade no Senado, assim como quase todos os senadores repudiaram os vetos. Na véspera da votação, quase todos mantiveram-se contrários. Até que Dilma acenou com verbas milionárias e do nada os vetos não caíram. O parlamentar deve manter sua postura sempre, frente a demais governantes e frente ao povo. Isso é idoneidade.

Reply

Voto aberto somente para cassação.

Reply

Muitos aqui estão citando Reinaldo Azevedo, mas não é só ele que tem essa opinião. O historiador Villa também. Admiro os dois pela coragem de falar sem medo de críticas, assim também como admiro o Coronel.

Reply