Maio de 68.

Escreveu-se muitas bobagens sobre maio de 1968. Mas é maravilhoso e surpreendente este mundo dos links. Ao descobrir a Feira Nacional do Livro, em Madrid, encontrei o blog do escritor João Paulo Cuenca, destaque brasileiro deste ano. Um escritor que nasceu em 1978, dez anos depois daquele maio tão comemorado aqui no Brasil, especialmente pelos dinossauros nos seus discursos caquéticos. É dele o texto abaixo:

"Não foi em maio, e sim em setembro de 68 que Caetano Veloso respondeu às vaias do público que lotava o Teatro da PUC de São Paulo para as finais do Terceiro Festival Internacional da Canção: “Mas é isso que é a juventude que diz que quer tomar o poder? (...) Vocês estão por fora! Vocês não dão para entender! Mas que juventude é essa? Vocês jamais conterão ninguém!” E ainda: “Gilberto Gil está comigo pra nós acabarmos com o festival e com toda a imbecilidade que reina no Brasil! Acabar com tudo isso de uma vez! (...) Se vocês em política forem como são em estética, estamos feitos!” E para terminar com chave de ouro: “Deus está solto!” Antes tentava cantar “É proibido proibir”, com refrão inspirado nas palavras de ordem que os estudantes franceses usaram poucos meses antes. Levou a vaia histórica porque Geraldo Vandré era o preferido da audiência, porque o pessoal achou que ele estava usando um penteado esquisitão demais e porque usar guitarras elétricas naquele momento era, em si, um ato revolucionário que aquele revolucionário público era incapaz de entender. É doloroso constatar que Caetano poderia repetir tudo hoje – com exceção da declaração sobre Gil, que ganharia um ar de comicidade que não tinha em 68. Sobre os jovens, nem Caetano nem ninguém àquela altura poderia imaginar que a juventude dos anos dois mil e zero seria tão mais conservadora e desinteressada por tudo o que não seja óbvio. Num momento em que brilha ao retomar referências e uma formação musical de justamente quarenta anos atrás (uma banda de rock), Caetano parece mais avant-garde do que os jovens que vão aos seus concertos e que são parte da sua banda. E isso fala mais, muito mais, contra a audiência, contra os tempos de hoje, e contra o Brasil de hoje, do que contra Caetano. O esperado seria que ele, a sua geração e toda essa cantilena de maio-de-68 já tivessem sido superados por outras obras e revoluções, políticas e estéticas. Mas não foram. Ainda vivemos nessa dinossáurica e interminável rebarba do século XX. Mesmo que em forma de chocolates e coletâneas de greatest hits."

13 comentários

Nõa achei o lugar certo para postar dentro do seu BLOG por iso postei aqui para sua apreciacão.

Não sou o total autor desta pequena obra, mas boa parte é de minha responsabilidade.

INVERSÃO DE VALORES - VERSÃO BRASILEIRA
A FORMIGA E O GAFANHOTO
Era uma vez, uma formiga que trabalhava duro, de sol a sol.
Construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.

O gafanhoto viu aquilo e
pensou:
-Que idiota!
E passava o tempo todo dando gargalhadas, cantando e dançando. Assim passou todo verão...
Ao chegar o inverno, enquanto a formiga estava aquecida e bem alimentada,o gafanhoto, que não tinha abrigo nem comida, morreu de fome.
MORAL DA ESTÓRIA :
Trabalhe duro! Seja previdente e responsável.

