Até o Amorim.

Já não chega para jogar o moral da tropa lé embaixo que a decisão sobre qual o melhor avião de caça para o Brasil seja entregue para a classe política, para um Ministro da Defesa que, de avião, só conhece a first class. Agora até Celso Amorim, o ministro vermelho de Lula, diz para os americanos que não vai comprar o caça deles porque é uma retaliação contra a proibição de vender os aviões Tucano, com tecnologia norte-americano, a Hugo Chávez. Como se o veto não fizesse parte do contrato inicial. É o que afirma a assessora de imprensa do Itamaraty, Eliane Cantanhede, que tem uma coluna na Folha de São Paulo:

(O general Jim) Jones(assessor de Segurança Nacional da Casa Branca) trouxe uma carta da chefe do Departamento de Estado, Hillary Clinton, em que ela sugere uma parceria estratégica e oferece transferência de tecnologia para tentar vender seus aviões. São expressões-chave do negócio, às quais o Brasil recorria para mostrar preferência pela França (que já promete as duas coisas há tempos) e para desdenhar os EUA. Amorim não perdeu a chance de reclamar do veto dos EUA à venda de 24 Super Tucanos da Embraer para a Venezuela, em janeiro de 2006, alegando que o avião brasileiro usa tecnologia norte-americana (sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).O Brasil nunca engoliu e, ontem, o ministro cobrou: "Foi um grande erro!". Os venezuelanos giraram à esquerda e compraram os Sukhoi da Rússia. O Brasil perdeu muito, os EUA perderam um pouco, e quem se deu bem foi Moscou.

14 comentários

Quando se trata de um negócio de valor tão elevado, o fator decisivo geralmente é o "por fora".

Reply

É que o general deve ser uma pessoa fina, pois poderia perfeitamente responder: se a Embraer quiser repassar tecnologia bélica para o país que bem entender, que desenvolva a sua própria. Do contrário que se atenha aos contratos assinados quando adquirem estes produtos dos Estados Unidos. Ou que comprem de outros.
E que o "mini"stro Amorim pare de falar asneiras.

Reply

Coronel

Vê como essa criança birrenta e doidona do celso amorim, è mesmo antipatriota e, está de defecando para a defesa da nossa soberania, ocupando incrivelmente o cargo de chanceler? Mas a nossa politica está entregue a psicopaptas ou a psicofilhosdaputa?

Esses traidores e corruptos pretendem justificar por todos meios, a opção de comprarem o Rafale e encherem os bolsos com propina. Vale tudo!

Estamos sendo governados por doentes mentais e alcolotras, mas todos presytaram vassalagem à corrupção, ao Foro de São Paulo, a chavez e a Cuba.

Reply

Coronel

"Colômbia diz que EUA poderão usar 7 instalações

Ministro interino da Defesa da Colômbia afirmou que só terroristas e narcotraficantes devem temer o acordo do país com os EUA.

O general Freddy Padilla, ministro interino da Defesa da Colômbia, afirmou ontem que só "terroristas e narcotraficantes" devem temer o acordo de defesa que Bogotá negocia com Washington e que é visto com desconfiança pelos vizinhos. Ele detalhou que os EUA poderão ampliar a presença militar em sete bases do país."

(...)

"À imprensa Padilla detalhou que os americanos poderão usar três bases da Força Aérea, Apiay, Malambo e Palanquero, duas do Exército, Tolemaida e Larandia, e duas navais, Cartagena e Málaga."

(...)

http://www.defesabrasil.com/site/noticias/defesa/colombia-diz-que-eua-poderao-usar-7-instalacoes.php

Reply

Se elle e ella dizem que foi erro, é óbvio que foi acerto.

Reply

A pergunta é : Quando vai iniciar a Guerra?

Reply

Eu quero saber quando essa guerra inicia, a corrida armamentista está a todo vapor.

Reply

E ainda estão com medo dos americanos não entregarem a tecnologia que prometem. Pelo menos eles não vão cobrar o dobro pela tecnologia não entregada como os franceses.

Reply

Alô amigos.
O têrmo certo e mais JUSTO É BRIBERY...
Alás o causador e a decadência de um ex-político americano que tem tudo para ser preso por aceitar esta "provocação"mundana.
aqui:
http://www.newsobserver.com/politics/story/1636217.html
parece ser parente muito próximo do OBAMA,pois é afro-descendente
kkkkk
ai my under table
abraços

Reply

Alguém acredita realmente que França e EUA vão transferir tecnologia para esses malucos?

Reply

Haja desconhecimento da servical do Amorim. Os Super Tucanos sao de uma classe de avioes que nao guarda a menor semelhanca com a dos Sukhoi. Definitivamente nao era "ou um ou outro".

E como sair para comprar uma bicicleta e voltar com um carro, porque o vendedor de "magrelas" nao pode ofertar o modelo que voce queria. Oras! Ambos te levam de um lugar para outro, mas cada um tem uma funcao pratica diferente, e nao podem ser classificados como concorrentes da "mesma compra".

Haja ignorancia e subserviencia. Hein, dona Eliane???

Reply

Gozado....os mesmos cabecinhas que fizeram de tudo para que os brasileiros (comerciantes, agricultores, garimpeiros, etc) fossem expulsos de imensas áreas em Roraima, sabidamente ricas em minerais, para dá-las a meia dúzia de índios de araque, estão agora “histéricas” porque ficaram sabendo que os EUA estão instalando bases militares na Colômbia. Esses cabecinhas dementes queriam o que? Só um imbecil, um inocente útil (ou Silvérios dos Reis??), não pode entender que uma coisa tem TUDO a ver com a outra....Será que eles acham que serão os yanomanis que tomarão conta, REALMENTE, daquele fim de mundo?? Seria bom que os cabecinhas fizessem o “mea culpa”, apesar de ser, creio eu, tarde demais para lamúrias....

Adonias Mangueira Fernandes

Reply

Coronel:

avião brasileiro usa tecnologia norte-americana (sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).

Em resumo, esse avião de brasileiro tem só o nome "tucano". No mais somos apenas intermediários da industria americana.

Hereticus

Reply

Hereticus,
não é bem assim. Nós fazemos a fuselagem todinha do Tucano. E entregamos com tapetinhos de borracha. A parte brasileira do armamento é a pistola do piloto. No bom sentido, é claro.
Sds.,
de Marcelo.

Reply