A decisão da presidente Dilma Rousseff de manter o senador amazonense e presidente (licenciado) do PR, Alfredo Nascimento, no comando do Ministério dos Transportes imprimiu à sua passagem pelo Planalto uma indelével marca negativa. No sábado, quando a revista Veja noticiou que a corrupção corria solta na cúpula da pasta, Dilma mandou Nascimento afastar de imediato os quatro servidores de sua confiança que teriam ligações com o esquema - o que criou a expectativa de que o próprio ministro perderia o cargo em seguida. Seria a ordem natural das coisas, ainda que ele não figurasse entre os envolvidos por atos alegadamente praticados do outro lado da parede do seu gabinete e não fizesse por merecer o que dele afirmou há tempos o governador Cid Gomes, do Ceará: "Inepto, incompetente e desonesto".
Ontem cedo, porém, o Planalto informou que Nascimento não só continua contando com a confiança da presidente, como ainda foi por ela incumbido de chefiar a apuração das malfeitorias no núcleo central do Ministério. Em vez de dar motivo para se evocar a metáfora da raposa e do galinheiro, esperava-se de Dilma que mandasse os órgãos apropriados investigar as denúncias e, no mínimo, adotasse o método Itamar, lembrado nos necrológios do ex-presidente: afastem-se os suspeitos enquanto as acusações contra eles são apuradas e sejam reempossados se a sua inocência for provada. A decisão de Dilma foi um baque para quem quer que imaginasse que, contrastando com as hesitações expressas nas suas idas e vindas em questões de interesse do governo, ela não vacilaria diante de uma denúncia de corrupção na sua administração - o primeiro escândalo do gênero a vir à luz neste seu meio ano de mandato.
Ontem cedo, porém, o Planalto informou que Nascimento não só continua contando com a confiança da presidente, como ainda foi por ela incumbido de chefiar a apuração das malfeitorias no núcleo central do Ministério. Em vez de dar motivo para se evocar a metáfora da raposa e do galinheiro, esperava-se de Dilma que mandasse os órgãos apropriados investigar as denúncias e, no mínimo, adotasse o método Itamar, lembrado nos necrológios do ex-presidente: afastem-se os suspeitos enquanto as acusações contra eles são apuradas e sejam reempossados se a sua inocência for provada. A decisão de Dilma foi um baque para quem quer que imaginasse que, contrastando com as hesitações expressas nas suas idas e vindas em questões de interesse do governo, ela não vacilaria diante de uma denúncia de corrupção na sua administração - o primeiro escândalo do gênero a vir à luz neste seu meio ano de mandato.
Clique aqui para ler o Editorial do Estadão na íntegra.
29 comentários
Dilmorréia não manda em nada. É o zero à esquerda.
ReplyBarao de Itauna
Coronel,
Replyo título deste post jea diz tudo!
Flor Lilás/PR
Foi no mínimo decepcionante ontem ver Magno Malta e Blairo Maggi defendendo esse Alfredo Nascimento. Lógico que vão defender, afinal Nascimento é o pesidente do PR. Mas a convicção de Magno Malta se dizendo indignado por duvidarem da honestidade de Nascimento, chega dar nojo. Se Nascimento não é corrupto, é incompetente, afinal o seu chefe de gabinete está envolvido nessa maracutaia toda. Imagina-se que uma autoridade desse porte nomeie chefe de gabinete, que é muito mais que secretário, alguém de estreita confiança. Pois se alguém de confiança é pego com a mão no forno, imagine-se o que não farão os demais. Agora olha só a tese que a cúpula apresentou: as denúncias são "fogo amigo". Tal qual um certo Cabral, político com mais de 30 anos de atividade que não sabe o que é ético ou não, esse pessoal do PR usa o mesmo estratagema de Lula e do PT: o fato não é o importante; importa descobrir quem vazou. Único jeito de esclarecer isso é uma CPI, onde o sigilo telefônico, fiscal e bancário desses ladrões pode ser apurado. Se não, vai virar escândalo antigo desse governo.
