Confiança.

Serão 20 programas eleitorais na TV até as eleições. Serra veio como se fosse candidato à prefeitura de Garanhuns. Não. Garanhuns não, imagina. Serra Talhada, prefeitura de Serra Talhada. Já Dilma veio como candidata à presidência do Brasix, um país virtual. Serra veio mal iluminado, com sombra na cara e com favela colada no fundo. Dilma veio cheia de efeitos especiais, hollywoodyana, só faltou voar abraçada com Lula. Os pobres de Serra eram feios, mal vestidos, sofridos, mas um sofrido sem interpretação, sem o componente do drama, pois acometidos de doenças banais como catarata, em vez de câncer. Os pobres de Lula, puta que pariu, vieram com dente do Brasil Sorridente, iluminação do Luz para Todos, Bolsa Família corporativa, royaltie do Pre-Sal na poupança. Tenhamos confiança. Impossível ter sido assim sem que a campanha de Serra tenha desejado que fosse assim. Talvez, em cima do fracasso do filme do Lula, os marqueteiros tenham descoberto que o povo não quer mais saber de super produções. Talvez, antevendo o Brasil virtual que seria criado para sustentar o Robô Dilma, tenham sacado, genialmente, que as pessoas não acreditam mais em mentiras nem mesmo em filmes. Talvez, sabedores de que a campanha de Dilma usaria banco de imagens de estatais e efeitos finalizados em Los Angeles, optaram pelo choque da pobreza e pela estética miserável. Pelo primeiro programa,ficou escancarado que a pobreza está com Serra. Chegou a dar "uma dó", como diria a minha avó, ver o brasileiro mais preparado para comandar o país sem uma luz decente para iluminar os seus passos. Já a riqueza está com Dilma e seu botox lustroso filmado em 35 mm. Tenhamos confiança. Com esta estratégia, o Serra poderá tocar o seu programa de um jeito pobre, mas limpinho, por mais 20 edições, com dezenas de "fala, povo" e, quem sabe, até com algumas piadas novas para substituir a do genérico para careca. Resta saber se a campanha de Dilma sustentará este mundo da fantasia durante muito tempo sem que as pessoas percebam, no contraste com Serra, que a falsidade vai além do cenário e da trucagem. Simbologia demais, compreensão de menos. Creiamos, assim, que a pobreza do primeiro programa de Serra tenho sido intencional, fruto de centenas de pesquisas qualitativas.Pois se não for assim, não se trata mais de bater ou não bater na Dilma. Se trata de bater com a cabeça na parede. Tenhamos confiança, pois.

43 comentários

Como católico, estou rezando muito para Deus iluminar a cabeça dos marqueteiros do PSDB. A realidade é dura, só vejo propaganda do PT pra tudo quanto é lado, em bares, botecos, mercadinhos, a cara gorda e risonha do Berzoini o olhar matreiro do Genoíno, no santinho que jogaram às dezenas nas casas do meu bairro na zona sul de S.Paulo... Não sinto uma coisa boa no ar, Coronel. Quando o comando está agindo errado, os soldados ficam desmotivados. O excesso de polidez da campanha do Serra poderá levá-lo a ruína. Alguém tem que dizer pra eles que é melhor perder lutando com honra do que perder com "alto nível". Serra está dando muita bola para o que seus amigos da esquerda vão dizer depois. Ele está escondendo o Índio depois que ele tocou no assunto FARC. E está difíicil até conseguir adesivo pra colar nos carros. Confiança sim, Coronel, sempre, principalmente em Deus.
Fernando José = SP

Reply

aonde foram parar aqueles programas aonde víamos denuncias de corrupcao do governo em exercício e imagens das obras prometida e inacabadas com aquele fundo musical tenso????

que merda eh essa de Serra nasceu "nessa casinha"?

casinha? ah, mas vão pra pqp!

não me tratem como retardado, como se estivessem contando historinhas para um bando de crianças...

ao menos aquele pagode de merda já foi retirado do ar...

sinceramente, fico imaginando como uma ideia de jerico dessas eh aprovada por uma equipe de marketing...

ninguém escutou aquilo antes de decidir colocar no programa?

um pagode da oposição citando o nome do adversário???

e pior, cita o nome mas nem para acusar eh, apenas para dizer que o coitadinho esta saindo e o Ze (ai meu Deeeeeeeeeuuusss!) quer entrar no seu lugar...

olha, eh de lascar...

