Não pensem que Maria do Rosário e Gilberto Carvalho estão ao lado dos "fazendeiros", como o desqualificado Paulo Vannuchi trata o único segmento que ainda funciona neste caótico governo petista. Dilma bateu na mesa e exigiu que os dois desautorizassem o homem do Lula na ONU.
O ex-ministro da Secretaria de Direitos Humanos no governo Lula, Paulo
Vannuchi, disse nesta quinta-feira (13) que a equipe da presidente Dilma
Rousseff está dividida na questão indígena e que a ministra-chefe da
Casa Civil, Gleisi Hoffmann, está "visivelmente" alinhada com os
fazendeiros. Recém-eleito para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos
da OEA (Organização dos Estados Americanos), Vannuchi afirmou ainda que
Gleisi deu declarações "praticamente exigindo a demissão da presidente
da Funai, Marta Azevedo, [...] um problema porque se costuma manter
respeito às diferentes áreas de atribuição [dentro do governo]".
A Funai é vinculada ao Ministério da Justiça, cujo titular é o ministro
José Eduardo Cardozo. No último dia 7, Azevedo pediu demissão alegando
problemas de saúde. Sua saída ocorreu uma semana após a morte de índio
terena Oziel Gabriel no município de Sidrolândia (MS). As declarações de Vannuchi em meio às discussões no governo acerca de
novo modelo de demarcação de terras indígenas foram veiculadas pela
"Rádio Brasil Atual", emissora que integra sistema de comunicação de
sindicatos ligados à CUT (Central Única dos Trabalhadores).
"Visivelmente, a ministra-chefe da Casa Civil [Gleisi Hoffmann], com seu
poder de coordenação interministerial, tem se alinhado sistematicamente
com o ponto de vista dos fazendeiros", disse ele. "Ela (Gleisi) é do Paraná, região onde essa agricultura, a
agroindústria, é muito desenvolvida, os fazendeiros são muito fortes.
Ela é provável candidata a governadora do Paraná no ano que vem."
Na opinião de Vannuchi, o ministro Gilberto Carvalho (Secretaria Geral) e
a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos) estão "espremidos"
dentro do governo. Carvalho, segundo Vannuchi, por "seu vínculo histórico com os movimento
sociais". Rosário, disse, porque é "a quem cabe defender exatamente os
direitos de todos os segmentos vulneráveis". A presidente Dilma, segundo Vannuchi, "está se vendo na necessidade de arbitrar" a disputa interna.
No final de sua intervenção na qual é apresentado como analista político
da emissora, ele afirmou que "a divisão [dentro do governo] deixa a
população indígena sem saber se o governo Dilma segue realmente seu
compromisso histórico de alinhamento com os mais pobres". Depois de falar sobre a importância da produção agrícola para o país,
ele finalizou dizendo que ela "não pode ser feita sobre cadáveres da
população indígena".
Gleisi afirmou ontem, por meio de sua assessoria, que sua posição não é pessoal, mas de governo. Segundo ela, há uma orientação expressa da presidente Dilma de tornar os
critérios de demarcação de terras mais claros e disciplinados, para que
haja mais segurança jurídica nessas e em futuras disputas de terra.(Folha Poder)
6 comentários
o cara ta fritando a Gleisi...
Replye nos eh que temos que defender os petralhas dos próprios petralhas...
ô partidinho dos infernos...
e outra coisa...
Replya anta ainda vai precisar da nossa ajuda se nao quiser ser atropelada pelos lulistas fanáticos...
eu ajudo...
a empurra-la ladeira abaixo junto com toda essa cambada comunista, principalmente essa do Rosario, que nao aguenta nem um bate-boca com o Bolsonaro...
Se Dilma realmente fechasse com o agro,mandaria embora quem fosse a favor das demarcaçoes indigenas irresponsaveis.O proprio texto ja informa que Gleise quer concorrer ao governo do Parana,entao nao custa nada um jogo de cena.Sera que os brasileiros nao aprenderam com a famosa carta aos brasileiros do PT em 2002,que permitiu a entrada no poder deste partido,para agora fazerem arruaças,badernas,intervençao em todos os campos da economia,etc,.Esqueceram que ha 2 semanas ,a propria presidente manifestou contrariedade com o cumprimento de ordem judicial,na retomada de uma fazenda.
Reply
ReplyVannuchi é um imbecil, um recalcado, esquece que quem paga seu salario, muito boam aliás, é o trabalhador, é a camada do Brasil que produz e não os inúteis que só "levam".
A presidanta já deveria ter chutado o balde e mostrado ao mundo que a mulher brasileira á muito deixou de ser mulher de malandro, que trabalha e ainda apanha.
Dilma ainda tem a chance de chutar o rabo do bêbado e limpar sua barra, mas, esse tempo está se esgotando.
Coronel,
ReplyEssa é a política do PT: estar alinhado a alguém.
Não seria mais simples CUMPRIR A LEI??
Assim ninguém fica "devendo favor" ao outro!!
JulioK
Fico triste em ver gente promissora trabalhar para o lado ruim da força(PT)
ReplyA ministra Gleisi é uma mulher bonita, séria e respeitável , ela não devia estar no meio da caterva petralha.
Gabriel-DF