Não importa que, às vezes, a gente tenha que desenhar neste Blog. Esta reprodução do Estado de São Paulo, edição de hoje, está sendo publicada horas depois do post. Apenas para mostrar que, dado ao tema abordado na notícia, era imprescindível grafar a palavra. O Estadão e o Coturno Noturno, normalmente, não fazem isso. Ok?
Do Estadão:
Do Estadão:
A resposta de um funcionário da TV Senado a um aviso relativo a uma audiência pública na Câmara provocou indignação e mal-estar ontem no Congresso. Para informar sobre a presença do secretário de Emprego e Relações de Trabalho de São Paulo, Guilherme Afif, em um debate sobre o projeto que prevê a divulgação de impostos em notas fiscais, o assessor de imprensa da pasta, Vinícius Prado de Moraes, enviou um e-mail a diversos órgãos de imprensa e obteve a resposta: "Foda-se." A mensagem partiu do funcionário da TV Senado João Carlos da Fontoura. "É esculhambação. É uma Casa que merece respeito", reagiu Afif, que relatou o caso ao líder do DEM, Agripino Maia (RN). Fontoura afirmou que trabalha no núcleo de documentários e recebe uma enxurrada de e-mails. "Todo dia passo mais de meia hora apagando mensagens que não são para mim." Na quarta-feira, contou, precisava enviar uma mensagem urgente e perdeu a paciência. "Foi falha minha ter respondido nesses termos. Minha resposta foi infeliz. Peço desculpas."
A resposta não poderia ter sido mais adequada. Guilherme Afif deveria estar trabalhando para divulgar o que está fazendo para o povo de São Paulo e não fazendo visitinha politiqueira ao Senado. O assessor de imprensa deveria ter ficado calado, pois seu trabalho é produzir notas e informações sobre ações da secretaria que atende, prestando contas a São Paulo. Não é pago com dinheiro público para pautar veículos públicos de comunicação para fazer cenas de arquivo do Afif, visando próximas campanhas políticas. Nossa homenagem ao João Carlos Fontoura, ao que tudo indica um raríssimo funcionário de bem naquela casa de tantas tolerâncias. Não peça desculpas, Fontoura. Você merece é uma medalha. E para o Afif e seu assessor lambe-saco aqui vai um grande FODAM-SE do Coturno Noturno. Com todo respeito aos leitores e comentaristas, pois aqui palavrão não é permitido.
..............................................................................
Pequena pesquisa. O Fontoura é diretor de programas na TV Senado. Não achei mais nada que não lhe desse o direito de dar a resposta que deu ao assessor do Afif. E mais: quero ver o Afif ter piti defendendo os interesses dos cidadãos e não os seus.
Pequena pesquisa. O Fontoura é diretor de programas na TV Senado. Não achei mais nada que não lhe desse o direito de dar a resposta que deu ao assessor do Afif. E mais: quero ver o Afif ter piti defendendo os interesses dos cidadãos e não os seus.
..............................................................................
O que estou criticando:
- O fato de um secretário de São Paulo ter um assessor de imprensa para pautar veículos oficiais de comunicação. É dinheiro jogado no ralo.
- O fato deste assessor de imprensa ser incompetente, pois não sabe a quem está se dirigindo.
- O fato de um secretário de São Paulo dar destaque para um assunto que não compromete em nada a atividade que ele vinha desenvolver no Senado.Novamente, assim como no início de tudo, aproveitou o fato para aparecer na mídia. Usando dinheiro público, diga-se de passagem.
O que não estou criticando:
- O trabalho do Guilherme Afif, pois não conheço e não é relevante para o enfoque do post.
- O partido político do Afif, que nem foi citado no texto.
- A biografia do Afif.
- O desabafo do Fontoura, que tem todo o direito de perder a paciência e ter o seu dia de fúria.
Creio que alguns comentaristas estão misturando alhos com bugalhos. Vendo chifre em cabeça de cobra. Obviamente, discordar é um direito de todos. Tanto é que os comentários estão sendo publicados.
38 comentários
FONTOURA PODE ESTAR ERRADO.
ReplyCoronel, quase sempre concordo consigo, mas desta vez vou dizer que não.
O fato de Fontoura ter escrito o que esvreveu não quer dizer que esteja certo.
Talvez estivesse, caso ele fosse um símbolo do certo contra a podridão que vemos sempre na casa das leis.