VERSÂO BRASILEIRA
Era uma vez, uma formiga que trabalhava duro, no sol escaldante de verão, construindo sua toca e acumulando suprimentos para o longo inverno que se aproximava.
O gafanhoto pensou:
-Que idiota!
E passou o verão dando gargalhadas, cantando, bebendo cachaça , fumando um baseado e reclamando da politica, e dançando como nunca.
Ao chegar o inverno, o gafanhoto, tremendo de frio, armou uma barraca de lona na entrada da toca da formiga e convocou toda a imprensa para uma entrevista e exigiu explicações!
- Por que é permitido à formiga, uma toca aquecida e boa alimentação, enquanto os gafanhotos estão expostos ao frio e morrendo de fome ?
Todos da imprensa compareceram à entrevista
(SBT, BAND, ZERO HORA,JORNAL DO BRASIL, ESTADÃO, REDE GLOBO, CBN e outros)
Tiraram muitas fotos do gafanhoto trêmulo de frio e com sinais de desnutrição!
As imagens dramáticas na televisão, mostraram um gafanhoto em deplorável condição, sentado num banquinho, debaixo de uma barraca plástico preto...
E, mais adiante, mostraram a formiga, em sua toca confortável, com uma mesa farta e variada!
O canalha do repórter (nome por sua conta) apresentou um quadro de 15 minutos, mostrando o gafanhoto cambaleante!
O povo brasileiro fica perplexo e chocado com o contraste!
A BBC de Londres, manda ao Brasil, uma equipe para fazer uma reportagem especial a ser distribuída em rede para toda a Europa!
A CBS, nos EUA, interrompe uma entrevista coletiva sobre as ações no Iraque, antes da entrega do Oscar, para mostrar como anda a cidadania dos gafanhotos brasileiros...
A notícia recebe apoio imediato do PT, com a ressalva de que os recursos devem ser dirigidos ao programa Fome Zero do governo Lula...
E, cogita uma Emenda Constitucional, que se aumente os impostos para as formigas e ainda obriga as comunidades a promoverem a integração social dos gafanhotos.
A formiga, multada por supostamente não entregar sua quota de folhas verdes ao Ministério das Folhas e não tendo como pagar todos os impostos e contribuições que foram apurados retroativamente, pede falência!
A Câmara Federal instala uma comissão de inquérito para investigar a falência fraudulenta de inúmeras formigas abastadas.
O Ministério das Folhas nomeia uma comissão de auditores fiscais, suspeitando que as formigas tenham desviado recursos
do FF5( folhas frescas nº 5 do Banco Central )e suspeitas de lavar folhas.
O gafanhoto decide invadir a toca da formiga e lá acampa!
A formiga, pede ajuda da polícia e esta informa que não dispõe de efetivo para atender ocorrências desta natureza, e, que também por orientação do Secretário de Segurança que deseja evitar confronto com os SEM TOCAS, não pode atuar.
A formiga entra na justiça para obter a reintegração da toca, mas,o pedido é negado! O juiz invocou um novo ramo do direito, "O ECONÔMICO“, e sentencia que a formiga não provou a produtividade da Toca!
O Ministério da Reforma Agrária desapropria a Toca da Formiga, por não cumprir sua função social e a entrega ao friorento e desnutrido gafanhoto...
O Ministério da Justiça examinando exemplares do Jornal Última Hora, descobriu que o gafanhoto foi preso no passado, por promover algumas greves, assaltos e seqüestros (crimes políticos)...
e conseguiu sua inclusão no grupo dos perseguidos políticos com direito à indenização federal e pensão vitalícia!
Nesse meio tempo e criada uma reserva gigantesca na Armazonia (ARMAZONIA MESMO) a grande floresta das armações, que era povoada por muitas tribos CANIBAIS, que comiam recursos publico e desviavam para paraiso finmanceiros , conhecido por (bolso) e ssas tribos se chamavam ONG ANERE INTERNAZIONALE , financiadas por psicopatas pseudo ecologicos...........
Agora, começa novamente o verão, as formigas trabalham e os gafanhotos cantam e dançam...
MORAL?
Você decide!

Reply

Excelente fabula, anônomo.

Moral da história (história mesmo)?

"Assim caminha a humanidade".
ou
"Quando ideologia se faz filosofia"

Abs
C. Mouro

Reply

Agora que as formigas estão na rua, sem toca, sem comida,sem amparo legal e da mídia, que façam como os gafanhotos:invadam as tocas deles...
O nome da ação pode ser, com inspiração que confisco da PF,Operação Orloff.


¬¬

LIa

Reply

Coronel

Maio de 68, um dos maiores fracassos da ex-KGB na tomada do Poder em toda a Europa, só por se terem esquecido do fator que o povão estava farto do regime gaulista. Daí que não conseguiram controlar os restantes estudantes e os restantes franceses, desde operários, intelectuais, funcionalismo publico, policiais, "pés noir", militares e todo os restantes franceses.