Reply

assisti os dois programas. o primeiro, da tarde, da dilma, não consegi ver até o fim. muito lento, muito chato. já o do Serra prendeu minha atenção. à noite, a mesma coisa. O da Dilma é repetitivo. Serra deve abordar aos poucos os temas polêmicos. é só ler os comentários dos eleitores que ele vai ver que o brasileiro conhece cada ponto fraco do governo lula. mas ninguém tem coragem de apontar. agora mesmo tá rolando uma greve d médicos residentes que o ministri da saúde criticou. não é difícil atingir o lula.

Reply

Coronel

Como o eleitor acima, eu acredito em Deus, e confio na serenidade do Serra, mas está difícil, mesmo onde moro numa cidade pequena que é a bela Itapema, já candidato que prefere um carro branco só com seu nome, e os "aliados" não mencionan do no nome de Serra, por mais que doa nem o dep. federal Paulo Bornhausen, li uma notícia, que até o senador Efrain Moraes, aquele do telhado de vidro, não menciona Serra em seus folhetos. Vamos Lutar até o fim, acredito que os apoiadores de Serra, não desejam abandonar tão incansável e dourada cornucópia. O Brasil pode mais e os seguidores de Serra também.

Reply

O texto do Augusto Nunes (Veja) sintetiza tudo aquilo que eu penso sobre a estratégia da campanha do Serra. Não pode continuar desse jeito.

Reply

Ou muda esta campanha de merda ou teremos mais trezentos anos de petismo.

Devia ser o inverso, Índio para presidente e Serra para vice.

Ô raça COVARDE!

Reply

Não sei dizer se a estratégia está correta mas a questão de focar no curriculum e nas realizações é importante.

Já vi alguns comentários por aí dizendo o contrário mas como o brasileiro costuma esquecer das coisas, é bom fazer o pessoal lembrar que não foi o atual presidente que criou muitas das coisas que temos hoje, principalmente na área social.

É incrível perceber como as pessoas esquecem rapidamente das coisas e parecem acreditar na propaganda do governo atual. Parece a antiga URSS que reescrevia o passado quando este era inconveniente.

Reply

Os sete anos e meio de Luiz Inácio da Silva na presidência foram marcados por mentiras recorrentes e escândalos de corrupção que em qualquer país sério já teriam embasado um pedido de impeachment. E na campanha de Dilma Vana Rousseff, a candidata palaciana à sucessão de Lula, não poderia ser diferente.

Quando o requentado dossiê contra José Serra veio à tona mais uma vez, o staff da campanha de Dilma e o próprio Lula negaram qualquer participação no imbróglio, mas a camarilha petista ocupou a rede mundial de computadores para disparar mentiras atrás de mentiras. Como a esquerda tupiniquim é uma reunião de castos monges tibetanos, apenas os adversários é que podem ter honra arremessada no patíbulo da dúvida.

Em passado não tão distante, José Sarney e suas reticências familiares sempre rechearam os ataques desaforados e chicaneiros de Lula da Silva, que dispensou ao clã maranhense adjetivos de corar qualquer freqüentadora de bordel.

Agora, com Roseana Sarney (PMDB), candidata à reeleição, acusada de forjar um empréstimo bancário para repatriar US$ 1,5 milhão, Lula e seus honrados discípulos simplesmente optaram por um silêncio vergonhoso e nauseante. O que é explicado pelo fato de Lula da Silva ainda depender do presidente do Senado, o senador e dublê de coronel José Sarney.

Seguindo os mesmos passos vexatórios de seu criador, a candidata Dilma Rousseff também deixou de tecer qualquer comentário sobre o escândalo envolvendo a governadora do Maranhão, pois o palanque de Roseana Sarney na terra do arroz de cuchá é extremamente interessante e necessário à presidenciável petista. O que mostra que para o PT a ideologia é uma questão de momento e de necessidade.

Não custa lembrar que, mesmo negando, a então ministra Dilma Rousseff pediu para que a investigação realizada pela Receita Federal sobre a família Sarney fosse encerrada o quanto antes.