Todavia, ele pode ter escrito "foda-se" apenas porque era o Afif, e não outro qualquer.
Ele pode ser um petralha e um petralha diria foda-se para quem não é de seu próprio grupo, como temos visto ao longo do tempo no Brasil.
Com sua posição tão contundente a favor de Fontoura, sem talvez conhecê-lo, abre uma porta para a demonstração da intolerância ideológica, se for o caso.
Nesse caso, acho que um funcionário público deveria ter outra postura, apesar de haver mesmo muito tempo perdido e puxa-saquismo no Congresso.
????????????????
ReplyÓtima nota, Coronel! E nem precisa se justificar com seus leitores e comentaristas. Certas pessoas merecem mesmo palavrões no lugar de elogios.
ReplyCoronel,
ReplyVocê me decepcionou. Acho que o Sr. está recebendo comentários demais, por isso desculpo esse seu repente. Discordo completamente desse seu tratamento. No mínimo deveria ter sido imparcial.
Tenha mais calma.
Abraços,
O Afif tornou-se um mero politiqueiro, interessado nos favores do Poder.
ReplyEssa idéia de exibir os impostos é controversa, pois só exibirá os que incidem diretamente e não o conjunto total (que deveria conter também o rateio dos impostos pagos pelos empregados que produziram o produto, além dos encargos e impostos diretos).
Desse jeito acaba iludindo a população ignorante que imaginará que TODO imposto é apenas aqueles indicados. Enfim, é preciso cautela para não transformar uma meia verdade divulgada em uma grande mentira sobre a realidade.
AFIF MERECEU O "FODA-SE", é politiqueiro igual a qulaquer patrimonialista.
GRANDE CORONEL, dou-lhe solidário e , para o afif, reforço dizendo "afif politiqueiro patrrimonialista: FODA-SE"
Não sei se essa foi a melhor resposta.Naõ sei se o Sr Afif está fazendo política ou não. Sei que tem sido útil para São PAULO, saber o quanto se paga de impostos nesta pocilga chamada Brasil, para este bando de aloprados, mas acho que muito imprórpia a resposta de Fontoura .dj
ReplyCoronel
ReplyTem meu total e incondicional apoio. Gostei do seu texto. Nota 10.
Desculpe-me Coronel, mas o senhor destemperou-se.
ReplyAss. Soldado
Coronel
ReplyLi e relí.
Discordo do tom,tanto do seu quanto o do Fontoura.Ainda que naquela casa reine o mau exemplo,alguém tem que não se deixar contaminar.E se Afif está indo debater sôbre a divulgação de impostos em notas fiscais,que seja bem vindo.Se vai ao Congresso fazendo do assunto ato político,está correto:políticos fazem política.
Se outros forem os motivos para se bater em Afif,que sejam
explicitados.
Sei quem é Afif. Não sei quem é Fontoura.
Com meus respeitos,Coronel,cujo blog acompanho aqui há já um ano,
e que aplaudo cotidianamente.
Nome Próprio
Coronel,
ReplyHoje vou discordar do seu texto. Palavras de baixo calão devem ser evitadas, principalmente em órgãos governamentais. Ele não precisava responder o e-mail. Atitude desnecessária, desrespeituosa. A educação tem que vir em primeiro lugar. Nada justifica a resposta desse senhor. Lamentável.
Uh! "Diretor de programa",Coronel?MRD!Então é amigo.Um out-door em homenagem pra ele.Já vou providenciando o me curr´´iculo.
ReplyUm BEIJo seu FONTOURA, e um abraço para minha mãe,pro meu ^pai,que eu não conheci e pras meninas lá da zona...Leste,PRR!Ele é "diretor de programa",que coisa mais linda.Afif,vou dar que nota fiscal?
Espírito de Dercy
Coronel, sou visitante rotineiro do seu blog. Não entendo a sua posição tomada neste caso.
ReplyO saque que O Gov. Federal faz sobre o setor produtivo tem que ser denunciado diariamente! Não sei nada sobre a trajetória política do seu Afif mas neste caso aprovo sua cruzada contra a carga tributária.
Chega de saques-impostos!
Nobre coronel, sem entrar no mérito de seu post, muitos petralhas virão parabenizá-lo por esse texto. Afif Domingos é um ardoroso defensor das idéias liberais no Brasil e ajuda a financiar os estudos do última grande filósofo conservador brasileiro, o imortal Olavo de Carvalho, que prestou grande serviço ao país ao denunciar as atividades do Foro de São Paulo, bem como de toda a esquerda revolucionária na América Latina.
