Esperidião Amin(PP do Maluf) estava cometendo estelionato eleitoral em Florianópolis, no ocaso da sua carreira política, patrocinando a mais baixa e mais suja campanha política da história catarinense. Estava "roubando" grandes obras construídas por outros governadores. Jorge Bornhausen veio a público com uma nota intitulada "Em Nome da Verdade", desmascarando o careca dos precatórios do Celso Pitta, que foi capa da Isto É por ter montado o esquemão. O mais interessante é que o oponente de Amin não é do DEM, mas sim do PMDB. Um gesto de ética que enobrece o grande JKB, o senador que costuma botar petralhas atrás das grades. Leia aqui a nota. A propósito, Amin está quase vinte pontos atrás nas pesquisas.
..................................................................................
Informo que esta nota não tem por objetivo apoiar este ou aquele candidato. Não sou Figueira, não sou Avaí. O objetivo é mostrar o quanto a campanha suja que Amin faz em Floripa, mentindo e acusando o adversário de forma vil e covarde, foi desmascarada. Ele não fez as obras que está dizendo. Por fim, o paralelo feito é entre a honradez e o caráter de Jorge Bornhausen ante a falta que tais virtudes fazem em Esperidião Amin.
29 comentários
legal o seu texto, vejamos na minha visão: O homem forte do governo Collor veio dar explicações a quem possa interessar que Ele é o autor das obras, e que faz isso sem nenhum interesse....apenas porque estava com vontade de se abrir para o mundo....acertei?
ReplyAmin já foi duas vezes governado e também
Replyduas vezes prefeito eleito.
A lei deveria proibir a candidatura de pessoas que já ocuparam o cargo por duas vezes.
George Washington se recusou a se candidatar a um terceiro mandato dizendo :
"para não dar mau exemplo" .
Grande Jorge Bornhausen, este comhece o calhorda do Amin, que é cria do Maluf e cúmplice do Celso Pitta e uma verdadeira praga daninha que acabou com Florianópolis...
ReplyPois eh coronel, agora vc bateu todos os recordes. Mostra quem realmente vc eh. Sua leitura eh estreita e caolha, diria paralela. Pois tudo o que tu criticas quando o assunto sao os petralhas, lhe servem de argumento. Dizer que JKB foi honrado. Vc sabe da polialianca de LHS e sua turma aqui nos Estado. Porem vc nao escreve isto para seus leitores de outras partes do Brasil, ficando dificil de entender a situacao como um todo. O JKB so entrou (agora) na jogada, pq o candidato "dele" esta acuado e, provavelemtne, a pedido de LHS, para continuar com a picaretagem que o querido estado catarinense se encontra. Se vc fizer uma analise o projeto de descentralizacao foi rejeitado. Mas gostei, a piada da honradez foi boa.
ReplyJoanildo. Ve se pega leve e nao me chama de palhaco. Pois eu concordo com a maioria das coisas que vc escreve. So acho que se vc quer defender a moral, a etica e a honestidade, isso deve valer para todos. Abracos
Joanildo:
ReplyNão fuja da questão. A questão é sobre ética e verdade, o resto é o resto. Não tenho o rabo preso com ninguém, Joanildo, apenos admiro homens de verdade como Jorge Bornhausen. E abomino insetos como Esperidião Amin. E você, qual a sua posição a respeito do post e não da política catarinense?
Coronel
JKB é uma reserva moral. Já o Amin, que tem seus méritos, perdeu o bonde da história.
ReplyCoronel
ReplyNão vou comentar este seu post, pois não vivo aí. Também porque sempre admirei Jorge Bornhausen, um político honesto.
Vou usar este post para mostrar como serra, está recuando na sua intransigência para com as policias de São Paulo. Agência Estado
"São Paulo - O governo de São Paulo decidiu ampliar sua proposta de reajuste salarial e as vantagens para as duas polícias numa tentativa de acabar com a greve da Polícia Civil, que já dura 36 dias. Os projetos serão enviados imediatamente à Assembléia Legislativa, apesar de a paralisação continuar. Dirigentes de classe da Polícia Civil consultados pela reportagem consideraram que a nova proposta do governo pode levar ao fim da greve.
