Brasil da Dilma: não é mais Constituinte, agora é plebiscito, mas também poderá ser referendo.

A presidente Dilma Rousseff vai chamar nos próximos dias líderes de partidos governistas e da oposição para discutir o plebiscito que propôs para discutir a reforma do sistema político do país. A ideia é submeter à população perguntas para saber qual sistema eleitoral ela prefere, se apoiaria a adoção do voto distrital, e se é a favor do financiamento dos partidos com recursos públicos, entre outros pontos controversos. Depois que a população opinasse, o Congresso teria que aprovar leis para implementar as mudanças que tiverem o apoio da maioria.

Na segunda-feira, em reunião com prefeitos e governadores, Dilma sugeriu a realização de um plebiscito para a população opinar sobre a convocação de uma assembleia constituinte exclusiva para debater a reforma política. Ela desistiu da ideia depois de conversar com o vice-presidente Michel Temer, do PMDB. Ele disse a Dilma que a constituinte era "inviável juridicamente" e sugeriu então o novo formato do plebiscito que agora será discutido. Advogado e especialista em direito constitucional, Temer não participou das reuniões em que Dilma decidiu propor a constituinte exclusiva, no fim de semana, e só ontem foi recebido pela presidente para discutir o tema. 

Dilma reuniu-se depois com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, e com os presidentes do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Ao final desses encontros, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, principal articulador político de Dilma, anunciou que os presidentes do Senado e da Câmara haviam concordado com o plebiscito sugerido por Temer.

Além de ouvir os líderes partidários para definir as perguntas que serão feitas no plebiscito, o governo pedirá à presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Cármen Lúcia, para verificar as datas possíveis para a consulta. De acordo com a proposta de Temer, caberá a Dilma enviar mensagem ao Congresso com a sugestão do plebiscito. A mensagem terá que ser aprovada em plenário para que a consulta seja realizada.

No calendário imaginado pelo governo, seria possível realizar o plebiscito a partir de 20 de agosto, após duas ou três semanas de campanha na TV para esclarecer a população sobre os temas que serão objeto da consulta. Isso daria tempo para o Congresso votar as leis necessárias para implementar as mudanças até 3 de outubro, ou seja, permitindo que as novas regras valessem para as eleições de 2014.(Folha de São Paulo)

7 comentários

essa mulher comunista é boca aberta fala merda toda hora sem se importar com o país. Um presidente que desconhece a constituição é um mentecapto caso dela. além de cérebro de urubu é velha e acabada. não conjumina as id~eias.

Reply

A fama de administradora insuperável inventada pelo irresponsável Lula para a DILMA, fica desmontada nas soluções que, esperta e velhacamente idealizada pelo marqueteiro João Santana e Lula, compartilhou e apresentou aos poderes e aos inúteis chefes de governos estaduais e mais inúteis ainda prefeitos, os quais, incluído o vice presidente da república, tiveram sequer respeitados o direito de se pronunciar.Serviram de platéia para um circo armado para uma contorcionista de araque demonstrar sua "capacidade administrativa" a frente da República da Banânia. A DAMA da ESTUPIDEZ, POR MUITO POUCO,só faltou culpar o caos que impera no país inteiro à "herança maldita" legada do FHC.LAMENTÁVEL!

Reply

Referendos e plebiscitos são bons quando JUNTOS, primeiro o plebiscito e depois de aprovada a lei, levar o texto para ser SANCIONADA OU VETADA em plebiscito, O POVO TOMA O LUGAR DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA, é muito mais democrático.
*** A justiça eleitoral deveria ter um sistema de internet com os novos títulos eleitorais e permitir que os votos em plebiscitos e os novos referendos sejam via internet.
-
*** Votar em forma de governo, tipo de voto, representação NÃO PRECISAM SER VOTO SECRETO, não interessa a ninguém forçar alguém a ter alguma opinião, qualquer uma é neutra a todos os partidos políticos.

Reply

O QUE REALMENTE ESTÁ POR TRÁS DAS MANIFESTAÇÕES NO BRASIL?
http://cinenegocioseimoveis.blogspot.com.br/2013/06/o-que-realmente-esta-por-tras-das.html

Reply

Esse plebiscito é armadilha do PT. Já constava na cartilha deles desde 2008.Não podemos aceitar plebiscito com perguntas enganosas do PT.

Reply

A biruta gira para todo lado.
Neste caso, também balança...

Reply

Que essa Dilma seria um fracasso, já era previsto. Eu só não imaginava que o fracasso seria tão grande.

Reply