Já não chega para jogar o moral da tropa lé embaixo que a decisão sobre qual o melhor avião de caça para o Brasil seja entregue para a classe política, para um Ministro da Defesa que, de avião, só conhece a first class. Agora até Celso Amorim, o ministro vermelho de Lula, diz para os americanos que não vai comprar o caça deles porque é uma retaliação contra a proibição de vender os aviões Tucano, com tecnologia norte-americano, a Hugo Chávez. Como se o veto não fizesse parte do contrato inicial. É o que afirma a assessora de imprensa do Itamaraty, Eliane Cantanhede, que tem uma coluna na Folha de São Paulo:
(O general Jim) Jones(assessor de Segurança Nacional da Casa Branca) trouxe uma carta da chefe do Departamento de Estado, Hillary Clinton, em que ela sugere uma parceria estratégica e oferece transferência de tecnologia para tentar vender seus aviões. São expressões-chave do negócio, às quais o Brasil recorria para mostrar preferência pela França (que já promete as duas coisas há tempos) e para desdenhar os EUA. Amorim não perdeu a chance de reclamar do veto dos EUA à venda de 24 Super Tucanos da Embraer para a Venezuela, em janeiro de 2006, alegando que o avião brasileiro usa tecnologia norte-americana (sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).O Brasil nunca engoliu e, ontem, o ministro cobrou: "Foi um grande erro!". Os venezuelanos giraram à esquerda e compraram os Sukhoi da Rússia. O Brasil perdeu muito, os EUA perderam um pouco, e quem se deu bem foi Moscou.
14 comentários
Quando se trata de um negócio de valor tão elevado, o fator decisivo geralmente é o "por fora".
ReplyÉ que o general deve ser uma pessoa fina, pois poderia perfeitamente responder: se a Embraer quiser repassar tecnologia bélica para o país que bem entender, que desenvolva a sua própria. Do contrário que se atenha aos contratos assinados quando adquirem estes produtos dos Estados Unidos. Ou que comprem de outros.
ReplyE que o "mini"stro Amorim pare de falar asneiras.
Coronel
ReplyVê como essa criança birrenta e doidona do celso amorim, è mesmo antipatriota e, está de defecando para a defesa da nossa soberania, ocupando incrivelmente o cargo de chanceler? Mas a nossa politica está entregue a psicopaptas ou a psicofilhosdaputa?
Esses traidores e corruptos pretendem justificar por todos meios, a opção de comprarem o Rafale e encherem os bolsos com propina. Vale tudo!
Estamos sendo governados por doentes mentais e alcolotras, mas todos presytaram vassalagem à corrupção, ao Foro de São Paulo, a chavez e a Cuba.
Coronel
Reply"Colômbia diz que EUA poderão usar 7 instalações
Ministro interino da Defesa da Colômbia afirmou que só terroristas e narcotraficantes devem temer o acordo do país com os EUA.
O general Freddy Padilla, ministro interino da Defesa da Colômbia, afirmou ontem que só "terroristas e narcotraficantes" devem temer o acordo de defesa que Bogotá negocia com Washington e que é visto com desconfiança pelos vizinhos. Ele detalhou que os EUA poderão ampliar a presença militar em sete bases do país."
(...)
"À imprensa Padilla detalhou que os americanos poderão usar três bases da Força Aérea, Apiay, Malambo e Palanquero, duas do Exército, Tolemaida e Larandia, e duas navais, Cartagena e Málaga."
(...)
http://www.defesabrasil.com/site/noticias/defesa/colombia-diz-que-eua-poderao-usar-7-instalacoes.php
Se elle e ella dizem que foi erro, é óbvio que foi acerto.
ReplyA pergunta é : Quando vai iniciar a Guerra?
ReplyEu quero saber quando essa guerra inicia, a corrida armamentista está a todo vapor.
ReplyE ainda estão com medo dos americanos não entregarem a tecnologia que prometem. Pelo menos eles não vão cobrar o dobro pela tecnologia não entregada como os franceses.
ReplyAlô amigos.
ReplyO têrmo certo e mais JUSTO É BRIBERY...
Alás o causador e a decadência de um ex-político americano que tem tudo para ser preso por aceitar esta "provocação"mundana.
aqui:
http://www.newsobserver.com/politics/story/1636217.html
parece ser parente muito próximo do OBAMA,pois é afro-descendente
kkkkk
ai my under table
abraços
Alguém acredita realmente que França e EUA vão transferir tecnologia para esses malucos?
ReplyHaja desconhecimento da servical do Amorim. Os Super Tucanos sao de uma classe de avioes que nao guarda a menor semelhanca com a dos Sukhoi. Definitivamente nao era "ou um ou outro".
ReplyE como sair para comprar uma bicicleta e voltar com um carro, porque o vendedor de "magrelas" nao pode ofertar o modelo que voce queria. Oras! Ambos te levam de um lugar para outro, mas cada um tem uma funcao pratica diferente, e nao podem ser classificados como concorrentes da "mesma compra".
Haja ignorancia e subserviencia. Hein, dona Eliane???
Gozado....os mesmos cabecinhas que fizeram de tudo para que os brasileiros (comerciantes, agricultores, garimpeiros, etc) fossem expulsos de imensas áreas em Roraima, sabidamente ricas em minerais, para dá-las a meia dúzia de índios de araque, estão agora “histéricas” porque ficaram sabendo que os EUA estão instalando bases militares na Colômbia. Esses cabecinhas dementes queriam o que? Só um imbecil, um inocente útil (ou Silvérios dos Reis??), não pode entender que uma coisa tem TUDO a ver com a outra....Será que eles acham que serão os yanomanis que tomarão conta, REALMENTE, daquele fim de mundo?? Seria bom que os cabecinhas fizessem o “mea culpa”, apesar de ser, creio eu, tarde demais para lamúrias....
ReplyAdonias Mangueira Fernandes
Coronel:
Replyavião brasileiro usa tecnologia norte-americana (sistema inercial de voo, computador de bordo, motor e hélice).
Em resumo, esse avião de brasileiro tem só o nome "tucano". No mais somos apenas intermediários da industria americana.
Hereticus
Hereticus,
Replynão é bem assim. Nós fazemos a fuselagem todinha do Tucano. E entregamos com tapetinhos de borracha. A parte brasileira do armamento é a pistola do piloto. No bom sentido, é claro.
Sds.,
de Marcelo.