Governo "sorteia" 30 ameaçados de morte para proteger. Entre eles, o Rainha do MST. E deixa 1.800 à própria sorte.

É uma decisão vergonhosa sob todos os aspectos, esta escolha arbitrária sobre quem merece viver e quem merece morrer, tomada pela Ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. O mais vergonhoso de tudo, no entanto, é que entre os protegidos da Justiça está José Rainha Jr, que possui mais de 20 processos contra si, pelos mais diversos crimes. É o governo do PT protegendo um criminoso e deixando morrer inocentes.

O Globo - Na semana seguinte a quatro assassinatos de ativistas na Amazônia, o governo reconheceu, nesta terça-feira, não ter instrumentos e condições para garantir a segurança de todos os líderes que correm risco de serem assassinados no campo e que constam da lista de ameaçados feita pela Comissão Pastoral da Terra (CPT). A ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, afirmou ser necessário fazer uma triagem na relação da entidade e escolher quais são os prioritários entre os mais ameaçados. Na segunda-feira, reunião de ministros decidiu ser prioritária a questão da segurança dos ambientalistas ameaçados de morte na Amazônia.

- Seria errôneo e uma ilusão dizer que temos condições para atender a esta lista. Vamos analisar a listagem da CPT e fazer uma avaliação. Vamos buscar os casos mais graves, sobre os quais nos debruçaremos - disse Maria do Rosário, após encontro com líderes da CPT em seu gabinete.  A ministra afirmou que será feita uma triagem da relação e atender aos casos mais graves. A CPT selecionou 30 nomes de lideranças no campo que julgam serem prioritários.  Questionada por sua declaração, a ministra justificou sua afirmação.

A CPT entregou ao governo uma lista com 207 nomes de líderes rurais, indígenas, quilombolas, sem-terra e ambientalistas que, entre 2000 e 2011, sofreram mais de uma ameaça ou foram vítimas de tentativas de assassinato. Mas, desse total, 42 foram assassinados. Dos 165 ameaçados ainda vivos, a CPT destacou 30 líderes, cujos casos são considerados mais vulneráveis.  A ministra não garantiu quantos dos relacionados poderão contar com a proteção do governo. Essa análise ainda será feita e não há data prevista para encerrar esse trabalho. Questionada após admitir que o governo não assegura a proteção da totalidade dos ameaçados, a ministra tentou se justificar.  - O que quero dizer é que é errôneo garantir escolta para os 1.850 (número total da lista da CPT). Não poderia prometer ao Brasil oito ou nove policiais para cada um desses ameaçados. Mas nunca houve uma articulação desse nível.

21 comentários

O critério simples: aqueles com afinação partidária ou filiados ao PT serão os escolhidos.

Reply

E por falar em governo comunista, é estarrecedora a declaração do min. da Educação em relação a Hitler e Stalin:

“Há uma diferença entre o Hitler e o Stalin que precisa ser devidamente registrada. Ambos fuzilavam seus inimigos, mas o Stalin lia os livros antes de fuzilá-los. Essa é a grande diferença.

Isso equivale a dizer que a leitura de um livro separa o direito de qualquer um sair por aí fuzilando quem não lhe parecer "culto" o suficiente!

E pode ainda ser interpretado como um aviso: Este governo fuzilará todos aqueles que não lerem de sua cartilha!!!

Reply

Poh oh Corona,não ví o nome do seu "steldi"!!!.fonseca.

Reply

Destes protegidos, quantos votaram em Serra45?

Reply

Esta tal "análise" é que é o perigo.
Quando estes políticos de quinta, incompetentes e demagogos começam a analisar alguma coisa o resultado é sempre um desastre, e o pior: com vítimas fatais.

Reply

È simples,os ameaçados que matem seua desafatos antes...

Reply

Os petralhas sempre protegem os "companheiros". São os que têm pedigree.


Chris/SP

Reply

Essa vergonha vai continuar pelo Brasil a fora, proteger o rainha de que? Se elle é bandido, o pessoal do MST, esse que invade terra e destrói plantações estão sendo protegido pelos seus iguais, como sempre a matilha em primeiro lugar “ISTO É UMA VERGONHA” BC.

