Novo ministro do STF não responde, não garante e não promete nada

Minha opinião no twitter

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), suspendeu na tarde desta terça a reunião em que sabatina o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teori Zavascki, indicado pela presidente Dilma Rousseff para compor o Supremo Tribunal Federal (STF). Eunício disse que cumpria a previsão do regimento interno do Senado segundo o qual, com o início da sessão de votação em plenário, os trabalhos das comissões temáticas da Casa têm de ser obrigatoriamente encerrados. Eunício disse que a retomada da sabatina ainda nesta terça dependerá do ritmo de votação do plenário, que tem de analisar a polêmica medida provisória do Código Florestal.
 
No rápido tempo que esteve disponível para os questionamentos, Teori Zavascki não quis responder às perguntas sobre se vai participar do julgamento do processo do mensalão. No entender de Zavascki, se ele comentar se votará na ação penal do mensalão estaria automaticamente impedido. "Eu vou pedir licença para me escusar de responder", afirmou. Na sua fala, o ministro ressaltou que esse questionamento tem lhe deixado "muito desconfortável". (Estadão)

Atualizando por Lauro Jardim, da Veja:

"A sabatina de Teori Zavascki no Senado acaba de ser adiada para depois das eleições. A decisão tomada por José Sarney atende aos argumentos da oposição que desconfiava da nomeação repentina do novo ministro do Supremo. A sabatina tinha sido interrompida hoje e seria retomada amanhã."

30 comentários

sabonete!!!

Reply

Prezado coronel
Pelo que vi na TV Senado, o novo ministro já entrou com as calças borradas.

Reply

Tá começando mal....

Reply

Não confio em mais ninguém.

Reply

Está prontinho para melar o julgamento. Foi este o acôrdo. por isso a pressa. Ou a oposição pede vistas para estudar o curriculum vitae dele ou estamos perdidos. Ele veio para melar.

Reply

Coronel,
nunca pensei que iria elogiar o Sarney.

Reply

Depois das eleições ?
Oras, deveria ser depois do julgamento, isto é, só em 2013.

Reply
lulla vá tomar no SUS! mod

Estava mais do que clara a intenção da "cumpanhêra" estella/vanda em aparelhar o STF e tirar o fiofó de seu "companheiro de armas" zé caroço do retículo de J. Barbosa...

Exatamente como fez com a Comissão de Ética Pública forçando a aprovação de seus "apaniguados", o que veio a desencadear na saída do Min. Sepúlveda Pertence.
Uma perda enorme para o Brasil e uma ferida de morte na desenganada Ética Pública que agoniza desde 2003 na UTI do Palácio do Planalto.

Mas ética é coisa que não combina com terroristas, assaltantes de bancos ou MENSALEIROS...muito menos com HONORÁVEIS BANDIDOS em cargos de Senador.

Alguém estaria perdendo muito com essa indicação à "toque de caixa" num parlamento cuja marca registrada é a VAGABUNDAGEM e o ROUBO do DINHEIRO PÚBLICO. Por isso o pé no freio.

Ademais as respostas "ensaboadas", evasivas, e pouco precisas do indicado (ou indiciado) Teori Zavascki já deixa a suspeita de que prá fazer boa coisa esse sujeito não veio ...

... e ainda tem esse cheiro de merda no ar que a gente não sabe de onde vem.

Reply

vai participar, sim...

ridículo para quem terá apenas cinco ou seis anos de STF e encerra a carreira dessa maneira melancólica...

Reply

A RESPOSTA DE ZAVASCKI E A LÓGICA

Vamos submeter a resposta de Teori Zavascki a um encadeamento puramente lógico. Ele não disse se vai ou não participar do julgamento do mensalão. Argumentou que isso seria se pronunciar sobre o processo. Não seria. Mas digamos que fosse… Eis o busílis: nessa hipótese, ele ficaria impedido de participar. Logo, se não quer dar aquela resposta porque considera que isso provocaria seu impedimento, pode-se inferir que tem a intenção de… participar.

