Escândalo no Judiciário: candidato ao STF interrompe Operação Castelo de Areia.

Abaixo, matéria da Folha de São Paulo, mostrando que ser Ministro do STF, no governo Lula, tem um preço. E que ele sempre será muito alto para a sociedade brasileira. Neste caso, o interessado no cargo mandou arquivar a Operação Castelo de Areia, aquela que cita Michel Temer por 31 vezes.

Uma decisão sem precedentes, que contraria entendimento anterior e posterior do tribunal, poupa as principais empreiteiras brasileiras da mais ampla investigação policial já desencadeada sobre irregularidades em obras públicas no país. Levantamento do STJ (Superior Tribunal de Justiça) feito a pedido da Folha A ordem para interrupção do processo levou a assinatura do então presidente do tribunal, Cesar Asfor Rocha. A justificativa de Asfor para a decisão foi o uso de uma denúncia anônima para pedir autorização para instalar escutas telefônicas "genéricas". A Procuradoria de São Paulo sustenta que houve investigação preliminar. mostra que é inédita a decisão da presidência do tribunal que, desde janeiro, suspendeu a Operação Castelo de Areia.

Segundo a pesquisa feita pelo STJ, foram tomadas até hoje 33 decisões liminares (urgente e provisória) pela presidência do tribunal que citam denúncias anônimas. Mas nunca o presidente da corte suspendeu uma ação penal nessas situações, exceto no caso dos empreiteiros. O pedido deles foi aceito, e a Castelo de Areia foi travada. Esse inquérito da Polícia Federal apura fraudes em concorrências, superfaturamento de contratos e pagamentos de propina, além do uso do dinheiro arrecadado pelo esquema para irrigar o caixa de partidos e mais de 200 políticos. A operação foi suspensa a pedido de uma das construtoras investigadas, a Camargo Corrêa.

Um dos advogados da empreiteira é o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, conselheiro do presidente Lula para nomeações no STF (Supremo Tribunal Federal). Bastos é um dos articuladores para que Asfor Rocha seja indicado ao STF. O próprio Asfor Rocha tem histórico de decisões no sentido de dar prosseguimento às ações. Antes de analisar a Castelo de Areia, como presidente, ele deu sinal verde a um inquérito fruto de denúncia anônima. Ao todo, Asfor analisou 12 casos e em 11 deixou o processo correr. "Eventual reconhecimento das nulidades impõe valoração de elemento, o que é defeso em habeas corpus, cujos estreitos limites não permitem", apontou o ministro em decisão de 2009. Na Castelo de Areia, porém, Asfor Rocha afirmou que era melhor suspender tudo até a decisão final sobre a validade das provas. Argumentou que o processo contra as empreiteiras causaria "efeitos particularmente lesivos, por submetê-los a processo penal aparentemente eivado de insanáveis vícios".

Estranhamente, 15 dias após barrar a operação da PF, o ministro retomou o entendimento original. Negou dois habeas corpus, dizendo que não poderia discutir casos de denúncia anônima em liminar, mesmo com a defesa alegando que o grampo não teve autorização judicial. No total, os 33 casos levantados pelo STJ passaram por cinco presidentes-a quem, nos períodos de recesso, cabe decidir os pedidos emergenciais. Todos os cinco magistrados deixaram as ações penais prosseguirem até o julgamento do mérito. A jurisprudência disponível no STJ traz informações desde 1999. Há apenas uma única situação prevista pela presidência do tribunal para invalidar casos de denúncia anônima: quando se trata de foro privilegiado.O entendimento é que há ameaça ao Estado democrático de direito: "fragiliza-se não a pessoa, e sim a instituição". No caso da Castelo de Areia, o pedido de suspensão partiu de um empreiteiro - sem foro privilegiado. O julgamento do mérito do pedido da Camargo Corrêa está parado, após a ministra Maria Thereza Moura dar o primeiro voto no caso, pela ilegalidade dos grampos. Houve pedido de vista.