Deram azo à libertação da ânsia do povo francês se manifestar contra De Gaule. Mas isso è uma Historia que um dia irá ser descrita e escrita, quando esses arquivos da ex-KGB se abrirem aos historiadores.

Reply

Sobre 68, o ano que nunca tem fim:

Os dinossauros chegaram ao poder e deixaram de ser dinossauros?

Os dinos de hoje são quem?A oposição?SEgundo FHC, o Príncipe,só tem gente atrasada no Congresso,fora da aliança PSDB-PT...
Os novos dinos são os saudosistas do "golpe" de 64?

Moderno era ser de esquerda em 68. Continua sendo, não?


¬¬
Lia

Reply

Acho que "a causa" merece forma menos afetada e prolixa para se fazer entender. Por exemplo: socorro!!

Reply

Eu me orgulho de, aos 54 anos, nunca ter ido a um show ou comprado um disco e CD do Caetano, Gil e Chico Buarque.

Reply

Ô Coronel
Cadê o Senhor, ómi?!
Vamos tricotar, uai!Hoje é sabado, tá frio de 16 graus no interior de SP.
Queria perguntar aos cariocas: quem vota PIOR? Nós paulistas ou vocês? kkkkkkkk

Reply

OPS!...Só cariocas, não. Eleitores fluminenses X eleitores paulistas.
Menos eu, que VOU ANULAR MEU VOTO a partir desta eleição. CHEGA!

Reply

Voto e sempre votei na família Bolsonaro. Essa caca dos cariocas não está entre as minhas culpas.
E que texto bárbaro, hein, Coronel! Gostei muito.

Reply

Não só Caetano,não,meu rei!
"Parece que os governantes deste país não compreendem o que significa dirigir.Presume-se que os que estão no poder devem resolver, encontrar soluções para os graves problemas de um país precário como o nosso.Mas parece que se quer ocupar um cargo público somente para se ter uma bela casa,posição social,as comodidades do corpo e do espírito.
(...)mas o governo do estado da Guanabara não podia concluir as obras do Calabouço,porque tinha tido muitas despesas com o carnaval para fantasiar a miséria,a falta de hospitais,a chacina dos índios,os excedentes universitários etc.Enfim,um turismo mentiroso para um Brasil miserável de verdade.
Enquanto as obras do Calabouço custariam 80 milhões de cruzeiros antigos, gastam-se 500 milhões para um Festival Internacional da Canção,'propaganda e promoção do nosso querido Brasil s da sua maravilhosa música popular'.É o festival da 'propaganda positiva'.
(...)'as providências serão tomadas nas horas devidas',e ninguém sabe que hora será essa.'Os culpados serão punidos',mas acontece que os que dizem que vão punir são os verdadeiros culpados.Por isso,é preciso não cantar.A desesperança,o desespero,a falta de perspectiva de todos nós neste momento,tudo isso é impossível ser dito em música.O canto,mesmo triste,sempre celebra e é bonito.Mas a realidade está feia demais para ser cantada e celebrada".
Texto de Nara Leão, publicado por Nelsinho Mota(Última Hora) em 01/04/1968 no quarto aniversário do golpe militar.

De lá para cá,o que nos resta?
"Propaganda positiva?".Não continuamos a desejar o que já se desejava naquela época?
Não podia este governo,com a alta aprovação que possui,induzir as tão necessárias reformas de que precisamos?Poderia!,a meu ver, se fosse honesto.E tome 'propaganda positiva'!

Nome Próprio

Reply

Atenção: esse Cueca, ou Cuenca - tanto faz - é um boçalóide esquerdopata que escreve mal prá chuchú, mas como é de esquerda sempre está nas boquinhas literárias...

Reply

Anônimo das 12:25

Gostei da sua fábula tão realista sobre a nossa sociedade atual. Por vezes tentamos esquece-la, mas não se consegue por mais que se tenta. Vivemos numa sociedade onde a inversão de valores sociais è aplaudida, louvada e defendida por Lei.

Anomia dos valores sóciopolíticos que deveriam reger a nossa humilde existência.

Reply