O STF (Supremo Tribunal Federal) selou nesta segunda-feira (1º) o entendimento de que o mensalão foi um esquema de desvio de dinheiro público para a compra de votos parlamentares e apoio político nos primeiros anos do governo Lula (2003-2010). Para a maioria dos ministros, o objetivo era aprovar projetos de interesse do Executivo no Congresso, como a reforma da Previdência.
Com esse julgamento, o Supremo rejeitou a tese da defesa de que houve um caixa dois eleitoral, defendido pelos acusados nos últimos sete anos e que beneficiaria os réus pois já estaria prescrito.
A decisão dos ministros também rebate a tese do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de que o mensalão era uma farsa.
Os ministros do STF já consideraram válida a primeira parte da acusação, a de que houve desvio de verbas públicas que, misturadas a empréstimos bancários fraudulentos, abasteceram o esquema que envolveu o empresário Marcos Valério, seus sócios e funcionários nas agências de publicidade, além da cúpula do Banco Rural.
Agora, só falta confirmar quem corrompeu. Estão entre os acusados o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o ex-presidente do PT, José Genoino. O relator do caso, ministro Joaquim Barbosa, deve começar a tratar dessa fatia na quarta-feira.
Até agora, o Supremo já condenou 21 dos 37 réus por crimes como, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. Entre eles estão os principais líderes do esquema: como Marcos Valério, a dona do Banco Rura, Kátia Rabello, além de Jefferson e dos deputados Valdemar Costa Neto (PR-SP) e João Paulo Cunha.
Foram inocentados quatro réus : Geiza Dias, funcionária de Valério, Ayanna Tenório, do Banco Rural, Antonio Lamas, do ex-PL (atual PR) e do ex-ministro Luiz Gushiken, por falta de provas.(Da Folha Poder)
13 comentários
Coronel, conforme previsto na legislação eleitoral, o candidato que for eleito comprando votos tem o registro ou mandato cassado, portanto compra de voto´anula a votação recebida pelo candidato.
ReplyNo caso do Mensalão, ficou provada a compra de votos de parlamentares para aprovarem matérias enviadas pelo governo lula ao Congresso, como mostra o STF. Assim sendo, cabe ao mesmo STF anular a reforma da Previdência, a qual foi aprovada com os votos dos mensaleiros, pois o FHC passou 8 anos querendo aprovar essa reforma e não conseguiu, enquanto o lula conseguiu a aprovação no 1] ano de governo, principalmente o desconto dos aposentados.
com venia do coronel quero dizer que quem inventou o tal de dinheiro nao contabilizado foi o meliante petista delubio soares. o metalurgico embora muito0 falante sofre da ausencia de cerebro tal qual papagaio de pirata.
Replytks verymuch, sir
em tempo: min barbosa para presidente 2014
Cel,
ReplyCristiana Lobo deve estar inconsolável.
o Min. Celso De Melo acertou em cheio, era uma quadrilha preparada pra limpar os cofre Públicos.
Reply"O voto de Celso de Mello tem de ser transcrito, impresso e distribuído a milhões de brasileiros. Deveríamos andar com ele no bolso para nos lembrar de que um Brasil civilizado ainda é possível!" - Reinaldo Azevedo.
ReplyConcordo integralmente. O voto de Celso de Melo foi formidável.
A estas alturas o Lewa deve estar se sentindo totalmente desmoralizado. Bem feito!
Chris/SP
O Homem da capa preta levou outros gatunos para a perda dos direitos políticos e talvez para a cadeia.
ReplyPoucos ministros mantém a posição covarde do Enroladowsky, o petralha da corte e inimigo do Joaquim Barbosa o principal demolidor do velho navio petralha, o tiro de misericórdia pode vir antes das eleições, dependerá do ENROLADOWSKY ser obrigado a dar o voto em um dia e rever, e não fazer a RELATORIA PETRALHA, logo o pinguço estará com o destilador de MARIA-LOUCA, preso e cumprindo pena, Dirceu e outros.
O pau d'água vai à vara singular processo levado pelo Barbosa, nosso Capa-Preta favorito.
-
KÁTIA ABREU PARA PRESIDENTE E JOAQUIM BARBOSA A VICE-PRESIDENTE.
Coronel
Replyeste blog, o mais independente da blogosfera nacional, agora tem que encampar a bandeira da cassação do registro da quadrilha disfarçada de partido político.
a justiça eleitoral não pode assistir a toda a cúpula de um partido, inclusive seu então presidente, ser condenado por formação de quadrilha e outros bichos, e manter o registro deste partido na justiça eleitoral.
cassação já!!!
O barba suja, o chefão da quadrilha, a essas horas deve estar
Replyimplorando para que o tumor volte e o leve duma vez para as profundezas do inferno, pois agora a casa caiu. Pagaria pra ver a cara dele e do safado do Zé Dirceu, o sub-chefe do bando, depois dessa última sessão do STF.
Coronel, será verdade mesmo que o Traécio disse que o 9dedos age como líder de facção? http://br.noticias.yahoo.com/a%C3%A9cio-diz-lula-age-l%C3%ADder-fac%C3%A7%C3%A3o-160700439.html
ReplyAcabou a brincadeira de pensar que o País acreditaria em tudo. Onde estão as mobilizações rua?
ReplyHoje foi jogada a pá de cal.
Boa Noite Cel
ReplyA quarta feira promete, vem bomba também no COB, pelo menos é essa a promessa que ouvi no programa Linha de Passe da ESPN, com direito a pronunciamento do Dep. Romário. Podemos pular essa terça? Oh diazinho para atrapanhar...
CAP. CAVE:
ReplyBoa noite CORONA
O que devemos fazer para eliminar de vez o partido dos trambiqueiros,safados, ladrões do dinheiro publico,corruptos,etc,etc,etc?
Vamos levantar essa bandeira juntos,como primeiro passo e num segundo eliminar o imposto sindical, ai seria engraçado ver os meninos terem que trabalhar( que ė isso?) para ganhar o pão de cada día, como uma pessoa comum.
Sr Coronel:
ReplyCom todo respeito sr Coronel,quem inventou isso de caixa dois foi o dr tomas vinte de banqueiro ladrão,fui sutil?
Esse banqueiro que pagou vinte milhões,deve estar chorando não o dinheiro,pois no Brasil nasce um bobo por minuto,então vai ser facil recuperar,está chorando por ser BURRO
Saudações