Aldo Rebelo desmonta Miriam Leitão e suas mentiras sobre o Código Florestal.

Abaixo, segue carta de Aldo Rebelo(PCdoB-SP), relator do projeto do novo Código Florestal,  para Miriam Leitão: 

Por que mentir?

O artigo “Código do Erro”, assinado por Miriam Leitão, expressa a pilhéria de Charles Dana de que o “jornalista separa o joio do trigo, e publica o joio”. Miriam é tida como jornalista bem informada, mas seu texto sobre o Código Florestal é uma sucessão de inverdades e erros carregados de má-fé e piores intenções.

Produtividade inativa – Miriam Leitão fala de “61 mil hectares de área já desmatada de alta e média produtividade agrícola e que não está sendo usada”, quando deveria dizer 61 milhões, erro que pode ser atribuído, talvez, ao desconhecimento da jornalista sobre o valor do hectare (10.000 m²). Aguardo com ansiedade o suposto estudo de “especialistas da USP” que vai nos revelar essa medida cabalística de produtividade em terra inativa...Espero que tal eldorado verde não sejam, obviamente, pastagens degradadas.

Caricatura e realidade – A possibilidade de um brasileiro ser preso por tirar uma minhoca da terra está prevista na lei n.º 9.605, de 1998 e no decreto n.º 6.514, de 2008. O que Miriam chama de caricatura em minhas citações é uma fotografia da realidade: o lavrador Josias Francisco dos Anjos foi cercado a tiros pela Polícia Florestal e preso por raspar a casca de uma árvore medicinal na beira do córrego Pindaíba, em Planaltina, perto de Brasília. Josias usava raspas do caule para fazer chá para sua mulher vítima da doença de Chagas. Foi algemado e encarcerado na delegacia. Por essa e outras, o jurista e ex-ministr o da Justiça Miguel Reale Jr. classificou a lei ambiental do Brasil como “um desastre. É a legislação mais envergonhante do Direito brasileiro. Eu a chamei de a lei hedionda dos crimes ambientais?”. E deu um exemplo tão burlesco quanto perturbador: “Se você escorrega e amassa a begônia do jardim do vizinho é crime.”

Mudanças alopradas na lei – O Código Florestal não tem 50 anos. Foi promulgado há 77, em 1934, reformado em 1965 e sucessivamente adulterado por decretos, leis, medidas provisórias, portarias, resoluções da burocracia ambientalista encastelada no Estado. Boa parte dos produtores rurais foi posta na ilegalidade por supostos crimes cometidos antes da tipificação. A reserva legal de 80% na zona de floresta da Amazÿnia, por exemplo, é de 2000, mas antes disso o próprio Estado incentivava o pequeno lavrador que ele próprio levava como colono a derrubar a mata para ter direito ao lote e acesso a crédito. Com a mudança na lei, virou delinquente.

Audiências pluralistas – Soa como insulto desqualificar as 64 audiências públicas que realizamos. Foram ouvidas todas as correntes de opinião. Grupos como o Greenpeace foram a quase todas e falaram à vontade. Aliás, em matéria de pluralismo, o artigo de Miriam Leitão é um caso acabado de uniopinião: ouviu um pesquisador do Imazon, contra meu projeto, evidentemente. Tal ONG é financiada por organizações como Fundação Ford, WWF-Usaid, Banco Mundial e Comissão Européia/Joint Research Center. Daí minha insistência em apontar a relação comercial e geopolítica entre essas entidades e os interesses econômicos que movem os Estados.

O papel dos militares – Não me cabe convencer a ninguém de que a versão do código de 1965 correspondeu a uma “obsessão radical do governo militar”. A reforma do Código de 1934, que gerou a lei n.º 4.771, de 15 de setembro de 1965, não foi uma iniciativa dos militares, mas da presidência democrática de João Goulart. Com base em propostas formuladas desde 1950, o governo do primeiro-ministro Tancredo Neves encaminhou o projeto ao Congresso em 1962. Para a aprovação da lei em 1965, não havia, naturalmente, conluio entre caserna e ONGs, que são um produto contemporâneo da globalização e do neoliberalismo com a pretensão de ao menos influir nas decisões dos Estados nacionais. Para os militares, a pior poluição era pobreza, e daí se inferem suas preocupações ambientais.

