Cultos evangélicos viram comícios a favor de Russomanno.

Pastores da Assembleia de Deus - Ministério de Santo Amaro transformaram um culto de aniversário de seu presidente, pastor Marcos Galdino, ontem à noite, em um ato da campanha de Celso Russomanno à Prefeitura. Os pregadores pediram que cada fiel consiga cem votos para o candidato do PRB, que teve seu número de urna divulgado no púlpito. "Eu quero pedir um presente pra vocês. Levem o nome do Celso Russomanno para mais cem pessoas. Vocês têm família, parentes, pessoas onde vocês trabalham. Temos uma meta a ser alcançada", disse o pastor Galdino. 

Ele afirmou que a sede da igreja, em Santo Amaro (zona sul), recebeu 2.000 pessoas ao longo do dia. "Se todos alcançarem [a meta], com certeza conseguiremos mais de 500 mil votos pra abençoar sua vida", continuou. O pastor também instou os fiéis a gritar "glória a Deus" se quisessem "melhor saúde, transporte e educação para nossa cidade" e que os que acreditassem na vitória de Russomanno levantassem a mão. "Vocês creem que ele será o próximo prefeito de São Paulo?", pregou. Boa parte da plateia levantou a mão, aos gritos de "aleluia". O pastor disse que falava como "profeta de Deus".

Após uma oração para que Russomanno seja "bem sucedido em prol dos desígnios dessa cidade", Galdino orientou cada fiel a cumprimentar a pessoa ao seu lado no templo falando "dez, dez abraços", em referência ao número do PRB na urna eletrônica. Ele também criticou o prefeito Gilberto Kassab (PSD) e o candidato do PSDB, José Serra, que teriam sido apoiados pela igreja no passado. "O Kassab veio aqui, o José Serra veio. Quantas vezes vocês viram eles aqui? Levaram os votos, foram eleitos, desapareceram.", disse. 

Outro pastor, José Geraldo Eugênio, pediu votos em Russomanno para prefeito e na vereadora Noemi Nonato (PSB), cujo partido apoia Fernando Haddad (PT). A Lei Eleitoral veda a veiculação de propaganda eleitoral em templos, sob pena de multa de até R$ 8.000. O candidato não quis comentar a possibilidade de a igreja ter cometido infração. "[Pedir votos] É iniciativa do pastor. Não tenho nada a declarar sobre isso", disse, irritado. No culto, ele pediu "força" para a campanha. 

"A gente precisa de muita força para essa jornada, considerando. Nos últimos dias estamos sofrendo muita pancada, talvez por estarmos bem nas pesquisas. E essa força vem de Jesus", disse. O pastor Renato Galdino, presidente do "conselho político" da igreja, disse que os pregadores falaram como "pessoas físicas".

À tarde, o petista Haddad disse ver "risco de fundamentalismo" na mistura entre fé e política. Reportagem publicada ontem no jornal "O Estado de S. Paulo" relatou que os pastores do Ministério de Santo Amaro anunciariam a meta de votos em Russomanno no culto. "Jamais partidarizaria uma igreja. É uma mistura equivocada", disse Haddad, após ato na zona sul. "Não comento o que ele fala", rebateu Russomanno.(Folha de São Paulo)

