Alguns fatos concretos. Se o PT conquistar a Prefeitura de São Paulo, Geraldo Alckmin terá sérias dificuldades para se reeleger governador do estado. Primeiro, porque terá se afastado definitivamente de Gilberto Kassab e do PSD. Segundo, porque terá um cinturão de oposição na Grande São Paulo, que determinará a sua derrota em 2014, em função da densidade eleitoral da região e da cobertura de midia, ainda mais com Copa do Mundo. Para Geraldo Alckmin, então, sobra correr para os braços de Gilberto Kassab, sem medo de que ele seja seu adversário daqui dois anos. E por que não temer? Porque Kassab ficará dois anos sem mandato e não terá fôlego para estar na cabeça de chapa, sendo, no máximo, o vice de Alckmin, para aí sim, almejar, em 2018, concorrer ao governo do estado. Fez sentido?
Ok, então Gilberto Kassab e Geraldo Alckmin acordam e descobrem que, juntos, podem ser imbatíveis em 2012, 2014 e 2018. E quem é o candidato natural à Prefeitura de São Paulo? Obviamente que o candidato é Guilherme Afif Domingos. É vice-governador do estado, experiente, conhecido, sério, com biografia, mas sem muita popularidade. E como tornar Afif popular? Simples. O governo do Estado e a prefeitura do Município criam um programa estratégico conjunto chamado, digamos, Avança São Paulo! Este programa reunirá todas as inciativas para mudar a cara da cidade. Com dinheiro dos dois cofres. Mostrando afinidade. Mostrando integração. Quem coordena? Afif, fazendo a ponte entre Governo do Estado e Prefeitura. Kassab e Alckmin, que não vão renovar mandato em 2012, submergem e entregam a tribuna e os holofotes para Afif. Deixam Afif brilhar. Deixam Afif lançar. Deixam Afif inaugurar. Transformam o poste Afif no poste Dilma. Aí a campanha começa a ficar igual. Máquina do município + máquina do Estado x máquina do Governo Federal. E Afif passa a ser o sucessor natural de Kassab e de uma coligação vitoriosa na cidade. Não ficou mais lógico do que oferecer um Bruno Covas como opção, com aquela cara de pateta que aconselha corrupto a dar propina para a Santa Casa de Misericórdia?
Por último e não menos importante: quem pode correr mais riscos em São Paulo? O PSDB, que tem a sua base no estado ou o PSD, que nasceu agora? Por isso, é bom que os tucanos engulam a sua arrogância e saibam que é melhor manter um aliado do que ganhar um inimigo.
Por último e não menos importante: quem pode correr mais riscos em São Paulo? O PSDB, que tem a sua base no estado ou o PSD, que nasceu agora? Por isso, é bom que os tucanos engulam a sua arrogância e saibam que é melhor manter um aliado do que ganhar um inimigo.
36 comentários
Faz sentido. Das duas, uma: ou tá tudo combinado, ou o Xuxu não enxerga um palmo á frente.
ReplyO assunto já está claro há bastante tempo.
ReplyO problema é que Alckmin, na sanha de se "vingar" de Serra e de Kassab, deu voz a candidatos inexpressivos que agora se sentem desprestigiados se o PSDB voltar atrás.
Afora isso, ainda há o risco de se criar cobras ressentidas dentro do seio do próprio governo, com dois secretários e dois deputados ligados às bases. Podem cair atirando...
Por fim, pra vencer tem que ter menos vaidade e mais pragmatismo. Honestamente, o PSDB tá pedindo pra perder, se acontecer, será castigo por tanta inconsequência.
Coronel, a sua idéia é muito boa.
ReplyMas acho que não agradará "as montanhas de minas"...