ReplyFernando José - SP
Afif tentou PAUTAR a tv senado ?
ReplyQue absurdo! Afinal pautar a tv pública somente seria aceito se fosse da parte de alguem da ESQUERDALHA que domina este país. Afif precisa ser demonizado e atacado sim, afinal ele não pertence, e nunca pertenceu a partidos da ESQUERDALHA. Ao contrário ele chegou a patrocinar um encontro de liberais em São Paulo, em maio de 2006, que "mereceu" o mais absoluto SILÊNCIO da imprenssa, principalmente a "pública" e "oficial"... Com posições como esta, logo logo, o seu blog poderá competir em termos de audiência com aqueles preferidos pela petralha e ESQUERDALHA em geral. Parabéns pelo seu "isentismo" Coronel.
Coronel
ReplyPelo que estou lendo, poucos o entenderam sua mensagem. Limitaram-se a ler as palavras. Leram "fodam-se", benzeram-se cinqüenta vezes e lavaram os olhos olhas cinqüenta vezes. Não souberam interagir com suficiente profundidade a questão que o senhor colocou.
Eu por apoiá-lo, virei petralha. È foda!
Que fazer?
Obrigado, bom e velho Coronel. Agora ficou bem melhor.
ReplyDesculpe Coronel, mas desta vez, pisou na bola!
ReplyO Fontoura não tem direito a nenhum dia de fúria. Funcionário tem que executar serviço e respeitar as pessoas. Não gosta, muda de emprego.
Pelo jeito o recado chegou distorcido até você, porque quem foi xingado não é assessor de Afif e Afif não manter assessor lá. O assessor que recebeu o palavrão é do Congresso e tem que comunicar o que comunicou. É o trabalho dele.
Estamos todos aqui em SP exatamente querendo, e muito, que os impostos federais sejam destacados. É a maneira mais clara e prática de se mensurar o rombo federal e o não repasse a Estados e Municípios. Essa matéria é de interesse de todos os paulistanos faz tempo. Afif estava representando o povo paulistano lá, e não a si próprio.
Bom, agora que mencionei tudo que foi errado, ainda se agrava por Afif tratar-se de um dos raros homens com dignidade na vida pública neste país!
O que houve seria errado com quem quer que fosse, mas em se tratando do Afif, fica pior, porque nesse cenário de proezas grosseiras do PT, Afif é o nome que menos mereceria esse tipo de tratamento!
como diziam lá em Barbacena:
ReplyEste Afif é mais liso que muçum ensaboado.
dizem até que ainda tem recaída pelo Maluf......
abraços
Uia!O Coroné tá bravo,gente!
ReplyPau no Afif! Político é que nem mulé de malandro,tem que bater antes de saber porquê. Pau no Biotônico Fontoura,também,(se fosse o Ari era diferente)por ser boca suja pimenta nela.Isso não é jeito de responder pra ninguém,ainda mais ocupando o cargo que ocupa.Foda-se se tiver de ficar mais de meia hora apagando mensagens,afinal nós todos pobres mortais também fazemos isso todo o dia,cois que nem Padre Nosso posso mais rezar como antes.E tem mais seu Coroné:o blog é seu,a idéia é sua,
a boca é sua e fala o que quiser.E publica o que quiser.E nós lemos se quisermos,podemos ir e não voltar.Se voltamos é porque concordamos.Cóf,cóf,cansei de tantos amos;eterno criado a seu dispor.
CAMUNDONGO EM QUADRADO
(eu sou amônimo,eusou amônimo/assim dessa maneira,Chicago não me aguenta!)
Boa Tarde a todos amigos do Blog.
ReplyCoronel, meu marido e eu amamos vc, mas, desculpe-nos, não concordamos com vc neste caso.
Fazemos vozes com o anônimo das 8,59h; ele disse tudo; falou por nós.
Abçs
Zinha
Ps- É AMANHÃ1 É AMANHÃ!!!
Desculpe- novamente, Coronel.
ReplyMas é de se criticar, sim, o desabafo do tal Fontoura.
Como funcionário público ele não tem o direito de perder a paciência, nem de ter o seu dia de fúria, nem, ainda, de usar palavras de baixo-calão, seja com quem for.
Ass. Soldado
O senhor também tem o direito ao seu dia de fúria.
