89% dos "médicos" formados em Cuba são reprovados no Brasil.

De cada nove médicos formados em Cuba, cubanos ou não, que tentaram revalidar seu diploma no Brasil, apenas um conseguiu passar pelo exame em 2012. Foram 182 inscritos no Revalida, exame pelo qual os formados no exterior precisam passar, mas apenas 20 aprovados (10,9%). Os números são do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e foram usados ontem pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) para rechaçar medidas que facilitem a contratação de médicos formados no exterior. Na segunda-feira, o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, afirmou que o governo brasileiro poderá trazer seis mil médicos de Cuba para minimizar o déficit desses profissionais no país, principalmente nas regiões mais carentes.
 
Ontem, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, descartou algumas medidas, como a revalidação automática do diploma e a atração de médicos de países em que esses profissionais sejam mais escassos do que aqui, como é o caso da Bolívia e do Paraguai. Mas voltou a defender a vinda de médicos estrangeiros ao Brasil como forma de suprir a carência de profissionais. Segundo ele, países desenvolvidos têm políticas de atração de médicos formados no exterior - no Reino Unido, por exemplo, eles seriam 40% do total. No Brasil, disse Padilha, apenas 1% dos médicos veio de outros países.
 
O ministro chamou atenção em especial para Espanha e Portugal, países que passam por uma grave crise econômica, com alto desemprego, e que já estavam na mira do governo como possível fonte de médicos. Padilha disse que concorda quando o CFM prega a necessidade de ter médicos com qualidade. Mas destacou que o Brasil não pode ficar preso a tabus.
 
- Não vamos deixar serem transformadas em tabu, como foram transformadas ao longo dos anos, duas questões. A primeira: dizer que no Brasil há muitos médicos. Faltam médicos no Brasil e faltam mais médicos perto da população. E segundo: em outros países não é tabu ter políticas de atração de médicos estrangeiros, e não permitiremos que seja tabu no Brasil. Não vamos ficar assistindo a Portugal e Espanha com a taxa de desemprego que têm hoje, sem poder pensar em alternativas de trazer médicos para o Brasil - disse Padilha.
 
Cuba foi o segundo país com maior número de médicos formados inscritos no Revalida nos últimos dois anos, ficando atrás apenas da Bolívia. O desempenho dos médicos formados no país vizinho foi ainda pior: de 411 que tentaram no ano passado, apenas 15 passaram, ou 3,65% do total. O presidente em exercício do CFM, Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, atacou duramente ontem a qualidade da formação de médicos em Cuba.
 
- Sempre existiu e continua existindo uma propaganda falaciosa, enganosa, de caráter ideológico e político, mas totalmente inconsistente. E falamos isso não porque estamos baseados em conceitos ou informações de terceiros. O CFM esteve em Cuba em 2002 e 2003, fez toda uma avaliação, e o status quo não mudou até hoje - afirmou Vital. - Não há formação e não há Medicina no nível que está sendo propagandeado em Cuba.
 
Em 2012, os percentuais de aprovação no Revalida de médicos com diploma da Espanha e de Portugal também foram baixos, 19,23% e 37,5%, respectivamente. Mas, segundo o próprio CFM, não é possível fazer uma avaliação geral da qualidade dos formados nesses dois países, uma vez que o número de médicos que se submeteram ao Revalida foi baixo e, portanto, insuficiente para tirar conclusões.
 
A professora livre-docente da Universidade de São Paulo (USP) Laura Feuerwerker, especialista em Saúde Pública, lembra que a base do sistema de Saúde de Cuba é o serviço de atendimento primário, o que tornou o país uma das referências nessa área. Nos últimos anos, segundo ela, Portugal e Espanha também têm ganhado destaque nessa área:
 
- Há países no mundo que apostam na atenção primária, atenção básica, como o lugar mais importante do sistema de Saúde, que constrói um vínculo, uma relação importante com o paciente. No caso do Brasil, para a vinda de profissionais, há a questão da língua, obstáculo que pode ser superado. ( O Globo)

20 comentários

Caro Coronel. Concordo com a vinda de médicos espanhóis, portugueses, italianos etc, desde que não sejam comunistas, socialistas, esquerdistas ou tenham outros desvios mentais.Abs.

Reply

Coronel,

acabei de escrever isso em um comentário no post ali embaixo.

SÃO POTENCIAIS CRIMINOSOS!

Flor Lilás

Reply

Cel. Que sejam contratados para cuidadrem do presidente da república, governadores, prefeitos, senadores, deputados federais, deputados estaduais, vereadores, ministros de estado, secretários de estado.
E, se houver qualquer "malfito" por parte desses cubanos, seja a presidência da república responsabilizado pessoal e intransferivelmente por dolo eventual.

Reply

Coronel,

A Alexandre padilha sempre fala dos médicos espanhões, mas elle quer mesmo os cubanos.

O Foro de São Paulo JÁ decidiu!!!

Quanto tempo falta para importarmos militares cubanos como na Venezuela???

JulioK

Reply

Facilitar o acesso do brasileiros ao curso mais caro do pais o governo não facilita, criam bolsa para desocupados, cotas para ignorantes e oportunidade de emprego para incapacitados. Ajudar ao brasileiro com capacidade intelectual para frequentar um curso de medicina, mas sem a capacidade financeira issso não fazem.

Governo demagogo

Reply

Não seria interessante a imprensa entrevistar as equipes médicas que trataram Lula e Dilma de câncer, para saber a opinião dos mesmos sobre o tema?

Reply

A 20 dolares/mes, mais ou menos o que o SUS paga.

