Uns ladram, outros se lambem, ninguém solta o osso...
O PSDB, o DEM e o PPS vão divulgar hoje à tarde uma nota conjunta cobrando medidas mais duras do governo sobre o grampo telefônico no Supremo Tribunal Federal envolvendo o presidente Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O presidente do DEM, Rodrigo Maia (RJ) disse ao sair da reunião da Executiva do PSDB que é preciso uma investigação independente, "uma vez que se o trabalho ficar na mão da Polícia Federal será governo investigando o próprio governo." Segundo ele, o afastamento temporário da cúpula da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é pouco. "É preciso sair a estrutura inteira", afirmou, acrescentando que isso incluiria o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, general Jorge Felix. O PSDB também já decidiu hoje colocar em prática quatro medidas como reação à escuta telefônica clandestina envolvendo o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, segundo o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). O partido vai apresentar requerimento ao Congresso pedindo a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara e Senado para tratar especificamente do grampo telefônico envolvendo o presidente do STF e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO). O PSDB também vai entrar com representação junto ao procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, pedindo que o Ministério Público investigue a escuta telefônica clandestina. O objetivo é que se faça uma investigação independente.
Enquanto isso....
O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), e os senadores Demóstenes Torres (DEM-GO) e Tião Viana (PT-AC) estarão hoje no Supremo Tribunal Federal (STF) para uma reunião com o presidente da Corte, Gilmar Mendes. O motivo do encontro é a discussão de proposta de uma legislação sobre escutas telefônicas e também a possibilidade de criação de um órgão de controle externo dos serviços de inteligência como a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), que substituiu o antigo Serviço Nacional de Informações (SNI). O controle externo dos serviços de inteligência é tema de um projeto de autoria de Demóstenes Torres. Mais cedo, Garibaldi recebeu o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Luiz Fernando Corrêa, e outros três delegados federais. Em seguida, o presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), recebeu em seu gabinete o diretor da PF.
E correndo por fora...
O ministro da Justiça, Tarso Genro, afirmou nesta quarta-feira que entregará nesta quinta-feira ao Palácio do Planalto o anteprojeto de lei que agrava a pena para os que cometerem crime de escuta ilegal. A solicitação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva após a divulgação de que autoridades dos três Poderes estariam sendo monitoradas clandestinamente. Paralelamente, segundo Tarso, o Congresso Nacional aprovará uma proposta disciplinando o uso de escutas nas investigações. "Essa lei preserva a capacidade investigativa da polícia, mas reduz algumas lacunas", disse o ministro.
11 comentários
Só uma pergunta! O Lula usufruiu de informações advindas de grampos ilegais? Se a resposta é "não sabia" demonstra que o apedeuta ou é ignorante ou esperto, pois há informações que só de lê-las dá para desconfiar que vieram de métodos pouco ortodoxos. Além do mais a missão da ABIN é de fornecer informações estratégicas e não de advindas de fofocas. É só falar do nome de pessoas para que o alerta vermelho se acenda.
ReplyNão sei mais onde nós pobres brasileiros estamos ... não somos mais do que inocentes úteis, só precisamos pagar nossos impostos e assistir calados a todo tipo de barbaridades praticadas contra a Nação... é possível que a cada opinião contra esta ''corte'' que domina todos os setores do País, alguém nos investigue como ao caseiro do Palloci e nunca mais tenhamos sossego... pobre Brasil que esqueceu dos marginais que assaltavam a sociedade nos anos 60 e que foram anistiados por cérebros infantis e sem nenhuma malícia.
ReplyPobre Brasil ... o que ainda nos consola são os blogs e seus desafios... que não sabemos também se têm dias contados...
Não estou entendendo mais nada quando sabemos que há uma Comissão Permanente no Congresso Nacional incumbida de fazer o controle externo da ABIN e não toma nenhuma providência.
ReplyPara que criar uma Comissão Parlamentar de Inquérito quando há uma Comissão Permanente de controle externo das Atividades da ABIN?
Basta que o Congresso faça uso das suas prerrogativas e promova as averiguações que achar plausíveis, inclusive de toda a documentação e arquivos que há na ABIN para saber o que fazem e o que andam fazendo ao espionar autoridades.
Concluída as investigações, basta autorizar o STF que processe o presidente se for caracterizada a responsabilidade do mesmo.