Reply

Coronel
Se esse será o tom dos programas do PSDB, jogo a toalha! Já disse em vários comentários aqui e em outros locais da blogosfera: BANDIDO DEVE SER TRATADO COMO BANDIDO, e isso vale também para as eleições.
Que deixem o Vice aparecer falando os podres do molusco, da anta e da quadrilha toda.
Que questionem as ligações com as FARC, o mensalão, a Gemini, a fabricação de dossiês...
Que saiam da passividade, se querem ganhar.

Reply

O programa da ex-presidiária foi um festival de superficialidades, efeitos especiais,luz estroboscópica e desfile de fantasias.Promessas e mais promessas, portos,aeroportos,hidrovias,heliportos,transatlânticos para todos.Parece abertura da copa ou olimpíadas.Ficou marcada e não escondem o fato da ex-presidiária ser tetraplégica política, fantoche,laranja ou apenas um nome como disse o alumiado.Serra aposta numa coisa rarefeita, a capacidade de discernimento do eleitor.Se existisse lula não estaria aí.O povo gosta mesmo é de oba-oba.Tem que ser incisivo,contundente,mostrar por imagens as mentiras,os desmandos,o abandono das pessoas levando balas nas costas,o fogo cruzado a que as pessoas estão submetidas na guerra civil com o crime organizado.

Reply

POBRE E, HUMILDE SIM, MAS TEM QUE SER AGRESSIVO,REALISTA E COLOCAR FOGO NA FOGUEIRA, ELES TEEM RABO DE PALHA, E TEM QUE POR FOGO NESSE RABO, E É AGORA,...HOJE, É O AMANHÃ A NÓS NOS REFERIAMOS ONTEM!!!!!......

Reply

O programa está uma merda.

Mudando de assunto, leiam o MAGISTRAL ARTIGO DE MIRIAM LEITÃO EM O GLOBO.

Reply

Institutos de pesquisa de rabo preso com o PT.

Nivaldo Cordeiro

http://www.youtube.com/watch?v=eTowVT9yOAY&feature=youtu.be

Reply

Sem dúvida, se não for intencional essa "pobreza" babaus, já era,it's over.
É de lascar, e ainda aguentar as gozações no twitter do "Serra comedor".
Meus Deus do céu, aonde que esse Luiz González está com a cabeça?
Insisto na pergunta: essa cara está à altura de desafiar o mkt petralha?
Tô cada vez mais em dúvida.
Ptsauro

Reply

Quero ver mostrarem as estradas rodoviárias federais do Brasil todo, sob responsabilidade do Governo Federal, mostrar e comparar as estradas Paulista da responsabilidade dos Governadores do PSDB. (isso num programa)

Depois mostrar a Saúde (Amas, hospitais, atendimento, remédios etc.) no outro.

Quero ver o deles.

Reply

Síntese perfeita!

Onde os marqueteiros estão com a cabeça?

Propaganda mal feita. E logo no primeiro dia.

Reply

Há um ditado caboclo que diz: "Casa onde não tem pão, todos gritam e ninguém tem razão!".
Claro que se Serra estivesse bem nas pesquisas, seu programa de TV não receberia tantas críticas, dos blogs à imprensa em geral.
Há dois grandes itens que fazem a diferença:
1) Lula da Silva e seu despudor em fazer o que é permitido e o que não é, com seus 80% de popularidade;
2) A venda de quimeras como fatos consumados pelo governo petista.
A campanha de Serra, na sua exibição noturna, me pareceu boa, real e interessante, inclusive nos temas musicais. Discordo apenas da história do "sai Silva". Pra que falar o nome do adversário?
No mais, é só haver uma pequena evolução nos números positivos de Serra, que a coisa muda em termos de análises.
Se houver mais contundência nos ataques e Serra cair, virá a turma que é contra a desconstrução de Lula. E se não houver, a turma do “não disse que tinha de atacar?”
Enfim, acho que a situação do PSDB em S. Paulo com Alckmin mostra que o problema não é só de exposição bem feita, Alckmin vai muito bem, obrigado!
O que falta É oposição no centro da política, Senadores e deputados, políticos em geral do PSDB/DEM/PPS brigando no TSE para não deixar o presidente popularesco melar o jogo democrático ao seu bel prazer.
No mais é tudo retórica dos marqueteiros amadores.