Reply

No meio do caminho dos médicos cubanos há um livrinho chamado constituição. Serão remunerados pelo governo e trabalharão em hospitais públicos, portanto, serão servidores públicos. Há dois impedientes: Estrangeiro não pode ocupar cargo público (salvo se naturalizado, quando deixa de ser estrangeiro) e não pode haver assunção em cargo público regular (isto não é função de confiança ou assessoramento) sem concurso público. Aqueles que rezam para o Foro São Paulo esquecem-se que no Brasil ainda há constituição. Qualquer contratação de estrangeiros por ato da Presidência da República, ou, em sua omissão acaso praticado o ato por seus subordinados, com violação dessas regras, implica em improbidade administrativa e, por extensão, em crime de responsabilidade (arts. 4o, V, e 9o, 3, 4 e 5, da Lei 1.079/50).

Reply

Eu entrarei em greve .Só atenderei emergencia.Toda classe médica deverá fazer o mesmo É a linguagem que oa petralhas entendem.Marcarei com um x as poltronas vermelhas que os safados fizeram com os estadios que fizeram com meu dinheiro.

Reply
MÉDICO DE VERDADE mod

Esse pessoal é tão competente que tratou o Chaves. Sugiro que eles ensinem o pessoal do Sírio-Libanês e seja contratados lá.

Reply

Foi exatamente assim que comecaram na enezuela!Quem disse que eles desistem?Estamos seguindo a passos largos rumo ao um glpe petista!

Reply

Foi exatamente assim que comecaram na enezuela!Quem disse que eles desistem?Estamos seguindo a passos largos rumo ao um glpe petista!

Reply

Nosso problema não são os médicos cubanos que reprovam no exame do CRM. O nosso grande problema são os médicos formados no Brasil que reprovam no exame e obtém o direito de exercer a medicina, porque o exame é obrigatório, mas que quem o faz, mesmo não sendo aprovado, exerce a medicina. E o pior é que o índice de reprovação dos NOSSOS médicos é superior a 60%. É mole ou quer mais?

Reply

Cel.
O que que cuba tem que aqui não tem, charuto. O que que aqui tem que cuba não tem, petralhas. O que os petralhas querem de cuba....



Toloco

Reply

.......Brasil capital Havana, já estou vendo o Diretor do Sírio Libanês, Reitores, Presidente dos Correios, Chefe da Marinha, Aeronáutica, Exercito, e outros cargos importantes, todos falando espanhol..."tamofudido"!

Reply

O PT quer os filhos de Fidel Castro corrompendo nosso povo. Ora, serão 6.000 comunistas intocáveis, cubanizando o interior brasileiro! Quero ver agora o CFM e mesmo a OAB, defendendo a nação. Tem que gritar contra essa canalha.

Reply

Coronel,

repito aqui o site para assinar a petição pública CONTRA A CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS CUBANOS!

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N40025


ACORDA BRASIL!

Flor Lilás

Reply

Negocio é o seguinte que esses comunistas vão pra cú-ba que pa#$%&*riu, e tenho dito, porque eles não vão clinicar no afeganistão, iraque e outros lugares mais calientes???

Reply

CFM é o que está em campanha para acabar com o protocolo de confirmação de morte encefálica, né? Diz que somos cuidadosos demais co essa questão, que o tempo entre uma verificação de atividade cerebral e outra deve ser reduzido de 6 para 1 hora e sem necessidade de ser feita por NEUROLOGISTA, podendo QUALQUER MÉDICO ATESTAR A MORTE para ficar mais fácil arrancar órgãos para transplante. Haja Virgínias não é mesmo?
O Dráuzio Varella já disse que para quem está morrendo é irrelevante a constatação da morte cerebral, que não faz diferença para o 'paciente'. Podem procurar na net... Já estão preparados, vocês aí, para serem transformados e Paulinhos Pavesi da vida? Tendo a vida encurtada para servir de peça de reposição em transplantes que fazem médicos cada vez mais ricos?
A justificativa do CFM é de não há neurologistas em todos os lugares para a testagem em potenciais doadores, vale dizer pessoas jovens e saudáveis gravemente acidentas ou baleadas. Para que tentar salvar se pode gerar fonte de renda para médicos transplantistas não é mesmo?
Em vez de lutar para ter neurologistas em todos os hospitais, eles do CFM preferem manter a falta porque, afinal, pode facilitar o fornecimento de doadores.
CPI da Doação e Tráfico de Órgãos nem a Fátima Bernardes lembra mais né? Pena não ser o filho dela a entrar meio inconsciente num hospital e aproveitarem para arrancar os órgãos, que vão salvar vidinhas de outras criancinhas, e de velhos políticos envolvidos em evasão de divisas...
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/conselho-de-medicina-discute-atestar-morte-cerebral-sem-neurologista

http://ppavesi.blogspot.com.br/


Não é contraditório o CFM cobrar competência de u lado e dispensar capacidade para atestar morte encefálica?

Reply

O único comentário sensato aqui é o da Lia. Os outros são comentários de imbecis desqualificados. Num país em que a classe média fez da formação em medicina uma verdadeira guilda medieval, absolutamente digna da pena de um Goya, seja cubano, espanhol, português ou boliviano, o médico estrangeiro que aqui se estabelece tem melhor qualidade profissional do que a maioria que aqui se forma. Médico que não trabalha em periferia nem nos rincões afastados do interior tem que calar a boca e baixar a cabeça. A população já está com o saco cheio de filhinho de papai que trata pneumonia com sonrisal.

Reply