A proposta prevê reajuste de 6,5% em janeiro de 2009 e 6,5% em janeiro de 2010 para ativos e inativos. Ela estabelece 16.032 promoções para os cerca de 35 mil policiais civis por meio da extinção da 5ª classe e da passagem dos policiais da 4ª classe para a 3ª, com promoções ainda para as 2ª e 1ª classes. Também será instituída a aposentadoria especial para a Polícia Civil. Outra novidade anunciada foi o fato de que quem se aposentar nos próximos anos levará um décimo do adicional de localidade (ALE) a partir de 2009 até 2014, quando se chegará ao teto de 50% do ALE."
(...)
http://www.ae.com.br/institucional/ultimas/2008/
out/20/3167.htm
Coronel, etica, verdade e...oportunismo, pois na propaganda do primeiro turno Amim ja se apropriara (de certa forma... equivocada, pois ele era secretario de obras de JKB) e o Sr. Bornhausen nada havia dito. Acho estranho, que numa ilha tao "longinqua" da grandes metropoles, a IstoE, de hora pra outra resolva olhar "para nos". Enquanto isso em SP e RJ, a baixaria e patifaria esteja rolando solta. Devem ter leberado uma boa grana para essa materia ne nao? E a minha visao continua a mesma. Qundao se fala em etica e moral, nao existem meias palavras. O qua vale pra um vale pra outro. Tanto Dario quanto Amim, nao sao merecedores de estarem onde estao. Na minha modesta opiniao, o unico candidato que se portou dentro da sua correcao foi o Afranio. Abracos.
ReplyJoanildo.
Coronel, este é um post de Reinaldo Azevedo em que ele solicita multiplicação.
ReplyÉ possível?
Grato
A IMPRENSA TEM O DEVER DE NOTICIAR O DESEMPENHO DO GATE. E ELE ESTÁ AQUI
Olhem aqui, eu estou entre aqueles que acreditam que o GATE também cometeu erros na operação que resultou na morte da garota Eloá: o mais óbvio, parece-me, foi ter, quando menos, criado as condições para que a outra garota, Nayara, voltasse à cena do cativeiro. Ainda que a equipe tenha considerado que ela era uma interlocutora útil, os devidos cuidados deveriam ter sido tomados para que não voltasse ao cativeiro. De todo modo, esse episódio não teve influência no desfecho trágico, convenha-se. Sim, que se apontem os erros. Mas tratar o GATE, agora, como um bando de trapalhões e incompetentes é injusto e, lamento dizer, só reforça a boca torta pelo uso do cachimbo. A imprensa não gosta da Polícia — isso é histórico. A simpatia pode crescer um pouco quando ela se armam e se junta a sindicalistas para fazer baderna, “companheiro”... Será mesmo o GATE tão incompetente? Em quantos casos de seqüestros dessa natureza a equipe já se envolveu? Qual é o seu saldo? É positivo? É negativo? Quais são os números? Pois eu tentei saber.
Sabem quantos foram os reféns mortos em operações mediadas pelo GATE de 1998 até hoje? APENAS DOIS! Em 2006, um marceneiro prendeu em sua loja a amante e a mulher. Acabou libertando a segunda, matou a primeira e se suicidou. Antes que a polícia pudesse fazer qualquer coisa. E temos, agora, o caso Eloá.
Só neste ano, o GATE atendeu 18 ocorrências — em 12 delas, os seqüestradores eram pessoas emocionalmente perturbadas; os demais eram criminosos comuns. Vinte e cinco seqüestradores foram presos (incluindo Lindemberg), e dois se suicidaram. NADA MENOS DE 47 REFÉNS FORAM LIBERADOS ILESOS SÓ NESTE ANO.
Numa entrevista ao Fantástico ontem, um brasileiro apresentado como instrutor de uma unidade da SWAT, apontou os muitos erros do GATE e chegou a dizer que “sente vergonha” dessa polícia. E indicou ali, depois do fato, claro, o que considerava os muitos procedimentos que deveriam ter sido adotados.
Não, não temos que endossar ou desculpar os eventuais erros do GATE. É preciso apontá-los — até para que sejam corrigidos, tomando o cuidado para não confundir filmes sobre a SWAT com operações da SWAT real. Será mesmo que os índices das unidades da polícia americana são superiores aos do GATE? Aposto que não.