Reply

Coronel
Estou preocupado!
Precisamos incendiar a campanha...

Reply

Coronel, continuo achando que o rumo da campanha está errado. Se reduzirmos a eleição a uma disputa de "produtos" veremos que o produto Serra tem todas as qualidades e o produto Dilma todos os defeitos. Não entendo porquê não apresentar todas as vantagens do produto Serra contra todas as desvantagens do produto Dilma. Brasileiro é burro só mesmo os marqueteiros da oposição para achar que essa postura de "não vou bater pois estou acima disto" vai convencer milhões de idiotas a mudarem seu voto. Tem que mostrar quem é a Dilma e qual é o verdadeiro objetivo do PT. O Sr. nos recomenda paciencia, confesso que a minha está acabando.

Reply

eh como o "pensador" falou ali e registrei no meu primeiro comentário...

aonde estão os programas com as denuncias de obras não feitas por Lula??

aonde esta aquele bom e velho take aonde se mostrava o sujeito durante campanha prometendo mundos e fundos e logo em seguida o vídeo era cortado para uma imagem da realidade, como por exemplo, uma estrada esburacada que foi vendida ao eleitorado como uma rodovia sueca?

eh difícil fazer isso??

aonde esta a dificuldade de fazer isso?

Augusto Nunes já postou foto la no blog dele mostrando a calamidade que esta uma cidade do Nordeste que teve promessas de que seria transformada em Estocolmo...

os tucanos acham que fazem oposição contra algum partido suíço, dinamarquês ou o que?

isso ai eh um bando, porra!

tratem-os com civilidade e eles tem deixam com as calças na mão!

Reply

Mensagem que acabei de deixar no site do PSDB:

https://www2.psdb.org.br/interna/psdb_faleconosco.php

Curto e grosso:

1 - Collor ganhou do Lulla ATACANDO.

2 - Lulla ganhou de José Serra e Alckmin, ATACANDO.

Lulla perdeu para Collor quando se acovardou. Mas apreendeu e ganhou de Serra (2002) e Alkmin (2006) que perderam se ACOVARDANDO diante delle e do PT.

Será que não aprenderam ainda? Estão tratando com bandidos, criminosos, marginais, corruptos, canalhas da mais alta estirpe, terroristas, golpistas, safados, e os tratam como "gente"? Querem ganhar no "educadinho", no "sapatinho", no "sou bonzinho", com atitudes de covardes e OMISSAS?

Elles passam a imagem de uma Dilma decidida, MACHA, o PSDB passa a imagem de um covarde que tem medo da briga, de se defender de todas as injurias que lhe jogam.

Ou mudam a campanha ou perderão VERGONHOSAMENTE.

Ajam como homens e não como ratos acuados. Os ratos são elles, elles e que que estar acuados e não faltam motivos para acua-los.

REAJAM, NÃO SE ACOVARDEM, OS BANDIDOS SÃO ELLES!!!

Reply

Aquela música Bate Coração foi tema batidíssimo de uma campanha do Maluf em São Paulo, feita pelo Duda Mendonça.

Será que ninguém sabia disso?????????? Ou apostaram na falta de memória do brasileiro?
Mia Nostra Signora da Aquiropita.

Lilyane

Reply

Ah sim, e todos aqui me desculpem, mas a mulher já ganhou e eles sabem disso.

Viram a reportagem da festa do PT na Daslu? Sim, na DASLU. Claro, alugaram o 'salão'. Mas SP tem tantos outros salões para alugar .....só não sei se a Tranchesi compareceu. Aí já é demais da conta.

Lilyane

Reply

Que pena nao terem lancado Bolsanaro e indio juntos para a presidencia!A eleicao nao seria tao amorfa como esta.Uma coisa apática.
Que infelizes nós que temos que votar no tucanato por nao ter escolha,só para se livrar dos petralhas!

