Oposição inerte: já vimos este filme.

Cena do filme que os produtores dizem que não é político, pois vai só até 1980.

A oposição, que costuma acordar tarde, já deveria ter entrado com uma ação contra o filme "Lula, um filho do Brasil" , que será lançado justamente em 2010, ano eleitoral. A Constituição Federal, no seu artigo 37, consagra o princípio da impessoalidade e a Lei 6.454/77 proíbe a atribuição de nome de pessoa viva a bem público. Claro que os crápulas não seriam tão ingênuos e a legislação não se aplica diretamente ao caso. Da mesma forma a legislação eleitoral não prevê nenhum tipo de punição, tendo em vista que Lula não é candidato e não há empresas públicas financiando o projeto. As cotas estão sendo vendidas a empresas como publicidade, sem as benesses da legislação de apoio à Cultura, empresas estas que dependem diretamente da boa vontade do governo. Exemplos: Nestlé, que depende das autoridades da Saúde para liberar alimentos; Oi, que é uma concessão pública recentemente beneficiada com uma mudança na lei que lhe permitiu comprar a BRT; Camargo Corrêa, que está envolvida neste momento em esquema de propinas a políticos, além da OAS e da Odebrecht; EBX, empresa de Eike Batista; e muitas outras que estão pingando milhões na produção. Mesmo sem infringir diretamente a lei, é óbvio que o filme tem como objetivo homenagear um presidente ainda no exercício da sua função, quebrando o princípio da impessoalidade previsto na Constituição Federal. A oposição, que costuma assistir filmes de desenhos animados enquanto Lula deita e rola, não deveria tentar probir o filme. Deveria fazer algo mais simples: apenas solicitar à Justiça que o mesmo seja exibido a partir de 01 de janeiro de 2011, quando o presidente deixará o cargo e poderá, inclusive, participar livremente da divulgação do mesmo, sem as amarras da legislação eleitoral. O STF, com certeza, analisaria um pedido tão singelo.

15 comentários

Coronel,

Dr Evil ja nao acha mais que a oposicao seja burra. Burrice tem limites e eles ja ultrapassaram todos os limites. Dr Evil acha que eles nao fazem nada porque tem o rabo preso. E para isso nao tem remedio.

Reply

Coronel:

vou fazer a minha parte. Sou chocólatra e vou boicotar os produtos da Nestlé.

Hereticus

Reply

Dr. Evil:

há um remédio para rabo preso. Aquele que foi aplicado no rabo da estátua do Lenin.

Hereticus

Reply

obvio que o filme esta sendo feito - possivelmente as pressas - para que fique pronto perto do pleito eleitoral...

sabem como esse povo eh sentimentaloide...

isso eh preocupante, muita gente vai votar embalada por ter visto esse filmeco...

nao tenho duvida alguma...

Reply

Concordo com Dr. Evil.

Tal como Hereticus, também sou chocólatra. Nestlé, nunca mais.

Adiante. Oi, nem pensar.

Ass. Soldado

Reply

Não é que a ó-posição esteja inerte, Coronel. Ela está é ocupada. Viajando em jatinhos pagos pelo erário, usufruindo de mordomias no Senado e na Câmara, enfim, com taaaaaaaaaaantas atividades que nem dá pra pensar nisto, entende ?

Reply

um cidadão comum não poderia entrar com essa questão na justiça?

humberto sisley

Reply

Será que a oposição não conseguiria bancar a produção de um filme que mostre a verdadeira trajetória do Lula? No livro "Já vi esse filme", do jornalista Maklouf, há valiosos subsídios, muito bem documentados.

Reply

Desculpe-me a observação, mas dizer que a "oposição costuma acordar tarde" já é um elogio. E imerecido.

A "oposição" não existe.

Reply

Wagner, falou e disse. O brasil deve ser um dos poucos países do ocidente em que o governo não conta com qualquer oposição. É inacreditável.

Reply

Prezado Cel:

Será que o filme vai mostrar/explicar quem era o tal de Sapo-Boi (é, o sapo que "fala" com aquela voz meio mugida mesmo) que levava informações para o Tuma pai sobre os "movimentos" dos sindicatos dos metalúrgicos?
Que o Tuma pai em um gesto até honroso, permitiu que o Sapo Lula Barbudo saísse da cadeia e visitasse no hospital a mãe à beira da morte?
(talvez o tardio "pagamento da divida" tenha sido um cargo para o Tuma filho em Brasília).

Quanto mais se mexe mais "exala"...

Reply

O Nobre Heréticus tem toda a razão:
O que falta mesmo neste paíszzz é um grande lote de "Supositórios-bomba" para esse monte de rabos-presos.

Reply

Coronel, excepcional post da não menos importante seção 'colação' ou se preferirmos 'lavagem cerebral'.

Se deixarmos prá bater bumbo quando a crasse curtural já estiver bem seduzida pela verba e os papéis distribuídos para os 'Benícios' de primeira hora fica um tanto mais difícil reverter esse processo de engajamento milionário para a perpetuação do Foro de São Paulo no poder.

Aplausos contidos e enérgicos.

Reply

"consagra o princípio da impessoalidade e a Lei 6.454/77 proíbe a atribuição de nome de pessoa viva a bem público."

Tax tolo?Mofas com a pomba na balaia ¬¬
A levar a sério tal lei, 80% das ruas,escolas, praças,bairros, rodovias,viadutos e pontes de SC ficariam sem nome...

Até pouco tempo o ex-governador Ivo Silveira estava bem vivo; e quantas obras há existiam com o nome dele?Estudei num colégio que tinah o nome do ilustre filho da cidade.
Sem falar na ponte Colombo Salles,a segunda ligação ilha-continente,ícone na "suspeita" de desvios do que era pra ser e não é em tamanho,mas leva o nome do ainda vivíssimo Colombo Salles.
É nome de advogado vivo em ruas novas aqui na região da capital que não acaba mais.Logo advogados não deveriam recusar em nome da "lei"?

Não me lembro da OAB/SC se manifestar contra tal descumprimento da "lei".Devem considerar pequeno desvio ético,ou nem isto.

Lia¬¬

Reply

já existiam*
E.T: nada contra o de-cujo; pelo contrário,admirava-o pela simplicidade,pela mansitude de espírito.Pessoa que nos foi muito próxima, durante anos,no começo da vida pública.Depois,bem...a vida se encarrega de encurtar ou criar distâncias.

lia¬¬

Reply