Datafolha mostra empate entre Serra e Dilma.

Da Folha de São Paulo:

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, atingiu sua melhor marca até hoje numa pesquisa Datafolha e está empatada com José Serra (PSDB). Ambos estão com 37%. O levantamento foi realizado ontem e anteontem com 2.660 entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Marina Silva (PV) aparece com 12%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum somam 5%. Indecisos são 9%. Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais -de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%. Essa é a primeira vez que ambos aparecem empatados no Datafolha, que traz outros números positivos para a petista.

TV e Lula
"O principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente", diz Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha. Na semana passada, o PT foi à TV com vários comerciais de 30 segundos e com seu programa mais longo, de dez minutos. A estrela dessa investida de marketing foi Dilma Rousseff, com Lula como cabo eleitoral. Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados a uma lista com os nomes dos candidatos, a curva da intenção de voto de Dilma continuou a descrever uma sólida curva ascendente. Ela tinha 8% em dezembro. Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. José Serra pontuou 14% -ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento. Ainda na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula , que não pode ser candidato. Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% respondem "no PT" ou no "candidato do PT". Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% -os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.

2º turno e rejeição
Quando são colocados na lista de candidatos os concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera muito. Dilma e Serra continuam empatados, cada um com 36%. Marina tem 10%. E só dois nanicos pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU). Dilma também colheu bom resultado na rejeição: seu índice caiu de 24% para 20% enquanto o de Serra subiu de 24% para 27%. Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%. Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano. Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente da petista nesse quesito, com 50% a 40%.

10 comentários

ah, esse povo esta de brincadeira...

Reply

Tucanos comecem a ser agressivos nas campanhas, como o PT...Parem de ser bons meninos!

Reply

esse empate eh o conceito de ética do eleitorado brasileiro...

Reply

Está na hora da oposição começar a virar o jogo, vamos usar os mesmos meios que esses petralhas estão usando. Já que os orgãos competentes estão de olhos fechados porque não a oposição usar a mesma tática... Até agora esses incompetentes usaram e abusaram e nada aconteceu, multinhas prá eles é café pequeno,o caixa deles é incomensurável. Vamos a luta oposição, botem a boca no mundo.

Reply

Faz tempo: só acredito em pesquisa eleitoral depois que começam os debates na TV. Se bem que é capaz da guerrilheira não comparecer a nenhum debate, assim como fez o analfabeto nas últimas eleições, pois o medo de ser escrachado em público o afugentou dos debates.
O brasileiro cada dia mais comprova que é o pior povo da raça humana. Lê caras, assiste BBB e vota no PT e acha que está tudo certo. Adora contar piada de plítico, falar mal, xingar... mas não move um dedo para mudar algo. Se contentam com migalhas.
Brasil, um país de tolos.

Reply

E estão esperando o que para lançar Aécio Neves de vice do Serra?

Reply

Não devemos esquecer que tudo está com uma legítima aprovação e embalo do TSE.

Reply

Gente, e cadê os votos do Cir que iriam para o Serra há um mês?
#medo

Reply

Gente,

Confio no Datafolha, como o proprio FHC disse, é muito difícil competir com o Lula. Ele fala a língua do povo, as metafóras futebolísticas, a jeito fanfarrão.....

Acho que o PSDB tem que partir agora para a guerrilha:

Primeiro front: biografia da candidata Vilma/Dilma ou sei lá o que em todas as mídias

Segundo Fronte: café com leite, Aécio vai ser vice dessa vez, para presidente na próxima, porque se a Dilma ganhar: Lula Napoleão, vai se coroar Rei do Brasil

Reply