Comissão da Verdade vai pedir ajuda aos universitários.

O governo quer recrutar centenas de acadêmicos e pesquisadores para contribuir com a base de dados sobre a qual se debruçará a Comissão da Verdade, aprovada anteontem no Congresso. O reduzido número de membros (sete) e assessores (14) previsto para a formação do grupo é uma das principais críticas de especialistas. Eles argumentam que apenas 21 pessoas não serão capazes de investigar e relatar em minúcias as violações aos direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988, que é o objetivo da comissão. O plano de incluir universidades, movimentos sociais e ONGs ligadas aos direitos humanos no funcionamento da comissão está em curso.

Em agosto, a Secretaria de Direitos Humanos, ligada à Presidência, criou uma portaria criando um comitê para gerir uma rede de pesquisa sobre "o direito à verdade, à memória e à justiça". O objetivo é criar grupos de estudo regionais em universidades que possam levantar e estudar documentos e depoimentos relativos ao período apurado pela comissão. Em especial, o da ditadura militar (1964-1985). Seria uma forma de colher informações e ajudar a comissão. "Existem diversos arquivos públicos de documentos que são pouquíssimo estudados", diz, Rogério Gesta Leal, desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, professor e coordenador executivo do comitê instituído. De acordo com Leal, a ideia de "observatórios locais" estimulará as pessoas a descobrir e detalhar também violações menos conhecidas -não só em casos famosos e já exaustivamente estudados.

Ao mesmo tempo, diz seria uma forma de democratizar a comissão, envolvendo a sociedade na apuração.Para viabilizar o trabalho de pesquisadores, que poderão ser de diferentes áreas, a Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos Humanos vai negociar a criação de bolsas para esses pesquisadores.O incentivo pode ocorrer via agências de fomento, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.

Enquanto o projeto de lei aguarda a votação no Senado, o governo começa a delinear o perfil dos sete membros da comissão. A indicação será da presidente Dilma. Segundo a Folha apurou, cogita-se chamar ao menos um jurista, um acadêmico, um intelectual, uma pessoa ligada a setores conservadores e outra à esquerda. Quando enviou o projeto ao Congresso, em 2010, o ex-presidente Lula indicou que gostaria de ter o ex-ministro de Direitos Humanos Paulo Sérgio Pinheiro no grupo. Hoje ele trabalha em uma comissão das Nações Unidas.(Da Folha de São Paulo)

8 comentários

Genuino é quem está coordenando?
O Mensalão sera esclarecido?
Vai haver aumentopara o Judiciario, Deputados?
Porcada!!!!Vá procurar serviço.
Povinho sem reação!

Reply

Genuino é quem está coordenando?
O Mensalão sera esclarecido?
Vai haver aumentopara o Judiciario, Deputados?
Porcada!!!!Vá procurar serviço.
Povinho sem reação!

Reply

Mais boquinhas, mais verbas, mais viagens, mais diárias, e tudo pendurado an conta do pagador de impostos e depositado na conta da cumpanhêrada.

Reply

SERÁ QUE JÁ VÃO COMEÇAR CONTANDO TODA A VERDADE SOBRE O MENSALÃO, E SOBRE A MORTE DO PREFEITO CELSO DANIEL?
E SOBRE O ESTRANHO E RÁPIDO ENRIQUECIMENTO DO FILHOS DO LULA E DO PRÓPRIO LULA, JÁ VÃO CONTAR A VERDADE TAMBÉM?
E VÃO CONTAR SOBRE OS VÁRIOS CHAMADOS "JUSTIÇAMENTOS" DO GRUPO DE GUERRILHEIROS BRASILEIROS?

TENHA DÓ!!! IMPEACHMENT JÁ!

Reply

Coronel,
esta Comissão fi criada literalmente na privada. Lugar mais adequado não poderia existir.

Reply

sei não, mas tenho a impressão que as FFAA estão dando corda para esses bandidos se enforcarem.
os militares que por sinal fizeram um excelente governo, já foram por demais esculhambados por essa esquerda canalha e bandida, até aceitaram um terrorista covarde e dedo duro como assessor do MD, acredito ainda que há muitos militares com vergonha na cara.
acho que a tal comissão da inverdade vai dar m... para os vermelinhos malditos.
vai tiro de bazuca no pé.
estou torcendo, hehehe.

Reply

O quê esperar de uma comissão negociada por José Eduardo Cardoso, Maria do Rosário, Marco Maia, ACM Neto, Duarte Nogueira e Paulo Abi-Ackel dentro de um banheiro, com dona Dilma Rousseff de Nova York via telefone? Só pode dar merda.

Reply

COM ESSE MONTÃO DE PETRALHA AÍ É QUE O SIGILO VAI PRAS CUCUIAS.
NAO VAI SER VAZAMENTO DE INFORMAÇÕES VAI SER UMA IRRIGAÇÃO SÓ.
UM BANDO DE ABESTALHADOS.

ABRAÇOS.

Reply