23 comentários

Coronel é preciso mudar a maneira de se chegar ao supremo tribunal. O supremo não pode ser premio para chicaneiros. La deveria ser um lugar de pessoas sábias, não de pessoas sabidas.

Reply

No Brasil, o poder judiciário é minúsculo como seus integrantes o são.
Tolos são os que imaginam que ele seja imparcial.
A grande maioria joga em proveito próprio.

Reply

Pudesse eu dizer o que se sabe no Ceará...

Reply

Gente como voces são ingenuos! Esse país não tem mais jeito....

Reply

Para os amigos que querem entender um pouco mais sobre as altas esferas do Judiciário, recomendo a entrevista na Veja (páginas amarelas) da Min. Eliana Calmon: é uma boa introdução...

Reply

Nada disso adianta...

Somos um país sem moral, formados por pessoas 56% de pessoas - PRINCIPALMENTE OS MAGISTRADOS - que só reconhecem a "LEI DE GERSON".

O STF, que deveria coroar a carreira da Magistratura, ser composto pela nata do exemplo de retidão de caráter, os Paladinos da Constituição...

...è formado por Ministros que NUNCA FORAM JUIZES NA VIDA!...

...que levaram PAU em mais de um concurso para juiz de primeira instância...

... que se sentam em cima de processos contra PTralhas, como o MENSALÃO, enquanto enchem a cara de cachaça em botequins alegando problemas de saúde, deixando facínoras como zé dirceu soltos e enchendo os bolsos de dinheiro público com o aval E PARA luis inácio (11 caminhões de mudança!!!)...

...onde parentes se valem de seus nomes para garantir "um por fora na TAXA DE SUCESSO" em processos sob sua condução...

...e com todas as mordomias do cargo e a esbórnia da gastaça em um país endividado, ainda pleiteiam um aumento cabalístico de 56% em seus vencimentos para continuarem a defender as monstruosidades inconstitucionais do governo dos PTralhas CONTRA O POVO BRASILEIRO.

Enquanto não resgatarmos a moral do estado brasileiro, a vergonha na cara, talvez voltando a ensinar a velha "Educação Moral e Cívica" nas escolas, não vejo saída.

Mas aí esbarramos no fernando hadad, com o seu dedinho médio em riste dizendo F#@$-SE para todo o Brasil e fica tudo por isso mesmo.

Reply

A baderna que se institucionalizou em todos os patamares da República depois da subida ao poder desse cidadão chamado Lula da Silva é o passo decisivo para a derrocada de tudo o que a sociedade conquistou ao longo do período republicano.

O Judiciário, a exemplo do Legislativo e do Executivo, tornou-se um balcão de negociatas do "mais alto padrão".

Nunca se imaginou que isso pudesse um dia acontecer.

O Judiciário sempre foi uma das instituições mais respeitáveis entre todas as outras existentes no Brasil. Agora, depois da contaminação por essa praga chamada PT, tornou-se uma cloaca fétida em todos os patamares.

Realmente, Lula pode se orgulhar de ter sido o "maior dos Presidentes da República" na destruição dos valores cívicos da Nação brasileira.

É nisso que dá apostar na escória para conduzir um País como o nosso.

Quem votou nessa súcia deve estar orgulhoso do seu grande feito.

Reply

A Ministra Eliana calmon havia se insurgido contra essa ocorrência, como relata uma entrevista à Veja. Um trecho você encontra aqui: http://blogdofred.folha.blog.uol.com.br/arch2010-09-01_2010-09-30.html#2010_09-27_08_30_19-126390611-0

Reply

SÓ UMA "RASTEIRA" DO PMDB NO PT, UMA INTERVENÇÃO INTERNACIONAL E UMA CRISE INTERNACIONAL DE GRAVES PROPORÇÕES QUE ATINJA O BRASIL EM "CHEIO" POSSAM TER ALGUM RESULTADO.

SE DEPENDER DESSA OPOSIÇÃO FICAR CONTRA OS 44 MILHÕES, O BRASIL VOLTARÁ À ÉPOCA DA IDADE DA PEDRA.

