PT prepara-se para defender Lula de acusação de corrupção.

Num documento em que prega a necessidade de produzir uma narrativa histórica própria sobre os dez anos em que comanda o governo federal, o PT se diz vítima de uma campanha de desmoralização e compara o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Getúlio Vargas e João Goulart. Chamado de "carta convocatória" para seu quinto congresso nacional -que é o fórum máximo para decisões sobre o rumo do partido-, o texto é assinado pela direção do PT e aponta temas que deverão ser debatidos. 

Na carta, o PT afirma que Vargas e Goulart foram vítimas de uma "insidiosa campanha de forças políticas" que visavam desestabilizar seus governos, mesmo processo que estaria sendo orquestrado, desde 2003, para desconstruir a era Lula. O presidente Vargas se suicidou em 1954. Em sua carta-testamento, tratou o gesto como uma resposta a "forças e interesses contra o povo". Jango foi deposto em 1964, o que deu início à ditadura militar no país. 

"A partir de 2003, de forma intermitente, tratou-se de anular os notórios êxitos do governo, com campanhas que procuravam ou desconstruir as realizações do governo Lula ou tachá-lo de 'incapaz' e 'corrupto'", diz o documento petista. "Sabe-se que denúncias de corrupção sempre foram utilizadas pelos conservadores no Brasil para desestabilizar governos populares, como os já citados casos de Vargas e Goulart", conclui. O texto não cita o julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal, que condenou ex-dirigentes e homens fortes do PT pela compra de apoio político no Congresso Nacional.

No entanto, deixa implícita uma menção ao caso ao afirmar que "grandes episódios de corrupção" dos governos Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e Fernando Collor (1990-1992) "nunca mereceram investigação que levasse seus responsáveis à punição pela Justiça. O congresso do PT está marcado para para fevereiro do ano que vem, mas antes a sigla realiza eleições internas. Em 2014, acontece a eleição presidencial que definirá a sucessão de Dilma Rousseff. 

VERSÃO PETISTA
O texto de convocação ataca a mídia e "grupos incrustados em setores do aparelho de Estado" como substitutos dos partidos da oposição em uma suposta tentativa de desqualificar o PT. Diz ainda que o partido precisa "construir" uma "narrativa" própria sobre os últimos dez anos. "O PT não foi capaz, até agora, de construir plenamente uma narrativa sobre o período histórico que se iniciou em 2003. [...] A ausência de um balanço aprofundado de nossa experiência de governo e de nossa presença na sociedade dificulta a construção e a continuidade do nosso projeto político", justifica a sigla no documento.

A carta petista contém algumas autocríticas. Afirma que o partido deixou de lado o debate interno e que perdeu a capacidade de mobilização sobre setores que tradicionalmente o apoiam. "O debate interno está rarefeito. Sofremos um processo de burocratização e assistimos a um debilitamento de nossas instâncias coletivas de direção", afirma. O texto diz ainda que é preciso atualizar a agenda estratégica petista e empreender um esforço para decifrar os anseios de "novas classes" sob pena de o partido não ser reconhecido por eles como seu principal benfeitor.

Além disso, a convocação fala que é preciso formular uma proposta para acelerar o crescimento econômico e prega o desenvolvimento de uma estratégia para promover a "internacionalização do PT" como representante de um novo ideário socialista.(Folha de São Paulo)

42 comentários

Sr Coronel:


Espero que o sr tenha aproveitado bem a suas mini férias,espero que suas baterías estejam plenas de energia,pois este 2013 vai pegar.
Bom retorno,excelente 2013,ano da profilaxia política.


Saudações

Reply

Defender algo indefensável !!!
Defender algo deplorável !!!
O lado positivo disso, é que quanto + tentam defender, acabam mostrando que ele é culpado kkkkkkkkkkkkkkkk
Ou seria o contrario quando bandido defende bandido ?

Reply

Coronel,

Que dúvida!!

O Gilbertinho avisou!!

Como elles não conseguem mobilizar "as massas", vão de "internet" mesmo!!!

JulioK

Reply

A quadrilha é forte, poderosa e muito unida.

Reply

Nooojo dessa rede glooooobo, ontem exibiu o filme do Molusco.
Como pode um emissora desse porte dar apoío para um BANDIDO, CHEFE DA QUADRILHA que cometeu os piores crimes contra a populçao brasileira!!!!!!!!