Eu vejo a coisa um pouquinho diferente. O Kassab está queimado em especial na classe que o elegeu em 2008 contra a dona Marta. Queimado porque. Porque seu segundo mandato foi fraquíssimo e seus eleitores são muito críticos e exigem resultados de quem eles elegem. O Geraldo Alckmin é assim mesmo e quer consolidar a liderança do grupo Mário Covas do qual ele é o legítimo representante e mais obedece os desaejos da sra. viúva. Por fim a sua análise sobre o senhor Guilherme Afif Domingos está totalmente equivocada, em especial ao comparar ao "poste" Dilma. O Afif tem uma carreira política e já foi até candidato a presidente da república. Na última eleição que ele participou, a para o Senado em 2008, ele quase conseguiu o que todos achavam impossível, derrotar o até então imbatível senador Suplicy. A diferença entre os dois foi mínima. Conclusão: o Guilherme Afif só com o seu PSD derrota não só o PSDB, como todos os outros candidatos, que alias vão se matar nas classes mais baixas da população. Quanto ao cinturão da Grande São Paulo ele já existe desde a época do José Serra.
ReplyA idéia é boa. Mas chega ser irônico alguém que criticou esse uso da máquina pelo PT apoiar que o PSDB faça o mesmo.
ReplyNão há tempo para muitos holofotes e inaugurações: 3 de abril está próximo. Esta providência,se fosse tomada, deveria ser, digamos, em janeiro.....de 2011.
Replyo Estadao virou uma filial do governo...
Replyha, nesse exato momento, uma serie de manchetes tresloucadas falando sobre a tal da "faxina" da Dilma...
em todas parecem enaltecer o mérito desse desgoverno estar repleto de corruptos, já que a "faxina" eh gigantesca...
tratam a búlgara como se tivesse caído de paraquedas no governo, como se não estivesse por la nos últimos longos 8 anos, e pior, sendo o braco direito do velhaco, conforme ele mesmo declarou em campanha...
dizia ele que a mulher sabia de todos os detalhes que se passavam no governo...
Com todo o respeito, Bruno Covas não passa de um franguinho com um sobrenome! São grandes miopias e erros crassos como esse que têm enterrado a oposição(vá lá) nos últimos anos...
ReplyÉ exatamente assim que o pt faz.. Se une para consquistar . Tudo o que está dito no texto é obvio , mas os tucanos insistem em nãoe ntender. QUEM É BURRO AFINAL ? O pt ou o psdb.
ReplyE cabe lembrar que Afif tem um passado politico muito interessante .Foi o terceiro colocado na eleição presidencial vencida pelo collor .EU VOTEI NO AFFIF naquela época e continuo vivo por aqui.Milhares de outros paulistanos que votaram no AFIF também. Portanto ele não é tãod esconhecido assim.
Anônimo disse...
ReplyA idéia é boa. Mas chega ser irônico alguém que criticou esse uso da máquina pelo PT apoiar que o PSDB faça o mesmo.
13 de dezembro de 2011 08:17
-------------------------------------
Vc tem razão , mas os fins justificam os meios .E neste caso o fim ( objetivo ) é proteger São Paulo da sanha corruPTa.
...........Juntos chegarão lá........!!!.fonseca.
Reply>>
ReplySe o PT ganhar a prefeitura de São Paulo, estará abrindo a porteira para a implantação do sonho petista: A criação de um partido único no Brasil democraticamente, isto é, com o tempo, os outros partidos serão eliminados da politica pouco a pouco, pelo voto .
Dentro de poucos anos, o PSDB, o PMDB e etc., passarão a existir como partidecos, ou siglas inexpressivas e desprovidas de poder politico, como hoje é o DEM
<<
Coronel,
ReplyMas quem também não quer está aliança com o PSD é o PSDB de lá de minas, e isso é muito claro.
Essa aliança favoreceria politicamente o José Serra, pois seus principais aliados continuariam no comando da prefeitura, não contribuindo na estratégia dos mineiros de isolá-lo.
Depois ainda me pedem para votar nesse canalha do Aécio. Nunca! Sou serrista.
Realmente Coronel, sua análise é de extrema coerência. Basta saber se o Governador xuxu tem vontade e coragem de botá-la em prática. Ela e óbvia e objetiva. A atitude que os tucanos tem tomado nestes tempos bicudos, nos aborrece, com tamanha burrice política e falta de visão.
