Sabe aquele cara que, seduzido por uma morena estonteante é levado para um motel, onde, horas mais tarde é encontrado em uma banheira com gelo, sem um rim e um pulmão, roubados por traficantes de órgãos? Ou aquela dona-de-casa que é picada mortalmente por um cobra coral que estava dentro de um pé de alface no supermercado? São lendas urbanas. Algumas mais recentes: Lula vai renunciar e se candidatar como vice da Dilma e as urnas eletrônicas serão fraudadas ( o Blog da Dilma diria "fraldadas") para dar vitória ao PT. No primeiro caso, Lula, por lei, teria que ter saído do cargo até 3 de abril passado. Sem chance de concorrer a qualquer cargo eletivo (o blog da Dilma diria "eleitivo"). Já no caso das urnas eletrônicas, vamos para a quinta eleição presidencial em que elas serão utilizadas. O jogo está 2 x 2. Será que é mais seguro no par ou ímpar? Fala sério.
18 comentários
Olha Coronel,
ReplyNo caso das Urnas eu tenho minhas duvidas.
O projeto de poder na minha otica é capaz de qualquer coisa.
E ele pode começar da segunte forma :
Pesquisas fraudadas.
Uma ali.. Outra la.. e por ai vai.
Mesmo que as pesquisas sérias apontem uma vitoria podem questionar falando que a de A ou B ou C deram as urnas.
O Brasil é peça chave no jogo da america latina.
Por isto tenho minhas resalvas.
Parabéns pelo seu Blog. Pelo seu empenho. E pela qualidade das informações.
Grande Abraço.
O caso da cobra coral oculta no pé de alface me parece totalmente inverossímel, por óbvio. Uma brincadeira. Já o caso da morena estonteante e sua incauta vítima é apenas uma inocente metáfora daquilo que os traficantes de órgãos fazem mundo afora, em escala industrial. É algo muito sério.
ReplyQuanto àquilo que o desgoverno Lula e o Partido da Bandidagem possam fazer para evitar a derrota nas urnas, eu não colocaria limites, pois eles não têm limites. Falo sério. Afinal de contas, se é a quinta eleição presidencial em que as urnas eletrônicas são utilizadas, é também a primeira em que o lulo-petismo, já devidamente entranhado no Estado, corre o risco de perder a sua hegemonia. Fala sério.
Coronel,
Replydurante anos trabalhei na área técnica de IT e sei muito bem do que vou falar: se o *programa* das urnas for "acertado" para dar um resultado diferente do real e considerarmos isso como fraude, então eu afirmo: sim, é possível a fraude. Diria até que tecnicamente este tipo de fraude é uma verdadeira moleza.
Melhor ainda se puder ser feito em eleições que ocorrem em comum no país todo, como no caso da presidência, não precisa fraudar todas. Quer ainda mais moleza para a fraude? pois tem, é a impossibilidade de auditar, como ocorre atualmente. Acho muito mais suspeito ainda o fato do TSE não aceitar modificações no hardware para que seja impresso um comprovante qualquer que abrisse esta possibilidade posterior (de fazer uma auditoria), no caso de dúvida. Mostra que o sistema atual não tem o menor compromisso com a transparência, sendo imediatamente encarado como suspeito. Inclusive tecnicamente.
E por último, mas ainda não esgotando todas as possibilidades e suspeitas: ocorre que é necessário "combinar com os russos", isto é, terá de ter "alguém" ou "alguns" que participem e dêem aval. Nesse caso, terá de ser o pessoal dos tribunais eleitorais, gente que manipula o hardware da urna, para ter o acesso. Por exemplo o pessoal que fornece a mídia com o software que será atualizado nas urnas. Imagine fazer este tipo de modificação nos colégios eleitorais mais densos, digamos em 40% do total de votantes. Sempre me lembro do fato quase impossível, na última eleição presidencial, do molusco ter feito uma votação maior no segundo turno onde ele tem a rejeição maior, do que no primeiro. E a desculpa ter sido dada por conta da "ameaça" das privatizações (quando se sabe que foi uma mentira petralha na campanha).
Confesso que este tipo de fraude me parecia extremamente improvável, senão impossível. Na minha idéia, se isso fosse feito, seria o auge da safadeza cooptarem tanta gente para atingir este objetivo.
