Voto decisivo.

Do Estadão:

Na terça-feira, 23, o último desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo irá se pronunciar sobre o recurso dos advogados do coronel reformado do Exército, Carlos Alberto Brilhante Ustra, ex-comandante do DOI-Codi paulista acusado de torturar e assassinar o jornalista Luiz Eduardo Merlino em 1971. O voto de Hamilton Elliot Akel decidirá sobre a continuidade do processo aberto pela irmã do jornalista, Regina Merlino Dias de Almeida, e por sua ex-mulher, Angela Mendes de Almeida. A ação visa apenas o reconhecimento de que o militar reformado é responsável pela morte de Merlino.Se Akel decidir pela procedência do recurso, o processo será extinto.Já votaram o relator Luiz Antonio Godoy, que decidiu pela validade do recurso, e o desembargador Carlos Augusto de Santi Ribeiro, que decidiu por uma negativa ao recurso. Ustra, conhecido como coronel Tibiriçá, é o primeiro oficial acusado de tortura pelos crimes cometidos na ditadura a ser julgado no país. Ele foi comandante do Destacamento de Operações de Informações - Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-Codi) entre 1970 e 1974. Além desse, o coronel reformado responde a outro processo sob acusação de tortura. Merlino era jornalista e trabalhou no Jornal da Tarde e na Folha da Tarde. Era também militante do Partido Operário Comunista (POC).

7 comentários

Coronel,

Se o coronel Ustra tiver que responder por crime de tortura, a lei da anistia vai para o saco.

Dr Evil acredita que isso va valer para os dois lados.

Dr Evil reza para que haja algum parente vivo de alguem que a Dilma, o Gabeira, o Genuino e de todos os outros terroristas tenham matado sem do nem piedade para entrar com processos contra ellles e por esses vagabundos em cana.

Reply

Bom dia a todos.Eu nao concordo com tortura.Sou conciente que existiu no Brasil naquele periodo, que era em guerra contra terroristas bem determinados em fazer do Brasil uma ditadura cruel e comunista.Pra mim ja passou da hora de abrirem os arquivos e mostrarem o que fizeram gente do naipe de Tarso Genro, Genoino, Dilma,Ming etc e acabar com a impunidade dessa gentalha que tramou contra o Brasil, e se tem gente que abusou, que pague pelo que fez, mas primeiro temos de mostrar contra quem e contra o que estavam lutando.Hoje temos uma pequena ideia.Obrigado de coraçao por aqueles que naqueles anos lutaram contra essa corja que ai hoje esta.Estamos do vosso lado,soldado anonimo, com nosso apoio e oraçoes.

Reply

Coronel

Uma excelente análise do nosso contexto social/economico e politica.

"Mr. Da Silva, o grande palhaço do esquizofrênico paraquedista bolivariano, não entendeu que o Circo da América Latina corre o risco de manchar de sangue o picadeiro que lhe fora montado pelos românticos de Cuba. Deveria rasgar a fantasia e deixar de ser capacho para não encerrar o seu reinado com um melancólico espetáculo de perda da dignidade e da honra da nação enganada e desarmada."

"As elites brasileiras encontram-se anestesiadas com a marcha do desenvolvimento econômico do país, cegas ao desmonte do Estado, inconscientizadas das graves ameaças sociais subjacentes em formação, submissas à maior máquina de “propaganda e agitação” implantada no Brasil que ousa ocupar todos espaços da mídia com a imagem do seu poderoso Chefão.

“Deus do pré-sal”

O mais grave é o processo de anemia cívica da nação que é incapaz de refletir e indignar-se com quaisquer fatos que a ameacem, agora idiotizada com a bandeira dissuasória e messiânica de Mr. Da Silva, o delirante "Deus do pré-sal". Hoje, atônito, procura tirar a máscara de palhaço e deixar de ser capacho do esquizofrênico tirano Chávez, alertado que foi pela Casa Branca sobre eventuais vendavais desestabilizadores na América Latina.

Mr. Da Silva, o presidente do governo mais corrupto da história do Brasil , desfila nos salões da globalização e na ONU, auferindo resultados pífios para o desenvolvimento e defesa da nação brasileira. Todavia, já demonstra sinais de pânico com a desgraça do empobrecimento de uma legião de brasileiros, os iludidos pelos seus discursos de voz embargada e expressões cênicas dos palanques.

É incapaz de exercitar sem fantasias, lantejoulas, pompas e circunstâncias, a reflexão real de grandeza e visão prospectiva da urgente estruturação de comando e estado-maior do Estado para a conquista segura do destino que lhe está reservado. Estamos sob o governo do crime e a insegurança do direito que agastam e diminuem o exercício da democracia."

(...)

http://brasilacimadetudo.lpchat.com/index.php?option=com_content&task=view&id=5288&Itemid=140

Reply

Eu quero saber só de uma coisa: O povo da esquerda mesmo os que jamais levaram um só tabefe da repressão, que é o caso do Molusco, recebem indenizações por haverem sido perseguidos políticos, agora pergunto: Por acaso os militares ou militantes de direita que morreram nas mãos dessa corja que tentava dar um golpe no país, recebem algum tipo de indenização ou benefício? Ou será que a lei da anistia vai ser atropelada pela sem-vergonhice da PTralhada? O coronel Ustra era militar e recebia ordens, os que levaram cacete nos porões da repressão eram e são bandidos, acredito que estão invertendo alguns valores no Brasil.

Reply

Abra-se o caso dos gastos sigilosos do entorno do apedeuta via Abin e perguntemos a Clóvis Carvalho onde estão as notas fiscais.

Reply

2X1 a favor de Ustra.
Site do Estadão.

Reply

O placar correto deveria ser Brasil (Ustra) 3x0 esquerdalha maldita. Viva!

Reply