Mensalão: votos de novos ministros do STF surpreendem Lula e o PT.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou a aliados frustração e abatimentos com o resultado parcial do julgamento do mensalão, principalmente com o voto de Cármen Lúcia, Rosa Weber e Luiz Fux.Os dois últimos foram os únicos indicados ao Supremo Tribunal Federal pela presidente Dilma Rousseff. Nos bastidores do partido e em setores do governo havia expectativa de que esses ministros votassem pela absolvição dos petistas, entre eles o ex-presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha, que pode ser condenado hoje por dois crimes. 

Petistas também avaliavam que os três enfraqueceram a tese de que o mensalão não passou de um esquema de caixa dois eleitoral. O diagnóstico foi feito após a sessão de anteontem, quando João Paulo Cunha ficou a dois votos apenas da condenação por peculato (desvio de dinheiro por funcionário público) e corrupção passiva. Além de votarem pela condenação do réu, Cármen Lúcia, Fux e Weber foram fundamentais contra a tese do caixa dois, dizem petistas. 

A defesa de vários réus sustenta que o dinheiro que receberam do empresário Marcos Valério Fernandes de Souza era para gastos de campanha que não foram incluídos na contabilidade oficial. O próprio Lula, à época, corroborou a tese do caixa dois. Já a acusação feita pelo Ministério Público diz que o dinheiro era para compra de apoio político.

Nos bastidores, integrantes do PT acusavam os magistrados de "traição". Mas tanto Lula quanto os petistas isentam Dilma de responsabilidade pelos votos dados. Ontem, Lula e ministros do governo Dilma, inclusive Ideli Salvatti (Relações Institucionais), telefonaram a João Paulo para manifestar solidariedade. Foram, segundo apurou a Folha, mais de 200 mensagens de apoio. Apesar disso, o ex-presidente avisou a interlocutores que atuará para que ele retire sua candidatura à Prefeitura de Osasco caso seja condenado hoje pelo Supremo. 

Aos amigos próximos, João Paulo não descarta a alternativa da renúncia. No partido, o temor é que a insistência dele em concorrer ponha em risco o desempenho da sigla. A depender do resultado, o comando do PT pode ser recrutado, a pedido de Lula, para convencê-lo, sob pena de ser responsabilizado por uma derrota para o PSDB. João Paulo é acusado de receber R$ 50 mil para beneficiar agências de Valério em contratos com a Câmara dos Deputados quando ocupou a presidência da Casa. 

Até agora, seis dos 11 ministros do STF já expuseram seus votos, quatro pela condenação e dois pela absolvição. Ontem, mesmo dizendo-se decepcionado com o curso do julgamento, João Paulo ainda mantinha esperança de obter pelo menos mais dois votos favoráveis. Isso porque advogados veem possibilidade de pedir novo julgamento caso haja a condenação com pelo menos quatro votos pela absolvição. "Ele está se sentindo injustiçado", disse o coordenador de comunicação da campanha, Gelso de Lima. Segundo ele, o partido testará em pesquisa o efeito na candidatura de eventual condenação."A única coisa que posso garantir é que João Paulo está acompanhando e vai se manifestar após o julgamento", disse o advogado Alberto Toron, com quem o réu se reuniu ontem.(Folha de São Paulo)

17 comentários

"Nos bastidores, integrantes do PT acusavam os magistrados de "traição". Mas tanto Lula quanto os petistas isentam Dilma de responsabilidade pelos votos dados. Ontem, Lula e ministros do governo Dilma, inclusive Ideli Salvatti (Relações Institucionais), telefonaram a João Paulo para manifestar solidariedade. Foram, segundo apurou a Folha, mais de 200 mensagens de apoio. Apesar disso, o ex-presidente avisou a interlocutores que atuará para que ele retire sua candidatura à Prefeitura de Osasco caso seja condenado hoje pelo Supremo."

Este parágrafo mostra como o PT não é nada mais nada menos do que uma máfia,uma quadrilha.Quer dizer que os ministros do STF indicados pelo PT são "obrigados" a votar de acordo com os interesses do partido sob pena de serem considerados traidores?.E o comportamento dos petistas,inclusive do Lula,em prestar solidariedade ao meliante corrupto?É bandido consolando bandido.

Reply

Nesse julgamento do mensalão César Peluso TEM O DEVER de votar sobre os 37 réus. Ele participou do processo desde o início, sabe de todos os detalhes, e DEVE essa atuação perante o País e a sociedade que aguarda esse julgamento há muito tempo. Ele conhece a fundo os entremeios do tema e por isso tem condições de ser justo no seu voto. Seria muito irresponsável da parte dele abandonar a causa na hora mais crucial. É imprescindível o voto de Cesar Peluso, para que o processo não fique capenga e sem a opinião dele que é experiente e presença determinante no julgamento. Qualquer outro que ocupe seu lugar será um iniciante sem embasamento suficiente para opinar sobre assunto tão grave para o País.

Reply

Não dá para entender porque a surpresa.
Deve ser porque sempre se sairam bem nas armações e desonestidades contra os adversários e de repente suas mentiras e mutretas não surtiram efeito no STF. O que com certeza não vai impedir que continuem armando e mentindo para livrar a cara dos meliantes. Os jornais apontam exatamente isso:

Que os mensaleiros agora investem contra Ayres Brito. Após manobras protelatórias inéditas na história do Supremo Tribunal Federal, para adiar sessões ou prolongá-las, a fim de inviabilizar o voto do ministro Cezar Peluso antes de sua aposentadoria, os mensaleiros e seus advogados preparam agora estratégia ainda mais ousada: tentar arrastar o julgamento do mensalão até 18 de novembro, quando se aposenta o presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto. Ministros experientes duvidam que o consigam, mas não duvidam que tentarão.

