Sarkozy sabe que Lula é um zé mané. Precisou de menos de 24 horas para contar uma estória de carochinha para o brasileiro e sair daqui com quase duas dezenas de bilhões de dólares. Prometeu, por exemplo, entregar a tecnologia dos Rafale, sem que tenha domínio sobre a mesma. Grande parte dos sistemas de armas e de radar são produzidos por outras empresas e entregues empacotados para a Dassault, que só monta no seu caça. Nem ela sabe como são feitos. Estes dois sistemas são a alma de um caça. Ninguém pode dar o que não tem. A tal tecnologia prometida por Sarkozy é mostrar como os franceses apertam os parafusos e como soldam as placas do Rafale. Só isso. Aliás, isso a Embraer faz até melhor do que a Dassault. Como Lula é um cara formado na linha de produção, tendo origem profissional em uma breve e mal sucedida passagem pela operação de um torno mecânico, achou que era muito. E que vale pagar uns U$ 4 bilhões a mais para isso. Alguém deveria mostrar a Lula que ele vai virar motivo de chacota entre os franceses. Não vai ser o japonesinho cagão da FAB. Quem sabe algum senador bem assessorado?
11 comentários
O que não vejo ser ventilado é que a trans ferência de tecnologia tem um lado sensível no que diz respeito à capacidade de se absorver os ensinamentos em um avançado grau de complexidade.Ou seja seria difícil a absorção de ,digamos,ensino de derivadas a estudantes de 1o grau.
ReplyQue o Gran Pinguço não alcance esse problema é compreensível ,mas,que a Aeronáutica deixar de ver uma coisa desse tipo é incompreensível.
O Lula seria um Mané ingênuo se ele se importasse com o país, com o dinheiro público, com as forças armadas e com o povo. Se ele se importasse não tomaria a decisão sozinho.
ReplyComprador com falta de parafuso na cabeça faz maus negócios.
ReplyPelo que Lula vai brigar com unhas e dentes é concretizar essa negociata, de qualquer jeito, para não perder o que está acordado de comissão por debaixo do pano. Depois dessas suas cagadas na passagem pelo planalto, presimente da república ele nunca mais vai ser, por isso não pode perder de jeito nenhum essa ocasião de embolsar tantos milhões. É agora ou nunca.
ReplyQue é isso cumpanheirada... o Lula não é Zé Mané... "ELES" VÃO LEVAR UMA GORDA COMISSÃO DA FRANÇA.
ReplyMais a Mais o Japônes Cagão não é surpresa...
MAS JÁ MANDEI VÁRIOS E-MAILS PARA A AERONÁUTICA, EXÉRCITO E MARINHA, estas instituições NÃO PODEM ACEITAR UM CABRESTO DE UM IGNORANTE COMO O LULA, OU DE CORRUPTOS COMO OS DO SENADO E DA CÂMARA.
"isso a Embraer faz até melhor do que a Dassault".
ReplyVerdade, tenho colega, rapaz novo ainda, da Embraer que foi para a França, eu perguntei se foi fazer curso, ele respondeu que ao contrário foi para ensinar.
Ôrra meu !
ReplyTé que enfim romperam a casca política desse assunto.
Com o nível do debate pautado nas declarações chavistas de Lulla, haja fórceps para abrir espaço na mídia e começarem a dizer coisa com coisa.
Muito bom, Coronel.
Mas que isso, Coronel, o Sarkozy não mentiu não, ele prometeu que irá transmitir tecnologia de montagem dos aviões e o fará, com toda certeza.
ReplyPrimeiro se arruma um bom jogo de chaves de boca e um torquímetro. Depois é só usar a chave certa no parafuso certo e sair encaixando as peças segundo o manual.
Querer saber como funcionam os componentes eletrônicos não tem nada haver com a montagem do avião.
Quem acompanhou a extinta Engesa, com o seu megalômano presidente e projeto do Carro de Combate Osório, sabe que o carro de brasileiro só teria basicamente a montagem. Todos os seus componentes, em especial os mais sensíveis eram comprado de empresas alhures. Quando os EUA impombaram porque o carro em teoria disputaria mercado, leia-se Oriente Mádio, com o carro Abhrams, tudo desmoronou, o EB ficou com todo o mico preto, imbroglio que não sei se já está totalmente resolvido, em especial qaundo leio que a partir da massa falida planeja-se "desenvolver" de novo a indústria bélica nacional já havendo até nomeações para cargos na empresa. Bom, arté aí não é novidade.
ReplyCoronel:
ReplyLi vários especialitas que ratificam tudo o que já está posto aqui. A tecnologia a ser transferida se resumirá ao adequado encaixe entre chaves (não aquele hediondo), parafusos e porcas. Nem a própria Dassault sabe do que se trata pois compra pacote fechado. Soldas só as mais simples.
Adorei a lembrança do único dia que o Cumpanhêru trabalhou e cedeu - vou repetir; cedeu o dedo mínimo da mão esquerda, o mais barato nas seguradoras para criar seu álibi que se estende até hoje.
Coronel,
ReplyToda discussão é saudável, mas peço-lhe respeito com os chefes militares. Creio que o Sr., como oficial da Reserva, saiba a importância da hierarquia e da disciplina. Sem isso, a Força Militar vira bando ( e é isso que os petralhas querem...)
De fora da manobra, nós não sabemos o que realmente está acontecendo; cuidado para não sermos injustos. Vamos jogar pedra em quem merece!
Abraços,