Reply

Sr.Coronel, tinha feito um pedido lá no meu Twitter.Vim aqui e o sr.já falou sobre a ineficiência dessa equipe do PSDB!Do jeito q está, eles rolam de rir e a anta não irá pro brejo mas pra cima de nós, num regime comunista. Em vez de Banania, Cubrazil ou Braszuela.
O que fazer? Sou só uma jovem mais perdida do q moeda em bueiro! Só a net não ganha eleição!
Bjo

Reply

Coronel,

Por enquanto, acho que a propaganda do Serra vai bem. Não seria de bom tom já chegar "atirando" no adversário. Mas entendo que essa postura inicial deve ser mantida por, no máximo, uma semana. Passadas as fases da apresentação pessoal e das propostas administrativas, será recomendável entrar na política propriamente dita e "baixar o pau" nos defeitos do PT e explorar ao máximo as ligações internacionais, as Farc, o narcotráfico, o chavismo, etc. Do contrário, teremos um bis de Alkmin em 2006 e bye bye.

Eu sou aquele que tem cobrado mais contundência de Serra há muito tempo. Contudo, creio que, por ora, ele está indo bem.

Que ele tenha juízo e não fique "nessa" por mais de uma semana.

Abraços.

Reply

Gente, a PTzada sabe muito bem que pobre, sem educação de base, não gosta de pobreza. Pobre gosta de riqueza, de se imaginar rico. A Globo já sacou isso há muito tempo, vejam as novelas, onde até os feirantes moram em casas de classe média com altos e baixos. Todas têm escadas, já viram? O negócio é esse. Pobre, só o Brasil de verdade, que não ganha eleição porque o que quer, é viver no imaginário e continuar acreditando em mentiras para não cair na real. E qual a real? - que aí pobre sabe muito bem: vai precisar trabalhar, estudar, ser honesto, lutar por seus direitos. Não, isso não. Vai então viver de migalhas, sonhos e falsas promessas, deturpando a sua própria natureza humana.

Reply

PÔ CORONEL !? ESTAS ENTREGANDO A ESTRATEGIA DO SERRA PRO INIMIGO..COMO UM BOM CORONEL O SR. DEVERIA SABER QUE NUMA GUERRA NÃO SE PODE REVELAR A ESTRATEGIA PARA O INIMIGO.FOI O QUE FIZESTES NESTE POST.

Reply

CONTINUANDO...QUER APOSTAR QUE EM BREVE O PROGRAMA DA IOLMA ESTARA IGUAL AO DO SERRA ? ENTREGASTES A RAPADURA...

PÔ , TÁ PARECENDO A DILMA DELATORA, TCHÊ !

Reply

Desculpe,

São candidatos ou marketeiros disputando a eleição???

Acho que o que parecer mais candidato ganha.

Reply

Duas leituras obrigatórias para mim: o Coronel e Reinaldo Azevedo. Li, portanto, a avaliação de ambos sobre as peças da campanha eleitoral. Os dois sabem a importância que tem. Mas, desta vez, Reinaldo ficou a desejar. Apontou, com a maestria de sempre, o quanto a propaganda situacionista tem de antidemocrática, de um ufanismo personalista que beira ao fascismo. Mas deixou de analisar em termos técnicos a propaganda de Serra. E essa não veio boa de jeito nenhum. Reparem que a peça do PV mereceu comentário quanto a esse aspecto. Nenhuma palavra, a de Serra. É triste ver o candidato mais bem preparado numa peça de campanha pedestre. Temos de sustentar os princípios E (não "mas") temos de ganhar as eleições. Sim, amigos, não há contradição entre ser fiel a princípios e ganhar eleições. Mas tem de haver técnica. O Coronel manifesta nesse post duas ordens de preocupação: a que me referi antes e a que também preocupa Augusto Nunes. Quando Serra vai se indignar de ter por concorrente uma fraude? Dilma é um cavalo de troia que nem se disfarça de presente. Caso ela vença, dela desembarcarão os de sempre e gente ainda pior. Ainda há tempo, embora não seja todo o tempo do mundo.

Reply

DEPOIS DO PRIMEIRO PROGRAMA, COM CERTEZA MUDEI MEU VOTO. AGORA SOU DILMA DESDE CRIANCINHA...

Reply

Corona!

Vocês acreditam na internet.
Então...
Novos tempos.
Os médios tem informações.
Já era... o terrorismo reacionário.
Preparem-se para novos desafios.
O TETO do Serra baixou.
Inacreditável!!!!!!!!!!
Torcida?
Somente no futebol.
Viva o Internacional!!!!!!!!!!