ReplyCaro Coronel(general)
ReplyConcordo em gênero, número e grau, mas a oposição propositiva não quer que isso aconteça. Nem comento muito mais sobre sucessão no twitter pois pessoas que deviam pensar em não ceder a jóia da coroa para os petralhas pensam apenas no embate. São os profetas do acontecido que empurrando o PSDB para combater de frente o PSD amanhã vão reclamar que não terão apoio e dirão; " tá vendo, eu não dizia...".
Estou 100% de acordo com o post.
ReplyEconomia do Brasil obteve a 2ª maior desaceleração entre 34 países
ReplyDe acordo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), a economia brasileira registrou a segunda maior desaceleração entre 34 países pesquisados. O índice de indicadores antecedentes do Brasil recuou de 102,3 pontos em outubro de 2010 para 94,2 pontos no mesmo mês deste ano, o que significa uma queda de 7,9%. Na comparação com setembro, o índice para encolheu 0,5%. Além do Brasil, só a Índia teve uma recuo porcentual maior do indicador, de 8,7%. Entre todos os membros da eurozona, houve uma queda de 5,1% em bases anuais.
Cel
ReplyA Oposição com estes Técnicos e estes jogadores não precisa nem o PT entrar em campo. A dita posição já perdeu.
HAJA VERBA PARTIDÁRIA PARA ESTES PARASITAS.
CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE.
Átila
Coronel,
ReplyVamos ver se a veia escorpiana do Alckimin sossega e ele voltar a pensar com o cerebro, em detrimento de pensar com o fígado!!!(sou escorpião também - rsrsrsrsrs)
Já o Kassab, como bom leonino, não dá mole para ninguém. Difícil conter a vaiadade do rapaz(idem a do Obama).
É dificil esses dois se entenderem se não houver alguém "mais forte" que os obriguem a sentar na mesma mesa. Por livre e espontanea vontade não vai acontecer!!!
Aposto o que quiserem!!!
JulioK
Ps.: o Serra é de peixes, um cabeça dura de marca maior!!!
Desculpe, Coronel, mas sua análise da política paulista não é muito precisa. O PT aqui não leva. Alckmin é favorito em 2014 por definição. E Afif quase se elegeu senador, tomando a vaga de Eduardo Suplicy. Ambos são políticos com ótima imagem aqui em SP. Já o PT por aqui tem Mercadante e Marta Suplicy. Não precisa dizer mais nada.
ReplyCel.
ReplyNotícia nova !!!!
13/12/2011-08h04
PRÉ-CANDIDATOS EM SP SÃO DESCONHECIDOS PARA ELEITORES
Os partidos que ocuparam a Prefeitura de São Paulo nos últimos anos vão disputar as eleições municipais de 2012 com nomes que hoje são desconhecidos para boa parte do eleitorado da capital.
Pesquisa Datafolha divulgada no domingo mostra que PT, PSDB e PSD terão que se esforçar para tirar seus concorrentes do anonimato.
(...)
http://www1.folha.uol.com.br/poder/1020414-pre-candidatos-em-sp-sao-desconhecidos-para-eleitores.shtml
Chris/SP
Ilustre Coronel: toda vez q leio tuas análises sobre SP/2012 me dá vontade de bater com um gato vivo (!) na cabeça dos tais tucanos paulista p/ ver se eles entendem o q vc diz. Não sei o mal deles é burrice ou se estão gostando dessa relação sadomasoquista com o PT.
Replymarco
p/ Anônimo das 8:10 .....
Replycorrija sua grande falha:
Kassab NÂO está queimado. Tanto que criou sozinho um partido, contra tudo e contra todos.
Queimado? Quanta besteira.
O problema é que Mario Covas queria continuar no poder a qualquer custo, baixou seu espírito de porco e encarnou em Alckimin e contra alma penada é duro lutar. Alckimin precisa passar por um descarrego para se livrar desse espírito que grudou nele, daí a coisa flui.
ReplyPrevisão de crescimento do PIB para 2012 é de 2,6%.