Terra não é problema – Não defendo o desmatamento de terras virgens para uso da agropecuária. A Confederação Nacional da Agricultura é que diz defender o “desmatamento zero”, com o que não concordo completamente, pois há Estados do Nordeste com porções de Cerrado que podem ser exploradas de forma sustentável para a produção de alimentos. Fixei em meu projeto uma moratória de cinco anos, que corresponderia ao período estabelecido para a regularização das propriedades postas fora da lei. Mas há pressões, até do Executivo, para que esta salvaguarda seja retirada. O problema é impedir o agricultor de usar a terra que tem e está diminuindo. Os censos do IBGE registram que entre 1996 e 2006 foram expropriados da agropecuária 23,7 milhões de hectares.

Anistia é para erro – Quando a redatora afirma que “o erro principal da mudança do Código Florestal é se basear na tese de que é preciso anistiar o que foi feito errado” segue o padrão de não saber o que diz. À situação dos agricultores aplica-se o chiste do Barão de Itararé: “Anistia é um ato pelo qual os governos resolvem perdoar generosamente as injustiças e os crimes que eles mesmos cometeram.” Ademais, meu projeto não inventou anistia alguma. Ela foi concebida e concedida pelo governo do presidente Lula e seu ministro ambientalista Carlos Minc, pelo decreto n.º 7029, de 10 de dezembro de 2009, promulgado sem nenhum debate.

Massacre dos 5 ha – Metade das propriedades do nordeste tem até 5 hectares, e apenas 0,6% da área com APP e Reserva Legal. Miriam e seus aliados querem confiscar 20% desse espaço para Reserva Legal e se um riachinho cruzar a propriedade (30 metros de mata ciliar de cada lado) mais 60% da área. Ao infeliz restaria quase nada para cultivar e sobreviver.

COMIGO, NÃO, SENHORA JORNALISTA”.

Aldo Rebelo

23 comentários

Rapazzzzzzz! ¬¬

Ele lavou minha alma, como essazinha Leitoa merecia uma mijada dessas há anos. Ela é outra que tudo é 'militares', se diz ex-presa política e torturada. Só se foi por olhar um sorvete e não poder lamber. Baita tortura...

Quem entende mesmo de economia sempre diz que ela é uma piada, uma fraude, além de gaga...

Me vejo na obrigação de aplaudir o cara, mesmo sendo comunista, mas a Miriam é mais, muito mais, aquela não evoluiu desde os tempos do partidão.

¬¬

Reply

Tem gente ai que vive enchendo a bola da Miriam Leitão.

1) Acho a Miriam Leitão uma poluição visual, FEIA.
2) Prepotente arrogante, acha que sabe de tudo, mas não sabe de nada.
3) Gosta de ficar encostando os entrevistados contra a parede pra mostar que é durona, qdo pega um que perde a paciencia fica se fazendo de coitada.
4) Nesse caso especifico. mostra tudo o que tem de pior. Sua arrogancia, sua pretotencia, sua ignorancia, sua falta de conhecimento, juntando a isso tudo, sua feiura. Oh mulher. feia!
Levantar de manhã,ir assistindo a Globo a caminho do serviço p/ se manter informado vendo Miriam Leitão, é dureza.

Reply

Bom dia a todos.

Aldo Rabello é o unico comunista que sabe o que diz.

Nao tenho nenhuma simpatia para a raça vermelha,mas reconheço que ele tem defendido com lucides e coragem o Brasil que trabalha,cria riquezas e empregos.

Com esta resposta Aldo Rabello fez pururuca da jornalista.

brasiliano1@gmail.com

00393470195534

Reply
Mensageiro do Apocalipse - SC mod

Mirian Leitão já deveria há muito estar cuidando dos netos.

