Um ano de Dilma e nada a comemorar.

O governo Dilma completa seu primeiro ano. O que pode ser dito sobre sua gestão até aqui? De forma resumida, o governo não parece à altura dos desafios que o país enfrenta. A sensação que fica é que a presidente deseja empurrar os problemas com a barriga, na expectativa de que cheguemos logo em 2014. Durante as eleições, foi vendida a imagem de que Dilma era uma eficiente gestora que atuava nos bastidores. Deve ser uma atuação muito discreta mesmo, pois os resultados custam a aparecer. O que vimos foi uma série de atrasos em importantes obras públicas, além do corte nos investimentos como meio para atingir as metas fiscais, já que o governo foi incapaz de reduzir os gastos correntes. A privatização dos caóticos aeroportos nem saiu ainda!
 
A economia perdeu força e chega ao fim do ano com crescimento pífio. O Ibovespa cai quase 20%. A inflação deve romper o topo da já elevada meta, com o setor de serviços subindo mais de 9%. Trata-se do resultado dos estímulos estatais do modelo "desenvolvimentista", que olha apenas o curto prazo. O BNDES, com seu "orçamento paralelo", tenta compensar a ausência das reformas que dariam maior dinamismo à economia. O país vive em um verdadeiro manicômio tributário, não apenas pela magnitude dos impostos, como por sua enorme complexidade. O que o governo fez? Tentou resgatar a CPMF. A receita tributária sobe sem parar, fruto da gula insaciável do governo. Para piorar, há sinais de incrível retrocesso protecionista, como na elevação do IPI para carros importados.
 
Nossas leis trabalhistas são ultrapassadas, distribuindo privilégios demais aos que possuem carteira assinada à custa daqueles na informalidade. As máfias sindicais vivem do indecente "imposto sindical". O que fez o governo para reverter este quadro? A demografia brasileira ainda permite algum tempo para reformar o sistema previdenciário antes de uma catástrofe nos moldes da Europa, lembrando que lá os países ao menos ficaram ricos antes de envelhecerem. Mas o Brasil, mesmo com população jovem, apresenta um rombo previdenciário insustentável. Onde está a reforma?
 
A educação pública no Brasil continua de péssima qualidade, e a presidente resolveu manter Fernando Haddad no ministério mesmo depois de seguidos tropeços. O MEC está cada vez mais ideologizado. Nada de concreto foi feito para enfrentar o corporativismo no setor e impor maior meritocracia. Alguns podem argumentar que existe "vontade política", mas a necessidade de preservar a "governabilidade" não permite grandes mudanças. Ora, foi o próprio PT quem buscou este modelo de poder! O presidente Lula teve oito anos para lutar por uma reforma política, mas o "mensalão" pareceu um atalho mais atraente. O governo ficou refém de uma colcha de retalhos sem nenhuma afinidade programática. Tudo se resume à partilha do butim da coisa pública.
 
O resultado está aí: "nunca antes na história deste país" tivemos tantos escândalos de corrupção em apenas um ano de governo. Seis ministros já caíram por conta disso, e outro está na corda bamba. E aqui surge o grande paradoxo: a popularidade da presidente segue em patamar elevado. A classe média parece ter acreditado na imagem de "faxineira" intolerante com os "malfeitos". Se a gestora eficiente não convence mais em uma economia em franca desaceleração, então ao menos se tem a bandeira ética como refúgio.

Mas esta não resiste a um minuto de reflexão. Todos os escândalos foram apontados pela imprensa, e a reação do governo sempre foi a de ganhar tempo ou proteger os acusados. O caso mais recente, do ministro Fernando Pimentel, que prestou "consultorias" milionárias entre um cargo público e outro, derruba de vez a máscara da "faxina". O caso se assemelha bastante ao de Palocci, e a própria presidente Dilma declarou que este só saiu porque quis.

Não há intolerância alguma com "malfeitos". Ao contrário, este é um governo envolto em escândalos, cuja responsabilidade é, em última instância, sempre da própria presidente, que escolhe seus ministros. É questão de tempo até a maioria perceber que esta "faxina ética" não passa de um engodo. O governo Dilma, em seu primeiro ano, não soube aproveitar o capital político fruto da popularidade elevada: não apresentou nenhuma reforma relevante; não cortou gastos públicos; reduziu os investimentos; ressuscitou fantasmas ideológicos como o protecionismo; não debelou a ameaça inflacionária; e entregou fraco crescimento. Isso tudo além dos infindáveis escândalos de corrupção. Um começo medíocre, sendo bastante obsequioso.