Corrijam-se os erros. Mas, como brasileiro e paulista, eu tenho ORGULHO do desempenho do GATE nos últimos 10 anos, e não vergonha.
PASSE ADIANTE ESTE POST E INDAGUE SE ESSES NÚMEROS PODEM SER CONTESTADOS.
Coronel,
ReplyEm primeiro lugar, cabe esclarecer que JKB e Esperidião Amin são respectivamente criador e criatura, e que JKB em Santa Catarina é aliado do Luiz Henrique, da base de sustentação do Lula.
Se a nota de JKB for lida com atenção, você verá que ao mesmo tempo que assume a autoria das obras como Governador, as compartilha com Amin afirmando que este era seu Secretário de Obras, e o nome de AMBOS está nas placas de cada uma das obras. Ou seja, a nota só reafirma o que todos catarinenses já sabiam.
E falando em grades, quem foi para trás das grades na Operação Moeda Verde, que trata de crimes ambientais, foi a turma do Dário. Para seu conhecimento, no primeiro turno, o candidato de JKB (César Souza Jr.) gastou todo o tempo de propaganda eleitoral para chamar o Sr. Dário Berger de corrupto, mau administrador e otras cositas más. Sim senhor, o candidato do partido do Sr. Jorge Konder Bornhausen, por quem tenho a mesma admiração externada em seu blog. Cesar Souza Jr. jovem liderança, dinâmico Deputado Estadual NÃO está participando da campanha no segundo turno !
Leia com atenção a nota, por favor. Minha avaliação é que ela dá uma satisfação ao seu aliado Luiz Henrique da Silveira da Poli Aliança que governa Santa Catarina (PMDB - PSDB - DEM - também conhecida por PoliLambança), sem machucar Esperidião Amin. A propósito, Dário Berger TAMBÉM é CRIATURA do criador JKB, e após eleito prefeito de São José (foi inclusive reeleito), trocou o PFL da época pelo PSDB e posterirmente pelo PMDB.
Como o irmão dele, Djalma Berger foi eleito prefeito de São José na região metropolitana de Florianópolis pelo PSB, e no PMDB Dário não deverá ter espaço para candidatar-se a Governador em 2.010, já é esperada nova transferência partidária do atual alcaide que tenta a reeleição.
Em tempo - leio regularmente o seu Blog, o que me deixa a vontade para comentar esta nota.
Um abraço !
Caro Rech:
ReplyVocê está completamente equivocado. A nota tem um título: A BEM DA VERDADE. Não estou questionando nenhuma aliança e nem citei o nome do atual prefeito que, aliás, me surpreendeu, pois não sabia que havia feito tantas obras. O meu post questiona o mau caratismo de Esperidião Amin, que é notório.A sua capacidade de se aliar a qualquer um para chegar ao poder e de rastejar na lama política. O meu post destaca a honradez de JKB que, acima de qualquer aliança, fala a verdade. Não precisava. A eleição está ganha para Dário Berger, basta olhar as pesquisas. A rejeição de Amin vai gerar, fruto da sua campanha de mentiras contra o atual prefeito, uma montanha de votos nulos. Já sobre César Souza Junior é um novo Paulinho Bornhausen. Um nada, sem carisma, sem pulso, sem coragem. Veja que falo bem do pai e acho o filho um bosta, até porque conseguiu perder o senado para Ideli Salvatti.
Um abraço.
CORONEL
Coronel.
ReplyConhecendo a política de Santa Catarina como nós conhecemos, concordo plenamente quando destaca a honradez do doutor Jorge Bornhausen, com quem tive a oportunidade de trabalhar quando presidiu o Besc e foi governador do Estado.
Mas que está faltando alguma coisa no seu post, isto está.
O senhor, coronel, conhece muito bem toda a história que uniu e separou essas duas importantes figuras da política catarinense.
"A bem da verdade", não deixe seus leitores nessa dúvida cruel.
Jorge Oliveira
Coronel...
ReplyJorge Borhnhausen está acertado com LHS em SC. Por favor, explique bem isso aos leitores que não são de SC.