ReplyCó, có, có, có, có, có, có, có...
Braphil Potênphia!
Cel
ReplyNinguém aqui está lembrado que, tão logo o partido do Kassab se formou, ele propôs uma aliança diretamente com Alkmin pedindo a cabeça de chapa e um vice do PSDB em troca de o apoiar na reeleição em 2014. O Alkmin concordou de imediato e o Serra tb.
Daí, p/ variar, o PSDB melou, dizendo que tem vários ótimos candidatos e que seria um absurdo não ser cabeça de chapa. Foi aí que o Bruno Covas se candidatou às prévias.
Agora, o Afif já disse que não será candidato se não tiver o PSDB como aliado. Nem teria cabimento mesmo.
O Alkmin preferiu deixar as prévias para março na tentativa de convencer o partido a se aliar ao Kassab nos moldes por ele requerido.
Na verdade, o PSDB e o PSD já deveriam estar com seu bloco nas ruas a exemplo do PT. P/ variar, dado os desentendimentos internos, o PSDB chegará atrasado na disputa, como sempre.
Restará ao Kassab, caso não haja acordo c/ o PSDB lançar o Henrique Meirelles como candidato, em quem eu não voto por causa de sua ligação c/ o PT, especialmente c/ Lula, que está por trás da sua filiação ao PSD.
Se o Bruno Covas for o escolhido não terei em quem votar e anularei meu voto.
É, a situação por aqui está complicada, graças a indecisão do PSDB.
Esther
Caro Coronel:
ReplyEm São Paulo há uma briga sobre a administração do convênio de assistência judiciária entre a OABSP e a Defensoria Pública local.
Pois bem, na verdade o que a defensoria quer é ser interlocutora previlegiada entre o que chamam de "movimentos sociais" e o governo (é claro que o pobre de verdade fica de fora, como sempre, ele que se lixe com seus problemas jurídicos). Isso fica bem claro quando se vê a qualidade dos que apoiam pleitos da defensoria, conforme link abaixo:
http://www.defensoria.sp.gov.br/dpesp/Conteudos/Noticias/NoticiaMostra.aspx?idItem=37297&idPagina=1&flaDestaque=V
Com todo respeito anonimo das
Reply13.35. O Sr.Mário Covas foi um grande homem, grande político, e não merece uma brincadeira mórbida dessas. Naõ é por aí.
Izabel/SP
Concordo com o sr.Cel.,se o pt., ganhar a prefeitura de S.Paulo,
Replyficará impossivel, o futuro político do Alckimim.
Izael/SP
Coronel,
Replybasta esses velhacos do PSDB terem um pouco de vergonha na cara.
Muito bom. Simples e direto, como deve ser. Análise e projeções corretas. São Paulo só se livra do Haddad e do PT se Alckmin e Kassab se unirem, tá na cara. Mas a tucanada é emplumada e burra, vai querer quebrar a cara - eles fazem tudo pra perder. Outra coisa: onde fica o Serra nesse pacote?
ReplyAo contrário do que disseram acima, Afif não foi terceiro na eleição presidencial de 89. Foi sexto, com 4,5% dos votos, atrás de Brizola, Covas e Maluf.
ReplyConcordo com o que foi expressado por ClaudioM à s 12:27.
ReplySe houver 2º turno, pode juntar toaa tralha aí (Russomanco,chalita balã-mágico, o netinho do Mulla, gugu-dadá haddad, etc) que tomam chapuletada em 2012 e 2014...Esqueça aliança PSDB e outros pois o que importa é a percepção do eleitor e não convescotes, midiazinha da esgotosfera e afins...
Se Aécio for o candidato à presidência em 2014, votarei contra ele no segundo turno (se houver).
ReplyAcho que todo mundo está vendo fantasmas. O PT já governou São Paulo, com a D. Erundina e com a D. Marta e nem porisso o PSDB perdeu o poder. O interiorzão garante.
ReplyAssino embaixo Corona!!! Espero que este texto chegue ao PSDB!!! Estratégia perfeita!
Reply