Artigo de Rodrigo Constantino, intitulado "Um começo medíocre", publicado hoje em O Globo.

23 comentários

a rede de proteção da búlgara no jornalismo esta alerta 24 horas do dia para blinda-la da sua própria mediocridade...

ha um cidadão de um desses jornalecos que escreveu que ela se saiu muito bem, mesmo não tendo feito NADA, se saiu bem apenas pela inercia, por deixar o avião seguir viagem no piloto automático...

como disse, ate o Gaga C achou que ela o surpreendeu positivamente - pausa para risos....

ficou fácil governar essepaiz e se dar bem, bastando para isso colocar a expectativa de desempenho abaixo da linha da mediocridade, sendo que assim tudo que acontecer sera considerado um "sucesso", porque nada pior pode acontecer...

Reply

Surge diante da Nação a verdadeira face da gestora(?) que conseguiu falir uma lojinha de 1,99 em plena paridade cambial... E acha que pode administrar um país... É a presidente-Mônica mesmo... Ôôô gente sem-noção!

Reply

Realmente, MUITO OBSEQUIOSO ...
O autor, com a costumeira elegância, enumerou genericamente questões do governo que é, em si mesmo, um escândalo.Escândalo continuado, desde a posse de Lula que permanece governando,despudorada e escancaradamente.

Reply

Coronel,

o que não me conformo é que tenho colegas médicos, que inclusive são professores universitários (!!!) e que disseram: a Dilma está me surpreendendo positivamente!

Acreditaram na faxina!
Alegaram que ela está esperando janeiro para limpar o resto!

Não houve argumento que os convencesse do contrário...

Estamos literalmente perdidos!

Deus tenha piedade de nós.

Flor Lilás

Reply

Coronel,
o PT e seus asseclas é o retrato da mediocridade, da incompetência, e da corrupção. O povo tem o governo que merece. O povo só vai se da conta quando essas "competências" bater na parte do corpo que mais dói. O bolso.

Reply

Dilma Depois de falir sua loja de 1,99 no RS, o Brasil será sua proxima vítima.

Reply

Quando chegar a hora de todos pagarem a conta o PT virá com sua velha ideológia, de que tudo é culpa dos gringos. Nesse dia, sob o enredo de que não devemos pagar a conta, o país estará pronto para uma ditadura comunista.

Reply
Anonimo pero no mucho mod

Mas, apesar do quadro geral, um Feliz 2012 pra vc, Corona e para todos do blog. Que possamos começar a faxina real nas urnas no ano que vem.

Reply

Passamos a Inglaterra? Foi o PIB deles que caiu. E a Presidente está mais façeira que bode embarcado.

Reply

Hoje pela manhão no lugar do Merval,surgiu na CBN,um apresentador que pelo nivel do comentario,exibiu o quanto a mídia é amestrada.Vou citar 3 tópicos:Falando sobre a corrupção nos Ministérios da Dilma,afirmou que ela demitiu os ditos cujos.Mentira,eles renunciaram e nisso há uma grande diferença ( pedir para sair e ser expulso).Em seguida, disse que devido as demissões,a aprovação da Dilma cresceu,(propaganda descarada),e fechou com chave de ouro dizendo que corrupção, é comum há muito tempos e que o político não sabe separar o público, do privado(banalizou a corrupção).Tive náiseas e tive que tomar um Plasil.O Brasil está putrefato e cheirando mal,e destruindo a sociedade com suas ptomaìnas(venenos cadavéricos),putrecinas e cadaverinas.Pobre Brasil.

Reply

Coronel, não vou concordar. Fez-se muito neste país neste ano: O Trem-bala, 1500 creches, 2.000.000 de casas do programa Minha-casa, minha dívida, toa a infra-estrutura para a copa, a reforma de todos os aeroportos das capitais, já extraímos todo o nosso petróleo do pré-sal. Fora o que, no momento, não me ocorre. E os aposentados acima do mínimo, óóó´!!!!