Reinaldo Azevedo

Espero que este ministro tenha bom senso! Os brasileiros estão de olho!!!


Chris/SP

Reply

Se o problema é o mensalão, basta adiar a sabatina. Não estou entendendo o drama.

Reply

Visão de Reinaldo Azevedo! Vale a leitura:

PERGUNTAS PARA ZAVASCKI: “O SENHOR DIVIDE O BISCOITO RECHEADO ANTES DE COMÊ-LO? QUEM LEVARIA PARA UMA ILHA DESERTA? PREFERE PRAIA OU CAMPO?”

(...)
Vamos pensar. Toda e qualquer questão, por mais teórica que seja e por mais que transite apenas no mundo das teses jurídicas, sempre dirá respeito, de algum modo, a temas que estão no Supremo. Se o ministro alegar que não pode dizer isso ou aquilo porque estaria antecipando juízo, que as sessões da CCJ se dediquem então a indagar questões transcendentais como:

– Ministro, qual é seu prato predileto?
– Qual é a sua música predileta?
– Quem levaria para uma ilha deserta?
– Prefere prosa ou poesia?
– Praia ou campo?

Ora, tudo, reitero, remete a questões em curso no Supremo, como observou muito bem o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). A ser assim, sabatina pra quê? Se alguém quisesse saber do ministro se ele considera que a Nina é tão bandida quanto a Carminha porque, em nome do combate ao crime, outra série de crimes não pode ser cometida, isso certamente esbarraria em alguma causa que transita no corte. Ou o Brasil não está cada vez mais suscetível à tese do bandido justiceiro?
(...)
A prevalecer a linha adotada pelo indicado em sua curta participação na comissão, o processo do mensalão se transformou agora num instrumento para manietar a CCJ, que está tendo cassada a sua prerrogativa de receber respostas do ministro.

http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/perguntas-para-zavascki-o-senhor-divide-o-biscoito-recheado-antes-de-come-lo-quem-levaria-para-uma-ilha-deserta-prefere-praia-ou-campo/

A oposição precisa INSISTIR em respostas, e não em aceitar tergiversação.

Chris/SP

Reply

Coronel , ai tem coisa . Qual será o argumento usado pela oposição para que o Sarna adiasse a sabatina ? Foi no minimo convincente né ? É só escafunchar que desse mato sai cachorro ou......,,,,,,,,....,,,..,

Reply

Esse Zavascki está se escondendo, não está sendo tranparente quanto devia, está tendo um comportamento obscuro, não convincente, portanto esse CARA NÀO DEVE participar da Suprema Corte. Chega de petralha avacalhando a Nação brasileira. Se foi escolhido por Dilma, uma amiga do corrupto Lula e integragrante da SOC, só isso já basta para não ser aprovado. Vamos lipar o Brasil de autoridades vendidas a bandidos.

Reply

A oposição tem que pedir vistas e adiar a entrada desse estranho ser no STF. Não dá para ver lisura nessa indicação, o cara chega gaguejando parece que quer esconder alguma coisa.

FORA PETISTAS!
CHEGA DE PETRALHA ATRAPALHANDO O BRASIL!

Reply

Vetaram a sabatina do Papai Noel do PT???? Acho é pouco!!
"Teori Chavaska" o ministro sabonetinho vermelho do PT!!!

Gililiu

Reply

Senadores da oposição de bosta, xispem esse petralha vagabundo que quer se infiltrar no STF.

Reply

Coronel,

Corretíssimo!!!!!!

JulioK

Reply

Não quis responder?? Pera aí, como assim? Quem é esse senhor, para diante dos representantes do Povo Brasileiro, eleitos por votação direta, titulares do Poder Legislativo, "resolver" que não vai responder questões cruciais envolvendo o julgamento do MENSALÃO, que é uma questão de vida ou morte da democracia e de interesse vital para toda a população?? O Sr TEORI TEM A OBRIGAÇÃO DE RESPONDER A TODOS OS QUESTIONAMENTOS DOS SENADORES! Será que não tem ninguém lá no senado para botar esse Sr no lugar dele?? PARA SER JUIZ DA SUPREMA CORTE TEM QUE SE SUBMETER PRIMEIRO À SABATINA DO CONGRESSO.

