A última participação de Itamar no Senado.

Itamar Franco estava hospitalizado desde o dia 21 de maio de 2011. Seu último discurso foi na sessão de 11 de maio, que discutia o aumento espontâneo de preços concedido pelo Brasil ao Paraguai, pela energia de Itaipu, que representa um custo adicional de R$ 4 bilhões. No dia 12 de maio, ele voltou ao tema criticando a imprensa paraguaia. Morreu um grande senador, nos poucos dias em que lá esteve. Morreu um grande presidente e um grande brasileiro.

Assista aos vídeos um  e dois do último discurso.

Assista ao vídeo da última participação do senador Itamar Franco no plenário.

22 comentários

Uma das mais tenazes e coerentes vozes da oposição no Congresso Nacional, Itamar foi o responsável pela implantação do Plano Real, que permitiu aos brasileiros darem adeus às instabilidades econômicas e à inflação. Este sim diexará o Brasil, orfão de políticos de competência e amor á Pátria, ficamos com o orgulho de sua luta não ter sido em vão!!

Reply

... e as pragas ficam!
Ficamos órfãos!

Lucia

Reply

Cel,

"Os baluartes da nação vão desaparecendo aos poucos enquanto que a soberba, a corrupção e a incompetência criam raízes na República".

Nivaldo Bonasio/SP

Reply

Concordo Coronel. Vai-se alguem do bem ,ficam-se os larápios. Pena!



Lilac_ Alemanha

Reply

Tio Coronel,
O falecimento do senador e ex-presidente Itamar Franco revela que o autoproclamado poderoso senador Aécio Neves fica só na "oposição" a Dilma e ao PT. Lembremos que Aécio queria ser o líder de uma bancada mineira unânime "contra" Dilma. Ele, Itamar e Eliseu Resende estariam sempre falando em uníssono.
Agora, ele fica só. O senador, que fora suplente de Eliseu, é governista, assim como o Perrela, que é do PDT, exibindo sua falta de tato na escolha de suplentes para seus aliados - admitindo que ele queira fazer oposição.
O falecimento de aliados, a destruição do DEM, a cisânia evidente no PSDB...
É Aécio tudo o que Aécio diz ser?

André Andrade - João Pessoa, PB

Reply

Coronel e Coturneiros,

concordo que ele foi um homem de bem, mas não foi perfeito.
Foi um visionário e teve o melhor Ministro da Fazenda que o Brasil já teve: Fernando Henrique

Graças a ele, em 1998, tivemos um grande choque no dolar por causa da sua bocarra que disse que o Brasil não pagaria a dívida externa, e pediria moratória.

Estávamos com o dólar a quase um por um com o real, e, de repente, houve uma explosão no mesmo que quase ameaçou o plano real!

O brasileiro tem a tendência de santificar os que morrem.

Porém, este, no meu entender irá para um bom lugar, com direito a repouso, refazimento e recomeço de trabalho em pouco tempo, na espiritualidade.

Que ele e seus familiares tenham paz.
Que Deus o ilumine.

Flor Lilás/PR

Reply

Coronel, espero que em breve ele leve para o além o Cachaça e a Guerrilheira.

Reply

Ô Coronel,esse pessoal gosta de dizer que é pai de filho bonito,dos feios ninguém aparece...Como disse um cortuneiro,o RÚBENS RECÚPERO era o ministro da Fazenda do Itamar-qdo o FHC apareceu,a coisa já andava bem...Mas Fernandinho não nos deixou esquecer que ERA SUA invenção!E,eu,repito outro fato hist´rico,de fácil averiguação:Brady,este é o nome do homem,que desenhou para a America Latina,toda devedora,no fim da década de 80, o PLANO BRADY.À partir daí,foi possível criar o plano real.Itamar para mim,foi um presidente que pegou as rédeas de uma maneira firme,(o país poderia entrar em um caos total de desgoverno,logo após o processo Collor,)e governou sem alarde,e com lisura.Mas a volta do Fusca,um capricho seu,não sei se não acabou custando aos cofres públicos dinheiro que de alguma forma possa ter sido usado na montadora Volkswagen...Bom negócio não foi,já que rapidinho não deram continuidade...enfim...

Reply

Alguém conseguiu assistir aos vídeos?
Tudo do Congresso e Senado é muito complicado.

Vocês sabem como consigo saber sobre as votações? Quem votou contra e a favor?

Os deputados e senadores fazem teatrinhos e firulas para os eleitores. O IMPORTANTE É SABER COMO ELES VOTAM. ISSO É DIFÍCIL DE DESCOBRIR.

Reply

OFF


DOCUMENTO SERIA DE 2007.

http://www.paraiba.com.br/2011/06/30/86681-wikileaks-eua-viam-lula-como-o-melhor-presidente-para-o-setor-imobiliario

Reply

Flor Lilás/PR, és espírita, já havia percebido! Também sou! Que bom!

Pena Coronel, que os bons não vivam para sempre! Dois dos nossos, e dos melhores, nos últimos dias. Põe um símbolo do luto no blog. Pelos dois.

