Milhões na rua, inflação subindo, PIB caindo, superfaturamento em obras públicas e a Dilma consultando o marqueteiro sobre que truques usar para ter a popularidade de volta.

A equipe de comunicação da presidente Dilma Rousseff avalia que ela levará quatro meses para reconquistar a popularidade perdida, mas não vê abalo irreversível em sua imagem. Em troca de e-mails com ministros e dirigentes do PT, o marqueteiro João Santana garantiu que Dilma tem todas as condições de se recuperar do "terremoto neopolítico" instalado no País com a onda de protestos e o clima de "tensão pré-eleitoral".
 
A estratégia de reação consiste agora no lançamento de projetos em várias frentes, principalmente em saúde e educação. O assunto foi tratado na reunião ministerial de segunda-feira, na Granja do Torto, quando Dilma encomendou uma "força-tarefa" para tirar projetos da gaveta. "Eu quero resultados, coisas concretas. Não adianta só publicidade", afirmou ela, de acordo com relato de ministros presentes à reunião.
 
O prazo de quatro meses para curar as feridas tem como base o tempo que projetos levam para ganhar visibilidade nas ruas e também o cenário previsto para a melhora de indicadores econômicos, apesar das dificuldades enfrentadas. O Planalto aposta no avanço de concessões e leilões neste segundo semestre.
 
A avaliação no núcleo político do governo é que a presidente reverterá o desgaste porque encarna o papel de líder forte, que abraça causas coletivas e acena para uma solução negociada. No diagnóstico do Planalto, a proposta do plebiscito sobre reforma política não teria aprovação tão alta nas pesquisas se ela tivesse uma imagem de descrédito. Os últimos levantamentos mostraram que a sugestão da consulta popular tem a simpatia da maioria da população.
 
Santana disse a Dilma e a um grupo seleto de petistas, nos últimos dias, que um "terremoto neopolítico" pode aparecer de repente, em qualquer governo, não se tratando de um movimento específico contra a presidente. Por esse raciocínio, os chefes do Executivo dos principais Estados e capitais foram questionados, sem levar em conta os partidos, como se as manifestações tivessem "efeito dominó" contra autoridades em geral.
 
Na análise enviada aos ministros, Santana também chamou a atenção para um dado importante: para ele, o caráter difuso das manifestações mostra que o poder central não foi abalado. O marqueteiro escreveu, ainda, que não há líder de oposição capaz de representar as insatisfações populares.Apesar da tentativa de Santana de tranquilizar o PT, o governo admite que a campanha veiculada por partidos de oposição, escancarando na TV a alta de preços e a escalada inflacionária, foi bem sucedida.
 
Faxina. Em conversas reservadas, auxiliares de Dilma também dizem que ela fará tudo para recuperar a imagem do combate à corrupção. Em 2011, Dilma demitiu seis ministros envolvidos em suspeitas de desvio de dinheiro público. Recentemente, porém, representantes de partidos "varridos" pela "faxina ética" reconquistaram espaço na Esplanada, em troca da garantia de apoio a Dilma na campanha da reeleição, no ano que vem.
 
O estrago provocado na imagem da presidente pela onda de protestos também pode ser revertido, na avaliação dos petistas, com maior atenção ao Congresso e aos movimentos sociais. A presidente escanteou a política do governo, mas agora a ordem é pôr a simpatia na vitrine. Acostumada a decidir sozinha as principais diretrizes de sua administração, Dilma adotou, a contragosto, o estilo de "ouvidora" da República. Para o Planalto, com essa fórmula, não há efeito bumerangue à vista. (Estadão)

31 comentários

"O prazo de quatro meses para curar as feridas...".
MENTIRA !
A tendência é a piora no quadro econômico e no cenário internacional.
Nem tudo se resolve via marketing, é preciso trabalhar de verdade também.
ObS:
O marqueteiro só diz isso pra poder continuar prestando os seus serviços, se dissesse a verdade, iria para o olho da rua.

Reply

Boa notícia.
Sinal de que Lula terá dificuldades de convencer a PresidANTA a abandonar a reeleição em seu favor, pelo menos nesses quatro meses...

Reply

Até o marqueteiro de a Dilma não bota fé no tal plebiscito...
Muito esperto esse tal de Santana, assim ele ganha mais dinheiro com as falsas propagandas que precisarão ser montadas pra enganar o povão.

Reply

Coronel,
esqueceram que o bolso e a barriga são as parte do corpo que dói mais.

Reply
Paulistanóide mod

Girculando na internet:

Esse negócio de manifestação pelo país está tão sério, que ontem um passageiro do ônibus espirrou e a mulher ao lado disse :

- "Saúde" !

O motorista gritou "Educação"!.

Outro passageiro gritou "Segurança"!.

E todo mundo começou a cantar o Hino nacional...

Reply

CEL,

Dilma, só demitiu os 6 ministros devido às denúncias da revista VEJA, a pressão foi grande, senão estariam todos eles surfando na manteiga até hoje. Dilma, faxineira forçada? Esforçada? Ou ESTÁ presidentA?

O que mais me irrita é como essa gente se reuni para discutir e propor meios para fazer MIL MAQUIAGENS com o intuito de ENGANAR a população, eu disse ENGANAR a população. Será que eles pensam que somos todos um bando de idiotas? Pode ser que sim pois de comunistas e socialistas pode-se esperar qualquer coisa. Que bando FDP de cretinos psicopatas.