Reply

Sem uma propaganda bem feita na Tv, o Serra não tem nenhuma chance de ganhar da Dilma. Kassab ganhou da Martaxa em 2006 graças uma excelente propaganda televisiva.

Reply

Como sempre aparece nas abordagens do blog e nos comentários, o momento crítico da campanha chegou. De outras vezes, o ânimo foi mantido e muitos chacoalhões foram dados sobre a campanha, quando foi percebido que havia uma certa desmobilização. Contudo, prevaleceu o sangue frio. Aliás, desde o início, o sangue frio foi importante. Agora, uns safanões em quem está com corpo mole tem gerado resultados. E vão poder fazer muito mais. Uma coisa que precisa estar clara: as oposições têm o que os adversários não têm, ou seja, um bom candidato. Ele tem mantido a resiliência em mais de 30% nas preferências de votos. Isso com todos os problemas sabidos. Assim, uns chacoalhões, uns safanões vão funcionar outra vez. Sangue frio e avanços. Eis a chave para a vitória.

Reply
BURGUÊS VOTA 13 mod

Ontem, depois de assistir os programas, tbm fiquei pensando se era estratégico ou não o efeito "pobreza" do programa do PSDB... Difícil analisar - eles tem pesquisas quali para avaliar essas coisas, AMBOS OS LADOS, então fica estranho estratégias tão diferentes, apesar que os produtos são diferentes mesmo. Serra sabe falar, Dilma é um pastel de vento colado ao Lula. Enfim, depois disso um amigo me ligou para tratar de outro assunto e conversei com ele sobre política e os programas (que ele havia assistido em partes). Esse meu amigo é formado em DUAS faculdades, tem bom cargo em uma empresa, lê livros rotineiramente(tá certo, são romances ou ficções), enfim, é uma pessoa que diríamos CULTA. O cara não tem e menor idéia do que acontece na política, não sabe de NADA! Viu os programas e achou o do PT melhor produzido, mas piegas e chato - Do Serra não notou ser mal produzido, achou que abordou assuntos de interesse, enquanto o da Dilma ele achou sem conteúdo. O que quero retratar com isso é que temos que enxergar com olhos do povo, que não tá nem aí para política, não são como nós que acompanhamos, lemos, debatemos, conhecemos o passado. O povo NÂO SABE OS FEITOS DO GOVERNO FHC (lei re responsabilidade fiscal, fim dos bancos estaduais tetas de leite, fim do prostíbulo municipal de antecipação de receitas (AROs), criação das agência.. etc etc etc) só lembram do plano real, SÓ! Esse povo NÃO LÊ JORNAL, a não ser a seção de esportes e TV - não sabe nada de FARC, de política externa, de passado de gurrilheira da Dilma, E NÃO ADIANTA LEMBRAR ESSE FATOS, pois a pessoa fica em dúvida se é realmente verdade ou se é APELAÇÃO.

Por isso, acho que o "case" do programa de TV do PSDB pode sim estar se apoiando em falar do que precisa ser feito, sem desancar no Lula, com luva de pelica para atacar. O PT grudou no povo que o PSDB é o partido dos patrões, da chefia, da diretoria, e que eles, Lula e cia, são as vozes dos pobres. Sendo assim, o PSDB tem que fazer algo modesto mesmo, e falar, mostrar, tudo que fez pelos pobres, e o que não foi feito para eles, e o que pode ser feito POR ELES. Eu já fui em uma fábrica fazer panfletagem, e senti isso na "peãozada", de que PSDB é partido de rico, de burguês. Talvez seja essa estratégia algo interessante. Pra quê bater de frente com o Lula? Pra que tentar ser mais "RICO" que Lula? Tem que, subliminarmente, mostrar que a grana tá lá com eles - não sei se é algo muito sofisticado para o povo entender, mas pode ser que pegue no subconsciente do povo. VAmos esperar mais uns dias pra saber.

MAS TENHO UMA CERTEZA: NÃO ADIANTA QUERER ENTRAR EM ASSUNTOS MAIS ELITIZADOS, COMO FARC, DITADURA, INSTITUIÇÕES ATACADAS, TCU DESAPROVANDO OBRAS, ORÇAMENTO NÃO UTILIZADO, pois se nem alguem com DUAS FACULDADES nas costas entende disso, imagina o zé povinho... Caiam na real, o povo não pensa como a gente que acompanha política, e que juntos não damos 0,03% do eleitorado.