Bem, isso hoje não mais me espantaria, dado o tamanho do aparelhamento, incluindo na nossa "jabuticaba": os tribunais eleitorais, coisa única no mundo. Sempre que vc tem um sistema em que um poder indica membros do outro, o risco de ocorrer o que vemos no Brasil aumenta inacreditavelmente.
Eu diria até que eleições 2 X 2 que vc cita, somente teria valor estatístico se fosse alternado no tempo, porque nas duas últimas podem ter sido criado um padrão que não mais irá se repetir.
Em resumo coronel: houve fraude não podemos afirmar, mas pode ter havido, sobretudo porque não há mecanismo algum de aferição, votar no Brasil é equivalente ao vôo cego. Como Murphy afirma que "se há possibilidade de dar errado então vai dar" eu diria que "se há possibilidade de fraude então vai ser fraudado".
Abraço,
LuizF
Concordo com o anônimo/06:23, praticamente quase todos e tudo estão sob as "influências" do Partido Torpe.
ReplySe me permite, um outro lado :
[CD-Convergência Digital] Eleição 2010: Especialistas retomam críticas à urna eletrônica
A discussão sobre a segurança, ou falta dela, no processo de votação com urnas eletrônicas parece uma disputa sem fim. Nesta segunda-feira 12/4;10, um grupo de especialistas entrega ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres Britto, um relatório que questiona os resultados de análises promovidas pelo tribunal no ano passado e pede mudanças no processo de votação.
“Desde 1996, a sociedade civil brasileira não tem como conferir e confirmar o resultado publicado pela autoridade eleitoral e foi esta impossibilidade de auditoria independente do resultado que levou à rejeição de nossas urnas eletrônicas em todos os mais de 50 países que aqui vieram estudá-la”, diz o relatório.
“Há exagerada concentração de poderes, resultando em comprometimento do Princípio da Publicidade e da soberania do eleitor em poder conhecer e avaliar, motu próprio, o destino do seu voto”.
Ou seja, sustenta que “na grande maioria dos processos sobre irregularidades no sistema de voto eletrônico, detectadas pela fiscalização eleitoral, o pólo passivo é o agente administrativo responsável pelo problema que se questiona, ou seja, é o próprio servidor da administração eleitoral”.
O documento cita, ainda, casos nos pleitos de 2000, 2006 e 2008 em que houve identificação de problemas com o sistema eletrônico de votação, inclusive com diferenças entre o código-fonte apresentado para análise aos partidos e o que de fato era usado na compilação dos sistemas.
A íntegra do relatório pode ser conferida no endereço http://www.votoseguro.org/textos/RelatorioCMind.pdf.
Não só pode ser como tem sido fraudada desde o início. A urna é um hardware, programável portanto. Se uma pessoa sabe como programar da primeira vez, saberá na segunda.
ReplySoftware é pura matemática, portanto segue regras.
Se alguém tiver acesso aos resultados das últimas eleições sugiro o seguinte:
Verifique a possibilidade de resultados das urnas seguirem um padrão matemático, tipo de cada 3 votos 2 terem sido para x candidato.
Qualquer padrão de regularidade indica fraude.
E para completar, que tal verificar troca de juiz eleitoral em ano de eleição? E checar também quanto tempo esse juiz ficou no lugar. Ou saiu logo depois com os bolsos bem recheados?
Interessante: Vamos ao Google, teclamos "Urna Eletrônica Fraude" e clicamos em "Estou com Sorte". Bingo!!!
ReplyNão dá afirmar sobre fraudes. Porém, sobre lendas urbanas, dá para lembrar de uma letra de música, que tem uma frase mais ou menos assim: "paranóia delirante".
ReplySERIA SENSATO E TRANSPARENTE, PARA O BRASIL E A JUSTIÇA ELEITORAL, A ADOÇÃO DE UMA SIMPLES IMPRESSORA, COMO ESSAS DE SUPERMERCADO, DARIA TOTAL CREDIBILIDADE AO PROCESSO!!!!....(OU É INGENUIDADE MINHA?)
ReplyCoronel, só para complementar :
ReplyOlha só uma curiosidade! Uma opinião de um petralha em 1999 :
O Partido dos Trabalhadores pretende iniciar já uma ampla discussão em relação ao tema com uma equipe de técnicos visando sempre a ampliar a segurança da urna eletrônica, para com isso, podermos garantir: que na votação ela é "quase" 100% segura.