22 comentários

Eu fui da Assembléia durante muitos anos, e havia, sim, uma tradição nela em relação à política: ser apolítica. Os membros dessa igreja, em passado recente, odiavam que qualquer indivíduo, seja para fazer o que for, ocupasse o altar para tratar de algo que não fosse a mensagem das Escrituras; político subir no pulpito pra falar de política era algo impensável até bem pouco tempo atrás. Mas as coisas mudaram. A popularização das igrejas evangélicas trouxe muitos indivíduos para dentro das igrejas, incluindo entre obreiros, que nunca experimentaram a conversão; jamais passaram pela experiêcnia do novo nascimento e desconhecem completamente a Bíblia. Esses "pastores" e "fiéis" citados nessa matéria não passam de ignorantes (in)úteis e mal intencionados. Sinto vergonha de constatar que uma das mais sérias igrejas evangélicas do mundo, a Assembléia de Deus, tenha se vulgarizado dessa forma. No Brasil, os brasileiros conseguem destruir tudo: Cruz Vermelha, Assembléia de Deus, UNICEF etc. Não há o que tenha valor lá fora que não seja vulgarizado e destruído moralmente quando vem para a terra tupiniquim. Nosso povo, de um modo geral, por causa de sua preguiça, desonestidade, falta de seriedade, ignorância etc. é capaz de destruir qualquer coisa bonita ou útil que tenha sido criada no mundo. Há muita coisa útil que os brasileiros não conseguem construir, mas todas as coisas úteis do mundo nós certamente conseguimos destruir. Lamentável! E, Coronel, a Assembléia de Deus, em sua origem e em alguns lugares do Brasil, ainda é uma das mais sérias igrejas evangélicas do Brasil. Que você e seus leitores não tomem todas pelo exemplo desse despudorado e interesseiro que se autodenomina pastor aí na matéria.

Reply

Os eleitores paulistas estavam certos quando votaram no Tiririca.
Na próxima eleição, entre um candidato evangélico, um candidato do PT e outras nulidades, vou votar no “tiririca” da vez.
Claro, votar nulo só beneficia os marginais.

Reply

Coronel,
os petralhas não foram eleitos com a ajuda da igreja católica. Principalmente da "ala progressista"? Os evangélicos estão dando o troco.

Reply

eles são muitos e isso assusta o candidato adversario, a culpa não eh deles, convenhamos...

nao vi materia semelhante falando sobre o Gilberto Carvalho prometer mais dinheiro a determinado município caso um petista desses ai seja eleito prefeito...

Reply

A entrada de uma denominação religiosa na campanha de um candidato, não quer dizer nada. O Gabriel Chalita lançou sua candidatura na Catedral da Sé, junto com o Cardeal Odilo.

Reply

Cel

Estamos vendo um reposicionamento da Opinião do Eleitor paulista.

Vejamos:
1- O candidato a prefeito de São Paulo, Celso Russomanno, líder nas pesquisas com 35% das intenções de voto, gastou até agora menos de um décimo do investido pelo adversário Fernando Haddad (PT), que tem a campanha mais cara do país.
2- Em relação a José Serra o Russomano gastou até agora menos de 20%.

Isto só ocorre quando os partidos dos candidatos mais ricos não adendem ou atenderam as espectativas do Eleitor.

Átila

Reply

Solidariedade e compreensão às palavras do anônimo das 7:45.

A mistura de política com arte, política com esporte e, sobretudo, política partidária com religião não dá coisa boa.

Sds

Reply

Qual é o problema? fundamentalismo haddad vai falar isso lá no Irã

Reply



As igrejas do bem, SEJA lá quais forem, seus padres, seus bispos, seus pastores, etc. tem mais é que tomarem conta dos seus rebanhos.

Uma igreja, qualquer que seja ela, é UMA CASA DE DEUS, e não pode ser transformada em casa de política.

Quando a igreja entra na política, ela pratica a cizânia, a divisão de seus membros, o abandono da religião e a difamação dos seus membros.

É uma vergonha o que está fazendo essa Assembleia de Deus e a igreja do Edir Macedo, que não é de Deus, é do Edir Macedo. E tem muitas outras.

Reply

IGREJAS ... ISENÇÃO DE IMPOSTOS...

Reply

Té reclamando? Antes todo o Brasil fosse Evangélico para dar um jeito nessa tranqueira selvagem e desmoralizada. Reconhecidos pelos próprios PTralhas como ÚNICA FORÇA QUE AINDA SE OPÕE AO PT e seus maquiavélicos planos comunistas. Quem é o gato,quem é o rato? Lula ou Macedo? Apoio completamento a organização política das Igrejas, inclusive a verdadeira Igreja CATÓLICA, livre de teologias esquerdistas.

Reply

Não vou entrar no mérito das competências ou incompetências de Russomano.