Reply

Será que os jornais estão começando a acordar? Este já é o segundo artigo publicado pelo O Globo com críticas bastante contundentes a esse governo.

Ao querido amigo Coronel, a todos os Coturneiros e suas respectivas famílias,
Desejo um 2012 muito melhor, com muita paz, saúde, paciência, força e esperança de que nós ainda vamos vencer essa peleja.
Um grande abraço,
JUJU

Reply

Existe um grande esquema montado,
para blindar a dilma. Mais já diz o ditado, não dá para enganar todos durante todo tempo, uma hora alguma coisa sai errado, e aí já era.Porque não se constroi nada sobre o vácuo, tem que se ter alicerce, e o governo da dilma,
definitivamente não tem.


Izabel/SP

Reply

Digo sempre: bem feito para esse povo fdp! Tem que comer capim!

Lou

Reply

Izabel,

a colega eh muito otimista...

voce esta no Brasil, aonde o surrealismo ja eh regra...

eh perfeitamente possível erguer nada sobre o vácuo nessepaiz e faturar por muito tempo...

da uma olhada no naipe do eleitorado...

na formação politica e cultural da massa imbecilizada...

os caras acreditam em tudo...

Reply

e outra coisa, Izabel...

como você pode ser tao otimista em um pais onde a imprensa denunciou as falcatruas de seis ministros e quem faturou a fama foi a Dilma, que fez o que pode para segurar os "malfeitores"???

veja se da pra ter esperança em um lugar desses aonde o povaréu mal consegue ligar lé com cré...

e nao era um assunto complexo, de dificil entendimento...

era coisa simples de ser acompanhada apenas lendo as noticias de forma geral...

mas o povaréu eh tao mal informado e desprovido de senso politico que simplesmente engoliu a balela de "faxina" propagandeada pela parte da midia que se destina a blindar a bulgara!

isso eh motivo para desespero, jamais para otimismo!

aquela piada sobre o velhaco "ser fotografado com a mão dentro do cofre e o povaréu acreditar que ele estaria colocando o dinheiro e não tirando", simplesmente não eh piada, eh realidade!!!!

eles acreditam em tudo!!!

ninguém lê, ninguém estuda, ninguém se informa, ninguém tem nem vontade de se informar!

nessepaiz basta o mais canalha dos canalhas chorar um pouquinho, derramar umas lagrimas de crocodilo que o coração de manteiga do brasileiro já vai se derretendo...

o caso dessepaiz eh seríssimo!

Reply

Rodrigo, polêmicas filosóficas detonadas com Olavo de Carvalho à parte, escreve bem sobre economia e política. E foi com certeza bastante obsequioso... Mais não falo, sem freios para a linguagem chula, porque ainda estamos em tempos natalinos...

Reply

Brasil termina o ano como o 6º maior PIB do mundo e não há nada a comemorar?

Parabéns a nossa presidenta, formada em Economia!

Reply

Cel.
E a Neila Alckmin?

Reply

Coronel,

rato de escoto louvando a Dilmaldita em 27 de dezembro de 2011 22:36!

Flor Lilás

Reply

Coturneiro de 28 de dezembro de 2011 06:08,

também pensei muito nisso.
Se realmente for uma premonição, talvez a data esteja errada em termos de ano...
Vamos esperar 2012.

É um absurdo o que escreverei, mas quando percebi que todos os dias relacionados a soldados se passaram, fiquei muito triste,pois nada aconteceu.

Mesma coisa com a diminuição do tumor do Nullo.
O tempo nos mostrará.

Vocês não acharam falta delle no natal?? Onde anda o demônio da voz empastada e bêbada? Alguém aqui no Coturno disse que elle foi para os USA?
Será verdade?

Flor Lilás

Reply

Em uma época [entre 1995/2000}em que todas as pessoas que abriram lojas de R$ 1,99 ganharam rios de dinheiro. A lojinha da "jestora" dilma faliu.

Eu já sabia que não ia dar certo. Mas vale o seguinte: "nada está ruim o suficiente que não possa piorar".

Reply

Flor Lilás, você lembra que a Leila Alckimim, disse que seria perto de uma grande festa popular??

Não será o Carnaval?? a esperança, é a última que morre!!!

Feliz Ano Novo!!!


Izabel/SP

Reply