Essa senhora fez uma boa carreira na Rede Globo que, sabidamente premia mais a sabujice que a competência.

Aliás, fazer alguém parecer competente e de comportamento ilibado tem sido tarefa fácil para os "marqueteiros", haja vista as imagens construídas de luis inácio e de vanda/estela que estão longe, muito longe de corresponder a realidade.

Mas voltando a Mirian Leitão que diuturnamente no "Bom dia Brasil" tem "rateado" até mesmo na leitura do teleprompter.

Evidente que quem acompanha o jornalismo de qualidade, há muito não presta mais atenção a seus comentários, muitas vezes sem fundamento que, refletem tão somente a opinião da PTralhada, que hoje financia com dinheiro público as principais emissoras de televisão no Brasil.

Melhor emprego a sua imagem seria fazendo dupla com Ana Maria Braga X dillma/estella apresentando receitas de omelete.

Não sendo possível ou se isso a seu juízo, viesse denegrir sua imagem já desgastada, deveria então se contentar com o que a vida já lhe proporcionou de bom e se retirar na casa dos artistas para uma velhice resignada.

Reply

sempre achei patético a Leitão entrar nesse assunto...

não entende nada da área e duvido muito que tenha lido todo o código como fez o RA...

deve ter obtido informação de alguma ONG petralha e saiu por ai, colocando seu prestigio de jornalista na lata do lixo de forma gratuita...

Miriam, na boa, fique falando sobre economia que desse riscado você entende...

nao queira ser porta-voz de ONG petralha e se expor ao ridículo sem necessidade...

Reply

A sra. Miriam Leitoa, nunca prezou pela verdade e me parece um tanto quanto estúpida para ocupar o cargo que ocupa na Rede Globo de Televisão. Ela encrenca com todo o mundo e se acha a dona da verdade por ser funcionária da "aldeia global". Parece que encontrou um adversário muito além de sua pequena altura intelectual e profissional. Melhor seria que não falasse do que não entende ou do que não leu, pois se leu nada entendeu.

Reply

Ó, comuna abençoado, este...

Reply

Igualzinho à Dilma, olha, Coronel: o primeiro-ministro Cameron vai comemorar o aniversário da esposa na Espanha e voa num voo regular da companhia econômica EasyJet...

http://www.elpais.com/articulo/gente/tv/Cameron/celebra/Granada/cumpleanos/esposa/elpepugen/20110407elpepuage_2/Tes

Reply

Artigo muito bom, quase 100% correto.
Só não entendi o porquê de o deputado meter o "neoliberalismo" entre os culpados.

Reply

Essa Mirian Porcão entende de tudo mesmo.
Se meteu até a falar em terra.
Será que ela sabe quanto é um alqueire? hectare? Um litro? Uma braça?
Sai dessa dona Mirian, pare de dar bola fora e falar de um assunto que não entende
Será que ela sabe fazer uma omelete melhor que a Madame Satã?

Reply

Para completar esse quadro patético iniciado pela Miriam Leitão que se acha (apenas acha) entendedora de tudo, só falta aquele tal de Sardenberg também comneçar a falar sobre Código Florestal. Esses jornalistasinhos de meia tijela pensam que só porque são empregados da Globo têm o direito de se arvorar em qualquer assunto. A Miriam Leitão e o Sardenberg lá levaram lavadas iguais a essa por tentarem falar de previdência social e agora por pensar que entende de Código Florestal.

apos2009.Campinas - SP

Reply

Creio que o Aldo Rebelo está em partido errado. Saia daí Aldo e venha fazer parte dos brasileiros que acreditam no Brasil e na democracia.