Bornhausen criou Amin, como outro colocou ali. E Bornhausen criou Dário também.
O PFL está no governo de SC e o Dr. Jorge acerta, como sempre, para estar no poder. Foi assim com seus colegas militares, foi assim com a Arena, com o Collor, com o Sarney, com o FHC...e a nível estadual, com Amin (PDS), Paulo Afonso (PMDB) - apoio no segundo turno contra Angela Amin e livrou-o do impeachment - Amin (de novo) e LHS (PMDB). (sem falar no Kleinubing, do partido dele, tudo bem...)
Na sucessão de LHS, pelo PFL, se tiver chapa própria, terá o Senador filhote de Jorge, Raimundo Colombo, um pau mandado fraquinho, sem ação e sem discurso, sem projetos ou carisma - contra Luci do PT meu cachorro ganharia. (isso se, até lá, o Dr. Jorge não perceber que a tríplice aliança vai por água abaixo e não reatar a "União", com Angela Amin como cabeça de chapa e Paulinho Bornhausen ao Senado ou ainda compondo com Pavan (PSDB), atual vice-governador, colocando o PMDB - sem nomes fortes para majoritárias - de lado, visando só - e novamente - seus interesses).
Concordo com os adjetivos usados em relação ao Doutor Jorge - é uma reserva moral.
ReplyNo entanto, vejo a campanha para prefeitos esquentar (sujar) em todos os municípios.
A mais suja disparado é a Dona Marta.
Amin no primeiro turno estava até bem light. Cesar Souza (DEM) é quem atacou duramente o Dário.
Agora, estes ataques do Amin indicam desespero pelo risco de perder sucessivas eleições que podem significar fim de sua carreira política.
Este recurso pode ser só o que resta ao Amin, pois Dário, como se sabe, não é um exemplo de lisura no trato da coisa pública e sua campanha tem muita $$$$$.
Mesmo assim, acredito que os ataques de Amin não vão funcionar, o que comprova que JKB deu outra demonstração de sua astúcia política.
O candidato do Jorge para o governo é o Colombo antes inimigo do LHS mas agora, surpreendentemente, seu fiel aliado. Critica-se o Amin pelos apoios que ora consegue, mas ele mostra coerência e fidelidade partidária. E seu opositor que já frequentou oportunisticamente bem umas quatro siglas em poucos anos?
ReplyReserva moral? Quá, quá, quá... Estou rolando de rir. Acho que vou ali num frixópi da Brasif comprar alguma coisa pra ver se essas cólicas de riso passam... Ou vou ali dar uma superfaturada em evento de turismo, que é pra pagar a conta do caviar...
ReplyOs neopetralhas do Amin agora vieram tudo pra cá, hehehe,
ReplyTem vocação pra pára-raios,coronel.
Continuo achando tudo farinha do mesmo saco.
Amin, o biônico qdo o governador era o Antonio Carlos Konder Reis,e do então gostosão Jorge Olhos Azuis[ na verdade a parte mais famosa do corpo nem eram os olhos, mas, deixa quieto, aqui é bloque de família],são todos da mesma turma.
Pegando carona na malsinada frase da Martocha Gozosa,saber o passado, a trajetória política dos candidatos, de todos eles, é muito importante.Não sobre gaysmos e afins,senão Antono Carlos, com a fama que tinha depois do segundo copo,não teria sido governador, nem Amin não teria sido o Secretário de Obras, que sentava no cofre.Toninho resolveu bem a solteirice sem filhos chamando a mana do RJ pra o papel de primeira-dama,marido militar de carreira.Saber tudo sobre candidatos nos leva a descobrir como nasceram pra vida pública, qual partido, o que defendia, o que fizeram ou deixaram de fazer,por que mudaram tanto de siglas,de lado, depois se unem de novo...Depois de um flashback bem feito concluímos que são rigorosamente iguais...
O que ambos, Amin e JKB fizeram com o BESC?quem, daqui, não sabe do uso político do banco? de empréstimos sem lastro, passando pelos empregos no banco que só quem tinha padrinho de um ou de outro conseguia entrar?só BESC não, tinha Caixa Estadual...só entrava Arena, só entrava gente do Antonio Carlos, do Jorge, do Amin.