ReplyDe petistas não se pode esperar nada que não seja: roubos, corrupção, desvios, acobertamento de falcatruas, proteção a bandidos e criminosos.
ReplyPortanto a raposa continuará no galinheiro, e a sujeira irá para baixo do tapete.
Bom dia a todos.
ReplyPelo menos espero que agora muitos comentaristas parem de escrever que acreditam na Dilnamite.
Ela faz parte do bando sim e nao vai sacrificar ninguém do bando.
Me apontem um unico da quadrilha que esta pobre e eu retiro aquilo que escrevi.
Roubam unidos e permanecem unidos.
Roubam, assassinam,saqueiam e ainda tem gente que acredita nas boas intençoes dessa gentalha.
brasiliano1@gmail.com
Isso apenas mostra o quão frenético é o jeito Dilma de governar. Ora, onde se viu o presidente mandando e desmandando em gabinetes de ministérios?! Pra isso que tem ministro, não?
ReplySe ela acha que alguém ali não merece estar ela que demita todos, não que mande o ministro demitir, há quebra de hierarquia.
Cel, já lancei e repasso aqui o movimento Dilma Carabina, Impeachment Já!
CJ
A MARCA DO ZORRO!
ReplyVai ser a mesma ladaínha vão negar...negar...negar mas já sabemos que quando negam estão afirmando, mas o minístro já está fazendo as malas, pena que não é pra ir para a cadeia que seria a melhor solução, é para assumir outro cargo importante neste desgovêrno com um baita salário...e depois é só aguardar um novo escândalo aparecer e aí eles vão negar...negar...negar..
(Z)
Afastar os 40 ladrões e manter Alí Babá é o requisito básico da administração petralha. Chutaram a m.... mas as moscas ficaram.
ReplyCoronel,
Replya Anta II quando demitiu os alopradinhos do PR, o fez porque estavam "gastando muito" e não havia dinheiro que cobrisse, só aumentando ainda mais a carga tributária. Não foi por roubo não. Roubar pode mas, tem de ter o limite para cada ministério.
Coronel
ReplyImagino o esporro que ela tomou do Presidente Lula por ter demitido de sopetão e sem autorização dêle estes servidores de escol, do padrão S.A.T. - sérios, ativos e trabalhadores, merecedores da confiança do retrocitado pai da pátria...
Coronel, pela bilionésima vez, a "Mulher Tomate" é:
ReplyCAGONA!!! CAGONA!!! CAGONA!!!
Oh Corona,não se pode deixar rastros.O Nascimento limpa para que outro faça renascimento das falcatruas mais tarde,ou alguém duvida!!!.fonseca.
ReplyAlgumas observações:
Reply- A reação de Dilma nesse caso, que tudo indica envolve apenas a cúpula de um partido aliado, contrasta e muito com o ocorrido na casa da mãe joana civil, com o envolvimento de Ideli, a insana e Mercadante, o idiota (na definição de N. Jobim) no escândalo dos aloprados, parte II, onde só há petista de raiz e com o tratamento dispensado ao próprio Nascimento; observe que os envolvidos nem foram escutados (não que isso iria mudar algo).
- O fato de ela não demitir o ministro só adia o inevitável: afinal, alguém enxerga bom futuro nisso?
Coronel, imagine só os podres que o ministro Nascimento sabe de Dilma, Lula, Zé Dirceu e de toda a gangue petista?! Sendo assim, é óbvio que o homem é intocável. A quadrilha que rouba unida, permanece unida!
ReplyCoronel, quando a "dama de vermelho" disse ao pessoal do ministério dos Transportes:
Reply"Vocês precisam de babá!"
Penso que na verdade ela quis dizer:
"Vocês precisam de Ali-Babá!"
Governo fraco. Presidente fraco. Não consegue demitir um auxiliar nomeado? Fraqueza. Se decidiu e alguém mandou que voltasse atrás? Fraqueza. Quem elegeu que pressione. Quem acreditou, que pressione. quem não votou e não acreditou, está pressionando.