(Moacir Casagrande
analista de sistemas, coordenador de informática da Liderança do PT na Câmara dos Deputados)
Texto inserido no Jus Navigandi nº 31 (05.1999).
( Antes de chegar ao poder já havia um objetivo um "interesse" na "segurança" das urnas)
Diante de todo o aparelhamento, acredito, sim, que as urnas possam ser fraudadas. Esses ratos desgraçados são capazes de tudo!
ReplyJá alertei o PSDB e DEM sobre essa possibilidade. Não sei, tenho cisma que já houve fraude à época de Alckimim.
Lourdes
Cel., o Plano B do Lula sempre foi a eleição do Serra. Assim, acredita ele, pode voltar triunfante em 2014.
ReplyJamais ele, vaidoso como é, sairia como vice do Poste.
A questão é; Por que países mais avançados em tecnologia da informação ainda não aceitaram o voto (urna) eletrônico??? Para mim, essas "pesquisas" de intenção de votos por agências supostamente compradas, não tem outro objetivo senão a de justificar uma possível fraude nas eleições.
ReplyCoronel, parabéns pelo seu trabalho neste Blog, que é uma verdadeira trincheira da democracia e do Brasil decente.
Um grande abraço
Edelweiss
"Blog da Dilma" (eu diria lixeira virtual)
ReplyCoronel
ReplyO senhor, que vem pilotando este blog já há um bom tempo, escaldado, fazendo a crônica de n+1 sabotagens do PT contra a ordem legal, me causou estranheza ao encerrar o post com este "Fala sério". Partisse isto de um dos blogueiros de esgoto e eu não ficaria surpreso, é papel deles afastar qualquer surpresa neste sentido.
Queria mesmo poder compartilhar desta sua "fé".
Abraço.
Coronel,
Replysó para fechar com "chave de ouro" o comentário do LuizF - além de trocarem o juiz em ano eleitoral (2 em 2 anos), o que já é suspeito, não por acaso o próximo juiz é o Ricardo Lewandovsk, que foi indicado pelo Sapo e já cedeu um apartamento para o prézi morar e futuramente serão vizinhos de condomínio - tudo farinha do mesmo saco!!!!!!!!!!!
O Sapo está se garantindo por todos os lados...
Bem,falando em "lendas".Essa de uma cobra venenosa no meio de um pé-de-alface,ter picado uma criança,ocorrência verdadeira e fatal, em V. da Conquista - Ba..No caso das urnas eletrônicas,vir a serem fraudadas - Nada impossível!.
ReplyFraude em Guarulhos 2004
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=iOHM97QNLQY&feature=related
Amigo, veja bem, existe sim fraude na contagem e existe também fita impressa em cada seção, o que ocorre é que os partidos cada vez mais aceitam muitos candidatos, para usar um mecanismo de tranferencia de votos no mesmo cargo, é como se praticassem a legenda de forma direcionada, ou seja, um candidato o zé teve na primeira contagem de votos, eletronica, 500 votos e os demais do seu partido não passaram de 50, então quando o sistema trava e trava toda hora, propositadamente, o partido passa a transferir estes votos ao zé, para deixá-lo na frente dos outros e proximo dos primeiros garantindo uma cadeira no quociente eleitoral exigido.
ReplyIsto ocorre, em cada cargo ou seja de menos votados de um partido a mais votados do mesmo partido, no cargo,isto não é lenda urbana, é comprovado, eu mesmo fui candidato a federal, recolhi as fitas de fechamento, em 3 colegios em região da cidade onde nem fiz campanha, nem panfletos, nada, somando os votos lá registrados na totalização, 784 votos, no final da apuração eletronica, na mesma zona eleitoral, onde haviam mais dezenas de colegios, obtive apenas 170 votos. onde foram parar os outros????hein??? após recorrer 7 dias depois junto ao cartorio eleitoral, obtive de volta os votos, ou seja tivesse eu fiscais suficientes para recolher todas fitas, teria tido mais de 15 mil votos registrados, mas tive apenas 1237, garanto existe sim fraude, o sistema é ridiculo para ser suave no adjetivo, e é exatamente por isso que países serios nas eleições não querem este sistema.
Amigos posso garantir, o Tiririca não chegou a 1 milhão de votos... o dia em que os brasileiros assumirem suas obrigações de escolher um politico pelo voto e não de vomitar na urna, isto acaba.