No mais recente bate-boca nas sessões plenárias do mensalão – e um dos mais fortes do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) – o relator, Joaquim Barbosa, e revisor, Ricardo Lewandowski, discutiram nesta quarta-feira sobre a relevância e o descarte de depoimentos de algumas testemunhas. Com duras palavras, Barbosa chegou a acusar o colega de tribunal de fazer “vista grossa” a interrogatórios relevantes nos autos, como os de Marcos Valério e de sua funcionária, Simone Vasconcelos, e insinuou que o magistrado usava de “hipocrisia”.
O embate começou após Ricardo Lewandowski ter afirmado ter dúvidas sobre a participação do tesoureiro informal do PTB, Emerson Palmieri, no controle das finanças do partido e até na distribuição de recursos do valerioduto. O ministro revisor apoiava seu voto, entre outros, no depoimento do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Múcio Monteiro, ex-filiado do PTB, sobre os reais poderes de Palmieri na agremiação política. Foi interrompido de pronto por Joaquim Barbosa.
O relator disse que, como contraponto a seu voto, Lewandowski poderia ter divergências jurídicas ou filosóficas, mas nunca interpretações factuais opostas, como no caso da participação de Emerson Palmieri no mensalão. “Divergências factuais não (podem). Não podemos fazer vistas grossas”, disse.
Como contra-ataque, o ministro Lewandowski ironizou o colega de plenário e sugeriu que o adversário poderia até encampar uma tese pela abolição da figura do revisor. “Se Vossa Excelência não admite divergência, propusesse à comissão de redação do tribunal que abolisse a figura do revisor. Para que a figura do revisor? Quer que eu coincida em todos os pontos de vista com Vossa Excelência? Vossa Excelência disse com todas as letras que eu fiz vista grossa. Não será Vossa Excelência quem dirá o que tenho que fazer”, rebateu Lewandowski. (Da Veja)
Como contra-ataque, o ministro Lewandowski ironizou o colega de plenário e sugeriu que o adversário poderia até encampar uma tese pela abolição da figura do revisor. “Se Vossa Excelência não admite divergência, propusesse à comissão de redação do tribunal que abolisse a figura do revisor. Para que a figura do revisor? Quer que eu coincida em todos os pontos de vista com Vossa Excelência? Vossa Excelência disse com todas as letras que eu fiz vista grossa. Não será Vossa Excelência quem dirá o que tenho que fazer”, rebateu Lewandowski. (Da Veja)
34 comentários
Brilhante idéia do Lewandowski . Revisor desse padrão, que enrola para terminar a revisão tentando levar o processo à prescrição, que ampara bandidos, que prevarica e não luta pelos interesses do Estado para o que é pago, deve mesmo é ser abolido, e exonerado com a maior urgência.
Replysei nao...
ReplyLew parece estar mesmo eh disposto a desmoralizar o ministro Barbosa...
so que esta perdendo seu tempo...
a sociedade já tomou lado faz tempo...
e eh o do ministro Barbosa...
Não é Barbosa quem manda no Lewa, é Lula.
ReplyDesgramado.
ReplyEsse ministro é IMORAL!
ReplyQue nojo!
Que vergonha! Sem caráter!
Cel.
ReplyPenso que o excelentíssimo Min. JB não deveria entrar nas provocações (feitas de propósito) por Levandowiski. Ele está lá justamente para tumulturar, a pedido dos petralhas.
O pior é que o Luladowski expôs impropriamente a vida privada de uma secretária, que nem é ré no processo, para negar, vejam só, o mensalão. Ela teria sido amante de um político já morto do PTB, que também não é réu no processo. Expôs a vida da coitada para justificar que parte da dinheirama irregular teria sido usada para comprar um apartamento para ela.
Ele não tem nenhuma vergonha na cara, não honra sua toga, e está pouco se lixando se está ou não manchando sua reputação como ministro. Ele provou hoje que está a serviço dos petralhas. Ponto!
A minha curiosidade agora é com relação aos votos dos demais ministros.