Agora essa de deixar que ele diga se é ou não culpado, venhamos e convenhamos, eu até que gostaria de matar alguém e ao ser questionado pelo juiz responder que não sei, mas que meus funcionários irão fazer um levantamento e dirão para ele se há ou não culpados.
Onde é que estamos, afinal? Estou ficando convencido de que aqui é mesmo a Banânia e que isso não passava de uma chacota, mas é a verdade.
Por acaso não é prerrogativa do Congresso Nacional "sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem do poder regulamentar ou dos limites da delegação legislativa".
Já repararam na águia americana sobrevoando o escudo da ABIN?
ReplyMago
Coronel
ReplyPSDB, o DEM e o PPS só ladram!
Rodrigo Maia ao pedir afastamento temporário a estrutura inteira da ABIN e não apenas das cúpulas, demonstra pouca inteligênia, raiando mesmo a imbecilidade, pois são gente altamente qualificada em determinado ramo dos serviços secretos, e sem emprego, podem se vender para alguém que lhes pague. E isso não falando nos segredos que conhecem.
Só politicos bestas! Não falam nem pensam duas vezes. Só zurram!
Olhem para os EUA e como eles controlam seus "serviços secretos". Aprendam! Não inventem nada, sigam as ideias dos outos, porque se lá dá certo, aqui também tem que dar. Ou a corupção fala mais alto que a traição?
O alertatotal de hoje soltou uma
Reply2ª edição agora à tarde, onde está bem explicadnho quem mandou grampear e por que Gilmar Mendes ficou tão bravo. Fiquei tããããããão surpreeeeesa! Não esperava hehe...
Esses políticos são todos desonestos, essa coisa de cobrar medidas duras para o crime dos grampos é apenas blá blá blá pra passar o tempo, é orégano na pizza que ele têm certeza que comerão no final de tudo. Porque não tiram logo Lula do cargo, por corrupção, improbidade, falta de decoro, etc.... Motivos para botar ele pra fora existem de montão, mas Demóstenes, Garibaldis, Virgilios, Maias, Gilmar, ayres Brito, e o resto todo, só fazem teatrinho pra enganar a galera, são tão desonesto quanto. Não é possivel que não conseguem acabar com essa quadrilha, só não fazem isso por que não querem, simplesmente são adeptos dissimulados do esquemão de corrupção, talvez façam parte do Conselho Administrativo da SOC.
ReplyPodem escrever: vai sobrar para o jornalista da VEJA ou nem isso.
ReplyA Estela, mãe do PAC, está dizendo que é preciso investigar se houve grampo...
UMA REPRESENTAÇÃO AO PROCURADOR DA REPÚBLICA DR.ANTONIO FERNANDO DE SOUZA NÃO VAI RESOLVER NADA.ELE COSTA DE ESCUTA CLANTESTINA ELE VEM DO PARANA.....
ReplyHeloisa Helena entre,moutros petistas levaram gravações ILEGAIS ao conhecimento do congresso e público. Com tais gravações clandestinas, escutas sobretudo, politicos foram caçados.
ReplyPORRA! O PT pode usar gravações clandestinas.
COntudo, gravações ilegais em que apareciam petistas mergulhados em corrupção, foram mandadas queimar por serem ilegais. O resto do processo corre "em segredo de justiça". Até sabe-se lá quando, ou já foi também aruivado "sob segredo".
Nas pantomimas éticas pétistas até TRAFICANTE E ASSALTANTE DE CAPUZ depuseram no congresso.
Os bandidos testemunhas (poderiam testemunhar até a visita de Papai Noel ou coelhinho da Páscoa, já estavam presos e uma forcinha politica petiosta ajuda).
Era proibido divulgar quem eram tais testemunhas.
Essa é justissia bananeira que resolve colocar em segredo em beneficio do PT.
AFINAL, TAMBÉM AS GRAVAÇÕES DO DIÓGENES TIVERAM DIVULGAÇÃO PROIIBIDA COMO "segredo de justissia" ...AÍ FOI UMA MOLEZA ASSAR A GRANDE PIZZA E O dIÓGENES GANHOU UMA BOA INDENIZAÇÃO COMO PERSEGUIDO DA DITADURA E AS CORRUPÇÕES EM QUE SE ENVOLVEU ...FICARAM MESMO EM SEGREDO ...HEHEHE!
Abs
C. mouro
A Cpi ou a nova lei já tem nome?
ReplyVai ser a CPI ou Lei "Fala que eu te escuto"?
Edir Macedo tá com uma concorrência de peso, ne´não?
¬¬