Nova pesquisa Datafolha em São Paulo: igual à velha.

Para criar um fato jornalístico para o seu dono, a Folha de São Paulo, o instituto força um empate técnico entre Serra e Russomanno... Na mesma linha deste "raciosímio" da turma do Frias, poderíamos dizer que Serra tem 33% e o filhote do Edir 22%.

Pesquisa Datafolha realizada nos dias 19 e 20 de julho mostra o candidato do PRB, Celso Russomanno, quatro pontos abaixo do líder José Serra (PSDB) na disputa pela Prefeitura de São Paulo. No levantamento feito junto a 1.075 eleitores, Serra aparece com 30% das intenções de voto para prefeito. Russomanno tem 26%. Como a margem de erro é de três pontos, Serra e Russomanno estão tecnicamente empatados na liderança. Embora improvável, há até a possibilidade de Russomanno estar na frente do candidato tucano. 

Bem atrás deles aparecem tecnicamente empatados Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PDT), ambos com 7%; Gabriel Chalita (PMDB), com 6%; e Paulinho da Força (PDT), com 5%. Esta é a primeira pesquisa Datafolha após a oficialização das candidaturas e o início das campanhas de rua. É a primeira também sem o nome de Netinho de Paula (PC do B) nos cartões de resposta estimulada. Netinho saiu da corrida porque seu partido decidiu apoiar Haddad. No fim do ano passado, ele chegou a ter 13% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, em 25 e 26 de junho, tinha 6%.

Os levantamentos anteriores (todos com Netinho) já mostravam uma evolução constante das intenções de voto em Russomanno. Em dezembro de 2011, ele tinha 16%. Na primeira pesquisa de 2012, oscilou para 17%. Atingiu 19% em março e 21% em 14 junho. No fim de junho, subiu para 24%. Durante todo esse período, seu crescimento foi atribuído à forte exposição que teve na TV Record, onde apresentava o quadro "Patrulha do Consumidor", uma sessão fixa do programa "Balanço Geral SP". Sua última aparição foi no fim do mês passado. 

A Record é controlada pelo bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, denominação que exerce forte influência no PRB. Nos últimos dias, Russomanno tem buscado desvincular seu nome da igreja. Nesta semana, participou de dois eventos católicos. O Datafolha também apurou as taxas de conhecimento e de rejeição dos candidatos. Serra lidera as duas. É conhecido por 99% dos eleitores, mas rejeitado por 37%, seu maior índice negativo desde a primeira pesquisa da série, em setembro de 2011.(Folha Poder)

8 comentários

Os 37% da rejeição do Serra são os adoradores do Burro de 9 dedos.
São os que não votam em Serra, e dividem o voto com vários candidatos, não são então todos para o Burradd.

Reply

Coronel,
é, quero ver os gênios do PSDB e o próprio Serra continuar com a ideia de se esconder.

Reply

QUEM AVISA AMIGO É...

Sempre disse que Serra não deveria ser canddato a prefeito, deveria se preservar p/ outra eleição.presidente,governador ou até senador.

Serra com 37% de rejeição não chega a lugar algum.
Ainda que Haddad não chegue, quem for com ele leva.
Isso de dzer que Serra pde ter 33% e Russomano 23% não ameniza nada.
A situação de Serra é muto delicada.
O marqueteiro dela vai ter que fazer um trabalho muito bom. pqe caso contrário Serra não chega nem ao 2º turno.

Reply

É preciso observar que a própria pesquisa da Datafolha diz que a rejeição de Serra é através de resposta estimulada, logo não se sabe quais são as perguntas efetuadas para induzirem à rejeição. Dada a maneira como o jornal trata o candidato tucano, é possível que sejam tendenciosas contra o Serra, estimulando assim a sua alta rejeição.
Outra questão importante está na subida de Russomano, que poderá mudar a dinâmica da disputa, pois o PT precisará trocar a sua estratégia de ataque contra o Serra, caso contrário, os votos poderão migrar para o Russomano e não para o Haddad.
Enfim, a pesquisa claramente procura demonstrar também o peso de cada padrinho político, induzido o eleitor de que o peso de Lula ainda é importante e que o voto de Kassab poderá prejudicar o Serra, o que é tendencioso também.
É possível que Russomano seja o plano B de Lula, se houver indicação de que Haddad esteja preservando o candidato Russomano dos ataques, claramente
indicará um acordo existente entre a igreja Universal e o PT.

Reply

É realmente a situação do Serra é periclitante. Mesmo escondido e sem fazer campanha mantém o mesmo patamar desde o início da corrida eleitoral. Isto quer dizer que é o fixo, o garantido, o voto seguro. Na campanha a tendência é agregar e não perder votos. Digo sem medo de errar, que sem o PT no encalço, o candidato deste partido sim preocupa, periga do Serra levar no primeiro turno, pois o Russomano, não terá folego para crescer.

Reply

A falha de sampulha é assim mesmo.

Reply

PQP!!! Cadê o cachaceiro com 379% de popularidade e aprovação que não consegue emplacar o seu "Haddândi"???!

Reply

Coronel, Se o Serra não passar para o segundo turno até seria melhor porque a briga pela prefeitura perderia todo o interesse do nove dedos e o asno Burraddad não teria apoio financeiro da malta, a briga seria um MONOPOLO.
Brigas apenas no campo petralhas de vermelho contra cleptocratas PMDB ou o Russomano, se o último levar, Lula não poderá emplacar o Burraddad para o cargo e DIVIDIRÁ A BASE DE APOIO DA DILMA ROUSSEFF, isto pode ser o fim do IMPÉRIO DO MAL NAZI-COMUNISTA PETRALHA.

Reply