Chris/SP
Coronel,
ReplySegundo o que já rola na rede entre jornalistas, o Datafolha que sai amanhã mostrará o Serra em segundo lugar com uns 5 ou 6 pontos de vantagem sobre o PT.
Conheço bem o tipo: sempre apelam para o deboche, o descaramento, a ironia, provocações rasteiras.
ReplyÉ lamentável que a mais alta corte do país esteja permeada com esse tipo de gente.
Infelizmente sempre haverá aqueles seres subservientes, que vendem o cargo, a honra, a dignidade, a ombridade para os reles seres que vivem no esgoto.
Amigos do blog
ReplyHoje tem debate em Veja.Com com Augusto Nunes, Reinaldo Azevedo e o historiador Marco Antonio Villa, e mais um convidado.
Não percam! Começa por volta das 19h45
http://veja.abril.com.br/ao-vivo/
Chris/SP
Depois de Lula ter dito que é "filho de mãe analfabeta", agora é Sarney que diz ser "filho de pai pobre".
ReplyCoitado, me dá até pena.
Sr Coronel:
ReplyEsse sr,nomeado por ser filho da amiga da ex-primeira dama,foi extremamente infeliz ao expor a vida privada de uma sra companheira do falecido ex presidente do ptb.
Vida privada tem que ser respeitada sempre,coisa que não acontece com os petralhas.
O caso do canalha do pallocci e o sigílo bancário do caseiro e agora com esse indicado de letícia,expondo pessoas que não tem nada a ver
Isso é o fim.
Estou com medo do que pode vir por aí.
Poderemos ter uma ditadura de direita disfarçada de esquerda entederam.
O poder da grana sempre fala mais alto
Saudações
Isso é só o começo. Esse rapaz cumpre ordens do mafioso barbudo. Quando chegar a vez do Zé Dirceu, vai defendê-lo com unhas e dentes.
Reply
ReplyO ilustre Ministro Joaquim Barbosa não deveria mais perder tempo com Lullandowski, ele é um caso perdido.
O Ministro Joaquim deve entender que Demorandowski tem uma divida com o velhaco e está pagando, até o ultimo centavo.
Logo o Ministro Joaquim deve é ter pena de Enrrolandowski, pois ele não tem vontade própria, está lá a mando do velhaco ordinário.
Coronel,
Replyimagino que o PT está pegando pesado o Levando Wiski e ele está "estressadinho".
Flor Lilás
Caros coturneiros,
ReplyComo o Coronel não liberou os comentários, informo que novo debate de Veja.com (presenças: A.Nunes, R.Azevedo, M.Villa e mais um convidado) acontecerá logo após o próximo dia de julgamento no STF.
Hoje havia 1800 ouvintes.
Os debates de Veja.com acontecem todos os dias em que há julgamento do mensalão no STF. Inicio é normalmente 19h30 e duração é de 45m. Assistam!
http://veja.abril.com.br/ao-vivo/
Chris/SP
Levandowski, irei vaiá-lo onde quer que esteja ou apareça. Espero que não frequente uma igreja.
Replybarbosa tomou de lula o respeito do povao e lula naume esta se conformando com isso pois é invejoso e naum aceita que uma pessoa vinda de uma familia muito pobre negro que ao contrario dele que que nunca quis estudar chego ao mas alto cargo com muito estudo e sacrifio e manda lewandowaski tentar desmoralizar e tirar barbosa do serio a qualquer jeito pra que pelo olhos do povão barbosa seja visto com um desequilibrado .. lula é o ser mas maldoso envejoso que existe basta ver o que ele fez com o fhc e o que faz com os adversarios politicos e ate com a propria dilma que naum passa de uma boneca na mão dele
ReplyAo tentar defender os amigos do "deus"(me livre), o rolando lero acabou por atolar um pé na m@#da. Falta o outro.
ReplyFaça bom proveito.
Se o Serra vem 4 pontos a frente,Haddad subiu, 2.
ReplyO datafolha já já publicou a pesquisa?