Reply

Os "di combattimento" vão se reunir de novo.Como gostam de reunião esses pilantras.

Reply

Em 2013 vou continuar batendo no PT em qualquer oportunidade!!!
Porteiro, taxista, pedreiro, domestica, pastor;todos q tive contato, mostrei a verdade e com fatos e, sem nenhuma excessao, mudaram de ideia, indignaram e divulgaram!
Com linguagem simples e bordoes eles caem na real facil!

Vamos coturneiros continuar esse trabalho de formiguinha, pq o PT esta com dias contados!!

" PT é partido de ladrão!"
"PT quer tomar seu dinheiro!"

Reply

Os petistas estão DESARVORADOS! Eles acintam a Nação há 10 anos com notícias diárias de contravenções, escândalos escabrosos de corrupção e desrespeito à Constituição e têm o displante de se fazer de vítimas e divulgar essas falácias de trambiqueiros tentando disfarçar seus crimes.
Esses discursos não surtem mais o menor efeito. Haja vista a militância esfarelada, desfeita, sem rumo e sem ânimo de fazer qualquer participação em defeza de petistas, mensaleiros, principalmente Lula a maior vergonha para o Brasil perante o mundo, sempre fazendo cara de paisagem, nunca sabendo de nada(um alienado por natureza) sobre os crimes divulgados, acontecidos no seu governo, debaixo de seu nariz, com participação de seus homens de confiança, suas manteudas, sua corja safada e impossivel de serem negados. Essa intimidade com Rose fala por si, não é o povo que fala.
Ninguem fala mal de petista, apenas comentam as calamidades que eles cometem. A incompetência petista sempre foi escancarada, Dilma recebeu o governo com um PIB de 7,5% e 2 anos depois (hoje) conseguiu reduzi-lo a ZERO? Ella fala que um País para ser rico não pode ter pobres, mas dona dilma deve prestar atençao porque o que mede a riqueza é o PIB que ela reduziu a zero, além do que pobre precisa de emprego para viver dignamente, bolsas e cotas não deixam ninguem rico e é uma distribuição de renda enganosa e criminosa, porque parte da população trabalha honestamente para sustentar o curral eleitoral de pobres que vadia o ano todo, vota nela e faz 1 filho por ano para receber mais bolsas. Os fatos não mentem, quem mente é o PT com suas bravatas mirabolantes e seus discursos desesperados.
Só falta assumirem a verdade de que o céu de brigadeiro já acabou para os petralhas.

Reply

"internacionalização do PT"????

Como representante de um novo ideário socialista????

Aí o mundo acaca de vez!

Reply

Conversa fiada petralha.
Collor, um reles escoteiro, foi cassado por muito menos que o Mensalão.
FHC também foi bem marcado pelo PT e este teve dez anos para investigar. E o que acharam?
Nunca o Brasil esteve numa fase tão ruim em termos de moralidade política.
Gutenberg

Reply

o pt vai exportar o modus operandi do mensalão?

Reply

Seja benvindo coronel , estava fazendo muita falta . Que o breve descanso tenha lhe feito bem carregando a bateria para a batalha contra os corruptos de sempre ( leia-se petistas ) Assinado-boba do brasil

Reply

Sobre o folme de ontem... sabe como é Ano Novo, fechamento de contrato de publicidade...CEF... Cotinthians

Reply

Só mesmo bandidos para defender um bandido desse tipo,que Deus tenha piedade de nós.

Reply

O NOJO, ASCO, REPULSA tomaram conta do país.

Não tenho dúvidas de que isto vai acabar muiiiito mal.

Reply

Só sei, que se a Eskerdopatia Petista estivesse
num País Comuista como a China, estaríamos angariando
"fundos" pra Famíglia Petralha indenizar as inúmeras balas
perdidas nessas Fôssas OcciPTais, de Coparasas, Melientantes,
Condenados, CorruPTos e Ladrões dessa Organização Criminozzia {P/T}.
(Ronaldo Seglis)

Reply

Bem-vindo de volta, Coronel!

Sentimos sua falta!

2013 promete ser um ano de muitas emoções e grandes embates. Vamos ver!