Pois é...
Agora Amin, logo ele,mentiroso como todo bom político deve ser,vem posar de, ora vejam, esquerdinha da turma do PT, do Lula, da Ideli, da turma que movia mundos e fundos pra acabar com ele,o teriam matado se pudessem, de ódio ao menos.Né, Ideli e Cia?
Quem é podre então?Amin e Jorge qdo se juntam ou se separam?Ambos não deveriam estar, por questão de origem e coerência,contra Lula e PT?Até ACM lambeu rabinho do Lula em 2002...
Um outro pois é, ou ora pois pois...
Eles são brancos e que entendam.O mundo dá muitas voltas.Vi de tudo naquele sindicato das Idelis, do Batisttis,do Lorenzettis, do esquerdinhas como Rosalinos.
O que dá nojo nem são essas (co)ligações perigosas,de onze políticos e um(muitos) segredo.Dá nojo é ver barnabé, professor que antes odiava Amin, agora ser escudeiro dele,por estar 'apoiando ' Lula.
O mesmo Amin que disse recentemente que o pior atentado contra Lula seria atirar nele um dicionário e a constituição.Chamou de burro e de não cumprir a Lei.
Marta e Maluf/Pitta.Amin e Ideli.
Nem vou lembrar o lance de 82, da eleição pra governador,Amin versus Jaison Barreto, este contumaz crítico da ditadura militar,que perdeu pro Dão aquela eleição por votos tão poucos que se a recontagem pedida[ e negada pela Justiça] tivesse sido feita,as urnas de Laguna sobretudo, talvez Jaison tivesse sido o governador...
Mágoas? que nada...Quanto tempo levou pra Jaison cair no colo do Dão?
Que procurem nos arquivos dos jornais.Então era só O ESTADO.
Tolos são os eleitores que se põem a ofender uns aos outros, compram brigas de família, amigos, vizinhos,colegas de trabalho, pra defender Amin e quejandos.Ironicamente, continuam em blogues vomitando raiva contra militares, contra atos de solidariedade ao Heleno,mas lambem os pés do Aminoácido lulista de ocasião.Fala o sujo do mal lavado, o roto do esfrangalhado.
Irônico também é saber que JKB foi o melhor governador para os funcionários públicos, professores mais ainda; alguma queixa?tirou direitos?Ou foi o sindicalista Lula que tirou todas as conquistas,que chamou todo mundo de vagabundo?Se JKB achava professor vagabundo não dizia em público, teve pudores que Lula não tem.
Coisa pra divã.
O bom de ter mais de meio século é que a gente só fica vendo,lembrando,vendo,tudo da janela do tempo,açorianamente...
Não brigo, não discuto, não voto, não me importo mais...nem com a petralhada Aminésica.
¬¬lia
Amin mostra coerência partidária?
Replyhahahahaha, esse deve ter menos de 12 anos de idade.só pode.
Né , Ideli?, diga aí pra turma, v e o Dão sempre estiveram juntos foi???Hummmmm,que coisa linda amor escondido...Tão vintage...
¬¬lia
Não vou deixar passar a chance de um fundo musical...
Som na caixa, corona,tema de Tristão e Isolda, ops, digo, Amin e Ideli(a que agora adora uma farda verde no closet).
a original do filme:
What Is A Youth?
What is a youth? Impetuous fire.
What is a maid? Ice and desire.
The world wags on.
A rose will bloom
It then will fade
So does a youth.
So does the fairest maid.
Comes a time when one sweet smile
Has its season for a while...Then love's in love with me.
Some they think only to marry, Others will tease and tarry,
Mine is the very best parry. Cupid he rules us all.
Caper the cape, but sing me the song,
Death will come soon to hush us along.
Sweeter than honey and bitter as gall.
Love is a task and it never will pall.
Sweeter than honey...and bitter as gall
Cupid he rules us all.
Sniffff :'( são tantas emoções...
blogue*
ReplyEles são brancos que SE entendam**
Aff,boa a errata depois, pls.