Reply

Menos mal!!!!

Reply

Juro que também jamais pensei que ainda iria aplaudir alguma atitude do Sarney.

Reply

Teori Zavascki (candidato a ministro sabatinado) tem que responder a questões concretas, em tese, obviamente jurídicas, mas que não são exclusivas do mensalão. E foram perguntadas várias.
NEGAR-SE a responder a qualquer coisa que ‘possa ter relação’ com algum caso em específico é ENROLAÇÃO pura e simples.
Vão falar sobre o que então na sabatina? Receitas de bolos?
Começou MUITO mal!.. e acho que vai ficar pior…
e acrescento:
Notório saber? Com respostas ambíguas e evasivas? Cadê?
Um candidato a ministro do STF que se sujeita a todo esse Circo e SE RECUSA a responder perguntas da sabatina, não merece o cargo!
Lamentável…

Reply

1) Sarney foi convencido, para não trazer o mensalão para o colo do PMDB! Sarney é safo!
2) Pense pelo lado do sabatinado. Ele sabe que a petralhada é a maioria, se ele diz que não vai participar do julgamento pode ser rejeitado. Acho que o sujeito não jogaria toda sua historia no lixo nesta hora. Sarney salvou o futuro ministro, salvou o PMDB e fu... o PT.
Melhor pra nós.

Reply

Esse adiamento me parece que contraria o que desejava o pt, ou seja dar condições ao novo min. de participar o mais rápido possível.
Realmente debaixo desse angu tem caroço.Há uma guerra pelo controle dentro do pt rolando por traz das cortinas.

Reply

Pelo pouco que se viu, ou que se ouviu, dá a entender que o ilustre 'ZAZÁ' não está, ainda, talhado para a função.
Essa escolha, a toque de caixa, deve ter um objetivo. E esse objetivo deve ser o de tentar salvar alguns peles-vermelhas.
Que a oposição fique de olhos e ouvidos atentos.

Reply

Vamos torcer pra que a teori na prátic seja outra.

Reply

Para mim, o ministro deveria se propor a ficar de fora do mensalão. Ele chegou agora e não tem qualquer condição de julgar com base nas provas no processo.

Mas, vamos ver como ele (ou seria elle?) vai se portar.

Reply
Chicão da Serra no pedaço mod

Se esse Teori fosse aprovado e, de cara, pedisse vista do processo, aí sim, o Poder Judiciário seria enterrado naquelas fossas de fezes até à boca. Não é possível que um senhor, que deve possuir ilibada reputação e notório saber jurídico, iria fazer uma cachorrada dessas. Nem que a madame governanta e o babalaorixá da banânia tivessem imposto isso a ele. Quanto à decisão do Sarney, aquele que um dia o apeDelta chamou de o maior ladrão da história desse país, foi correta. Mas, é justamente isso que nos incomoda. Será que o PMDB quer mesmo descolar do PT ou a velha raposa farejou alguma coisa no ar? Aguardemos os próximos lances. Mas que tem jaratataca querendo esguichar o mijo nas cercanias, tem.

Reply

SENADOR ÁLVARO DIAS,

no senado só existe o Sr para fazer com que esse homem responda, ou então, desde já, pedir o adiamento da sabatina para DEPOIS do julgamento do mensalão.

SOCORRO SENADOR!

Flor Lilás

Reply

É GOLPE DAS ELITE PETRALHA!!!!!!

Será que ele também foi instruido pela cpi do cachoeira? Também conseguiu um habeas para se recusar a responder aos representantes do povo?

É GOLPE,É GOLPE, QUEREM PARAR O JULGAMENTO DO MENSALÃO!"

Reply