O final desse texto da FSP é um alerta para os ingênuos: "...o PT como representante de um novo ideário socialista". Precisa ser mais claro que isso para mostrar para onde estmaos caminhando?

Reply

Coronel
Bom te-lo de volta.
Internacionalização do PT? E do seu ideário? Já não lhes basta a sujeira asquerosa que andam aprontando por aqui e querem agora levar sua "obra" lá pra fora? É isso?
Será que esses quadrilheiros não têm um mínimo de senso de autocrítica, de compostura, de vergonha na cara?
É... não têm e nunca vão ter.
E o pior é que o rebanho,dopado por propaganda mentirosa e esmolas anestesiantes, continua bovinamente votando neles. Até quando?
E cadê a Oposição, aquela com letra maiúscula?
O líder dela é o Aecio? É? - Então tá.
Pobre Brasil.
Cabo

Reply

O silencio do Lula tem pego muito mal; só "fala" por meio de interlocutores do partido que querem defendê-lo e também a si pois seriam subsidiados pelo partido para fazê-lo, e não quereriam perder a boca.
Acredito que não teria nenhum comparecimnto a carreatas ou comicios, doravante; a sua atitude tem sido de acovardamento e não de enfrentar de cara os críticos ou adversarios; afinal, quem cala consente.
Deveria no mínimo ter dado alguma satisfação; a não ser que ache que já somos dele, como galinha do terreiro...

Reply

O silencio do Lula tem pego muito mal; só "fala" por meio de interlocutores do partido que querem defendê-lo e também a si pois seriam subsidiados pelo partido para fazê-lo, e não quereriam perder a boca.
Acredito que não teria nenhum comparecimnto a carreatas ou comicios, doravante; a sua atitude tem sido de acovardamento e não de enfrentar de cara os críticos ou adversarios; afinal, quem cala consente.
Deveria no mínimo ter dado alguma satisfação; a não ser que ache que já somos dele, como galinha do terreiro...

Reply

Eles precisam desse alienado chefe da quadrilha porque cara de pau e corrupto como Lula nunca existiu no planeta nem existirá, e para servir de escudo e líder de ladrões só mesmo um porralouca, mentiroso e desavergonhado como esse pinguço, que tmbém defende seus capangas porque precisa deles para se manter com poder. Ou elles defendem Lula e sobrevivem ou acabam todos na mesma vala comum.

Reply

Malditos eleitores dessa corja que nos obrigam a isso há anos, em troca da eterna miséria a que estarão sujeitos enquanto acreditarem que o lulismo seja a continuação da vagabundagem de que tanto gostam.

Reply

Seria uma boa se eles "internacionalizassem" o "bando", principalmente se fosse nos EUA, seriam presos bem rapidinho, bastaria a primeira metida de mão na cumbuca....

Reply

Pois eu comparo lula a Getúlio. E para que não haja dúvidas sobre isso. Que ele enfie uma bala no peito. Comparação melhor não há.

Reply

Volte, Coronel, mas volte com a macaca esfolando vivos esses corruptos petistas.

Reply

Joaquim Barbosa ainda há de ter muito trabalho pela frente para enquadrar o maior safado da história deste país!


Chris/SP

Reply

Um termo bem antigo para os petralhas,já que falaram de Vargas e Jango:SAFARDANAS.

Reply

nenhum dos 3 deveria ter nascido

Reply

A TÁ VÃO INTRNACIONALIZAR O PT OSSA VAI SER ÓTIMO ASSIM O MUNDO TODO VAI SABER QUAL A PARTIDO MAIS CORUPTO DESTA INTERNACIONALIZAÇÃO ... VAI SER LINDO DE VER . ESSES CARAS ESTÃO VIAJANDO NÃO SABEM MAIS O QUE DIZER OU FAZER PARA SE SAFAR . E CADA DIA APARECE UMA NOVIDADE , OLHA O CASO DA VERIADORA DE PONTA GROSSA PR . QUE PARTIDINHO ESPERTO VIIIIIGI. CONTINUEM ASSIM NÓS ADORAMOS VER NOTICIAS DAS TRAPALHADAS DE VCS .QUE 2013 SEJA DE ARRASAR.

