Lula encantado com o avião francês.

Da Folha de São Paulo, repercutindo as revelações do site WikiLeaks:

Se o presidente Lula procurava o "ponto G" na relação com George W. Bush, seu colega Nicolas Sarkozy usou a primeira-dama Carla Bruni para "promover os interesses nacionais franceses no Brasil" -um "festival do amor". E foi bem-sucedido, na opinião preocupada dos EUA, ao forjar uma relação pessoal com o brasileiro que desembocou em acordos militares bilionários e numa forte agenda bilateral. As considerações da relação Brasil-França estão em um despacho de novembro de 2009 feito pelo embaixador dos EUA em Paris, Charles Rivkin, feito à luz de um encontro Lula-Sarkozy e vazado pelo WikiLeaks.


Grande parte do relato é dedicado aos negócios bélicos de Sarkozy, que viu o Brasil passar a ser o maior comprador de armas francesas em seu mandato. Além do acordo militar de R$ 20 bilhões, descreve como os franceses convenceram os brasileiros a adquirir 36 caças Rafale -por até mais R$ 10 bilhões, negócio a ser fechado semana que vem. Relativiza a promessa de transferência de tecnologia, lembrando sutilmente que submarinos e caças têm componentes americanos (logo, sujeitos a vetos). Cita a fragilidade brasileira no setor, em que foi ultrapassado por Chile e Venezuela. Para finalizar, Rivkin afirma que todos os movimentos de Sarkozy visam uma entrada maior da França na América Latina, o que preocupa estrategicamente os EUA. Mas também aponta razões mais comezinhas: o francês usaria os acordos com o Brasil como peça na campanha à reeleição em 2012. Para os EUA, o "festival do amor" ainda vai longe.

18 comentários

A próxima venda dos franceses ao governo dos petralhas sera um submarino pelo triplo do preço normal, que por erro de fabricação foi feito todo em cortiça

Reply

"...ao forjar uma relação pessoal com o brasileiro que desembocou em acordos militares bilionários..."

ou seja, o nanico aparecido enganou o mane não menos aparecido e que se acha muito esperto...kkkkkkk

Sarkozy deve ter trazido na mala dezenas de garrafas de vinhos franceses e o acordo deve ter sido assinado durante uma sessão de degustação...

Touché!

Reply

Para nosso molusco, o quanto o povo brasileiro vai pagar pela sucata francesa do Sarkorryso nao interessa, o importante eh o quanto "nos e os cumpanhero" vamos levar nessa. Por milagre do lula, antes os franceses so falavam mal do Brasil, agora sao so sorrisos, ...sarco-risos! Por que sera?

Reply

O Sarkô é vivo, fez o nosso mané-mor de palhaço e o idiota ainda ficou contente. Vive la France!

Reply

Avec Brèsil la Mer..,,,.36,se em cada 10 1 cai então teremos 33 que, com sorte sobrarão uns 25 sucatas com cara de caças!!!.fonseca.

Reply

Te cuida Sarkozy
O menino do MEP que o diga,....

Reply

Bom ... Lula passou os últimos oito anos sem decidir que modelo de caça iria comprar.

Neste Dezembro a FAB irá aposentar os jatos de treinamento Xavante, após trinta anos de uso.

Assim, além de falta de caças, vão faltar jatos de treinamento.

É o Brasil potência de Lula, caminhando para a argentinização, país vizinho que mantém sua força no ar com aviões emprestados.

Enquanto isso o Rei "trabalha" para adquirir um Airbus A-340, um jato muito grande, um quadrireator, uma aeronave capaz de levar até trezentas pessoas, de modo a poder levar toda Corte junto em suas viagens.

Reply

Ainda sobre os Xavantes ...

Fico aqui pensando, diante da aposentadoria dos Xavantes, de quem foi a idéia genial de adquirir os Impalas (Xavantes sul afrcanos), já sucateados, para colocá-los a voar aqui?

Reply

Estão achando que Lula é bobo.

Lula pode ser tudo, menos bobo.

Sarkozy está enfiado até o pescoço nas propinas de venda de submarinos ao Paquistão.

Por aqui ninguém desconfia porque os franceses levaram a venda dos submarinos e porque levarão a venda dos caças.

Lógico, gente, por causa so sorriso da Carla Bruni.

Reply

Os aviões mais modernos são possuem a tecnologia de um mesmo país. O país produtor, normalmente, faz algumas partes e outras, especifica e contrata de terceiros países que detém a tecnologia específica. este, por sua vez, especificam e contratam de outros e assim por diante. Então, falar em transferência de tecnologia, precisa especificar quais: as de armas, as de vôo, as asas, a traseira, os propulsores e motores? E por ai vai. Na verdade, pode não haver transferência alguma. Só fumaça.

Reply

O Lulla estava se derretendo pela Carla e o boboca do marido dela nem se deu conta.Voces acham que ele está preocupado com o nosso bolso? Ele quer é se divertir e conhecer o mundo. E ainda vai o usar o avião da "cumpanhera", afinal será sempre seu deus.

Reply

Bem, esta novela da compra dos aviões militares (caças) está pior que a novela das 8h da Globo... É muito ruim, cheia de putaria e um mistério total! Mas enquanto isto o Brasil está desprotegido tecnologicamente e com material bélico bastante ultrapassado no setor. E em relação a outros países vizinhos então, somos é alvo fácil. O Brasil precisa de pelo menos dois tipos de aviões de caça a jato, por causa da complexidade e das dimensões do nosso território, e precisa pelo menos do dobro do que está comprando em aviões novos.
Mas, o jogo de propinas deve ser imenso!!! E é por isso que está maldita novela está se arrastando além do necessário.
Precisamos descobrir a verdade total e escancará-la aqui no blog e por toda a internet. Agora o programa da compra já pode ter sido melado pois os Russos querem participar também para tentar nos empurrar os seus Sukhoi Su-35...
É muito despreparo e safadeza juntos para resolver uma compra tão crucial para o Brasil!
Meu Deus... A onde está a oposição? A onde está a gente de brio como o General Heleno que não se manifestam?

Reply

Cel,

Pobre corno Sarkozi. Levar uma galhada do lulla é demais!

Reply

E a Marisa, tadinha, vive se enchendo de botox para ver se agrada alguém... O FIM ESTÁ PRÓXIMO!

Reply

Sarkosy é o "pètralhe françoise",com Carla Bruni (que não usa roupas muito decotadas para não mostrar os caídos PEITINHOS DE MAMÃO MACHO. De camiseta as pessoas miram-se no seu bonito rosto e sorriso, o mamado adora isto e isto influenciou a compra de aviões Raffales, que nem a Força aérea francesa usa, exceto treinamento de novatos. FORA PETRALHADA FRANCESA, dos socialistas aos direitistas, lá é tudo farinha do mesmo saco podre.

Reply

Nada disso, a Carla jogou o sorriso 43 em cima do cachaça e ele pensando em colocar uma galhada no Sarko está comprando até praça pública da França e Sarko com a bela Carla, no maior sarro com o bestunto de Guaranhuns.
É sempre assim quando tem um idiota pensando que vai comer e acaba se f.....do. KKKKKKKKKKKKKK

E nós? Só top, top, top.

Reply

Também acho que toda essa fofoca é coisa de mal informado.
Não acredito que Sarkô desafie os EUA. Haveria represálias.
O Japão no tempo que era a segunda economia teve que desistir de um avião caça excelente porque os EUA encostaram o primeiro ministro Nakazone na parede.

Reply

Vossa Tirania é um ridículo! Eitá 28 dias demorados!!!

Reply