Reply

Coronel, acabou o que restava de credibilidade, será que os colegas desse ministro não estão envergonhados com essa decisão? Para que serve o telefone pra denúncia anônima? O ex-ministro Tomaz Bastos,conselheiro de Lulla e advogado da Camargo Correia, vai indicar o próximo ministro do Supremo.Adivinhe Qual o indicado?

Reply

Cambada de filhos de uma P-u-t-a.

Reply

Coronel:

A era lula -e nisso êle foi mestre - veio acompanhada da falta de honra, de caráter, e da honestidade que existia nos tribunais. Hoje, com mais acinte, a sociedade assiste estarrecida o verdadeiro avacalhamento das instituições. Provocadas, diga-se de passagem, por ministros que não possuem o menor senso do que seja a palavra honestidade. Esses, bandidos, que não adotaram o zêlo pelo cargo que ocupam, são dominados e manipulados -principalmente àqueles indicados pelo canalha mor lula- para obedecer ao chefe maior da gangue que assola o país. Deixam-se manipular e, ajoelhando-se diante do capo mor, vomitam suas sentenças, seus pronunciamentos, aviltando de forma cínica a sociedade que ainda permanece inerte.

Reply

É o filme tropa de elite 2 cuspido e escarrado. É a podridão da política do Brasil ando muito desanimado com o Brasil e vejo o Brasil caminhando para o fundo do poço. Pois não nada tão ruim que não possa piorar.

Reply

E o que fará o Brasil que presta? Cruzará os braços? Vai aceitar passivamente? Enfiará a língua no rabo? Confesso que estou perdendo as esperanças, me sinto desalentada, envergonha, desmotivada. Vou parar de me esforçar: prefiro ganhar menos do que repartir o suor do meu rosto com esses cretinos.

Reply

Esse Ministro é muito experiente.
Já está no STJ há quase 20-VINTE
anos. Foi nomeado pelo então Presidente Collor, dizia-se à época, por indicação de PC Farias.
Expoente da cultura jurídica cearense.

Reply

Cel.

Pelo visto, já foi o tempo em que para ser ministro do STF exigia-se
elevado saber jurídico e reputação ilibada.

PT conseguiu avacalhar com a mais alta corte do país.

Mais uma vergonha !!!



Chris/SP

Reply

Mais um sem caratér, passa no teste do pt.Mais como vergonha na cara, dignidade,honestidade, não faz parte dêsse govêrno, êle deve encaixar direitinho, dentro das propostas dp partido.

Como dizia ze dirceu, semana passada, se o
judiciario o inocentar, êle cuida do Congresso
PONTANTO O CIRCO ESTÁ ARMADO, e os palhaços somos tôdos nós.

Izabel

Reply

Tudo aqui tem contrapartida. Esse é o preço da vaga no STF.

Reply

Normal na CASANOSTRA de DON LUIS IGNÁCIO.

Reply

Outro escândalo a caminho:http://cbn.globoradio.globo.com/Player/player.htm?audio=2010%2Fcolunas%2Flucia_101122&autoplay=s&OAS_sitepage=cbn%2Fcomentarios%2Fluciahippolito%2Fplayer

Reply

Pelo amor de Deus!! Mas que anta é essa!! Uma pessoa dessa não pode ter "notório saber" nem aqui nem em Plutão.

Quer dizer então que uma investigação inteira vai ser jogada no ralo petista porque tudo começou em uma denúncia anônima!!!!!!!!!! Quer dizer entao que todos os bandidos presos no Brasil devido a uma denúncia anônima agora podem recorrer a justiça!!!!!!!! Mesmo que elles tenham sido pegos, haja provas materiais, corporais e até espirituais para os atos praticados.

Depois do que aconteceu na USP nas últimas eleições... nossa justiça foi mesmo ao fundo do poço... e agora tá cavando pois tá achando o poço raso!

Reply

Que país nojento esse nosso!

Reply

Alguém que quer ser um Ministro do Poder Judiciário, se vender dessa forma!
Covardes !!

Reply