Índio Tonto/SP

Reply

... antiga corrupção + concessões + leilões + licitações =
MAIS CORRUPÇÃO
Esta sim, a fórmula infalível !!!
Com esta aritmética de resultado absoluto não se discute...

Reply

Essa Anta nunca faxinou nada, seus ministros só saíam quando Veja fazia as denúncias e o ladrão era obrigado a pegar o boné e se mandar. Dilmão até chorava quando anunciava a saída do rapinador. A Gorda tem mais é que renunciar antes que um levante popular incontrolável saia pelas ruas do Brasil exigindo seu impeachment.

Reply

Daqui há quatro meses façam um teste de popularidade da Jamanta a levando para dar o pontapé inicial em um clássico do Brasileirão. Ah, e não se esqueçam de travesti-la de Vovó Noel. O povão vai ao delírio quando a Anta Gorda se veste de vermelho.

Reply

E este governo e o PT caminham de desmoralização em desmoralização.
Até agora só tomaram decisões inconstitucionais, ilegais ou imorais.
Basta, não adianta, não vão acertar.
Falta COMPETÊNCIA.


Tree

Reply


O governo e o país em frangalhos, e esta louca desvairada pensando em popularidade e reeleição.

O Brasil vai parar, estradas bloqueadas, greve, tumultos, protestos, economia em surto.

A coisa vai enfeiar ...

Reply

""Eu quero resultados, coisas concretas. Não adianta só publicidade"

isso quer dizer que so estavam mesmo eh fazendo publicidade!!!

Reply

vai la nas obras de transposição do Sao Francisco que a senhora vera coisas "concretas"...

o concreto rachando e sendo tomado pelo mato...

Reply



A Dilma já era, duvido que se recupere. Só lamento a dinheirama,
que seu marqueteiro está leando, assim como os anúncios do governo que invadiram os comerciais dos programas.
E o cartão corporativo hein D.Dilma??


Izabel/SP

Reply

Coronel,

só há um comentário possível neste post:

IMPEACHMENT JÁ!

Flor Lilás

Reply

Por a simpatia na rua? Vai ser difícil. Mais fácil dar um golpe mesmo.

Reply

"Não adianta só publicidade", afirmou ela.
Então por que ela está consultando o marqueteiro ?

Reply

Coitada da veia tartaruga no poste, esta perdida e assessorada por incometentes corruptos.

Reply

RECADO PARA A PRESIDENTA:

Pra começar, SENHORA DILMA, colocar pra RUA os 40.000 CCs de teu governo LULA/DILMA.


Reply

FORA GovernANTA!

Reply

Não termina seu desgoverno, a anta gorda. Tá f*dida,

Reply

Ninguem aguenta mais o PT e essa mocreia. Inpeachment ja!

Reply

Concordo com o Índio Tonto/SP

Triste é saber que a enganação nunca terá fim.
É da índole do psicopata.
É trágico, mas psicopatas gostam de remendar, emendar, maquiar... Deus tende piedade de nós.
SOCORRO!


Índio Tonto Cansado/RJ

Reply

CARO CORONA:
DILMANTA/LULLADRÃO/JOÃO SATANAS:
ACABOOOOO, ACABO
ACABOOOOO, ACABO
Vão enganar só os imcomPeTentes, eles são idiotas, não pensam mesmo.
Nos estamos de OLHO!!!!!!!!!!!

Reply

Eu adoraria ver pelas ruas um monte de gente usando camisetas onde se lesse: Plebiscito Não!

Plebiscito Não! Compre e venda esta ideia.

Reply

O EGITO já fez seu dever de casa.
BOTOU PRA CORRER UM INCOMPETENTE.

E por aqui ? ? ?

A moça fica mais qto tempo???

Reply

Como pode 68% da população aprovar pesquisa de plebiscito feito pela folha se 90% da população não sabe o que é plebiscito? É preciso fazer CPI nestes institutos de pesquisas,para mim grande parte destas pesquisas são feitas manobras para atende o planalto.

Reply



Ó presidAnta, despede o João Santana e contrata o marqueteiro do Serra, é tiro dado e bugio deitado.

Reply

Isto significa que até agora só houve marketagem. E o Sr. João Santana levando o dele.

Este governo é uma MENTIRA!

FORA PETRALHAS!


Chris/SP

Reply

Coronel, quem tem a missão mais impossível de se resolver neste país, é o japa que faz a maquiagem na Gorda.

O japoronga só não desiste porque a grana é muito boa.

Reply

Não sei que mundo esses caras vivem. As manifestações foram claras. O povo está cansado de injustiças. Os impostos não são revertidos com serviços de qualidade. Se quisermos escolas boas e medicina boa, temos que pagar escolas e convênios caríssimos. Nada em troca e ainda ver o dinheiro sendo roubado pela corja. Bolsa família deveria ser só pra quem não tem condições de trabalhar, senão dê uma bolsa enxada e bolsa tanque pra maioria, como se viu na TV, aliás com bastante saúde para trabalhar. Estamos cansados de sustentar vagabundos, dentro e fora do País. Isso sem contar com bolsa presidiário que de certa forma humilha os aposentados. Então, Dilma, volta pra terra e seu marqueteiro de estimação que "parece" que também não entendeu nada.

Reply