Reply

Coronel, a Míriam Leitão é veterana petralha de carteirinha, já escreveu um monte de m... e foram motivos de vários post no Coturno.
A nocega não tem noção do que é um hectare, confunde com quilometro quadrado e pensa que 30 metros seriam dez passos. quem tem um sítio com 50 metros de largura e um rio passa no meio, seria multado mesmo com integral proteção (sem nenhuma árvore derrubada no sítio) pois se no vizinho não tiver rio ele não é obrigado a deixar naquele ponto a reserva legal. Obrigaria o sitianta a comprar uma faixa de 5 metros de cada lado e manter o todo como reserva. O sítio seria classificado como improdutivo e o MST invadiria cultivando mandioca até dentro do rio, eles são como gafanhotos, destroem tudo e depois de colher saem da terra.
Os sem-terra são contra qualquer reserva legal em assentamentos e pequenas fazendas, não precisaria ter produtividade alguma.
Aqui será o Paraguai 2, com 100% de florestas de eucaliptos nas áreas cultiváveis e no chão a cultura principal, a maconha e quem sabe a Euphorbia coca, o arbusto que produz as folhas de coca. Se isto ocorrer será o fim dos paraguaios que vendem maconha e andinos que traficam pasta base de cocaína, uma commódity ilegal que é transformada em indústrias clandestinas em pedras de crack e cocaína em pó.
O PCC exportará muita coca aos europeus. pasta base dos andes não entrará mais, aumentando o lucro do PCC e políticos corruptos que fazem o circuito financeiro da indústria e comércio de armas, drogas e pessoas.

Reply

oh Aldo Rebelo...

larga dessa babaquice de ser comunista e se junta ao PSD, da senadora Katia Abreu...

esse negocio de ser comunista hoje em dia, na boa, eh coisa de adolescente e universitário que se jubila nos DCEs da vida...

não ha nada mais patético do que um adulto comunista, acreditando e propagando ideais e ideias que comprovadamente NÃO FUNCIONAM!

o cara vive num mundo da fantasia...

Reply

Parabéns pela eloqüente resposta!
E assim cai mais uma mentira neste País!
Que bom seria se nossos políticos fossem sempre a favor da verdade...

Reply

Cel

Não esqueça que Miriam Leitão já se chamou Miriam Carvalho, ex- do Gilbertinho Carvalho.

Uma vez PeTralha, sempre PeTralha.

Cusp... Cusp...

Nem perco tempo lendo o que esta MiriANTA escreve.

Átila

Reply

A ONG estrangeira Greenpeace agora está de novo se envolvendo onde não é chamada. Por que ficou calada diante do desastre ecológico do vazamento de petróleo no Golfo do México, provocado pela British Petroleum? A resposta: a Greenpeace é sustentada pela família real inglesa, e essa nobreza inglesa é uma das donas da British Petroleum. Depois daquele desastre, para se esconder, insistiu em só ser chamada de "BP".Uma vergonha... Não querem aqueles nobres que o Brasil progrida ainda mais na agricultura e fazem de tudo para impedí-lo.

Reply

Tomou sua PETRALHA papuda.


Izabel/SP de luto

Reply

EPUTADO ALDO REBELO O SR. É O PRIMEIRO PETISTA QUE TEM A MINHA ADMIRAÇÃO E NAO É FANATICO. LARGUE O PT... \\\\\\\ESSES PETISTAS SÃO TAO RÍDICULOS E CÍNICOS QUE O SR EMBORA PETISTA NAO VEJO NADA EM COMUM. pARABENS POR DEFENDER BRILHANTEMENTE O CODIGO FLORESTAL JUNTAMENTE COM A SENADORA KATIA ABREU, BELO PAR DE POLITICOS. [COMPUTADOR COM PROBLEMA NO TECLADO]

Reply

Lembra da formação da Ambev?
Na época, Miriam Leitão tinha chiliques diários contra a união das cervejarias. Era tanto faniquito que dava pra desconfiar. Sempre que Miriam Leitão toma partido, desconfie.

Reply

Mas, Bah! Será que alguém escreve para ela?

Reply

Tome nos "zóios" Miriam Leitão, informe primeiro, antes de falar bobagens.Bem feito!

Reply

E´melhor enfiar a viola no saco e ir pra casa, Miriam Leitoa.

Reply