E do bandido do Chávez, alguma notícia? Tenho estado OFF esses dias pq minha filha está no PC enquanto descanso, e não estou sabendo das últimas.

Reply

Flor Lilás/PR 2 de julho de 2011 13:06

Acredito estar havendo algum engano.

O Governo Fernando Henrique, também chamado Governo FHC, teve início com a posse da presidência por Fernando Henrique Cardoso, em 1 de Janeiro de 1995, e terminado em 1 de janeiro de 2003, quando assumiu Luiz Inácio Lula da Silva.

Quando da implantação do Plano Real se sabia que com o tempo deveriam ser efetuados vários ajustes. O Ajuste do câmbio foi feito no final do primeiro mandato FHC, em 1998, após ser aprovado no congresso a reeleição e a vitória nas urnas do FHC.

Em 1988 o Sarney tentou o Plano Cruzado e decretou a moratória. Aí foi que ficamos sem matéria prima para remédios, tintas, aviões da varig e navios do Loide Brasileiro foram embargados fora do país, etc.

Este item mencionaste o culpado foi FHC pelo acordo de 1998 com o FMI.

Abraços,
Átila

Reply

Eu não sei se ele era um baluarte da justiça.
Mais sei que seu nome, nunca esteve envolvido em escândalos.
Lamento muito sua morte.


Izabel/SP

Reply

Quando Itamar recusou Serra para ministro

Às vésperas do impeachment do presidente Fernando Collor, acusado de corrupção, Itamar Franco, que era vice dele, começou discretamente a montar o seu futuro governo.

Sua pretensão era a de poder contar com representantes da maioria dos partidos.

Mandou Fernando Henrique Cardoso, então senador pelo PSDB, sondar Lula, presidente do PT. Queria um ministro do PT.

Lula recusou a oferta. O PT ficaria de fora. Mas sugeriu, para espanto de FHC, o nome de José Serra para ministro da Fazenda.

Itamar conversou com Serra duas vezes. Depois chamou FHC e disse:

- Não dá.

- Por que?

- Porque ele é muito preparado, muito competente, tem boas idéias, mas o que vai querer mesmo é o meu lugar.

Itamar cortou a do Serra porque o conheceu bem de perto. Vamos ver o que o Aécio vai fazer. Será que Serra dessa vez chega lá? Eu digo que não.

Reply

Estranho os dois terem morrido em dias próximos ... muito estranho...

Reply

Funcionários terceirizados trabalhando em setor de pagamentos?
Deve ter muito mais m... por aí!


http://odia.terra.com.br/portal/rio/html/2011/7/os_criadores_de_servidores_175026.html

Reply

Salve, salve!Itamar! Este foi um homem honrado, simples e deixa sua vida pública como exemplo para todos, especialmente para os políticos.

Enquanto isto, em Cuba, duas múmias cambaleantes infernizam as vidas de milhões de pessoas e não desencarnam de jeito nenhum.

Reply

Mais um senador biônico, que sem nenhum voto ganha um mandato de mais de sete anos. E como é do PDT por certo integrará a base governista, enfraquecendo ainda mais a (quase extinta) oposição. Salve-se quem puder!!!!!

Reply

Têm vários biônicos no Câmara e no Senado, embora a Constituição fale em voto direto.

Muitos deputados elegeram-se graças a sobra de votos de legendas, em detrimento de outros candidatos que efetivamente tiveram mais votos.

Sem falar no quinto constitucional que transforma meros advogados em juízes de instâncias superiores. Muitos nem conseguiriam (ou não conseguiram) passar num concurso
para a magistratura, apesar do "notável saber jurídico". Reputação ilibada, melhor nem comentar...

E temos que aguentar esses caras falando e cometendo "abobrinhas"...

Reply

Caro Átila,

sei de todos os fatos que você cita, no entanto, naquele ano Itamar era governador de Minas Gerais e decretou que o estado não pagaria a dívida que tinha. Houve aumento do risco Brasil.

Lembro-me que na época isso gerou um efeito dominó e acabou virando "o Brasil não pagará a dívida", e logo a seguir ocorreu o fato com o dolar.

Na época eu tinha uma viagem para o exterior e fiquei furiosa com a situação, por isso guardei as datas.

Abraço!

Flor Lilás/PR

Reply

Coronel, o senado não representa o povo e sim as unidades da federação, sendo 3 por unidade ( estado ou DF ) e por isto defendo: A função de senador seja honorífica ou que sejam indicados pelo governador, ouvida a assembléia legislativa do estado. Com a morte de um senador, o governador poderia nomear outro pois eles não teriam poder de elaborar leis, apenas de sabatinar ministros, presidentes ou diretores de estatais, BC e manter uma comissão de ética para julgar os deputados federais, como os senadores não seriam eleitos e sem mandato definido, a assembléia legislativa poderia nomear novo senador e retirar algum dos três que não represente o estado de modo correto, um senador não é democrativamente eleito pois um senador paulista precisa 100 vezes mais votos que um acreano.

Reply

Depois dos governos militares foi o único presidente que tivemos: SÉRIO, HONESTO, DECENTE, HONRADO. Pobre Brasil.

Reply