2018.

Abaixo, a coluna de Eliane Catanhêde, na Folha de São Paulo:

O PSD de Gilberto Kassab arregimenta tropas no DEM, no PSDB e nos partidos governistas e vai disputar em São Paulo, em 2012, sem bater de frente com o governo Dilma. Sua guerra é 2018, não 2014, praticamente pré-definida pelo instituto da reeleição. Só errando muito Dilma vai perder, e ninguém aposta que ela vá errar tanto. Kassab e seus mentores, como Jorge Bornhausen, fazem uma distinção: uma coisa é o governo de Dilma (que não tem alma nem tradição petista), outra é o projeto de 20 anos do PT no poder, já lançado por Lula. A ideia é conviver bem com Dilma, mas ir para o confronto com o PT em 2018.

Num movimento chamado de "transição geracional", Kassab se aproxima de Aécio Neves, do PSDB, e de Eduardo Campos, do PSB, que se uniu ao projeto Lula e agora ao de Lula-Dilma, mas não se rendeu à posição de satélite eterno do PT. O prefeito tem pontes também com o PMDB, partido pendular que ficou com FHC, Lula e Dilma e poderá perfeitamente caminhar para qualquer um com real expectativa de poder. Uma aliança PSD, PMDB, PSB e a fusão PSDB-DEM-PPS em torno de Aécio, por que não?

São Paulo é o laboratório. Com a máquina da prefeitura e um partido novo em folha, Kassab entra no vácuo de Quércia, morto em 2010, e de Maluf, banido das campanhas majoritárias. Eis uma terceira via. Uma boa aposta é que o candidato do PSD será Eduardo Jorge, um quadro político de primeira grandeza, com interlocução (e respeito) tanto no PT quanto no PSDB. Um trunfo sobretudo para embaralhar a polaridade PT-PSDB e definir o segundo turno. Se der PSDB de Alckmin versus PSD com Eduardo Jorge, adivinha com quem o PT vai ficar? Se for PT versus PSD, com quem o PSDB fica? Mas, se der PT versus PSDB, o PSD tenderá para os tucanos, mas livre para ir com qualquer um dos dois. O PSD parecia aventura, mas essa turma não brinca em serviço.

16 comentários

Cel

Eliane Catanhêde esquece que os eleitores do PSDB+DEM (44milhões) querem uma alternativa e quem esta despontando é o PSD.

Se o PSD não se posicionar logo, no inicio, ele vai se tornar uma agremiação orbitando um partido maior igual ao PTB, PCdoB, PR e muitos outros que ficam babando o PT para ganhar algumas migalhas.

Átila

Reply

>>

Tudo de bom para o PT e tudo de ruim para o resto.

Sem nenhuma dúvida, essa petralha faz parte da folha de pagamento do PT.

<<

Reply

"...sem bater de frente com o governo Dilma. Sua guerra é 2018, não 2014, praticamente pré-definida pelo instituto da reeleição. " Parei por ai.

Entendam como homenagem da colunista a sua mãe inspiradora de sempre: mãe dinah!

Um ótimo dia!

Reply

Eu posso discordar de várias posições do Coronel (que é pró-Serra, pró-liberalismo, etc) e concordar com várias outras (que é contra Aécio, contra PT e esquerda em geral, etc). Mas uma coisa eu sei: definitivamente, não concordo com nenhum desses partidos políticos existentes, nem com tentativas de criar novos partidos reciclando nomes dos outros, como faz o PSD. Falta um partido independente (independente do liberalismo e do esquerdismo) e nacionalista neste país. O resto é picaretagem para enganar otário.

Reply

Conheço a politica dos Neves de longa data. Desde os tempos da UDN, meu pai participou do primero diretório da UDN, na minha cidade e o pai do Aécio Neves Cunha, estava presente.
Aécio é Neves(PSD) por parte da mãe e Cunha pelo pai(UDN). Mas com o avô Tancredo optou pelso Neves e pela politica cor de rosa, do afirmar negando, morder assoprando, apoiar sem se comprometer, dar-se bem com todos.
Mas são coretos, têm berço e não são ladrões.
Acho que a politica de setores da imprensa dos paulistas contra o Aécio esta errada. Em politica agente soma, quem divide é arrogante e sem habilidade.

Reply

Mas Coronel, Eliane Catanhede?... Que desperdicio de bits...

Reply

Comentário a "Marcelo Delfino disse..." O que pode ser independente do esquerdismo e do liberalismo? O centro? TODOS OS PARTIDOS SÃO DE CENTRO. É O QUE CONFESSAM. TODOS SÃO DEMOCRÁTICOS (a Alemanha Oriental também era democrática no título). A DIALÉTICA ESTÁ toda TOMADA. O QUE VS PODERIA CHAMAR DE INDEPENDENTE?

Reply

Mas, pela imprensa, o Kassab não estava morto e enterrado após dar um tiro no pé? Pelo jeito, ele é essa coca-cola toda.

Reply

Se for pra ficar babando a ... da Dilma, é melhor o filho bastardo ser abortado antes de nascer.

Reply

Bom, enquanto nenhum bilionário da direita e com boas intenções não surgir, creio que esta é a forma mais inteligente de fundar um partido!

Reply

Mas vamos lembrar que Kassab precisa combinar tudo isso antes com Serra e outros.

Reply

Não consigo ver perfil de lider em Kassab para poder agregar quadros de todo o Brasil, sobretudo, se continuar com esse viés de situacionista, de pessoa da base aliada.
A não ser que as ações estejam sendo costuradas em sigilo numa traição estratégica ao PT e nesse caso o Kassab não passa de um laranja que na hora oportuna cederá a posição para o verdadeiro lider idealizador do projeto, que oportunamente vai assumir o partido e liderar uma nova oposição no país.
Se é esta a estratégia, não deixa de ser uma manobra arriscada, pois, credibilidade tem que nascer junto e não depois.

Reply

Eliane Cantanhede? Essa jornalistazinha ideologicamente orientada (SEMPRE!) de cultura rasteira e subginasiana? É a caricatura da palhaçada né? Vou ali tomar um engov.

Reply

essa m..... tem4 meses e a jornalista joga ela de novo ,que tal esperar um pouco para emitir uma opinião ,ao meu ver pouco inteligente ,e extremamente desagradável.

EU ODIO O PT

Reply

São Paulo é laboratório? Como assim, laboratório? Cidadãos não podem ser considerados cobaias em nenhum lugar do Brasil. Essa análise é viesada. É mais torcida do que análise. Como pode afirmar que a presidente vai vencer em 2012, "a não que erre muito"? Ora, até agora só errou e acima do normal. Se fosse por isso, já estaria fora de cogitação antes de terminar o primeiro ano de governo. E o PSD nunca desmente se é ou não apoiador do governo federal. Por isso, analistas políticos dão isso como certo. Podem não estar errados?

Reply

O cenário está dominado por internacionalistas de toda ordem: fisiológicos, neoliberais e esquerdistas. Qualquer um que afronte este cenário é independente. Vale lembrar que um nacionalista é independente deste cenário atual, porque tem que afrontar simultaneamente o fisiologismo, o neoliberalismo (internacionalista por natureza) e o socialismo (também internacionalista por natureza). E defende a soberania nacional. Coisa que nenhum partido atual defende.

Reply