ReplyPara não ter que no futuro exercer meu direito a um dia de fúria, não volto mais aqui.
Que decepção!
Tô começando a achar que o Coronel é petista...
ReplyCertamente a destemperança desse sr.Fontoura se petista for, deve-se a derrota da Marta, pois como se sabe o Afif foi o coordenador da campanha Kassabista,mas no caso em pauta certamente é merecedor de, no minimo, uma reprimenda pois não é essa atitude que se espera de um funcionário publico.Quanto ao comentário do Coronel discordo apenas da adoção dos mesmos termos,certamente ocasionado pelo stress provocado por excesso de trabalho. Sugiro que deixe os palavrões para nós, seus assiduos leitores. Saudações
ReplyXêntem, boa tarde de novo.
ReplySabe, Coronel, eu tenho a certeza de que se vc conhecesse o Affif, tb gostaria dele;ele é correto (pelo menos parece), e já faz tempo que carrega uma bandeira, que é a de mostrar ao brasileiros, o qto eles pagam de Imposto, em cada ítem comprado ! Isso no mínimo é educativo! Qtas vzs a gente vê vândalos destruindo coisas e dizendo: -"Não é meu mesmo, é do Governo..." o imbecil nem ao menos sabe que, :"O Governo não tem nada que não tenha tirado do Povo"...(afinal,o governo produz o que? Só Imposto, né?)
Então, Coronel, eu, tb como ex funcionária pública da área da Saúde, posso dizer de boca cheia: o funcionário Fontoura, jamais poderia ter tratado alguém c/ essa grossura...a postura de um funcionário público, no atendimento a alguém,tem que ser a mais ética possível! é prá isso que ele está lá; nunca para descarregar seu mau humor!
Até,
Zinha
Coronel !!!
ReplyMe desculpe, mas não posso concordar com sua opinião, repeito mas não concordo de forma alguma.
Acho que por não gostar de Serra você estendeu,isso, para todos os do seu governo.
Lamentável essa sua postura.
Oi, Cristal:
ReplyNão tem nada com o Serra, não. Nem com a Afif. Só acho que ele pisou na bola. Feio. Não precisava ter chilique, até porque o e-mail não foi para ele. Só pelo fato do "escândalo"sair de um assessor de imprensa já mostra a péssima intenção de transformar tudo em espetáculo midiático. Em nenhum lugar do e-mail estava escrito: Exmo.Sr. Afif, Secretário sei lá do quê: e a palavra F.....
Um abraço.
Coronel
a idéia do afif ñ é totalmente inútil, mas não é para agora.
Replyo momento agora é de combater os comunistas que estão azucrinando a cabeça dos brasileiros com a sua revolução cultural.
o senador tucano eduardo azeredo é um deles e está mobilizando zumbis no congresso para aprovar uma lei contra a liberdade de uso da internet - por quê o afif está calado?
ah, já sei, precisa do governo né senhor patrimonialista.
vai peidar na água afif.
aguia_dourada
Coronel sou sua fá assídua, mas não concordo com seus comentários.Aliás, confesso que estou um tanto decepcionada.Pelo que tenho conhecimento o Sr. Afif é um dos poucos homens decentes na política e na vida privada.Não concordo nem com a falta de educação do tal funcionário do Senado.Aproveitando, quero parabenizá-lo pelo blog, e por favor mantenha o nível que foi sempre excelente.Saudações verde-amarelas...
ReplyCoronel,
ReplyDr Evil, se esta entendendo bem a situacao, tem que discordar do senhor.
Se alguem em qualquer tempo, sob qualquer circustancia escrever uma resposta destas para Dr Evil ou para um funcionario de Dr Evil, vai ter que se explicar e muito. Nao existe justificativa. Educacao e respeito cabem em qualquer lugar. O cidadao poderia ter simplesmente ignorado o e-mail que recebeu.
Dr Evil nao conhece a motivacao do Afif, mas tambem nao se importa com isso. Dr Evil acredita que qualquer coisa que se faca no sentido de informar a populacao quanto imposto se paga no Brasil e muito importante. Nem que seja uma informacao parcial. A quantidade de impostos e tao grande, que qualquer esclarecimento e bem vindo.
Principalmente para o povao. Para aqueles que por nao pagar Imposto de Renda, acreditam que nao pagam impostos. E na verdade, esses sao os que mais pagam impostos no Brasil.