Reply

Ontem, depois de assistir os programas, tbm fiquei pensando se era estratégico ou não o efeito "pobreza" do programa do PSDB... Difícil analisar - eles tem pesquisas quali para avaliar essas coisas, AMBOS OS LADOS, então fica estranho estratégias tão diferentes, apesar que os produtos são diferentes mesmo. Serra sabe falar, Dilma é um pastel de vento colado ao Lula. Enfim, depois disso um amigo me ligou para tratar de outro assunto e conversei com ele sobre política e os programas (que ele havia assistido em partes). Esse meu amigo é formado em DUAS faculdades, tem bom cargo em uma empresa, lê livros rotineiramente(tá certo, são romances ou ficções), enfim, é uma pessoa que diríamos CULTA. O cara não tem e menor idéia do que acontece na política, não sabe de NADA! Viu os programas e achou o do PT melhor produzido, mas piegas e chato - Do Serra não notou ser mal produzido, achou que abordou assuntos de interesse, enquanto o da Dilma ele achou sem conteúdo. O que quero retratar com isso é que temos que enxergar com olhos do povo, que não tá nem aí para política, não são como nós que acompanhamos, lemos, debatemos, conhecemos o passado. O povo NÂO SABE OS FEITOS DO GOVERNO FHC (lei re responsabilidade fiscal, fim dos bancos estaduais tetas de leite, fim do prostíbulo municipal de antecipação de receitas (AROs), criação das agência.. etc etc etc) só lembram do plano real, SÓ! Esse povo NÃO LÊ JORNAL, a não ser a seção de esportes e TV - não sabe nada de FARC, de política externa, de passado de gurrilheira da Dilma, E NÃO ADIANTA LEMBRAR ESSE FATOS, pois a pessoa fica em dúvida se é realmente verdade ou se é APELAÇÃO.

Por isso, acho que o "case" do programa de TV do PSDB pode sim estar se apoiando em falar do que precisa ser feito, sem desancar no Lula, com luva de pelica para atacar. O PT grudou no povo que o PSDB é o partido dos patrões, da chefia, da diretoria, e que eles, Lula e cia, são as vozes dos pobres. Sendo assim, o PSDB tem que fazer algo modesto mesmo, e falar, mostrar, tudo que fez pelos pobres, e o que não foi feito para eles, e o que pode ser feito POR ELES. Eu já fui em uma fábrica fazer panfletagem, e senti isso na "peãozada", de que PSDB é partido de rico, de burguês. Talvez seja essa estratégia algo interessante. Pra quê bater de frente com o Lula? Pra que tentar ser mais "RICO" que Lula? Tem que, subliminarmente, mostrar que a grana tá lá com eles - não sei se é algo muito sofisticado para o povo entender, mas pode ser que pegue no subconsciente do povo. VAmos esperar mais uns dias pra saber.

MAS TENHO UMA CERTEZA: NÃO ADIANTA QUERER ENTRAR EM ASSUNTOS MAIS ELITIZADOS, COMO FARC, DITADURA, INSTITUIÇÕES ATACADAS, TCU DESAPROVANDO OBRAS, ORÇAMENTO NÃO UTILIZADO, pois se nem alguem com DUAS FACULDADES nas costas entende disso, imagina o zé povinho... Caiam na real, o povo não pensa como a gente que acompanha política, e que juntos não damos 0,03% do eleitorado.