Reply

Coronel,Coturneiros,
Quantos Ministros, ONGS, Et Caterva, foram mobilizados para acabar com a chachina de crianças no "entorno" do DF??
Na Amazonia morreram 04 (sem juizo de mérito ou valor), só de domingo para segunda em Valparaiso (GO/DF???),
morreram 05 meninos/meninas.
No ano corrente, ninguem sabe, segundo alguns mais de 80.
A Ministra Maria do Rosário teria alguma explicação verdística/ecológica/humanística/analbafetística para a mortandade explícita no quntal dela??
Quem sabe um "quíquíquí é isso?"
Copiando um jornalista:"até morto tem que ter crachá"
abs

Reply

Caso bem brasileiro.

Reply

O que, Coronel? Sorteio para viver e sorteio para morrer? Miiiiinha noooossa. A que ponto chegamos. Lula merece a pena de morte. Prisão perpétua já não é mais a pena indicada para ele.

Reply

Coronel...em 2004, 27 garimpeiros foram degolados em Rondonia. Até agora ninguém foi punido...Por que? Porque eram garimpeiros, cidadãos de 5ª "catiguria"...Fossem freiras, "índios", ambientalistas, pessoal do MST, todos os culpados já estariam presos...@fitzca

Reply

Mas o Rainha é um lider politico aliado, Coronel, e não corre nenhum risco, nem mesmo de ser brecado pela justiça, assim é fácil
protegê-lo.

Reply

Trancafia esse vagabundo do Rainha no xilindré e pronto. Está protegido.

Reply

A petralhada tem o dever de dar a todos os quase 200 milhões de brasileiros a proteção à vida, um direito constitucional PÉTREO.
Lógico que os mais ameaçados de morte por jagunços e justiceiros tem que ser protegidos, mas a lista real deve ter mais de dez mil muito ameaçados de morrerem em chacinas e pistolagem.
Melhor que "prender" os protegidos em gaiolas de ouro é MANDAR PRENDER OS PISTOLEIROS E OS AMEAÇADORES DA VIDA.

Reply

Atender a lista inteira seria impossível, até porque deve estar superfaturada pela CPT, mas a escolha tinha que ter outro critério. Por o Rainha no meio é o fim da picada.

Reply

Coronel,
Na verdade são 31 protegidos. Esqueceram de mencionar o asassino italiano batisti,

Reply

Será que o Lollo tem segurança?

Reply

Alguém conhece um "com terra" invadir a terra de quem não a tem?

Ora, o invasor não deve esperar que o invadido o receba com flores.

Vou escrever aqui: já tive terra. O café se perdendo no pé, ou já no monte e queimando, e o boia fria lá no povoado tomando pinga. No ano seguinte, a tarefa foi dada a outra pessoa. Pois aquele foi na Justiça e meu pai foi condenado a indenizá-lo. Como, se não era meeiro, empregado ou ao menos morasse na propriedade e apenas naquele ano aceitou colher o café, sem vínculo para o futuro? Pois uma propriedade que chegou a ter 80 mil pés de café foi vendida sem nenhum, já que não encontrava quem quisesse trabalhar.

Reply
Hildemar Mauro mod

Coronel, alguém já disse e com muita propriedade que "o país mais próximo da Amazônia é o Brasil", tal o descaso, a negligência, a incompetência, a incúria com que a nossa região sempre foi tratada pelo governo federal. Juntando com muitas outras autoridades irresponsáveis e criminosas desta região, sobretudo no Pará, temos esse "caldo tenebroso" que leva a crimes terríveis, à impunidade, à descrença e à deseperança da sociedade sadia que aqui vive. Após o assassinato de Chico Mendes e da irmã Doroty, sob intensa pressão internacional, houve intensa mobilização das ditas autoridades federais e estaduais, mas apenas para dar satisfações ao público externo, para fazer teatro, pois até empréstimos internacionais dependiam dessas investigações para serem liberados para o nosso vizinho Brasil. De concreto,o que aconteceu? O que temos hoje? A repetição de crimes, agora por atacado - quatro quase que simultâneamente. Realmente este país chamado Brasil, que não pode dar segurança para 1.800 pessoas ameaçadas de morte, como dará segurança para 190 milhões que nele vivem? As autoridades (ir)responsaveis por essa situação deveriam ser processadas em tribunais internacionais de direitos humanos. Processá-las no vizinho Brasil não daria em nada, como já estamos cansados de saber...

Reply

Coronel, os dois primeiros da lista, um quilombola e um indío, são do Maranhão. Não dá para o Sarney destacar uns seguranças do senado para dar garantia a eles? Ou pedir a sua filha, governadora daquele estado, para mandar providenciar a segurança desses ameaçados de morte? Pelo menos para aliviar a péssima imagem que nosso estado tem. Fica a sugestão.

Reply