Para Dr Evil, Afif sempre pareceu ser uma pessoa honesta e competente, e seu trabalho em pro das pequenas e micro empresas tem sido muito importante. Merece divulgacao. E essa tv senado, que nao presta para muita coisa, poderia ter sido util divulgando alguma coisa aproveitavel.
Coronel,
ReplyNa boa, com todo o respeito, vê-se que o senhor não conhece mesmo o Afif, nem o seu trabalho. Senão, não faria tais observações.
Em Sampa, ele é MUITO considerado, é uma liderança e por muito pouco não ocupou a cadeira que hoje é de Suplicy,O Estranho.
O que não cabe, de forma nenhuma, é um funcionário de qualquer empresa receber em sua caixa postal de TRABALHO um comunicado (que, SIM, é relevante, na medida em que Afif atua fortemente contra os impostos e o assunto está em pauta) e responder naqueles termos. Não é a caixa postal pessoal, onde ele recebe mensagens de seus cumpanhêros ou da sua mulher (dele).
Mas, como já disse lá em cima, em tempos lulistas, até um f...da-se é visto como coisa normal. É a degradação das relações, inclusive sociais.
Não achei o rapaz NADA corajoso, muito ao contrário. É apenas mal formado, mal educado e sem noção, e trata aquele órgão como a sua casa. O que, obviamente, não é. Ele não tem direito de dar tal resposta a NINGUÉM, entenda. A gente não paga essa gente prá isso.
Mais uma vez, reitero minha admiração pela figura sempre combativa (para o BEM) do Sr.Guilherme Afif Domingos.
Veja aqui:
Afif foi o idealizador da Frente dos Cidadãos contra a medida provisória nº 232, é um dos arquitetos políticos do sistema Simples de tributação (regime de tributação diferenciado, voltado a micro e pequenas empresas, dependendo da receita bruta anual auferida) e o criador do projeto de maior transparência nos impostos – conhecido como "Feirão de Impostos", que foi apresentado em locais públicos em várias cidades brasileiras entre 2004 e 2006.
Foi eleito deputado federal constituinte pelo Partido Liberal em 1986, com mandato entre 1987 e 1991. O PL havia eleito seis deputados federais em 1986, dos quais cinco no Rio de Janeiro e Guilherme Afif Domingos em São Paulo - o terceiro mais votado no país, com mais de 500 mil votos.
Tanto errou o cidadão que até pediu desculpas, num louvável gesto de humildade. Pela primeira vez discordo do amigo CORONEL. Assim como criticamos o "dentes podres" por conta daquele famoso gesto top-top, também nesse caso, sem querer comparar, reprovável a atitude de enviar um palavrão por email, ainda mais sendo servidor público. Não faz diferença contra quem foi, até porque, na verdade o Afiff acabou até ganhando mais mídia com esse pequeno imbróglio.
ReplyLeio sempre o seu site, Coronel, mas foi a primeira vez que não gostei do que escreveu...Se esse cara que respondeu o e-mail trabalhasse numa empresa privada, já estaria demitido por justa causa. O blog é seu, mas críticas construtivas ajudam a gente a melhorar , sempre. Um abraço
ReplyEsse Afif não deve ser mal pessoa, pois das vezes que Olavo de Carvalho tocou no nome dele, nunca ouvi falar mal.
ReplyAcho que o Coronel deveria colocar mais links de sites no blog, tem muita informação boa em outros cantos. E quanto aos que lhe criticam, não se preocupe! Nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos, quanto mais o Coronel.
ReplyCoronel,
ReplyJá votei em Afif, mas concordo inteiramente com o senhor.
Abraços.
tem q ser realmente muito corajoso para enfrentar certos individuos que se revestem de poder podre como esse afif.
Replyparabens pelo seu eloquente e justissimo comentario e desabafo diante de tantas irresponsabilidades.
em coro agora :::
FODA-SE
Sabe por que discordo? Fui funcionária pública por 30 anos e nunca ousaria me dirigir a quem quer que fosse usando um termo tão baixo. Talvez pela minha idade, tenho por norma sempre usar em qualquer lugar uma linguagem polida - seja com uma criança ou um idoso, com um chefe ou um subalterno. Sei que estou fora de moda mas que fazer? assim fui educada por meus pais - pobres mas que nunca disseram um palavrão na frente dos seus 6 filhos. Desculpem por eu ser tão arcaica.
Reply