Reply

Ontem, depois de assistir os programas, tbm fiquei pensando se era estratégico ou não o efeito "pobreza" do programa do PSDB... Difícil analisar - eles tem pesquisas quali para avaliar essas coisas, AMBOS OS LADOS, então fica estranho estratégias tão diferentes, apesar que os produtos são diferentes mesmo. Serra sabe falar, Dilma é um pastel de vento colado ao Lula. Enfim, depois disso um amigo me ligou para tratar de outro assunto e conversei com ele sobre política e os programas (que ele havia assistido em partes). Esse meu amigo é formado em DUAS faculdades, tem bom cargo em uma empresa, lê livros rotineiramente(tá certo, são romances ou ficções), enfim, é uma pessoa que diríamos CULTA. O cara não tem e menor idéia do que acontece na política, não sabe de NADA! Viu os programas e achou o do PT melhor produzido, mas piegas e chato - Do Serra não notou ser mal produzido, achou que abordou assuntos de interesse, enquanto o da Dilma ele achou sem conteúdo. O que quero retratar com isso é que temos que enxergar com olhos do povo, que não tá nem aí para política, não são como nós que acompanhamos, lemos, debatemos, conhecemos o passado. O povo NÂO SABE OS FEITOS DO GOVERNO FHC (lei re responsabilidade fiscal, fim dos bancos estaduais tetas de leite, fim do prostíbulo municipal de antecipação de receitas (AROs), criação das agência.. etc etc etc) só lembram do plano real, SÓ! Esse povo NÃO LÊ JORNAL, a não ser a seção de esportes e TV - não sabe nada de FARC, de política externa, de passado de gurrilheira da Dilma, E NÃO ADIANTA LEMBRAR ESSE FATOS, pois a pessoa fica em dúvida se é realmente verdade ou se é APELAÇÃO.

Por isso, acho que o "case" do programa de TV do PSDB pode sim estar se apoiando em falar do que precisa ser feito, sem desancar no Lula, com luva de pelica para atacar. O PT grudou no povo que o PSDB é o partido dos patrões, da chefia, da diretoria, e que eles, Lula e cia, são as vozes dos pobres. Sendo assim, o PSDB tem que fazer algo modesto mesmo, e falar, mostrar, tudo que fez pelos pobres, e o que não foi feito para eles, e o que pode ser feito POR ELES. Eu já fui em uma fábrica fazer panfletagem, e senti isso na "peãozada", de que PSDB é partido de rico, de burguês. Talvez seja essa estratégia algo interessante. Pra quê bater de frente com o Lula? Pra que tentar ser mais "RICO" que Lula? Tem que, subliminarmente, mostrar que a grana tá lá com eles - não sei se é algo muito sofisticado para o povo entender, mas pode ser que pegue no subconsciente do povo. VAmos esperar mais uns dias pra saber.

MAS TENHO UMA CERTEZA: NÃO ADIANTA QUERER ENTRAR EM ASSUNTOS MAIS ELITIZADOS, COMO FARC, DITADURA, INSTITUIÇÕES ATACADAS, TCU DESAPROVANDO OBRAS, ORÇAMENTO NÃO UTILIZADO, pois se nem alguem com DUAS FACULDADES nas costas entende disso, imagina o zé povinho... Caiam na real, o povo não pensa como a gente que acompanha política, e que juntos não damos 0,03% do eleitorado.

Reply

Que me desculpe o marqueteiro Luiz González, mas, "depois do Luiz Inácio, o Zé"? Que Zé? O Dirceu? Pra este, a gente repete: sai daí, Zé! O José Serra não é Zé!

Reply

Devemos lembrar do Joãosinho Trinta: "Quem gosta de miséria é intelectual, pobre gosta de luxo."

Pra ser sincero, to com o cu na mão!

Reply

Ainda ontem, saiu nos jornais, uma parte da vida da guerrilheira quando estava atuando na guerrilha. Também foi propaganda para ela. Eu, que vou votar no Serra, e com toda a certeza, fiquei até emocionado ao ver o documentário sobre a mulher que assaltou a casa de Adhemar. Quantos mais não ficaram emocionados? Deviam, pelo menos, dizer quantos brasileiros inocentes ela matou.

Reply

Prá falar a verdade, o povo que vai eleger o novo presidente, sabe que está rolando cocaína e crack por todo o Brasil. Mas se falar em FARC, em MST, esse povo vai perguntar para o colega do lado. - O que é isso?
Nunca ouviram falar disso.

Reply

É necessário, Serra, dar uma aula aos poucos informados, sobre o que é o MST e as FARC. Muitos irão perguntar, quando Serra falar em MST e FARC, o que é isso? Essa gente já sabe que a cocaína e crack são vendidos, quase que abertamente, ao povo brasileiro. Mas, imaginar de onde vem e como vem tudo isso, é outra coisa.

Reply