ReplyCel
ReplyDilma esta sendo conivente, relapsa e incompetente.
Palavras do mentor da governANTA:
"Nós precisamos ser mais duros com a corrupção, com o corrupto e com o corruptor”
Lula, em Goiás, inauguração da Barragem João Leite,.
Fonte: G1
12/02/2010
CADA PAÍS TEM O GOVERNO QUE MERECE
Átila
Cel,
ReplyFavor enviar a versão normal (não pra celular) dos editoriais.
O cel sempre manda artigos interessantes, mas pra ler no computador é melhor do que a versão pra mobile.
Obrigado!
É bom que nunca se esqueça que esse governo é formado por integrantes da sofisticada organização criminosa, ou que esse governo É UMA SOC, sempre atuando em conjunto, e sempre um livrando a cara e os "culhões" do outro. Qualquer um deles que abrir a latrina deverá fazê-lo em defesa, de seu colega de 'turma', conforme reza a cartilha, por isso que sempre se ouviu o 51 defendendo seus parceiros e continuamos a ouvir a governANTA fazer o mesmo. Assim será sempre, até que a oposição e a (in)justiça desse nosso Brasil tenha competência para enquadrar essa corja.
ReplyA Dilmanta nao vai demitir ninguem de peso. Somente os aspones. Afinal ela sempre fez parte da quadrilha, nao é nao????
ReplyNão entendo alguns colunistas. Tomem o caso deste incrível FERNANDO BARROS E SILVA, da Folha de São Paulo. Vejam só: falando de roubalheira, ele define assim o PR: "concentra o que há de pior na política brasileira. Não é à toa que esteve no centro do mensalão". Chapa, o PT esteve no centro, nas bordas, ao redor, em tudo quanto é lado do Mensalão. Por que ele não define o PT como o que há de pior?
ReplyEssa terrorista, a tal Estela, nunca me enganou. Nao demite ninguem pq tem o rabo preso. E poe preso nisso.
ReplyFaz cara de santa pra enganar os idiotas.
Mas por traz sabe deTUDO TANTO QUANTO O VELHACO SEMPRE SOUBE.
Idiota é o povo brasileiro que é roubado o tempo todo pela corja e nada faz.
Pelo andar da carruagem só temos uma saida- O AEROPORTO.
ReplyÉ bom aproveitar enquanto as portas estao abertas.
Inepto, imcompetente e denonestos.
ReplyNão são esses os quesitos indispensáveis, para fazer parte do govêrno?? Se ele fosse honesto, ele mesmo pediria seu afastamento.
AGORA QUEM TEM TELHADO DE VIDRO!!! Lembram da erenice, bem ao lado da sala da dilma,FAZENDO TRÁFICO DE INFLUÊNIAS, juntamente com seu filhinho, e a dilma TAMBÉM NÃO SABIA DE NADA.
Izabel/SP
Coronel
ReplyDeu hoje na CBN: O veglhaco é que está segurando a barra do Nascimento porque se ele perde o cargo volta para o Senado e seu suplente dança, o veglhaco pediu ao poste que segura-se o Nascimento porque o inútil, capachildo e rastejante João Pedro é amigo do veglhaco.
Que meigo.
Se demitir, ele conta tuuuuudo !!!!!
Reply"A decisão de Dilma foi um baque para quem quer que imaginasse que, contrastando com as hesitações expressas nas suas idas e vindas em questões de interesse do governo, ela não vacilaria diante de uma denúncia de corrupção na sua administração - o primeiro escândalo do gênero a vir à luz neste seu meio ano de mandato."
Replykkkkkkkkk ! Acorda, Estadão...
Ele é tão amazonense quanto a Ideli é catarinense. Faça-me o favor coronel, esclarecendo que o homem caiu de paraquedas no Amazonas.Êle é POTIGUAR!
ReplyA última notícia foi o enriquecimento "súbito" do filho do ministro... Até quando vamos ter que aguentar essa corja???
Reply