Arigatô ¬¬
Lia
É Coronel, comentários da Martaxa sobre a opção sexual do Kassab não pode, mas aqui nesse post tá cheio de preconceito contra ex-governador. Abre o olho com essa Lia que pode pintar um processo!
ReplyCMG:
ReplyFaz assim não. Relaxa e goza.
CORONEL
Desculpe. Só pensei que as boas práticas listadas pelo próprio Coronel eram prá valer.
ReplyOnde está o preconceito,
ReplyCMG?
Não sabe ler, guri?é muito antes pelo contrário.Não torça as coisas não, como faz seus pares petralhas, do comitê da martaxa,a culpa foi da imprensa que não entendeu e distorceu? Assim faz você.Aliás,diga-se, dona Maria Pompéia era gente fina,nunca ostentou fricotes como certas mulheres de governadores.Era simples,discreta, econômica.Ela e toda a família.O casamento da Aninha, sua filha, foi extremamente simples.Tenho a participação do enlace guardado com carinho,é tão lindo...Gente estudiosa,inteligente.Jamais seriam petistas, hehe.E não estou pedindo votos, coisa que Martaxa está, e não pode ser politicamente incorreta, se me entende...
Eu posso, não sou candidata a nada.
Falando em candidatos...aquele jungle do Amin, o tal toc toc na madeira,não foi roubado de alguém não?parece que é do kassab; ele até citou o toc toc no debate...Ou foi o Kassab que pegou do Amin o toctoc na madeira?Será?Me é tão penoso prestar atenção na tal propaganda eleitoral,se estiver trocando as bolas, perdoe a senilidade,ok?alzaheimer sakumé.;)
CMG,diga, guri, quem plagiou quem??Já que você é um menino índigo que sabe tuuudo.Um verdadeiro Boriska!
Seu Nicolau era um militar da melhor estirpe.Coisa rara hoje em dia.
Mas, nem vou me alongar muito com você não.Volte no tempo até 1970,viva aquela época toda até aqui,leia todos os jornais, depois a gente conversa,tá bom,piá?
Agora se está falando do blue eyes,aff,querido, até hoje ele é lindooo,pena ser tão bem casado ;)
Nunca mais teremos governadores como JK,nem temos mais professoras como naqueles tempos,hehe.Quem ainda não morreu, tá quase lá.Pena estar na turma do LHS, depois de criticar a descentralização, e ter de desdizer o que disse,pena mesmo.Fazer o quê?
Será que vou ter de sair daqui por tua causa?Já sai do outro por isso.
¬¬lia
Lia, Lia, Lia:
ReplyDaqui você não sai, daqui ninguém lhe tira.
Um beijo carinhoso.
Coronel
Não queira arrotar intimidade depois de tentar carimbar o ex-governador, Lia. Releia o que postou dia 21 às 17:45 . Para sua informação, D. Elizabeth Konder Reis era minha saudosa e querida madrinha. E se quiser saber o quanto petralha eu sou visite o meu blog: www.pracadarmas.zip.net
ReplyJKB convenhamos não dá para ser fã.
ReplyDesculpem os comentaristas,mas querer taxar este ou aquele de honesto é DOSE.
Caso Banestado para começar....
Amim,Berger se tivessem raio x na cabeça apareceria a marca JKB.
As peculariedades e desejos de cada um é que separou-os nas urnas,mas não nos objetivos.
E podem juntar o Colombo e terceiro senador de Santa Catarina que POUCOS AQUI SABERÃO quem é....
abraços
Infelizmente Santa Catarina é um reduto(curral eleitoral) político também.
Gosto muito de seu blog coronel, não estou aqui para defender nenhum dos dois, mas vc dizer que JKB, é ético? ele faz aliança com qualquer um para estar no poder, veja o caso das eleiçóes para governador em 98 JKB apoou Amin, em 2002 impediu o nome forte de seu partido Raimundo colombo de ser candidato, e se aliou a LHS, do PMDB, que até então era seu rival, portanto amigo não venha dizer que JKB tem ética.
ReplyVc deve estar confundindo com o primo dele Antonio Carlos Konder Reis, este sim politico honrado e exemplo para todas as gerações.
JKB, reserva moral? Tristes dias presenciamos.
ReplyMaus exemplos de reserva moral, melhor o fim do mundo.