ReplyCorona, esse off é mais in do que qualquer outro:
ReplyIBOPE tem pesquisas impugnadas pela Justiça eleitoral com suspeitas de manipulação de resultados por todo país
http://chicoterra.com/2012/09/25/ibope-tem-pesquisas-impugnadas-pela-justica-eleitoral-com-suspeitas-de-manipulacao-de-resultados-por-todo-pais/
Esse ameba Lulewandowiski é tão desequilibrado e cínico quanto todos os petralhas. Que velho nojento e asqueroso, tanto quanto Lula. Esse fiapo de lumbriga devia ir defender assassinos em CUba, lhe cairia bem. Dá asco olhar um velho desse, magrelo de cabelos brancos e corrupto usar uma toga da Corte brasileira, é muita avacalhação com a instituição. E tem bocó la no plenário que foi contra Barbosa, em vez de mandar esse filho da comadre da `muda inútil` calar a boca.
ReplyTá vivo! Tá vivo! Tá vivo! Que ótima idéia. Pudia aproveitar e diminuir o número de juízes. No STF tem dois!
ReplyEsse velhote lambisgóia e sem escrúpulos tem que manter esse baixo nível na Corte a mando do "Çérebro" da SOC, afinal os capangas do omi estão sendo julgados alí e esse pulha ganhou a toga justamente para avacalhar esse julgamento, ainda mais que o "Çérebro" do PT não conseguiu comprar o G.Mendes e adiar esse julgamento, está mais puto ainda e exigindo que o carregador de wiski radicalize total.
ReplyVai ser rizivel ver o bostofoli e o lambisgóia filho da cumadre da galega chegar ao final desse julgamento mais ca&^%ga$#@dos que pau de galinheiro!
ReplyDeviam ser exonerados e devolver a toga.
Ele diverge. Lamentável. Todos sabemos que uma nação somente será forte se todos concordarem. Heil Hitler!!!
ReplyGalega muda faz mas uns pasteu que os cumpabheirus tão chegando Du supremu cum mais um votinhus.
ReplyBarbosa tem que ir de leve...
Replyacabara fazendo de Lew um coitadinho...
ja li hoje alguns posts sobre o assunto e Lew ja esta sendo tratado assim e Barbosa como impaciente e intolerante...
sangue frio, ministro Barbosa...
Lew eh apenas um voto...
Este Lewandowisky esta evidentemente a serviço da GANG petista do Luiz da Silva, do Dirceu.
ReplyO SEnado aparelado pelo PT, a Camara tambem. Esta base aliada é corrupção pura.
Se no Brasil o povo tivesse vergonha ja teriamos promovido a deposição destes canalhas a começar pela Leitoa Vermelha.
O EXELENTISSIMO minitro Ricardo Levandowiski, eleito por indicação do EX-presidente Lulla, já é uma vergonha nacional. Fica claro que ele está retribuindo o "GRANDE FAVOR" que recebeu sem merecer. Deveria, o Min. era estar em porta de cadeia. Lá é que é lugar de uma classe de advogados sem escrúpulos, que vivem de defender criminosos! Ele é atualmente a maior vergonha do STF.
ReplyCoronel,
ReplyRATAZANA em 27 de setembro de 2012 01:10
É óbvio que o direito de discordar existe.
Porém, a discordância aqui nesta situação é muito claramente para PROTEGER BANDIDO!
FORA PETRALHA!
Flor Lilás
O BANDEIRINHA do PT, está testando o plenário do STF com as "cretiníces estruturais", com as quais pretende instrumentar a DEFESA do PILANTRIA do ZéDIRCEU..
Reply- É pior do que imaginamos, assim como os advogados Norte Americanos entrevistam os Jurados, êsse "desqualificado" do STF, está postulando e testando estílos de defesa mais aceitas pelo colegiado, no intuíto de utilizalas para defender ZéDirceu..
- Alguém conhece alguma parente do LewandoWisky, pra nóis enfiar uma garrafa de JB ???
Esse ministreco é uma vergonha para qualquer brasileiro honesto e digno.
Reply
ReplyE o pior é que já tem ministro que está com dor de cotovelo do JB.!!!.