Todos nós vivemos segundo um conjunto de crenças e valores, até mesmo os ateus, que fazem a nossa identidade, individualidade e dignidade. Quando um candidato ou partido político agridem esses valores e tentam destruí-los, como Haddad e o PT fizeram, todos tem o direito de se mobilizar contra eles, mantendo-os afastados do poder. É o que estão fazendo os religiosos e as igrejas.

PESSOAL, O QUE ASSUSTA NÃO É O BARULHO DOS EVANGÉLICOS, MAS O SILÊNCIO DOS CATÓLICOS.

Reply

Agora a bispaiada vai mostrar RATTAT como o RATO VERMELHO abortista de Satanás, mostrado como boa pint, o príncipe do mal de SATANÁS.
Serra mostrado como símbolo do atraso e do catolicismo reacionário, acham que o Vaticano mandará no país se os candidatos forem eleitos (Serra).
Os petralhas juntados com o PSDB em uma massa comum de SATÂNICOS que vão apressar o inferno e o fim do mundo.
- A PETRALHADA TEM SE CONVERTIDO A CRENTES e isto erodiu o PT, votos não foram para o PSDB e os bispos apôiam diversos cãodidatos em outras cidades, tem desde rataiada até gente boa, desde que paguem o dízimo "os 20% de deus" , se elege.

Reply

pela primeira vez na vida vou concordar com o pt,pois vejo risco de fundamentalismo tb,principalmente esta denominação universal onde o chefe tem a mão seca.

Reply

Considero que comícios em igrejas, qualquer uma delas, é ruim. É como ensino religioso nas escolas. Em ambos um caso, apenas se manifesta.

Agora Incompeddad vir com essa conversa de fundamentalismo é ridículo.

"Jamais partidarizaria uma igreja. É uma mistura equivocada"... então o que elle acha da governanta ter ido professar um fé que ella jamais teve em Aparecida????? Aquela atitude foi fundamentalista, vigarista e todos os outros istas também.

Reply

É a Igreja Universal(indiretamente) e o PT,na frente das pesquisas.

Reply

Ainda vejo esperança no povo protestante, do qual não faço parte. No ano passado fui a uma apresentação do grupo de rock gospel Oficina G3 no Rio de Janeiro. Os promotores do festival (eram várias bandas) disseram que o evento tinha o apoio de um desses deputados estaduais da dita "bancada evangélica". Um picareta de marca maior. O que os fãs do Oficina G3 (majoritariamente evangélicos) fizeram? VAIARAM impiedosamente o representante da organização e o deputado crente, tão logo seu nome foi anunciado.

Se isso não é prova de consciência política de parcela do povo evangélico, é no mínimo prova de consciência política de parcela dos fãs de rock.

Reply

Atenção meus camaradas!!!!!
Dízimo não é caixa 2.
Podem fazer que o STF só vai condenar se for do PT.
Metam dinheiro sujo na campanha e depois digam que foi Deus que mandou. Quero ver se os ministros tem culhões para condenar a Deus. Vixe!!! Isso é que é ser crente. Viva a ignorância.

Reply

Concordo com o Marcelo Delfino:
sou evangélico a quase 20 anos e adoro rock; nunca mais nunca mesmo votei por indicação de bispo pastor etc...
sei pensar e analizar sozinho, não preciso de intermediario.
agora o que é preocupante são esses sujeitos que se dizem cristãos fazerem campanha e votarem em comunistas/socialistas.
não acreditar em Deus é um direito, mas pregar que divindade é o homem já é o apocalipse.

Reply

Muitos evangélicos que conheço já desistiram de votar há muito tempo.

Reply

Cel
Não posso nem ver a cara do Russomano. Tenho aversão. Será um desastre p/ SP se ele for eleito e parece que será.
Esther

Reply

Não sei de onde é o anônimo que me respondeu cordialmente, mas saiba que em Nova Iguaçu-RJ o PC do B lançou para prefeito o candidato Waguinho, aquele pagodeiro que virou cantor evangélico e, se não me engano, pastor. Se forem em Portugal contar que um partido comunista brasileiro lançou um evangélico para prefeito, dirão que é piada de brasileiro.

Reply