Não sou economista, mas estar informado não me causa azia. Há anos que é discutido no Brasil o altíssimo valor cobrado pelos bancos na forma de spread, que é a diferença entre a taxa de empréstimo e a taxa de captação. No Brasil, em números redondos, há muito tempo que para cada R$ 1,00 captado, o banco empresta esse mesmo dinheiro à taxa de 40%, recebendo R$ 1,40 do tomador do crédito. O assunto vem na hora da crise e é esquecido na hora da bonança. Neste momento, o governo Lula transformou o spread no principal culpado pelo alto custo do dinheiro, muito mais do que os próprios juros. O que o governo Lula não explica é que 40% do dinheiro dos bancos é aplicado em títulos públicos, que pagam altas taxas e oferecem risco zero, para que seja rolada a extraordinária dívida pública do país. No mundo, os bancos aplicam em média 8% em títulos públicos, ou cinco vezes menos. Outro fator que aumenta o custo do spread é que o Brasil é um dos países que possui a legislação mais arcaica, sendo praticamente impossível cobrar uma dívida: um processo de falência demora cerca de 10 anos, contra 1 ano na maioria dos países. Com isso, o risco de inadimplência é muito maior e isto também está incluído no spread. Por fim, a carga tributária brasileira é uma das mais vergonhosas do planeta, alcançando quase 40%. Aí estão três fatores que explicam porque o Brasil tem a taxa de spread mais alta do mundo, 11 vezes maior do que a média mundial. E são três variáveis que dependem, basicamente, de iniciativas de governo para serem resolvidas. Tanto é que os bancos internacionais chegaram ao país para aumentar a concorrência e melhorar o crédito e o que aconteceu? Hoje eles cobram tanto ou mais spread do que os bancos nacionais, inclusive os públicos. O que o governo tem que fazer é baixar impostos, reduzir a dívida e modernizar a legislação. É isso que pode reduzir o spread. Como sempre, os companheiros vão gritar, espernear e não vão fazer.
12 comentários
Querido Coronel,
ReplyEu pessoalmente não acredito que LL sequer passe a faixa presidencial, elle vai afundar antes no próprio lamaçal que criou,
será o feitiço virando contra o feiticeiro.
abs
Se eu emprestar 1 e cobrar 40% pra receber 1,40 ké q eu sou, ké que eu sou?
ReplyAgiota...
¬¬
lia
A culpa é sempre dos outros. E ainda há quem acredite no Lulalábia.
ReplyEsa é a verdadeira face do desgoverno do Bolivariano da Silva: a de "Mãe dos Ricos". As migalhas que são matreiramente atiradas aos pobres, para comprar-lhes a subserviência e os votos, jamais puderam acobertar essa triste e dolorosa realidade!
ReplyO fato é que nunca se mentiu tanto na historia "desçepaiz", nem houve tanta gente se comprazendo em ser enganada. Os brasileiros se transformaram já em "mentirosos castrados" (crédito para Olavo de Carvalho), pela sua patética adesão ás mentiras compulsivas do desgoverno do Foro de São Paulo!
Fora "Foro'!
A Itália precisa correr. O prazo que o Ministro Cezar Pelusio concedeu para que aquele país se manifeste sobre a extradição de Cesare Battisti é por demias exíguo se considerarmos otempo que a carta do Presidente da Itália demorou para chegar a Lala.
ReplyAQ Folha On Line de 30 de janeiro dá conta de que:
"Ontem, o ministro brasileiro Cezar Peluso, do STF, autorizou que o governo italiano se manifeste no processo. A Itália terá cinco dias para cumprir a solicitação."
Deveria ter dado igual prazo ao bandido para que justificasse os crimes que cometeu.
Gobierno de mierda!!!
Coronel,
ReplyPalavras do Pinóquio Marolinha Pitu 51 da Silva:
“Obviamente que, tendo em vista os lucros que tiveram o Itaú, o Bradesco e os outros bancos, o Fernando Henrique Cardoso não é nem pai: ele é pai, mãe, avô, avó, tio, tia do sistema financeiro, que nunca ganhou tanto dinheiro como está ganhando agora”.
(Candidato Lula, 2001, Entrevista a Ziraldo)
Palavras de Banqueiro:
"Quando ele foi eleito, eu tive uma preocupação de que levasse o governo para uma linha de esquerda, mas ele foi mais conservador do que eu esperava”.
Olavo Egydio Setúbal, presidente do conselho de administração da holding que controla o banco Itaú.
(12/08/2006)
Palavras do Pinóquio Marolinha Pitu 51 da Silva:
"A crise é uma oportunidade de devolver àqueles que pensavam que sabiam mais do que nós, como se comportar com o povo desempregado, porque até agora, eles só deram dinheiro para os banqueiros"
Lula, Belém, Fórum Social Mundial
Fonte: O Dia Online
30/1/2009
Mas como mente e distorce nosso Presidente!
Átila
Corona, excelente análise.
ReplyÉ isso aí.
Para quem tem formação em economia, como é o meu caso, não é novidade.
Para a imensa maioria da população que não tem noção de nada, é fácil cair na demagogia de demonização do sistema financeiro perpetrada pelos espertalhões de sempre, como por exemplo o José de Alencar, que em público vocifera contra os juros e na surdina se beneficia das 'tetas' amigas do BNDES, ou seja, da choldra.
Não precisa ser economista para entender porque o apedeuta só fala e mente, nada fazendo de concreto contra os altissimos juros cobrados pelos bancos. Os bancos FINANCIAM os petralhas. Os bancos vão dar muito dinheiro para a guerrilheira se eleger em 2010.
ReplyO povo brasileiro é composto por carneirinhos dóceis que gastam e consomem e pagam, pagam...Impostos, juros...Fórum Social (bando de vagabundos)...
Voltei agora do mercado: TUDO ESTÁ SUBINDO....
"Brasil, Colônia de Banqueiros"
Replyautor: Gustavo Barroso
http://www.scribd.com/doc/8499053/Brasil-Colonia-de-Banqueiros-Gustavo-Barroso
No dia em que o desgoverno impuser (e pode) restrições aos roubos dos bancos a popularidade começará a cair. Não vai fazer isso antes de consolidar sua ditadura que, em verdade, aos poucos vem sendo implantada sem que a maioria perceba ou finge não perceber.
ReplyBRILHANTE E MAIS QUE NECESSÁRIO POST.
ReplyRealmente um post brilhante para mais de metro e meio.
...CLAP CLAP CLAP! de pé e assoviando.
Assunto necessário mas essa midia profissional e corrupta não toca. Há ainda muito a ser explicado sobre a questão.
Brilhante, caro Coronel, oportuníssimo. Nota DEZ com louvor por trazer o assunto.
Abração
C. Mouro
Petista sempre tem que culpar alguém pelo problema...
ReplyAntes a culpa era do FHC (ainda é em alguns momentos), do Bush, do "sistema", dos ricos e agora dos bancos...
Logo a culpa vai ser do Obama...