É mole? ou quer mais? A SOC não desiste nunca!

Reply

Coronel,

Este é mais um efeito do "cancer do Lulla".

Todos os PTs viram que o "monstro sagrado" era de carne e osso e mortal, como todos nós!

Agora os PTs menos burros estão pensando nos "seus próprios futuros" e não no futuro do partido(que esta morrendo)!!

Lembro de um título de post em que aparecia o verbo SANGRAR. É isto mesmo, a morte lenta do Lulla&PT matarão o mito(ver o oposto no caso Ayrton Senna- morte rápida e mito eterno).

É isto Coronel, morte lenta ao reizinho de Garanhus que, um dia, sonhou em se tornar o reizinho do mundo!!! Assim daremos chance de elle sentir o gostinho de ser traído por todos os puxa-sacos!!!

JulioK

Reply

Obviamente que o sr. Lula escolheu a dedo os ministros do STF no decorrer do seu mandato com olhos no julgamento do mensalão. Se fosse um cara humilde teria conseguido o voto de todos eles, mas ele não é e no episódio Gilmar Mendes ele deixou claro que estava conversando com os ministros, para aliviar o lado dele e dos petistas. Quebrou a cara, até agora, exceto os dois que não tem compromisso, com a verdade, com a população e com o Brasil os outros nbão vão entrar no papo dele e passar a integrar o rol dos fichas sujas.

Reply

A frustração de LuLLia com Ministros do STF, só vem corroborar e evidenciar a denúncia de "achaque" por parte do Ministro Gilmar Mendes.

LuLLia está frustrado com os JUÍZES do STF, mas não com os dois BANDEIRINHAS do {P/T}, PToffolli e aquele LewandoWisky pro ZéPilanttria..

Reply

Cambada de ordinários safados!A começar pelo mafioso barbudo, já deveriam estar mofando na cadeia há muito tempo.

Reply

A chapa está esquentando. Cadeia a vista para a bandidagem.

Reply

Gostaria de saber do mtb se: Caixa 2, dinheiro não contabilizado, por fora, seja lá o nome que queira dar ao delito (crime) o dinheiro em questão é de meios lícitos ou ilícitos?
Quando o dinheiro é licito é caixa normal (1), já quando é ilícito é caixa 2, não contabilizado...
Assim sendo não dá para um renomado advogado e ex-ministro dizer que caixa dois é só um malfeito...
Não, é crime e ele como advogado deveria ter vergonha de usar um expediente rasteiro e de conotação duvidosa.
O cerne da questão é de onde vem o dinheiro se vai para merenda ou para fazenda de um político safado não importa, só o estado pode fazer o papel de Hobin Hood.

Reply

Cel
Eu pensei que o JP fosse se safar pela "brilhante" defesa de seu advogado que disse: o João Paulo é de origem "humilde". Nossa!!!! Pronto!!! Com uma defesa dessas ele se livra!!!!!
Esther

Reply

A arrogância da quadrilha não tem limite.
O Luis 51 está frustrado e abatido com o voto dos juízes que não estão sendo submissos aos seus desejos. Mas, benevolente como é, poupa Dilma de suas críticas.
Ele devia é estar envergonhado e se recolher em São Bernardo para todo o sempre. Perdeu, Luís 51, perdeu! Acabou, graças a Deus. Você se livrou de uma boa, é melhor ficar quietinho.

Reply

eh o 9dedos sempre achando que todos sao vendidos e fazem qualquer negocio como os da laia do seu partido...

esse elemento sempre mede os outros pela sua régua porca...

Reply

Coronel, querido

Não sei o que o senhor pensa a respeito, mas a nota da Folha dizendo que o Ministro Peluso estaria "temeroso" de fazer o voto integral por desagradar Marco Aurélio Mello e Levandowski me pareceu mais pressão do que noticia.

Beijo, Coronel!

Reply

Acusaram os magistrados de traição? Traição é voto absolvendo os mensaleiros,traição ao povo sofrido deste país.
Os integrantes do Pt deveriam ter um pouco de ética,não chamar os ministros de traidores por votarem contrário ao interesse do partido.O PT é um excremento para o Brasil!

Reply

SE LÁ NO STF ESTICAREM A CORDA NEM O LULADÃO VAI ESCAPAR!

Reply

Presto a minha maior solidariedade ao senhor João Paulo Cunha - desde que ele esteja atrás das grades !

Reply

"Petistas também avaliavam que os três enfraqueceram a tese de que o mensalão não passou de um esquema de caixa dois eleitoral."

Cara de pau! Como se cacha dois, dinheiro não contabilizado, não fosse crime! E pensar que se eu receber 10 mil reais na minha conta saídos sei lá de onde, a receita e o banco vão me ligar para que eu dedure de onde veio o dinheiro. Tá faltando óleo de peroba em Brasília!!!!!!!!!!!!

Parece que os indicados pela gangue, pelo menos neste momento, optaram por julgar de acordo com as provas do crime ao invés do apadrinhamento político. Resta saber se elles não condenaram João Paulo para depois liberar o o subchefe da sofisticada organização criminosa.

Reply