Reply

Eles pararam de fazer o debate interno porque estavam muito preocupados em roubar os cofres públicos para se perpetuarem no poder.
São uns sem noção : quer dizer que antes de se tornarem governo, eles eram conservadores? Viviam denunciando corrupção até mesmo onde não havia, denegrindo o nome de gente séria.

Reply

Premeira providência: regulamentar os sindicatos, tirá-los das mãos desses mafiosos e devolvê-los para os seus donos legítimos: os trabalhadores! Fora cambada de safados!

Reply

Premeira providência: regulamentar os sindicatos, tirá-los das mãos desses mafiosos e devolvê-los para os seus donos legítimos: os trabalhadores! Fora cambada de safados!

Reply

Esta no DNA do político brasileiro, todos roubam, mas ninguém, EM CONJUNTO, todos os escalaões roubou tanto como a turma do PT. Agora chama a atenção o grande esforço do PT em defender o Lula. Defender do que? Ele nunca foi acusado de nada, não é mesmo. Fica claro que a turma do PT sabe muito bem de todos os malfeitos, que ele se meteu e sabe também que a Justiça está batendo na porta dele. Prova. Ele indicou um poste para concorrer em São Paulo, o cara ganhou e ele não veio na posse. Algo estranho está acontecendo, pois ele que gosta muito de aparecer não iria perder esta e ficar escondido.

Reply

Getulio e Goulart foram dois idiotas que tinham meia duzia de amigos que enriqueceram no seu entorno, e sumiram ma hora do aperto. Esse Lula eh bem mais perigoso, pois alem de muito mais dinheiro, tem essa porra de PT, quadrilha organizada e estruturada.

Reply

fizeram essa:

O lula é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo.

eu faço essa:

LULA, ladrão, andou com ele? vai junto no mesmo camburão.

Reply

FELIZ ANO NOVO!
coronel, isto é sinal de desespero da petralhada.

Reply

PT, socialista é a....

Reply

Lula comparado a Vargas!?
Quem sabe essa praga se inspira e comete suicídio!
Quanto ao resto.... lá vem propaganda mentirosa usando nosso dinheiro.
Quais realizações?
O mensalão?
O PIBIFIO?
O apagão de infraestrutura?
O apagão da educação?
O apagão dos aeroportos?
A menor balança comercial em uma década?
A explosão de cargos comissionados?
A explosão de estatais inúteis?
A decadência da Petrobras?
O "pleno emprego" com seguro desemprego e bolsa família crescendo sem parar?
A Bolsa BNDES para os empresários cumpanheru?
A formação de uma base política que une tudo de ruim da direita até a esquerda pra lotear o Estado?
Mas tem que ser muito cara de pau para querer vender esses 10 anos de destruição como realizações!
E tem que ser muito idiota pra acreditar nesse bando de vigaristas!
Gino/SP

Reply

Concordo com o Anonimo das 11.00

Também combati e muito o PT em 2012, e vou continuar neste ano. Falei da amante do Lula prá mais de 40 pessoas, do povão, que nada sabiam...falo do verdadeiro Lula e PT, dos malfeitos, é porteiro, cozinheira, garçom e por aí vai.
Esse é nosso papel mais importante, pra acabar com essa corja.
A gente chega lá! não podemos é desistir ou deixar de fazer alguma coisa realmente concreta.

Reply

Frase de Abraham lincon Tem tudo a Vê com Lulão do mesanlão:
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo..."

Reply

Jura???????????? Muito bom! Sinal que a coisa tá pegando.

Espero que o ajuntamento já vá juntando o dinheiro para pagar a multa depois da condenação do chefe-mor da corrupção nacional pra depois não ficar tendo que fazer cotinha com os correlegiários... ehehehehehehehe

Reply

O PT é um "partido" de quadrilheiros e agora não tem mais em quem colocar a culpa.
Assim, procura esconder suas mazelas apelando para o que supostamente fez no passado, como se isto fosse excludente de criminalidade.
O que precisamos saber é quantas contas o Lula possui no exterior e a quantidade de dinheiro que se apropriou dos Cofres Púlbicos.
Se o PT quer lavar a suposta honra do seu líder, então que demonstre que ele nada fez, pois neste caso o ônus da prova é dele.

Reply